PUB
Philips S9000

Sugestões 7 Dias

Sugestões 7 Dias

Sexta-feira é sinónimo de sugestões 7 dias. Aqui pode encontrar as melhores opções e dicas do que fazer nos próximos tempos. Aproveite os seus momentos de pausa para assistir a algum concerto, ver uma exposição ou talvez um filme no cinema. Veja de seguida todas as nossas escolhas.

De 18 a 23 de abril a 6ª edição do Porto Femme – Festival Internacional de Cinema no feminino está de regresso à cidade Invicta. Esta é uma oportunidade para assistir ao programa de 126 filmes, oriundos de 41 países. Os seis dias de Porto Femme incluem também sessões competitivas, workshops, mostras, homenagens, debates, exposições e concertos.

Os filmes que irão homenagear as mulheres cineastas vão passar pelo Batalha Centro de Cinema, Casa Comum, Selina, Universidade Lusófona, Maus Hábitos, Miras Artes Performativas, Universidade Fernando Pessoa e Casa das Associações.

CONCERTOS

Concerto Curt Davis
O MAR Shopping Food Experience regressa ao palco do espaço de restauração do MAR Shopping Matosinhos, servindo de novo à mesa uma programação cultural e de lazer gratuita, que inclui concertos, noites de magia e tardes divertidas em família, com os melhores espetáculos!
Local: MAR Shopping
Data: 14 de abril
Hora: 21h

Débora King Quarteto “Forget about Mars”
Forget About Mars é um projeto liderado por Débora King, apresentado em formato de quarteto com Marta Rodrigues na Voz, João Hasselberg no Contrabaixo e Samuel Dias na Bateria. A música é escrita especialmente para esta formação, havendo sempre uma procura por novos caminhos e abordagens.
Local: Espaço Porta-Jazz
Data: 15 de abril
Hora: 19h e 21h30

Foto: Catarina Carvalho

Aníbal Zola
Um ano depois da chegada de “Quem Sai aos Seus”, Aníbal Zola volta a reunir os amigos para uma festa de lançamento da segunda edição desse mesmo disco, muito bem recebido pelo público e crítica. No concerto o artista estará acompanhado pelos músicos, André Mariano (Bateria, percussões, Guitarra portuguesa e vozes), Juan de la Fuente (Percussões), Romain Valentino (Guitarra clássica e eléctrica, cavaquinho e vozes), Ivo Pinho (Clarinete) e Klénio Barros (Trombone). Estarão também presentes o Fado Bicha e Armindo Sousa.
Local: Auditório CCOP
Data: 15 de abril
Hora: 21h

Alma Nuestra
Numa noite que se espera de festa e de alegria, os «Alma Nuestra» vão trazer ritmos de Cuba, da Argentina e de outras terras sul americanas, reinventando as canções destas coordenadas e tornando-as únicas. Esta é uma banda criada pelos dois amigos Salvador Sobral e Victor Zamora que partilham uma paixão pelos doces sons da América Latina e, em simultâneo, pelo jazz.
Local: WOW, na Alameda Comercial
Data: 15 de abril
Hora: 22h

EXPOSIÇÕES

Isolino Vaz. Um Traço Inconfundível (1922-1992)
No âmbito do Centenário do nascimento do Mestre Isolino Vaz, esta exposição sublinha tal efeméride e traz à memória coletiva a personalidade, a arte e o essencial que caracterizou a sua vida exemplar. Estarão expostas pinturas a óleo, retratos em vários suportes, incluindo peças a carvão e postais ilustrados, desenhos, estudos dos vitrais da Igreja do Monte da Virgem, ilustração (livros), peças de escultura, medalhas e fotografias.
Local: Biblioteca Pública Municipal de Gaia
Data: até 22 de abril

NAZA10, de Jorge Leal
“Naza 10” é o título da exposição há muito aguardada e que teve a sua primeira edição na vila piscatória que viu nascer um dos mais memoráveis episódios da história do surf mundial – a maior onda surfada por Garrett McNamara, em novembro de 2011. O espólio agora exposto no Convento Corpus Christi, em Vila Nova de Gaia, é da autoria de Jorge Leal que, desde o primeiro dia, esteve envolvido na restrita equipa que, juntamente com McNamara, perseguiram o sonho de confirmar a Nazaré como um dos maiores spots de ondas gigantes do mundo.
Local: Espaço Corpus Christi
Data: até 30 de abril

Purga
Em “Purga”, exposição de desenhos de Agostinho Santos, exalta-se a
limpeza-espiritual associada à Páscoa, numa purificação ligada ao
ciclo de morte e ressurreição. Tem a curadoria de Valter Hugo Mãe.
Local: Igreja dos Clérigos
Data: até 30 de abril

Os Insubmissos
“A barbárie e a insensatez do ataque russo são inacreditáveis, mesmo quando as vejo com os meus próprios olhos. O bombardeamento de residências civis, os disparos dos tanques à queima-roupa sobre casas e hospitais, o assassínio de não-combatentes em áreas ocupadas militarmente, fazem parte das tácticas usadas numa guerra que foi desencadeada sobre um estado soberano vizinho e não ameaçador…”. Trabalho incontornável sobre a guerra da Ucrânia, de James Nachtwey, uma lenda viva do fotojornalismo.
Local: Centro Português de Fotografia
Data: até 30 de abril

As Ilhas são Pessoas
Ninguém entende melhor a vida destes locais como os seus residentes, este registo fotográfico pretende transmitir a essência e o sentido de comunidade que ainda se vive nas ilhas desta freguesia, dignificando assim a sua identidade. As ilhas são as pessoas, e mesmo enfrentando as adversidades e problemáticas da sociedade atual, os laços comunitários ainda permanecem. Esta exposição resulta de um projeto que se encontra em contínuo desenvolvimento, cujo objetivo é a preservação da memória futura e a valorização social da identidade destas comunidades que tanto caracterizam a cidade do Porto.
Local: Junta de Freguesia do Bonfim
Data: até 12 de maio

Sessenta de Sessenta
A Exposição integra os movimentos artísticos da década de 60, o contexto histórico e sociológico que levaram à fundação da Árvore no ano de 1963. Vão estar representadas obras de artistas como: Alberto Carneiro, Álvaro Siza, Álvaro Lapa, Ângelo de Sousa, Barata Feyo, Charters de Almeida, Costa Pinheiro, Dario Alves e Dórdio Gomes. As obras são provenientes do acervo da Cooperativa Árvore, Museu de Serralves, FBAUP, Centro de Arte Alberto Carneiro, Fundação Marques da Silva, Convento S. Payo, Bienal de Cerveira, Fundação Júlio Resende, e de coleções particulares.
Local: Cooperativa Árvore
Data: até 3 de junho

A fotografia panorâmica e uma história indiana: a sobrevivência dos Rickshaws
Esta exposição de Carlos Cardoso mostra-nos uma história indiana em panorâmica. Apesar de ainda se encontrarem nos lugares onde o fotógrafo os foi procurar, na Índia e Bangladesh, os rickshaws-Wallah e a pedal tendem, paulatinamente, a desaparecer da região.
Local: Centro Português de Fotografia
Data: até 25 de junho

Serpentina
“A nova exposição «Serpentina» procura evocar a serpente musa de Anselmo, linha viva, capaz de ser qualquer forma e de provocar susto,” refere Adriana Molder. Além dos 9 desenhos, a exposição é composta por um filme que vai ao encontro das gravuras de Israhel van Meckenem e de Mestre E. S. A, figuras ímpares do período gótico europeu.
Local: Escola das Artes da Universidade Católica no Porto
Data: até 23 de julho

ESPETÁCULOS

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Encantado
A palavra “encantado” (do latim incantatus) designa algo que foi objeto de encantamento ou feitiço. No Brasil, tem ainda outro sentido: refere-se às entidades que pertencem a modos de perceção do mundo afro-indígena. Neste espetáculo Encantado é uma coreografia fascinante para 11 intérpretes e muitos tecidos, na qual forças, como os “encantados”, viajam pelos corpos em palco. Encantado é dedicado a Olivier.
Local: Rivoli
Data: 18 e 19 de abril
Hora: 21h30

Pai para Jantar
Entre um encontro íntimo e a magia do palco há muita coisa, mas qual a menor distância entre essas duas instâncias? Pai para Jantar é um jogo entre Gaya, Gil e o público, que tenta esmiuçar a masculinidade de forma poética e bem-humorada. A performance brinca com os modos como agenciamos palavras, afetos e arquétipos ao redor da ideia de “ser homem”.
Local: Teatro do Campo Alegre
Data: 20 de abril
Hora: 19h30

Jesus Quisto – Best Off Playbacks
Em comunicado, a banda confessa o entusiasmo por poder dar um concerto no espaço onde já atuaram Marcel Marceu e Rudolf Nureyev, duas lendas do parkour. Durante o concerto, a banda fará um minuto de silêncio em homenagem às vítimas de phishing e prestará tributo ao inventor dos ténis sem atacadores.
Local: Coliseu do Porto
Data: 20 de abril
Hora: 21h30

A Última Gravação de Krapp
Krapp está na cabeça de Krapp que está na cabeça de Krapp. Recorre a um gravador de bobines para resgatar, a cada aniversário, “o que esquecer não se pode”. Liga, desliga e volta a ligar; rebobina ou faz avançar a fita, insistindo em algumas passagens e elidindo outras. A memória opera por descontinuidades, contém falhas impossíveis de colmatar. Em A Última Gravação de Krapp, a voz gravada confunde-se com a vida, ou a vida não é mais do que a escuta que a voz faz de si mesma? Nuno Carinhas regressa àquela que é, nas suas palavras, “provavelmente a peça mais nostálgica, melancólica e lírica de Samuel Beckett”.
Local: Teatro Carlos Alberto
Data: até 23 de abril
Hora: 16h, 19h e 21h

MAIS NOVOS

O Principezinho
As crianças vão encontrar no MAR Shopping Matosinhos uma história que as levará a viajar por tantos planetas quantos os que o principezinho visitou. E, neles, aprender algo que levarão para a vida. Fotos em cenários da história para repartirem com a família e partilharem com os que lhes são próximos é uma das propostas. “O Principezinho” dar-se-á ainda a conhecer através de uma mini-exposição com livros, ilustrações e outros elementos da narrativa que se tornou um clássico para crianças e adultos.
Local: MAR Shopping
Data: até 16 de abril

Atelier de pintura – À volta do meu nome
Nesta atividade propomos escrever o nosso nome com fita cola numa folha de papel e sobre ele fazer uma pintura abstrata. Por fim, retiraremos a fita cola e descobriremos o nosso nome em grande destaque.
Local: MAR Shopping
Data: 16 de abril
Hora: entre as 11h e as 12h30

OUTROS EVENTOS

Spring Edition do Vinhos a Descobrir
Um Wine Festival que assume o seu foco na divulgação dos pequenos e médios Produtores Portugueses. Com muitas novidades, estreias de Produtores, lançamentos de marcas, novas referências dos Produtores que já conhecem e muito mais! Para os que gostam e adoram vinho e que também gostam de juntar a gastronomia para desfrutar ainda mais este evento a não perder.
Os visitantes poderão, de novo, deliciar-se com fabulosos vinhos, descobrindo vinhos e novas marcas a serem lançadas no mercado.
Local: Alfândega do Porto
Data: 15 e 16 de abril

Clérigos by Night
Em slots de meia-hora, a partir das 19h, abre-se a vista noturna no mais imponente miradouro da cidade do Porto, das margens do Douro e deste rio até à Foz. Até dia 16 de abril, prolonga-se, até às 23h, o horário das subidas.
Local: Torre dos Clérigos

Festa do Chocolate
Local: Frente à PSP Matosinhos
Data: até 16 de abril
Hora: de segunda a quinta-feira das 12h às 23h; Sexta-feira das 12h às 24h; Sábado das 11h às 24h; Domingo das 11h às 23h

FILMES

Air
Título Original: Air
De: Ben Affleck
Com: Matt Damon, Ben Affleck, Jason Bateman e Chris Messina
Género: Drama
Classificação: M12
Outros dados: 112 minutos
A história do contrato entre a marca de calçado desportivo Nike e a então jovem estrela em ascensão do basquetebol, Michael Jordan. Em meados dos anos 80, o acordo parecia impossível, mas acabou por acontecer graças ao vendedor Sonny Vaccarro que conseguiu criar a mais importante relação de sempre entre uma marca e um atleta.

Um Desastre Maravilhoso
Título Original: Beautiful Disaster
De: Roger Kumble
Com: Dylan Sprouse, Virginia Gardner, Austin North e Libe Barer
Género: Romance
Classificação: M14
Outros dados: 105 minutos
Travis é, ao mesmo tempo, o tipo de homem que a caloira Abby precisa e quer evitar. Passa as noites envolvido em combates de boxe ilegais e os dias como quebra-corações do campus universitário. Intrigado pela resistência de Abby aos seus encantos, Travis sugere uma aposta: se perder a próxima luta, terá de abster-se de sexo durante um mês. Se ganhar, Abby passará a viver com ele durante o mesmo período. Seja como for, Travis não faz ideia do passado sombrio de Abby que está prestes a emergir.

O Exorcista do Vaticano
Título Original: The Pope’s Exorcist
De: Julius Avery
Com: Russell Crowe, Daniel Zovatto, Alex Essoe e Franco Nero
Género: Terror
Classificação: M16
Outros dados: 104 minutos
O principal exorcista do Vaticano investiga a aterradora possessão de um rapaz e acaba por revelar uma conspiração centenária que o Vaticano tem tentado manter escondida. Baseado na figura do Padre Gabriele Amorth, que terá realizado milhares de exorcismos às ordens da Santa Sé.

As Oito Montanhas
Título Original: Le otto montagne
De: Felix van Groeningen e Charlotte Vandermeersch
Com: Luca Marinelli, Alessandro Borghi, Filippo Timi e Elena Lietti
Género: Drama
Classificação: M12
Outros dados: 147 minutos
A história de uma amizade, de crianças que se tornam homens, que tentam não seguir os passos dos pais, mas que, através dos caminhos que tomam, acabam sempre por regressar a casa. Pietro é um rapaz da cidade, Bruno é o último filho de uma aldeia esquecida na montanha. Ao longo dos anos, Bruno permanece fiel à sua montanha, enquanto Pietro é aquele que vem e vai. As suas experiências trazem amor e perda, recordando-lhes as origens e deixando que os seus destinos se desdobrem, enquanto Pietro e Bruno descobrem o significado da amizade eterna.

Nayola
Título Original: Nayola
De: José Miguel Ribeiro
Com: Ciomara Morais, Ângelo Torres, Elisângela Rita e Catarina André
Género: Animação
Classificação: M14
Outros dados: 83 minutos
As vidas, os sonhos e os segredos de três mulheres, Lelena (a avó), Nayola (a filha) e Yara (a neta) cruzam-se em dois tempos narrativos, distanciados catorze anos. No passado, Nayola parte à procura do marido, desaparecido em combate na guerra civil angolana, e envolve-se numa busca errática, audaz e mágica. No presente, Yara é uma jovem rapper e activista dos direitos humanos, perseguida pela polícia nas ruas de Luanda, o que causa grande inquietação a Lelena. Uma noite, avó e neta sofrem uma dupla ameaça, primeiro um misterioso mascarado armado invade-lhes a casa, depois a polícia faz uma rusga no musseque para prender Yara.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem