PUB
Recheio 2024 Institucional

Sugestões 7 Dias

Sugestões 7 Dias

Chega a sexta-feira e dá vontade de aproveitar o melhor que o fim de semana tem para oferecer. Assim sendo, como tem vindo a ser habitual, a VIVA! sugere-lhe algumas das várias atividades que poderá fazer, nos dias que se seguem.

Em qualquer estação do ano, esteja calor ou não, não será propriamente arriscado dizer que a maioria aprecia um bom concerto ao vivo. Então festivais? Aí, nem se discute! Este fim de semana, nos dias 15 e 16 de setembro, terá a possibilidade de assistir ao Festival da Música Folk da Maia.

Se, antes pelo contrário, preferir um plano mais tranquilo, também não faltam sugestões. Desta vez, viajamos até ao melhor que a sétima arte tem para nos oferecer. Já ouviu falar em Poirot? O célebre detetive famoso pela sua aptidão para desvendar mistérios? A partir do dia 14 de setembro, poderá ver “Mistério em Veneza”, num cinema perto de si!

Estas são só algumas das várias sugestões para os próximos dias, no Grande Porto, que, mais uma vez, prometem muito entretenimento entre as mais diversas áreas. Até para a semana!

CONCERTOS

Festival da Música Folk da Maia
Depois do, enorme sucesso, que foi a primeira edição, o Festival de Música Tradicional Portuguesa da Maia regressa em setembro.
Local: Cidade Desportiva da Maia
Data: 15 a 16 de setembro
Hora: 18h30

Population 5
Os Population: 5 foram transportados para a Terra em 2022.
Dotados de um imenso superpoder, a única missão desta banda anglo-lusa é salvar o mundo com os poderes rejuvenescedores do rock n roll.
Local: Socorro Record Store (Porto)
Data: 15 de setembro
Hora: 19h

Nomad Nenúfar
NoMad Nenúfar é um projeto idealizado por Bernardo Tinoco e Tom Maciel que visa a composição coletiva de repertório original específico para os dois instrumentistas envolvidos.
Local: Porta-Jazz (Porto)
Data: 16 de setembro
Hora: 19h

The Witch
Art Beat Coollective tem o prazer de apresentar, pela primeira vez na sua casa, “The Witch – Tributo a The Cult”!
Local: Os Vencedores de Sangemil (Águas Santas)
Data: 16 de setembro
Hora: 23h

Sara Vidal
Sara Vidal, cantora e multi-instrumentista de música tradicional e folk portuguesa, em 2005, iniciou profissionalmente a sua carreira musical como vocalista principal no grupo Luar na Lubre, um dos mais reconhecidos, premiados e internacionais da música galega, onde permaneceu até 2011.
Local: Auditório CCOP (Porto)
Data: 17 de setembro
Hora: 18h

EXPOSIÇÕES

Entelechy
Jennifer Allora (1974, EUA) e Guillermo Calzadilla (1971, Cuba) são uma dupla de artistas que vive e trabalha em San Juan, Porto Rico. Com uma abordagem ancorada na pesquisa de campo, bibliográfica e documental, o seu trabalho investiga as intersecções entre história, política, ecologia e cultura material através do uso de diversos meios artísticos, como performance, escultura, som, vídeo e fotografia.
Local: Museu de Serralves
Data: 15 de setembro
Hora: 11h

Workshop Fotografia
És apaixonado(a) por fotografia e quer aprender as técnicas e truques da fotografia analógica? Estás no lugar certo!
Local: 2regards Atellier
Data: 16 de setembro
Hora: 10h

O meu sentir
A exposição ’O Meu Sentir’ é um olhar íntimo através das aguarelas, é um convite para mergulhar na essência da expressão humana e na linguagem universal das emoções, tudo isto capturado na delicadeza e na profundidade da aguarela. É uma jornada sensorial, onde as emoções e sentimentos podem ganhar vida através da cor, das formas, das linhas e dos brilhos.
Data: até 30 de setembro
Local: Domus Art (Porto)
Hora: 15h30

A Invenção das Nuvens
Acessíveis ao olhar de todos, as nuvens, pela volubilidade de formas e efemeridade, são objeto de curiosidade e deslumbramento por parte de pintores, escritores e cientistas. É das nuvens que trata o corpo de trabalho de Manuel Valente Alves na exposição que apresenta no MIRA FORUM e que envolve fotografia, vídeo, pintura e desenho.
Local: Mira Fórum (Porto)
Data: 16 de setembro
Hora: 16h

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

ESPECTÁCULOS

Pequenos Sons de Boca
Fugindo à vida citadina, seis personagens compraram cinco dias num retiro para encontrarem a felicidade. Quando chegam percebem que é um retiro de silêncio.
Local: Teatro Municipal de Matosinhos
Data: 15 de setembro
Hora: 21h30

Migrar
Chegar. Caminhar. Olhar e ver. Parar para reparar. Ter vontade de errar em dose dupla: andar ao acaso e ir pelo caminho errado. Caminhar para habitar o mundo. E para nos habitarmos de mundo. Parar para reparar. Caminhar para ser. Caminhar como acção estética (e política não?). Parar para reparar. Ser espectador do lugar.
Local: Terminal Intermodal de Campanhã
Data: 16 de setembro
Hora: 16h

Gust – Os Ensaios
O fio condutor deste documentário são os intérpretes. Através deles e dos seus percursos na estruturação da peça, é-nos dado a conhecer o universo de Francisco Camacho.
Local: Teatro Rivoli
Data: 16 de setembro
Hora: 17h

O Salto
Em Portugal, no início dos anos 70, um grupo de jovens atravessa a fronteira a salto, na procura de melhores condições de vida. Nas mãos de um jovem passador, são perseguidos, sofrem um acidente de carro que os põe em risco de vida e os obriga a fazer escolhas difíceis.
Local: Teatro Carlos Alberto
Data: 21 de setembro
Hora: 19h

MAIS NOVOS

Ecology Day
Dia 15 de setembro o CMIA de Matosinhos associa-se à Sociedade Portuguesa de Ecologia que dinamiza o Ecology Day: uma iniciativa internacional que une, de forma única, a ecologia e a sociedade, rumo à construção de um desenvolvimento humano mais sustentável.
Local: CMIA Matosinhos
Data: 15 de setembro
Hora: 14h30

Contos do rio que corre
“Contos do rio que corre”, de Álvaro Magalhães. Público-alvo: crianças dos 3 aos 10 anos. Entrada Gratuita, mas com reserva de lugar obrigatório, através dos contactos: [email protected].
Local: Biblioteca Municipal de Paredes
Data: 16 de setembro
Hora: 10h30

Oficina Little Cods
Partindo das personagens criadas em “Acts of Cod” (2021), o Capitão Baltazar Amaral, o 1º imediato Vítor Fonseca, o 2º imediato Constantino (Tino) e o novato Paulo Nuno (Paulinho) e jogando com a sua transformação animal, baleia, tubarão, bacalhau e lagostim, criamos um episódio de video didático e interativo, onde se mistura o mundo da peça de teatro-dança com marionetas de sombra e animações e que serve de mote para a oficina que propomos.
Local: Esquiva Companhia de Dança
Data: 16 de setembro
Hora: 11h

Bebé Fit
No ginásio Bebé Fit o seu rebento é acolhido pelo FT Zé FazTudo e encaminhado para o PT Reginaldo Nascimento. As aulas são de tipologia diversa e cumprem propósitos que vão do bem-estar físico ao mental.
Local: Casa da Música
Data: 17 de setembro
Hora: 11:30h

FILMES

Don Juan
Género: Comédia
Duração: 110 minutos
Abandonado no dia do casamento, Laurent, actor que desempenha o papel do sedutor Don Juan numa peça de teatro, não consegue deixar de pensar na ex-noiva. Numa tentativa de consertar o coração partido e o ego, tenta seduzir as mulheres que lhe passam pela frente, mas nenhuma está receptiva aos seus elaborados (e musicais) avanços.

Lá em Cima
Género: Drama
Duração: 97 minutos
Um realizador e a filha, que não vê há vários anos, visitam um edifício que pertence a uma designer de interiores. Foram visitá-la porque a filha também quer estudar design de interiores. A designer mostra-lhes andar a andar e as obras que fez. Os três entram nas várias divisões. Depois do início do filme, começamos de novo e subimos um andar de cada vez.

A Romancista e o seu Filme
Género: Drama
Duração: 92 minutos
Uma romancista faz uma longa viagem para visitar a livraria gerida por uma colega com quem perdeu o contacto. Depois, sobe a uma torre e esbarra com um realizador de cinema e a sua mulher. Dão um passeio num parque e conhecem uma actriz. A romancista tenta convencê-la a fazer um filme com ela. Vão buscar algo para comer e revisitam a livraria onde um grupo de pessoas está a beber. A actriz fica embriagada e adormece.

Mistério em Veneza
Género: Mistério
Duração: 104 minutos
Na véspera do dia de Todos os Santos, o célebre Hercule Poirot, reformado e a viver um exílio autoimposto em Veneza, assiste relutantemente a uma sessão espírita num palazzo decadente.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce