PUB
Recheio 2024 Profissional

Teatro de Marionetas pode receber apoio de 30 mil euros

Teatro de Marionetas pode receber apoio de 30 mil euros
A Câmara do Porto vai analisar esta terça-feira uma proposta para apoiar o Teatro de Marionetas com 30 mil euros e ceder uma sala na Bonjóia à instituição.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A Câmara quer apoiar, com 30 mil euros, a transferência de instalações do Teatro de Marionetas, pedindo, em contrapartida, um mínimo de 12 atividades anuais “destinadas à comunidade” e “ligação ao desenvolvimento social”.
A proposta, que será votada na sessão camarária de terça-feira, inclui também a cedência de uma sala na Quinta da Bonjóia, na freguesia de Campanhã, que se destina “à instalação de um polo expositivo do Museu de Marionetas”, que está “em processo de mudança de instalações”, da rua das Flores para a rua de Belomonte.
No contrato que vai ser assinado com o Teatro de Marionetas, a Câmara explica que pretende “definir os termos da contribuição financeira do município para a mudança de instalações e necessárias obras de adaptação do Museu de Marionetas do Porto e execução do seu plano de atividades, no que diz respeito ao incremento da ligação à comunidade e ao desenvolvimento social, que não se encontrem abrangidas por outras fontes de financiamento público”.
O município pretende ainda fixar as condições da “cedência temporária”, ao Teatro, de uma sala sita na Quinta de Bonjóia (Casa das Brincadeiras)”.
De acordo com o documento, o Teatro de Marionetas deve pagar “uma contrapartida financeira de 30 euros, pelo prazo máximo de cinco anos”, pelo “direito de utilização” da sala.
Segundo a autarquia, este polo do Teatro que vai ser criado na Bonjóia tem um “valor de mercado de 29,2 mil euros”.
A Câmara refere ainda que se “impõe um reforço da programação” do Teatro “ao nível do seu projeto criativo” e “uma amplificação das atividades do Museu, com maior enfoque na ligação à comunidade e ao desenvolvimento social”.
Para além disso, o Teatro necessita ainda de promover “o acesso da comunidade ao seu património, às suas atividades e à sua história”.
A Câmara do Porto considera  que o Teatro de Marionetas do Porto “é uma das estruturas emblemáticas da cidade, de reconhecido mérito artístico e cultural, dinamizando simultaneamente uma Companhia de Teatro de Marionetas, que promove um projeto de criação teatral eclético e multidisciplinar, e um Museu de Teatro de Marionetas, que constitui uma mostra pública do importante acervo reunido ao longo dos anos”.
“O Teatro de Marionetas do Porto, constituído em 1988, tem desenvolvido e sedimentado a sua atuação ao longo dos anos através de uma prática teatral que revela uma visão não convencional da marioneta”, destaca a Câmara.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce