PUB
Recheio 2024 Institucional

Sugestões 7 Dias

Sugestões 7 Dias

Chega mais uma sexta-feira e com ela chegam também as sugestões para os próximos sete dias. Aqui pode encontrar algumas dos melhores eventos do Grande Porto e ficar a conhecer a estreia de novos filmes.

Se está sem ideias do que fazer este fim de semana ir assistir às Marchas de São de Gaia poderá ser uma boa opção. A iniciativa terá lugar no sábado dia 17, pelas 21h. O desfile será pelas Avenidas Diogo Leite e Ramos Pinto até ao Cais de Gaia.

No caso de ser fã de banda desenhada saiba que há um festival internacional do tema a decorrer na Maia. A 1.ª edição do Maia BD leva, nos dias 16, 17 e 18 de junho, até ao Fórum um conjunto de atividades que irão tornar a banda desenhada o centro das atenções. O evento vai dar palco a alguns dos autores e artistas nacionais e internacionais mais reputados da atualidade, onde não faltarão lançamentos de novidades editoriais, representativos dos mais variados estilos e sensibilidades da BD.

CONCERTOS

Jam Session hosted by João Mortágua
As noites de sexta-feira começam com um concerto que dá o mote à jam session, aberta a todos os músicos que queiram vir participar neste movimento. Ligado à tradição como ponto de partida para os diversos percursos da música improvisada e do jazz contemporâneo, este encontro semanal é um ritual antigo, sempre novo, sempre diferente.
Local: Espaço Porta-Jazz
Data: 16 de junho
Hora: 21h30

Cuca Roseta
Cuca Roseta é uma das mais aclamadas e reconhecidas vozes da atualidade do Fado. Com sete discos editados, grande parte deles com assinatura de premiados produtores mundiais, tem tido uma carreira de múltiplos sucessos e de grande reconhecimento do público. O seu talento tem levado a fadista a atuar nos mais prestigiados palcos nacionais, tendo também mostrado a sua voz em mais de 40 países espalhados pelo mundo.
Local: Parque de estacionamento das Sete Bicas, Senhora da Hora
Data: 17 de junho
Hora: 22h

Eggy
Repleta de opulência e cheia de surrealismo, a música de Eggy é um labirinto vivido de mundos intrincados e que se cruzam…um pastiche de ideias e conceitos unidos por um fio tenso, imensamente irregular. Uma das bandas mais empolgantes que emergiram do underground de Melbourne, o quinteto lançou uma onda de admiração em toda a cena musical australiana.
Local: Maus Hábitos
Data: 20 de junho
Hora: 21h30

Dar Letra à Música
A próxima noite do Dar Letra à Música (DLAM) vai levar Jorge Fernando ao palco do Museu Futebol Clube do Porto. Músico, compositor, fadista e produtor de grandes sucessos e de artistas de referência, o convidado de mais um serão de conversas e canções é um dos autores mais interpretados em Portugal.
Local: Museu Futebol Clube do Porto
Data: 22 de junho
Hora: 21h30

EXPOSIÇÕES

Atravessar a Matéria do Tempo
Marcelo Moscheta celebra atos de empatia ao propor uma reflexão poética no processo de contemplação do tempo das árvores. Aproveita o estado cru de imagens de laboratório, reinterpreta-as, reconfigura-as e acrescenta camadas de diferentes matérias, numa analogia ao sistema de transformação das células que sustentam a árvore e, por conseguinte, a vida.
Local: Centro Português de Fotografia
Data: até 2 de julho

5.ª Bienal Internacional de Arte Gaia
A 5.ª Bienal Internacional de Arte Gaia compreende vinte exposições de mais de 300 artistas de várias nacionalidades, que pretendem continuar a cumprir o objetivo de “agitar consciências” numa “Bienal de Causas”, que este ano presta homenagem a Carlos Carreiro e João Jacinto.
Local: Quinta da Fiação, Lever
Data: até 8 de julho

Visualização da Espera
«Em frente da tela estou sempre à espera que algo de extraordinário aconteça, uma espera esperançosa. Algumas imagens nas minhas pinturas parecem estar à espera. Não importa o que esperam, talvez alguma sensação de plenitude e vazio, tudo ao mesmo tempo. Uma busca incessante. Angustiante. Porque do que se trata é da espera. Para que, no final, algo aconteça às nossas almas.» Juan Ricardo Nördlinger
Local: Espaço Corpus Christi
Data: até 16 de julho

“Memórias de Nós” – Coleção de Cerâmica Popular de Maria José e Helder Pacheco
Conjunto de cerâmica popular das mais diversas tipologias e origens, com um enquadramento muito peculiar: trata-se da apresentação pública da coleção particular que Maria José e Helder Pacheco foram construindo ao longo dos anos. Uma coleção representativa de múltiplas tipologias e de vários centros de produção de cerâmica nacional.
Local: Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca
Data: até 19 de agosto

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

ESPETÁCULOS

José, o Pai
José, um ator velho e desempregado, renuncia ao papel de pai, vítima de um mundo que exige novas formas de autoridade. Mas José – para onde convergem as figuras de Deus Pai e do Diabo – não cede o seu lugar. José, o Pai coloca em tensão os arquétipos da cultura patriarcal e as relações entre arte/performance e religião/ritual.
Local: Teatro Carlos Alberto
Data: 16, 17 e 18 de junho
Hora: 21h; 19h; 16h

Elas entram e ficam!
Em Elas entram e ficam!, desdobramo-nos sobre o que poderá ser o arquivo, a documentação de uma política cultural numa companhia de teatro, e a sua relação socioeconómica. Tem como ponto de partida os textos, as peças, as notícias, e o arquivo fotográfico dos registos dos ensaios e espetáculos da companhia ao longo dos 70 anos. Uma viagem, que pretende traçar uma linha temporal, permitindo construir uma nova narrativa, refletindo sobre o papel, as histórias e micro-histórias das personagens femininas, representadas até ao momento. – Tânia Dinis
Local: Rivoli
Data: 16 e 17 de junho
Hora: 19h30

Trespass
Partindo da ideia de transgressão, Trespass procura encontrar o chão comum e ao mesmo tempo a polaridade humana entre o “bem” e o “mal”, explorando formas de humanizar o demoníaco e visceralizar o Humano. Procura o conflito e a paz, a sedução e o grotesco, a perfeição e o erro. – Sara Bernardo
Local: Teatro do Campo Alegre
Data: 17 e 18 de junho
Hora: 21h30; 17h

Teoria das Três Idades
Foi eleito pelo jornal Público um dos melhores espetáculos de 2018, ano em que o Teatro Experimental do Porto comemorou o 65.º aniversário. A atriz e encenadora Sara Barros Leitão partiu do arquivo do TEP – recortes de jornal, cortes da censura, atas, contratos, fotografias, gravações e programas de espetáculos, relatórios de contas… – para levantar histórias, memórias, vidas, sonhos, lutas, conquistas.
Local: Mosteiro São Bento da Vitória
Data: 18 e 19 de junho
Hora: 16h; 19h

MAIS NOVOS

Educação em Festa’23
Contamos com a presença das crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico, acompanhadas pelas suas famílias, para uma manhã divertida, com muita animação, brincadeiras e confraternização.
Local: Parque de Avioso – S. Pedro, freguesia do Castêlo da Maia
Data: 17 de junho
Hora: entre 9h e as 12h30

Atelier de Pintura
Se adoras criar verdadeiras obras de arte, o atelier de pintura dos «Dominguinhos» é para ti. Vais colocar folhas de árvores de vários tipos e tamanhos sobre uma folha de cartolina. Depois, vais borrifar com tinta o teu trabalho. O resultado ficará à vista depois de retirares as folhas da cartolina. Uma verdadeira obra de arte que os teus pais vão adorar pendurar em casa.
Local: MAR Shopping
Data: 18 de junho
Hora: entre as 11h e as 12h30

FILMES

The Flash
Género: Ficção Científica
Classificação: M12
Duração: 144 minutos
Os mundos colidem quando Flash viaja no tempo para mudar os eventos do passado. No entanto, quando sua tentativa de salvar sua família altera o futuro, ele fica preso em uma realidade na qual o General Zod voltou, ameaçando a aniquilação.

O Meu Pai É Um Perigo
Género: Comédia
Classificação: M12
Duração: 89 minutos
Uma comédia inspirada na vida do humorista Sebastian Maniscalco, um dos mais conceituados comediantes americano, focada na relação entre pai e filho. Humor e muito amor, vão brindar este fim-de-semana de férias.

Ovos de Ouro – Uma Aventura em África
Género: Animação
Classificação: M6
Duração: 89 minutos
Toto e Di vivem pacificamente na Quinta Pollón. São pais orgulhosos do casal de pintainhos Uly e Max, dois ovinhos brilhantes e dourados que, por parecerem “ovos de ouro” são raptados por traficantes russos que os levam para o Congo, em África.

A Maldição do Diabo
Género: Terror
Classificação: M14
Duração: 93 minutos
Na esperança de se reconciliar com o seu pai, judeu ortodoxo, o filho de um agente funerário regressa à casa de família com a sua esposa grávida. Mas as suas intenções são postas à prova quando a morgue da família recebe um cadáver misterioso possuído por uma entidade antiga com um plano sinistro para o seu filho por nascer.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem