É comum que o ser humano encontre na Lua uma ligação ao divino, ou, até mesmo, às profundezas da sua própria essência. Uns serão crentes, outros nem tanto, mas que “atire a primeira pedra” quem nunca olhou para os céus do Porto só para apreciar a sua beleza.
Este ano, o mês de agosto será ideal para apreciar a Lua, não só por estar calor e ser um mês que costuma ser de férias, mas também porque vêm aí duas Superluas.
No entanto, em primeiro lugar, o que é uma Superlua? A definição é simples: uma Superlua acontece sempre que a Lua está o mais próximo possível da Terra. Tal acontece devido ao formato lunar, elítico, que faz com que este acontecimento seja especial a nível astronómico.
Estima-se que a primeira superlua vá acontecer no dia 1 de agosto, tal como refere o JN, sendo que será de expectar que esta seja mais brilhante do que o habitual. Ao todo, estima-se que se encontre a uma distância de 357.530 km.
Já a segunda Superlua, conhecida por “Lua Azul”, por sua vez, está prevista para aparecer no último dia do mês, 30 de agosto, sendo que o fenómeno é raro e poderá ser observado a partir dos céus da Invicta, onde a mesma estará a uma distância de 357.344 km.
Assim sendo, e se for apaixonado por astronomia e por observar o céu, marque as noites de 1 e 30 de agosto na sua agenda. Fazendo jus à letra da canção, se alguém o importunar, pode sempre dizer “não me chateies que eu agora estou na Lua”, lua essa, tão especial, e que, em breve, vai chegar aos céus do Porto e do resto do país.
Foto: Roman Overko / Getty Images