Revista Sabe Bem 63

Taberna do Centenário

Taberna do Centenário

Situada em pleno coração da cidade de Valongo, a Taberna Centenário celebra, no final deste mês, nove anos de vida… Repletos de memória, sabor, tradição e inovação. O espaço “nasceu numa casa de granito e xisto que servia de apoio a uma casa senhorial, já com mais de cem anos”.

De acordo com Luís Ferreira, responsável pela casa, a ideia foi introduzir no concelho um espaço de restauração que, até então, não existia: uma taberna, onde o ex-líbris é o bife ao alho com arroz d’avó. “Um arroz servido em tacho de alumínio, como manda a tradição, pois queremos relembrar e manter vivos os sabores de antigamente”, destaca.

Aquando da abertura, o objetivo foi servir, de imediato, “os produtos dignos de Taberna” e ir evoluindo para “pratos de conforto”.

“A força da nossa carta, no que respeita ao prato principal, passa pela grelha, onde contemplamos a carne com o corte de bife, servida no barro e com várias opções de acompanhamento”, detalha. Mas, os clientes podem deliciar-se com muitas outras iguarias como o bacalhau à moda da casa, uns panadinhos com arroz de feijão, um costeletão, uns secretos e plumas de porco preto ou ainda a francesinha à Taberna, servida apenas por encomenda.

Do cardápio, fazem também parte as tradicionais moelas, bifanas, alheiras, os ovos rotos, pimentos pádron e pica-pau, acompanhado de um bom pão de Valongo, a terra da regueifa.

Para os amantes da doçaria portuguesa, destaque para a saborosa mousse de chocolate, para o leite-creme, a tarte de morangos ou até mesmo a taça de gelado Silvestre.

A Taberna do Centenário dispõe de uma sala para 45 pessoa e uma anexa para cerca de 20, além de uma esplanada com cerca de 80 lugares, onde os clientes se podem deliciar, entre outras bebidas, com um “Gin digno de seu nome”, conclui Luís Ferreira.

Horário de funcionamento: Todos os dias das 11h00 às 01h00, em época pré-pandemia.

Taberna do Centenário
Largo do Centenário 10, Valongo
Contacto 224047162

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/gastronomia-dos-acores-e-madeira-na-sabe-bem-de-outono/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=240921-ta5&utm_campaign=sabebem63

Viva! no Instagram. Siga-nos.