Localizado em Celeirós, Braga, a Taberna do Lebre trata-se de um negócio familiar, onde Eugénia Pereira, além de proprietária, assume as rédeas da cozinha.
A responsável conta que o espaço onde fica hoje a Taberna foi noutros tempos a casa dos seus pais. Convencida pelo filho a não vender a casa, por se tratar de um local onde guardavam boas memórias, Eugénia Pereira abriu o estabelecimento. “O meu filho disse-me para abrir uma taberna porque tenho boas mãos para fazer petiscos”, acrescenta.
Confessa que “adora o que faz”, mas na altura em que o filho teve esta ideia sentiu que foi “atirada para o negócio”. Quanto ao nome, Eugénia Pereira revela que este está relacionado com o seu pai, “que tinha a alcunha do lebre” e deu, assim nome a este espaço.
Quem procurar a Taberna do Lebre vai encontrar “comida caseira e feita na hora”, até porque a responsável afirma que na sua cozinha “não existe micro-ondas”.
Nas várias opções os clientes vão poder escolher entre o “arroz de legumes com feijão que pode acompanhar com pataniscas, panados, bife do vazio, espetadas, taquinhos de bacalhau e barriguinha”, ou petiscos como “as moelas, a chouriça grelhada, a tábua de queijo e presunto e melão com presunto”.
A rabanada para sobremesa é também um sucesso, conquistando todos os que passam pelo estabelecimento.
A proprietária relata que os clientes vêm dos «4 cantos do mundo», uma vez que já recebeu no seu espaço pessoas de Espanha, França e Estados Unidos da América, mas também de Lisboa e Porto.
Eugénia Pereira considera que o sucesso da Taberna do Lebre se deve ao facto de este se tratar de “um lugar familiar”, onde os clientes se sentem em casa, e as iguarias serem caseiras, iguais à comida das avós.
Horário: De terça a domingo das 16h00 às 23h00.
Taberna do Lebre
Rua de Covas 61 Celeirós, Braga
Telefone 25 318 8927