Um estudo realizado pela equipa de José Alberto Rio Fernandes, professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), e encomendado pela Câmara Municipal do Porto, sugere que a taxa cobrada por noite aos turistas tem de ser aumentada. A proposta é de um aumento de dois para três euros no Centro Histórico e a quantia de 2,5 euros para as restantes localidades da cidade.
“O turismo em Portugal continua a crescer e o Porto confirma a tendência. Por cada portuense há nove turistas, garante o estudo apresentado esta segunda-feira por Rio Fernandes à Câmara do Porto, que cita dados de 2019 do portal britânico Holidu. Dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística apontam no mesmo sentido”, lê-se no Porto Canal.
Segundo a mesma fonte, este rácio equipara-se a Paris. No entanto, o imposto cobrado na capital francesa varia de um a cinco euros, “dependendo do tipo de alojamento”. Já em Florença, Itália, a taxa tem um custo de 3,5 a oito euros por noite.
A proposta recomenda um aumento da taxa turística para três euros por noite em alojamentos da União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Miragaia, Sé, São Nicolau e Vitória e nas restantes freguesias 2,5 euros por noite, cabendo à autarquia a sua aprovação.
A cobrança do atual imposto de dois euros por turista refletiu para o município do Porto, na primeira metade de 2023, mais de sete milhões de euros.