Com base na proposta que irá ser votada pela Câmara, na próxima segunda-feira, 31 de julho, discutir-se-á a “restrição de circulação das 6h00 às 20h00, todos os dias, sendo neste horário apenas permitida a circulação dos veículos autorizados”, tal como cita o JN, que, neste caso são os transportes públicos e velocípedes.
Desta forma, e com efeitos práticos, a Câmara de Gaia abrirá portas ao tráfego rodoviário geral, também, no horário noturno, compreendido entre as 20h e as 6h, alterando, assim, as regras em vigor desde 14 de abril, que destinavam a circulação a transportes públicos e velocípedes durante 24 horas.
De acordo com a Lusa, e tal como cita o JN, a proposta visa “maximizar a utilização da infraestrutura em benefício de todos”, permitindo “a circulação de outros veículos entre as 20h00 às 6h00”.
Segundo documentos a que a Lusa teve acesso, verifica-se que existiram, pelo menos, três reuniões entre as câmaras do Porto e de Gaia, sendo que a sinalização proposta, “caso seja aprovada, deverá ser colocada em simultâneo com a sinalização a colocar pela Câmara Municipal do Porto”.
A Lusa avança, também, que os técnicos da Câmara de Gaia terão referido que o horário proposto “mereceu a concordância dos dois municípios”, ainda que não tenham, à data, “rececionado a validação formal da aceitação do horário em que se pretende manter a restrição à circulação”, tal como cita o JN.
Num documento da Câmara de Gaia, pode ler-se, ainda, e tal como cita o JN, que “foram levadas em consideração contagens (no tabuleiro inferior, ambos os sentidos, de: veículos (autorizados e não autorizados), velocípedes e peões) realizadas pela Câmara Municipal do Porto […], nas quais se verifica uma considerável redução do tráfego pedonal a partir das 20h00″.
Segundo as contagens a que a Lusa teve acesso, com base num sábado (10 de junho) e segunda-feira (12 de junho), a hora de maior fluxo ao sábado foi entre as 18h e as 19h, com 13.898 pessoas, sendo que os seguintes horários foram entre as 17h e as 18h, e as 19h e as 20h, em que o valor foi pouco superior a metade (7.100).
Em termos de bicicletas, o período com maior afluência, nos dias 10 e 12 de junho, foi sempre entre as 10h e as 12h, em que passaram, respetivamente, um máximo de 267 e 105 veículos.
Os veículos de transportes públicos, no sábado, 10 de junho, incluindo táxis, registaram maior afluência entre as 18h e as 20h, num máximo de 76 veículos, sendo que na segunda-feira, dia 12 de junho, o maior tráfego fez-se entre as 16h e as 20h, num máximo de 59 veículos.
Foto: Visit Porto