PUB
Recheio 2024 Institucional

Sugestões 7 Dias

Sugestões 7 Dias

Apesar de o São Pedro andar um pouco chateado não faltam bons motivos para aproveitar o tempo livre. Tal como em todas as sextas-feiras do mês a VIVA! volta a apresentar-lhe as melhores sugestões para os próximos sete dias.

Se é apreciador de música saiba que no Auditório do Fórum da Maia está a decorrer a iniciativa «Jazz no Parque» com vários concertos, até dia 11 (mudança de local devido à previsão de condições climatéricas adversas). O primeiro acontece dia 9, às 18h30, com Pedro Neves, pianista e compositor, a apresentar o novo projeto do seu trio, Hindrances, o quarto álbum editado com Carimbo Porta-Jazz.

No caso de gostar mais de beber umas cervejas o Rua Beer Market está de volta ao Cais de Gaia. Até dia 11, domingo, haverá mais de 15 referências de cerveja de vários produtores nacionais e internacionais. A 2ª edição do evento terá ainda muita música com várias atuações, entre as quais de Pedro Tabuada, e um espaço dedicado às crianças.

CONCERTOS

Concertos Candlelight
No concerto serão interpretadas as melhores obras do famoso compositor italiano por um quarteto de cordas. «As 4 Estações», Sinfonia «Al Santo Sepolcro», «L’Olimpiade – Sinfonie», ou «Concerto para cordas em Sol maior».
Local: Palácio da Bolsa
Data: 9 de junho
Hora: 21h

Festival de Tunas
Vão atuar: a Issótuna – Tuna Académica do Ribatejo; TAEP – Tuna Académica de Enfermagem do Porto; TAOD – Tuna Académica de Oliveira do Douro. A entrada é gratuita.
Local: Cais de Gaia
Data: 10 de junho
Hora: 21h30

Sofia Sá
Através de um formato eletroacústico que merge a música improvisada e escrita, Sofia e Fragoso procuram colar fragmentos de texturas únicas que surgiram de gravações, versos, contemplações, conversas. Esta musica é a moldura do que os juntou, e muda sempre que o caminho lhes pisa os pés.
Local: Espaço Porta-Jazz
Data: 10 de junho
Hora: 19h e 21h30

Varvara, recital de piano
A assinalar o 26º aniversário do Auditório Municipal de Gaia e no âmbito do 29º Festival Internacional de Música de Gaia, a pianista russa, Varvara, apresenta o programa: Franz Schubert; Allegretto c moll; Drei klavierstücke d.946; Sergei Prokofiev; e Sonate nº 8.
Local: Auditório Municipal de Gaia
Data: 13 de junho
Hora: 21h30

EXPOSIÇÕES

Pintar a Luz, Viver a Cor
Cerca de sessenta obras foram criteriosamente selecionadas para integrar uma exposição única e absolutamente representativa da obra a óleo de Manuel Cargaleiro. Em «Pintar a Luz, Viver a Cor» percebe-se como o carácter radioso do Mestre Cargaleiro se mescla na paleta, para ocupar naturalmente o tempo e o espaço de uma tela, dando a conhecer uma realidade não visível, através de uma linguagem verdadeiramente singular e irresistivelmente sedutora.
Local: Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo
Data: até 18 de junho
Hora: das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30

A fotografia panorâmica e uma história indiana: a sobrevivência dos Rickshaws
Esta exposição de Carlos Cardoso mostra-nos uma história indiana em panorâmica. Apesar de ainda se encontrarem nos lugares onde o fotógrafo os foi procurar, na Índia e Bangladesh, os rickshaws-Wallah e a pedal tendem, paulatinamente, a desaparecer da região.
Local: Centro Português de Fotografia
Data: até 25 de junho

A Arte dos Cogumelos
A Arte dos Cogumelos procura demonstrar como podem arte e ciência, natureza e humanidade coexistir numa inspiradora simbiose. Os trabalhos patentes na exposição abordam 3 diferentes temáticas que procuram conectar a arte e a ciência: Fungos e Novas Descoberta; Cogumelos e a Mente Humana; e Cogumelos no Horizonte.
Local: Celeiro e Lagar – Quinta de Serralves
Data: até 30 de junho

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Serpentina
“A nova exposição «Serpentina» procura evocar a serpente musa de Anselmo, linha viva, capaz de ser qualquer forma e de provocar susto,” refere Adriana Molder. Além dos 9 desenhos, a exposição é composta por um filme que vai ao encontro das gravuras de Israhel van Meckenem e de Mestre E. S. A, figuras ímpares do período gótico europeu.
Local: Escola das Artes da Universidade Católica no Porto
Data: até 23 de julho

ESPETÁCULOS

Suécia
A peça transporta-nos para o rescaldo das eleições de setembro de 1976, que ditaram o fim de meio século ininterrupto de governação do Partido Social-Democrata. As eleições coincidem com o casamento de Monika, filha de Egerman, um intelectual sexagenário e amargo, “retirado do mundo”, que não esconde o seu contentamento com o fim desse consulado.
Local: Teatro São João
Data: até 25 de junho
Hora: às 16h; 19h; e 21h

Teoria da Relatividade
Uma autora de contos infantis vê-se acusada de ter escrito uma sátira política encapotada. Confrontada com as repercussões da escrita desses conteúdos, deve agora escolher entre defender a sua liberdade, criativa e ideológica, ou abdicar da sua individualidade artística em nome de uma suposta segurança. A entrada no espetáculo é livre.
Local: Quinta da Caverneira, Maia
Data: 15 de junho
Hora: 21h

MAIS NOVOS

Atelier educação ambiental – Planeta imaginário
Cada vez mais devemos pensar no nosso planeta, em mantê-lo vivo, verde e sustentável! Vamos propor uma atividade onde cada um irá soprar o seu próprio balão e criar um planeta com muitas mensagens que nos lembrem as atitudes sustentáveis que deveremos praticar diariamente.
Local: MAR Shopping
Data: 11 de junho
Hora: entre as 11h e as 12h30

Vamos ao Pote
Teatro para bebés dos 6 aos 36 meses, com a duração de 35 minutos.
Vamos ao Pote?, disse a mamã. O que é o pote? Só conheço a fraldinha, a chupeta, o pato de borracha… Será que já o vi em algum lado? Será um foguetão? Um animal? Ou será um castelo encantado? A mamã diz que ele é importante, por isso deve ser interessante.
Local: Teatro Municipal de Matosinhos
Data: 11 de junho
Hora: 11h e 15h30

FILMES

Marlowe: O Caso da Loira Misteriosa
Género: Thriller
Classificação: M12
Duração: 110 minutos
Jovem, bonita e bem vestida, Clare Cavendish é filha da estrela de cinema Dorothy Quincannon e quer que Marlowe encontre o seu antigo amante, um pequeno traficante de droga e charlatão chamado Nico Peterson.

Transformers: O Despertar das Feras
Género: Ficção Científica
Classificação: M12
Duração: 127 minutos
Após uma sucessão de acontecimentos, Noah vê-se ao volante do sábio Autobot Mirage, que revela a existência de três colegas Autobots escondidos, Optimus Prime, Bumblebee e Arcee. Entretanto, num museu de arqueologia, a investigadora Elena Wallace aciona, inadvertidamente, um sinalizador alienígena escondido numa estatueta antiga.

A Menina Silenciosa
Género: Drama
Classificação: M12
Duração: 94 minutos
Na Irlanda rural do início dos anos 80, Cáit é uma menina calada e negligenciada que vive com os pais e irmãos. Afastada da família disfuncional para viver com uns parentes durante o verão, Cáit prospera sob os cuidados deles, mas acaba por descobrir um segredo nesta casa onde os segredos não deveriam existir.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem