PUB
Recheio 2024 Institucional

Teatro Experimental do Porto prepara programa especial para assinalar 70 anos

Teatro Experimental do Porto prepara programa especial para assinalar 70 anos

Para assinalar os 70 anos de existência, que se comemoram a 18 de junho, o Teatro Experimental do Porto (TEP), leva ao palco dois espetáculos inspirados no arquivo da companhia, nos quais destaca o papel da mulher e dá voz às «micro-histórias».

O primeiro, de Tânia Dinis, «Elas entram e ficam!», estará em cena na sexta-feira e no sábado, dias 16 e 17, no Rivoli; e o segundo, encenado por Sara Barros Leitão, «Teoria das Três Idades», encenado por Sara Barros Leitão, subirá a palco do Mosteiro de São Bento da Vitória, domingo e segunda-feira, dias 18 e 19.

O diretor artístico do TEP, Gonçalo Amorim, afirmou em declarações à Lusa, segundo o Porto Canal, que a programação deste ano gravita toda em volta das comemorações dos 70 anos.

Adiantou que está a construir, “com uma companhia chilena, um espetáculo a propósito dos 50 anos do 25 de Abril, a assinalar em 2024, e dos 50 anos do Golpe do Chile, que impôs a ditadura militar do general Pinochet no país, em 11 de setembro de 1973”.

A peça, com encenação sua, estreia-se em setembro, no Chile, e em março, no Porto.

Será editado um livro com a «Trilogia da Juventude» – um conjunto de três espetáculos realizados entre 2017 e 2019, e as residências artísticas também vão continuar.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Este ano, com o Museu da Cidade, o TEP retoma ainda, em dezembro, no Tríplex, a exposição «70 anos TEP – Arquivo Vivo», numa viagem através do seu espólio, pela história da companhia profissional de teatro português.

Com uma nova casa, no CACE Cultural do Porto – antiga central da EDP, em Campanhã – o grande objetivo passa por voltar a ter palco próprio onde seja possível apresentar os seus espetáculos, como antes acontecia no Teatro António Pedro e na Sala Estúdio, que ardeu nos anos de 1990.

“Há sempre a ambição que a companhia mais antiga do país possa vir a ter o seu próprio teatro”, disse, acrescentando que o CACE poderá vir a oferecer essa possibilidade.

Referir que o Teatro Experimental do Porto é a mais antiga companhia portuguesa de teatro, tendo estreado o primeiro espetáculo em 1953, sob a direção artística de António Pedro, precursor do teatro moderno em Portugal.

Foto: Teatro Experimental do Porto (Facebook)

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem