Esta semana, foi aprovado o aumento do serviço Táxi Saúde +65 para 18 viagens por ano (por pessoa). Dessa forma, a partir do dia 1 de dezembro, residentes na Invicta com 65 anos (ou mais) de idade, portadores do Cartão Porto., vão poder “usufruir de ainda mais viagens nas suas deslocações de táxi a unidades de saúde na cidade”.
De acordo com Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, citado pelo portal de notícias da autarquia, a medida é uma resposta “à adesão entusiástica da população do Porto a esta iniciativa”.
Assim, o limite de 12 viagens por ano (por pessoa), vai aumentar para 18, assegurando “um acesso mais abrangente para aqueles que utilizam este serviço em consultas de acompanhamento de doenças crónicas ou tratamentos prolongados”.
Segundo a mesma fonte, a iniciativa é gerida pela STCP Serviços e está disponível 24 horas por dia, sendo possível requisitar o serviço através do número de telefone 939 955 263 (chamada para a rede fixa nacional). “A deslocação deve ser feita a partir da morada que consta no cartão até um centro de saúde ou hospital, público ou privado, situado no município do Porto, ou no percurso de regresso ao domicílio, a partir de um desses estabelecimentos de saúde”.
O Município refere, ainda, que desde junho de 2022 foram realizadas quase 37 mil viagens por mais de 4.600 pessoas.
Para 2024, a iniciativa Táxi Saúde +65 conta com um investimento municipal de cerca de 190 mil euros.
Foto: Filipa Brito / Porto.