PUB
Recheio 2024 Institucional

Taxa turística do Porto vai aumentar? Decisão será conhecida em breve

Taxa turística do Porto vai aumentar? Decisão será conhecida em breve

Um estudo realizado pela equipa de José Alberto Rio Fernandes, professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), e encomendado pela Câmara Municipal do Porto, sugere que a taxa cobrada por noite aos turistas tem de ser aumentada. A proposta é de um aumento de dois para três euros no Centro Histórico e a quantia de 2,5 euros para as restantes localidades da cidade.

“O turismo em Portugal continua a crescer e o Porto confirma a tendência. Por cada portuense há nove turistas, garante o estudo apresentado esta segunda-feira por Rio Fernandes à Câmara do Porto, que cita dados de 2019 do portal britânico Holidu. Dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística apontam no mesmo sentido”, lê-se no Porto Canal.

Segundo a mesma fonte, este rácio equipara-se a Paris. No entanto, o imposto cobrado na capital francesa varia de um a cinco euros, “dependendo do tipo de alojamento”. Já em Florença, Itália, a taxa tem um custo de 3,5 a oito euros por noite.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A proposta recomenda um aumento da taxa turística para três euros por noite em alojamentos da União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Miragaia, Sé, São Nicolau e Vitória e nas restantes freguesias 2,5 euros por noite, cabendo à autarquia a sua aprovação.

A cobrança do atual imposto de dois euros por turista refletiu para o município do Porto, na primeira metade de 2023, mais de sete milhões de euros.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem