PUB
Recheio 2024 Profissional

Sugestões 7 dias

Sugestões 7 dias

Sexta-feira é dia de novas sugestões da VIVA!. Mais uma vez foram reunidas as melhores opções para poder decidir o que fazer nos tempos livres dos próximos sete dias. Ainda assim, se preferir uma visão alargada passe pela nossa Agenda Cultural e consulte toda a programação nos locais mais emblemáticos da cidade do Porto…

Aproveite o fim-de-semana para descobrir a natureza do Parque de Serralves em mais uma edição do BioBlitz. Os dias 13 e 14 de maio são dedicados à exploração e partilha do conhecimento sobre Biodiversidade.

Um convite para experiênciar o Parque de Serralves através de oficinas pedagógicas e científicas, visitas orientadas temáticas, saídas de campo com investigadores e especialistas, cinema, exposições e espetáculos. O acesso é gratuito.

CONCERTOS

JAM SESSION hosted by João Fragoso
As noites de sexta-feira começam com um concerto que dá o mote à jam session, aberta a todos os músicos que queiram vir participar neste movimento. Ligado à tradição como ponto de partida para os diversos percursos da música improvisada e do jazz contemporâneo, este encontro semanal é um ritual antigo, sempre novo, sempre diferente.
Local: Espaço Porta-Jazz
Data: 12 de maio
Hora: 21h30

Emicida
O cantor vem com a sua banda formada por Jhow (bateria), Julio Fejuca (produção musical, violão, guitarra, cavaco e baixo) e Michele Lemos (guitarra e backings). No repertório não faltarão êxitos como “Quem tem um amigo (tem tudo)”, “Paisagem”, “Cananéia, Iguape, Ilha Comprida” e “Ismália”, entre outras.
Local: Coliseu do Porto
Data: 13 de maio
Hora: 22h

Stanley Jordan
Um dos maiores guitarristas da história da música irá apresentar-se em Portugal. O icónico Stanley Jordan tem um concerto marcado no Porto. Pianista com formação clássica, Jordan sempre buscou maior liberdade para tocar a sua guitarra. O artista aplicou os princípios do piano para fazer isso. A técnica de toque de Jordan permite ao guitarrista conseguir melodias e acordes simultaneamente. E ainda tocar ao mesmo tempo duas guitarras diferentes, ou até em uma guitarra e em um piano.
Local: Casa da Música
Data: 14 de maio
Hora: 21h

Ana Carolina – Estranho Seria Se Eu Não Me Apaixonasse Por Você
“Ana canta Cássia – Estranho Seria Se Eu Não Me Apaixonasse Por Você” é um concerto inteiramente dedicado ao repertório de incontáveis sucessos da, até hoje, inigualável Cássia Eller, revisitados na voz de uma das mais importantes cantoras da Música Popular Brasileira.
Local: Coliseu do Porto
Data: 14 de maio
Hora: 21h30

EXPOSIÇÕES

Cidade dos Vivos / Cidade dos Mortos
Este é um projeto fotográfico de Robert Wilczyński. Ao combinar fotografias arquivais de pessoas e lugares do Gueto de Varsóvia (da coleção do Museu do Gueto de Varsóvia) com imagens atuais de Varsóvia – utilizando a técnica da dupla exposição – o artista evoca e torna visível um período dramático na história da cidade.
Local: Torre dos Clérigos
Data: até 26 de maio

Pensar com os meus Botões
Autodidata, fascinado por artes plásticas, dedica-se nesta área a desenvolver peças nas quais usa botões como “tinta”, tirando partido das suas formas, cores e inusitadas texturas. Estes objetos com aparente propósito funcional único, captaram a sua atenção, para que, descontextualizados e combinados entre si, se possam agigantar, subvertendo a sua função inicial, passando a confundir os sentidos e obrigando a criar outros mecanismos de percepção visual.
Local: DaVinci Art Gallery
Data: até 7 de junho

Pintar a Luz, Viver a Cor
Cerca de sessenta obras foram criteriosamente selecionadas para integrar uma exposição única e absolutamente representativa da obra a óleo de Manuel Cargaleiro. Em «Pintar a Luz, Viver a Cor» percebe-se como o carácter radioso do Mestre Cargaleiro se mescla na paleta, para ocupar naturalmente o tempo e o espaço de uma tela, dando a conhecer uma realidade não visível, através de uma linguagem verdadeiramente singular e irresistivelmente sedutora.
Local: Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo
Data: até 18 de junho
Hora: das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30

5.ª Bienal Internacional de Arte Gaia
A 5.ª Bienal Internacional de Arte Gaia compreende vinte exposições de mais de 300 artistas de várias nacionalidades, que pretendem continuar a cumprir o objetivo de “agitar consciências” numa “Bienal de Causas”, que este ano presta homenagem a Carlos Carreiro e João Jacinto.
Local: Quinta da Fiação, Lever
Data: até 8 de julho
Hora: de terça-feira a domingo, das 14h30 às 19h

Visualização da Espera
“Em frente da tela estou sempre à espera que algo de extraordinário aconteça, uma espera esperançosa. Algumas imagens nas minhas pinturas parecem estar à espera. Não importa o que esperam, talvez alguma sensação de plenitude e vazio, tudo ao mesmo tempo. Uma busca incessante. Angustiante. Porque do que se trata é da espera. Para que, no final, algo aconteça às nossas almas.” Juan Ricardo Nördlinger nasceu a 21 de junho de 1949, em Buenos Aires, Argentina. Atualmente vive em Vila Nova de Gaia, estando o seu ateliê localizado em Santo Ovídio. A entrada é gratuita.
Local: Espaço Corpus Christi
Data: até 16 de julho
Hora: de terça-feira a domingo, das 10h às 13h e das 14h às 18h

ESPETÁCULOS

Cosmos
A primeira imagem do espetáculo é a de um embondeiro de onde pendem três corpos, que poderiam remeter-nos para fotografias de linchamentos de afro-americanos nos EUA. Mas para Cleo Diára, Isabél Zuaa e Nádia Yracema, estes são “corpos a nascer, a renascer, a curarem-se, a religaram-se, individual e coletivamente”. Em Cosmos, segunda parte de uma trilogia em construção, as atrizes e encenadoras apropriam-se de “imagens repetidas na História de tantas maneiras trágicas” e atribuem-lhes novos significados. Uma epopeia onde o tempo e o espaço se confundem, dando origem a uma sobreposição de acontecimentos reais e/ou ficcionais. Através do resgate da mitologia africana e da sua mistura com mitos europeus, Cosmos projeta-se num horizonte afro-futurista, enquanto questiona se somos apenas frutos das histórias que nos contam. Nesta viagem, será impossível não questionar a humanidade e o caminho percorrido até aos dias de hoje. Uma jornada de onde emergem diferentes futuros possíveis.
Local: Teatro Carlos Alberto
Data: 12 de maio
Hora: 19h e 21h

Hamlet
Um grupo de pessoas com síndrome de Down sobe ao palco para partilhar os seus desejos e frustrações a partir de uma versão muito livre de Hamlet. O espetáculo resulta de um cruzamento entre o texto de Shakespeare e as vidas dos atores, animado pela pergunta existencial que popularizou o príncipe da Dinamarca: ser ou não ser? O que significa ser para pessoas que são consideradas um fardo, um refugo social? Que sentido e valor tem a sua existência num mundo em que a eficácia e modelos inatingíveis de consumo e beleza são o paradigma do humano? Hamlet é dirigido por Chela De Ferrari, um dos membros fundadores do Teatro La Plaza, coletivo peruano que parte de textos de autores clássicos e contemporâneos para levantar espetáculos capazes de “questionar, provocar e surpreender”.
Local: Teatro São João
Data: 12 e 13 de maio
Hora: 21h; 19h

Piloto
Num mundo obcecado com o fim, onde o medo da morte e da catástrofe coletiva já foi por muitos normalizado, onde se toma a extinção como a próxima experiência do belo, ou mesmo do sublime, somos agora confrontados com um outro tipo de medo – o dos inícios. Um grupo multidisciplinar de criativos (curadores, arquitetos, programadores, marketeers, entre outros) reúne-se para projetar um parque de diversões temático que permite experienciar a adrenalina do início de forma controlada, um simulacro do que poderia ser na vida real, caso tudo corresse bem. Nesta reunião, desenha-se o parque, testam-se hipóteses e fazem-se roleplays de possíveis inícios, em contexto imersivo. Define-se o que será este parque temático que deverá ser capaz de garantir que os desejos iniciáticos mais profundos dos visitantes possam vir a ser concretizados, ainda que por breves momentos.
Local: Teatro de Campo Alegre
Data: 12 e 13 de maio
Hora: 19h30; 17h

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Se eu fosse Nina
Este é um projeto que parte de Rita Calçada Bastos e que, através de um trabalho de escrita e dramaturgia, pretende estabelecer um diálogo de suposições e conjeturas entre uma Nina roubada à Gaivota, de A. Tchekov e o imaginário da própria atriz. Há também a presença de Os apontamentos de Trigorin de Tennessee Williams, escrito a partir da obra de Tchékov, A Gaivota. O que teria acontecido a Nina, se não tivesse ido viver para Moscovo, para um quarto de hotel entregue aos delírios daquela paixão por Trigorin?
Local: Rivoli
Data: 16 de maio
Hora: 21h30

Una Isla
“Tem de se encontrar uma nova forma de viver juntos.” “Tem de se descobrir uma nova forma de convivência onde o “eu” dá lugar ao “nós”, onde o bem-estar individual é inconcebível sem o bem-estar comum.” Estas afirmações são irresistíveis. E, no entanto, estão repletas de elementos problemáticos. Quem se enquadra neste “nós”? Pode haver um “nós” sem “o outro”? O que fazemos com o que nos incomoda? Os mosquitos cabem neste “nós”? As plantas artificiais? E as inteligências artificiais? Quais são os direitos de uma vaca, de um ser humano ou do sol? Quem deve imaginar os novos mitos? O que acontece se convidarmos as inteligências artificiais a imaginar um “nós”? E se lhes pedimos que nos ajudem a imaginar uma ilha.
Local: Teatro de Campo Alegre
Data: 18 de maio
Hora: 19h30

MAIS NOVOS

A Casinha de Chocolate
O Estúdio de Ópera da Academia de Música de Vilar do Paraíso, sob direção de Ivo Brandão, com encenação de André Lacerda, e participação da Orquestra de Professores e Alunos e do Coro do 2º Ciclo Articulado da AMVP, leva à cena, «A Casinha de Chocolate». Bilhetes à venda na Ticketline e na bilheteira do Auditório Municipal.
Local: Auditório Municipal de Gaia
Data: 12 e 13 de maio
Hora: 21h30

NiNHO – AVES para bebés e famílias
A partir do conto original “O Ninho do Urso Gaspar”, de Inês Montalvão, cria-se uma teia de afetos, porque há ninhos que se fazem daquilo que mais gostámos. A qualidade do sonho emoldurada em sons, jogos de pantomina e sorrisos.
Local: Coliseu do Porto
Data: 14 de maio
Hora: 10h30

Hora do conto – O Dia em que chegaste
As famílias não são todas iguais e nem todas nascem da mesma forma. Esta história fala sobre a adoção e aborda a chegada de uma criança à sua nova família. Com poucas palavas, mas com detalhes subtis, percebemos que o amor dos pais pelos filhos começa muito antes de os conhecerem.
Local: MAR Shopping Matosinhos
Data: 14 de maio
Hora: entre as 11h e as 12h30

OUTROS EVENTOS

Mercado do Vilar
O Espaço t a abrir as portas da sua sede, com novos produtos e parceiros, em mais uma edição do Mercado do Vilar transformando-a, assim, num verdadeiro mercado de produtos de excelência. Este Mercado, conta já com um público habitual, volta a disponibilizar para venda um conjunto muito variado de produtos que algumas das mais relevantes empresas portuguesas oferecem ao Espaço t.
Local: Espaço t
Data: 13 e 14 de maio
Hora: entre as 10h e as 19h

A importância dos cuidados de saúde primários na gravidez e pós-parto
A importância dos cuidados de saúde primários na gravidez e pós-parto vão estar em destaque no workshop, organizado pela BebéVida. Este workshop, presencial e gratuito, vai abordar temas como a importância da colheita do sangue do cordão umbilical, saúde mental na grávidez e pós-parto, gestão do medo e ansiedade na gravidez e pós-parto e, o sono do bebé. Durante o evento vai ter lugar ainda a atividade de Pintura de Barriguinhas. Inscrições gratuitas aqui.
Local: Fórum Jovem da Maia
Data: 13 de maio
Hora: entre as 10h e as 13h

Fins de Semana Gastronómicos Maia
A XIV edição dos Fins de Semana Gastronómicos 2023, da Região de Turismo do Porto e Norte, realiza-se nos fins de semana de maio, em 22 restaurantes aderentes do concelho da Maia, que apresentam menus representativos das iguarias do território, afirmando-o como um destino de
experiências gastronómicas.
Local: Vários restaurantes do concelho
Data: até 14 de maio

FILMES

Amar… de Novo
Título Original: Love Again
De: Jim Strouse
Com: Priyanka Chopra Jonas, Sam Heughan, Céline Dion e Celia Imrie
Género: Romance
Classificação: M12
Outros dados: 104 minutos
Mira Ray, confrontada com a perda do noivo, envia uma sequência de textos românticos para o seu antigo número de telemóvel não se apercebendo que o número foi redistribuído ao jornalista Rob Burns. Cativado com a honestidade dos textos confessionais, Rob pede a ajuda da estrela da canção Celine Dion para conhecer Mira pessoalmente… e conquistar o seu coração.

Jeepers Creepers Renasce
Título Original: Jeepers Creepers: Reborn
De: Timo Vuorensola
Com: Sydney Craven, Imran Adams, Jarreau Benjamin e Matt Barkley
Género: Terror
Classificação: M16
Outros dados: 88 minutos
O primeiro festival Horror Hound no Louisiana atrai centenas de cromos, aberrações e fãs para uivar e celebrar noite dentro. Entre o público está o amável cromo Chase e a sua querida Laine. Ela tem grandes notícias e espera o momento exato para lhe dizer que vai ser pai. Mas à medida que o festival se aproxima, Laine começa a ter premonições inexplicáveis e visões perturbantes associadas ao passado da cidade e à lenda urbana do Creeper. Quanto o festival começa e o entretenimento ensanguentado se desenvolve num frenesim, Laine e Chase ganham uma visita à sala de fuga dedicada ao Creeper, onde serão acompanhados por uma equipa de filmagem e pelo estranho guia turístico Stu. Laine acredita que algo muito sobrenatural foi invocado… e procura por ela.

Do Jeito Que Elas Querem – Um Novo Capítulo
Título Original: Book Club: The Next Chapter
De: Bill Holderman
Com: Diane Keaton, Jane Fonda, Candice Bergen e Mary Steenburgen
Género: Comédia
Classificação: M12
Outros dados: 108 minutos
As quatro amigas que em 2018 vibraram ao ler “As Cinquenta Sombras de Grey”, este ano decidem voar até Itália para dar uma despedida de solteira inesquecível a Vivian (Jane Fonda).

Mal Viver
Título Original: Mal Viver
De: João Canijo
Com: Anabela Moreira, Rita Blanco, Madalena Almeida e Cleia Almeida
Género: Drama
Classificação: M14
Outros dados: 127 minutos
Num hotel familiar junto à costa norte de Portugal, vivem várias mulheres da mesma família de gerações diferentes. Numa relação envenenada pela amargura tentam sobreviver no hotel em decadência. A chegada inesperada de uma neta a este espaço claustrofóbico provoca perturbação e o avivar de ódios latentes e rancores acumulados. Prémio do Júri no Festival de Berlim 2023.

Viver Mal
Título Original: Viver Mal
De: João Canijo
Com: Nuno Lopes, Filipa Areosa, Leonor Silveira, Rafael Morais
Género: Drama
Classificação: M14
Outros dados: 124 minutos
Um hotel junto à costa norte de Portugal, acolhe os seus clientes, num fim de semana. Um homem vive dividido entre a atenção a dar à sua mulher e o espaço que ocupa a sua mãe no meio deles. Uma mãe promove o casamento da filha para facilitar a sua relação amorosa com o genro. Outra mãe vive através da filha, impedindo-a de tomar as suas próprias decisões. Três núcleos familiares em final de ciclo de aceitação.

Argonautas: Heróis do Olimpo
Título Original: Pattie et la colère de Poséidon
De: David Alaux
Com: Kaycie Chase, Christophe Lemoine, Emmanuel Curtil e Pierre Richard
Género: Animação
Classificação: M6
Outros dados: 96 minutos
A vida na bela e próspera cidade portuária de Yolcos, na Grécia antiga, é pacífica, mas a população é ameaçada pela ira de Poseidon. Para salvar Yolcos, um ratinho aventureiro parte na companhia do velho Jasão e dos seus Argonautas com a perigosa tarefa de enfrentar o deus dos mares.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem