PUB
Recheio 2024 Institucional

Sugestões 7 Dias

Sugestões 7 Dias

Com a entrada da Primavera na próxima segunda-feira, 20 de março, a VIVA! antecipa-se e traz-lhe as sugestões de cultura e entretenimento que precisa para abrilhantar os próximos sete dias.

E uma vez que a 17 de março celebra-se o Dia de São Patrício, porque não festejá-lo “à grande e à irlandesa”? Entre os dias 17 e 19 de março, no Ryan’s Irish Pub, haverá música ao vivo, pinturas faciais e, claro, Guinness, a cerveja irlandesa que patrocina este evento oficial. Todos os dias a festa começa, oficialmente, às 18h00, mas este pub tipicamente irlandês está aberto durante toda a tarde – como manda a tradição. Nos dias 17 e 18, a partir das 22h00, os sons tradicionais irlandeses dos Folkcaccia e dos Díada vão ecoar nos dois pisos do bar. Já no dia 19 de março, pela mesma hora, a festa ficará a cargo dos Hour Glass e dos Folk You que prometem muita animação com músicas bem conhecidas e intemporais.

Também no Reino Independente dos Celtas o fim-de-semana é de celebração. O Restaurante Sidraria Celta Endovélico promete uma festa de São Patrício, no dia 17 de março, com muita alegria, sangria de sidra verde, novos e surpreendentes petiscos e, claro, a já habitual e famosa queimada galega feita na casa com todo um ritual admirado por quem a visita. Já no dia 18, a Deusa Ostara desce à terra num arco-íris para visitar o Endovélico e abençoar os espectadores com a brisa amena do amanhecer, a esperança e a abundância. Numa antecipação de Alban Eilir, a Deusa que traz a Primavera é honrada com a queimada galega.

Será uma semana divertida e florida. Divirta-se!

CONCERTOS

Motherflutters
Formados pelos irmãos André e Filipe Cameira, os Motherflutters fogem ao passado feito na calçada da música clássica para uma sonoridade marcadamente pop, funk e disco.
Local: Maus Hábitos – Espaço de Intervenção Cultural
Data: 17 de março
Hora: 21h00

Concerto + Jam Session
As noites de sexta-feira começam com um concerto que dá o mote à jam session, aberta a todos os músicos que queiram vir participar neste movimento. Nesta semana contamos com o contrabaixista Demian Cabaud, uma das figuras mais carismáticas do nosso meio e que tanto valor acrescenta a cada novo projeto, um músico e pedagogo de renome que virá na companhia de dois talentosos jovens: Miguel Rodrigues e João Ferreira. Pleno de energia, este concerto será um ao qual irão querer assistir.
Local: Espaço Porta-Jazz
Data: 17 de março
Hora: 21h30

Tozé Freitas + Gabriela Pina
Do Rock dos anos 2000, aos clássicos que adoras, espera-te uma noite surpreendente com aquelas músicas que te fazem vibrar.
Local: CastleRock Pub & Hotel
Data: 17 de março
Hora: 22h30

Dapunksportif
Constituído por Paulo Franco (voz e guitarra), João Guincho (guitarra), Fred Ferreira (bateria), Vicente Santos (teclas) e Filipe Brito (baixo), este grupo musical surgiu em Peniche nos finais de 2004 pela mão de João Guincho e Paulo Franco (companheiros de longa data noutros projectos musicais) e do produtor Marco Jung.
Local: Hard Rock Cafe Porto
Data: 17 de março
Hora: 22h00

Orquestra Filarmónica Portuguesa & Olga Kern
De início, e com a presença da pianista Olga Kern, extraordinária solista internacional, será interpretado o Concerto para Piano e Orquestra nº 3 de Sergei Rachmaninoff, considerado um dos mais difíceis do repertório pianístico, do ponto de vista técnico. De seguida, serão interpretadas duas peças instrumentais que fazem parte da Suite “Quebra-Nozes” de Pyotr Ilyich Tchaikovsky, um dos maiores compositores russos de sempre: “Valsa das Flores” e “Trepak”. Finalmente, serão interpretadas as “Danças Polovtsianas” da Ópera Principe Igor de Alexander Borodin, obras alegres e festivas que são sempre do maior agrado do público.
Local: Multiusos de Gondomar
Data: 18 de março
Hora: 18h00

Pilmaiquén
A vocalista austríaca-argentina, multi-instrumentista e dançarina começou a apresentar as suas próprias canções em palcos nacionais, internacionais e festivais aos 18 anos e desenhou sua mistura única de musicas do mundo, novo soul & psychedelic rock baseado em uma rugosidade lúdica e a paixão por interpretações cruas e muitas vezes surpreendentes.
Local: Casa da Horta – associação cultural
Data: 18 de março
Hora: 20h30

Frankie Chavez
Esta será uma das paragens da digressão especial que anda a fazer pelo País, para apresentar o novíssimo “Alcântara”, um LP do qual o público já conhece “Cheguei Bem” e “Não Saberás”. Algo nos diz que o concerto vai ser bem mais do estamos à espera nesta primeira aventura de Frankie Chavez na composição de temas originais com a língua portuguesa… Junta-se a nós?
Local: M.Ou.Co
Data: 18 de março
Hora: 21h00

Rei Bruxo + Troll’s Toy
Local: Teatro Helena Sá e Costa
Data: 18 de março
Hora: 21h00

Folk Argentino
Franco Nadal é guitarrista instrumentista de música popular e folclórica, tendo chegado da Argentina há 6 meses com a ideia de misturar as músicas do seu país com as músicas folclóricas portuguesas, que tem muito em comum.
Local: Macaréu – Associação Cultural
Data: 18 de março
Hora: 21h00

Salgalhada
Festa com concertos das bandas Leo The Painter, The Faqs e Jarda
Local: Casa do Salgueiros
Data: 18 de março
Hora: 22h00

Mike Vhiles + Verbian
Mystic Dream Sequence, disco-pesadelo de Mike Vhiles é apresentado, com a primeira parte a estar ao encargo dos incriveis Verbian!
Local: Woodstock 69 Rock bar
Data: 18 de março
Hora: 22h00

Cordel
Cordel dá nome ao projeto que une os cantautores Edu Mundo, poeta e natural contador de histórias, e João Pires, compositor, guitarrista e geógrafo de uma cartografia musical própria. Cordel nasce da celebração do encontro, dos encontros. Um mergulho profundo nas raízes da música portuguesa e nas suas ramificações lusófonas. Sem rótulos nem embalagens, em Cordel entrançam-se melodias tradicionais como a chula, o vira, o fado canção e até, a marcha popular com os ritmos das latitudes africanas e brasileiras. Nas letras, recuperam a poesia popular da literatura de cordel.
Local: Coliseu
Data: 19 de março
Hora: 18h00

Easy Sundays
No dia do Pai, o Nuno Machado traz a sua companheira música para o palco. Uma noite para relaxares do fim de semana e carregares baterias para o que se avizinha!
Local: CastleRock Pub & Hotel
Data: 19 de março
Hora: 21h30

Samuel Úria
Nascido no decote da nação, entre o Caramulo e a Estrela, Úria leva para os palcos o blues do Delta do Dão. De lenda rural para lenda urbana, tudo está certo: meio homem meio gospel, mãos de fado e pés de roque enrole. Para esta celebração de 10 anos de “O Grande Medo do Pequeno Mundo”, Samuel Úria terá com ele em palco as vozes que contribuíram para a posteridade daqueles temas: “Lenço Enxuto”, com Manel Cruz; “Eu Seguro”, com Márcia (e a guitarra de TOMARA); a constelação de “Triunvirato”, em que juntou António Zambujo e Miguel Araújo; e ainda Jorge Rivotti que com ele abriu o álbum com “O Deserto”.
Local: Casa da Música
Data: 21 de março
Hora: 21h00

Tardes de Jazz
Sabe muito bem quando a música ganha vida e aqui no nosso terraço, onde nascemos e chamamos de casa, significa a chegada da época mais quente do ano. Começamos por celebrar o início da Primavera com o concerto de Carapanã Jazz.
Local: Mirajazz
Data: 23 de março
Hora: 18h00

Plini + Jakub Zytechi + Jack Gardiner & Owane
O porta-estandarte da nova geração da música instrumental feita com guitarras, traz a sua mais recente digressão europeia a Portugal. Depois de dois longos anos de espera paciente, PLINI voltou à ação em 2022, com digressões sem parar (e esgotadas) na Austrália, Índia e Escandinávia, assim como várias atuações em festivais. Para celebrar o que finalmente se sente como o regresso adequado da música ao vivo, o mestre da guitarra e o impecável coletivo que o acompanha ao vivo vão embarcar numa longa digressão europeia. O polaco Jakub Zytechi e a dupla inglesa/norueguesa Jack Gardiner & Owane asseguram a primeira parte dos concertos.
Local: Hard Club
Data: 23 de março
Hora: 20h30

Conjunto Júlio
Projecto criado há dois anos, conjugou as vontades de Tomás Simões (baixo), Francisco Sanona (guitarra), João Maria (guitarra, voz e synths) e Vasco Brito (bateria) de acrescentarem os seus gostos pessoais ao cenário do rock psicadélico português.
Local: Casa da Música
Data: 23 de março
Hora: 21h30

Ala dos Namorados
Ao vivo na iniciativa “Dar Letra à Música”
Local:Museu FC Porto
Data: 23 de março
Hora: 21h30

Sam The Kid & Mundo Segundo
Evento da Semana Cultural do ISEP
Local: Hard Club
Data: 23 de março
Hora: 23h59

EXPOSIÇÕES

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Conservar Cultura: O Escultor Henrique Moreira
A Exposição, que celebra os 55 anos da atribuição da Medalha de Ouro da cidade do Porto a Henrique Moreira (1890-1979), é aberta por uma Mesa-redonda que irá debater a vida e a obra do escultor, que tem entre as suas obras mais emblemáticas as esculturas da fachada da Câmara Municipal do Porto e do Teatro Rivoli, a Águia Imperial do Mc Donalds nos Aliados ou o “Salva Vidas” junto à Praia do Molhe.
Local: Biblioteca da Universidade Portucalense
Data: até 24 de março

“Entre Raízes e as Origens” de Eduardo de Andrade
Esta exposição realiza-se no âmbito do projeto “O Meu País no Teu”, cofinanciado pelo FAMI – Fundo Asilo, Migração e Integração e pretende dar a conhecer criações artísticas e a cultura de nacionais de países terceiros a residirem em Portugal, como forma de promoção da convivência ao nível local e a sensibilização e promoção da cultura dos países de origem.
Local: Casa do Mundo – Porto Intercultural
Data: até 25 de março

Invisibilidades Urbanas
Os deserdados da sorte no espaço público’ é o título da exposição de 30 serigrafias de alto contraste de Mário Mesquita, professor da FAUP, que será apresentada de 16 de março a 21 de abril, no Átrio da Biblioteca da FAUP, integrada no projecto Riscotudo com curadoria dos professores da FAUP José Manuel Barbosa e José Maria Lopes.
Local: Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
Data: até 21 de abril

Isolino Vaz – Um traço inconfundível
Inserida nas comemorações do Centenário do Mestre Isolino Vaz (1922-1992), numa iniciativa conjunta do Município de Vila Nova de Gaia e da Associação Cultural Amigos de Gaia, com curadoria de José Silva e co-curadoria de Sérgio Vaz, esta exposição inclui pinturas a óleo, retratos em vários suportes, desenhos, os estudos para os vitrais da igreja do Monte da Virgem, ilustração, esculturas, medalhas e fotografias.
Local: Biblioteca Pública Municipal de Gaia
Data: até 22 de abril

Blanco – fotografias de Ramón Siscart
“O branco envolve os objetos e o simbolismo neles encerrado. Composições metafóricas, combinações impossíveis, surpresas visuais transmitem ao espectador um jogo enigmático de imagens que relatam as histórias do autor, construídas a partir de momentos e situações íntimas. Um branco que envolve a conceptualidade do quotidiano.”
Local: Centro Português de Fotografia
Data: até 30 de abril

A Cantiga é uma Arma
No âmbito das comemorações do 49º aniversário da revolução de 1974, focamos a nossa atenção na música de Intervenção. Compostas com o intuito de chamar a atenção de quem a ouve para um determinado problema de certo país, seja ele de origem social, política ou económica, tornou-se muito comum em Portugal durante os últimos anos do Estado Novo e no fervor revolucionário do pós 25 de Abril de 1974. Nesta categoria musical encontramos múltiplos grupos e artistas como a Banda do Casaco, Brigada Victor Jara, Carlos do Carmo, Francisco Fanhais, Vitorino, Janita Salomé, José Barata-Moura, Luís Represas, Mário Mata, José Jorge Letria ou José Mário Branco. Na impossibilidade de falarmos de todos, selecionamos onze nomes que demonstram bem a realidade musical daquela época.
Local: Fórum da Maia
Data: até 7 de maio

ESPETÁCULOS

A Estudante e o Sr. Henrique
O Sr. Henrique é um septuagenário mal-humorado que vive sozinho no seu apartamento em Lisboa. Paulo, seu único filho, preocupado com o isolamento do pai, convence-o a alugar um quarto a uma estudante. Constança é bela, de recursos escassos e está completamente perdida. O Sr. Henrique vai usá-la para pôr em prática um estranho plano que acabará por provocar o caos no seio da família. Uma comédia enternecedora sobre a fragilidade dos laços familiares, a bagagem que carregamos e os compromissos que fazemos com a nossa consciência para lidar com a distância que separa os nossos sonhos da vida que vai acontecendo.
Local: Teatro Sá da Bandeira
Data: até 26 de março
Hora: 21h00; 16h00

Foto: TUNA

As Bruxas de Salém
“As Bruxas de Salém foi um ato de desespero.” Palavras do dramaturgo Arthur Miller sobre a génese desta peça, baseada em factos históricos. Em 1692, na pequena comunidade americana de Salém, mulheres e homens são perseguidos e julgados por bruxaria. O rumor e a mentira incandescem e ninguém parece a salvo da acusação ou da vingança. Estreada em 1953, As Bruxas de Salém foi pensada como um paralelo às trevas do macarthismo que corroíam o coração da América, consumida pela febre anticomunista, que também vitimou Miller. Do seu epicentro – um fascínio primevo pela paranoia, que sacrifica indivíduos na sua fúria coletiva – ressoam hoje múltiplos ecos. É com ela que Nuno Cardoso prossegue a inquirição dos alicerces da vida em comunidade, num outro ensaio sobre a cegueira do homem social. De novo Miller: “Por debaixo das questões sobre justiça, a peça desenterra um caldo letal de sexualidade ilícita, medo do sobrenatural e manipulação política.”
Local: Teatro São João
Data: de 16 de março a 2 de abril

MAIS NOVOS

Dominguinhos
Sabes de uma coisa? Não precisas de gastar dinheiro para, no Dia do Pai, ofereceres ao teu mais-que-tudo o melhor presente do mundo. Nada o fará mais feliz do que algo feito por ti. No Dia do Pai, propomos-te um atelier em que vais fazer um desenho, plastificá-lo e transformá-lo num porta-chaves com a ajuda de um fio com uma argola. Será como se o teu pai pudesse levar o teu amor para todo o lado…
Local: MAR Shopping Matosinhos
Data: 19 de março
Hora: 11h00

Masha e o Urso
Local: 19 de março
Data: MAR Shopping Matosinhos
Hora: 14h30; 16h30

OUTROS EVENTOS

Saint Patrick’s do Armazém
O dia de São Patrício, Santo padroeiro da cerveja, não poderia ser esquecido no Armazém! E, mais que isso, esse ano a comemoração será inspirada na própria Irlanda. Siiim!!!! Teremos Cerveja Verde, Irish Stout e comida inspirada nos clássicos pubs irlandeses!!!! Mas não só! O nosso querido amigo, Vitor Hugo Meirelles, será responsável pelo Quizz Cervejeiro, cujo tema principal será a cultura irlandesa. E quem vier ao Armazém, devidamente fantasiado, terá uma cerveja verde (25cl.)
Local: Armazém da Cerveja – Craft Beer Bar & Shop
Data: 17 de março
Hora: 19h00

Celebração no Reino Independente dos Celtas
Dia 17, como manda a tradição, os guerreiros celebram St. Patrick com muita alegria, sangria de sidra verde, novos e surpreendentes petiscos e queimada galega.
Dia 18, a Deusa Ostara desce à terra num arco-íris para visitar o Endovélico e abençoar-nos com a brisa amena do amanhecer, a esperança e a abundância. Numa antecipação de Alban Eilir, honramos a Deusa com a queimada galega.
Local: Restaurante Sidraria Celta Endovélico
Data: 17 e 18 de março
Hora: entre as 19h00 e as 01h00

IX PORTINGALOISE – Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas
Um festival que conjuga criação/performance, formação e divulgação de trabalhos relacionados com o património coreográfico europeu do século XV ao século XIX. É promovido pela Portingaloise Associação Cultural e Artística em parceria com a Kale Companhia de Dança e o Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, e celebra em 2023, a sua 9ª Edição. Único em Portugal com essas características, privilegia a íntima relação entre a Dança e as demais artes do espetáculo no repertório antigo, este ano sob a temática das representações da dança ibérica no espaço peninsular. É composto por um Ciclo de Primavera e um Ciclo de Verão.
Local: Armazém22
Data: 18 de março
Hora: entre as 10h00 e as 17h30

Domingos na Casa do Cinema
Em exibição, os filmes “Nazaré, Praia de Pescadores”, “Douro, Faina Fluvial”, “Porto de Lisboa”, “Alfama, A Velha Lisboa”.
Local: Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira, Serralves
Data: 19 de março
Hora: 18h00

Rock Vadio
Os convidados desta noite são Bárbara Teixeira e Jóni Natis que nos trazem o seu Rock Vadio, uma noite de poesia e guitarra eléctrica semi-acústica – a não perder e sempre com open mic, por isso, já sabes, vem e traz um amigo também!
Local: Selina Porto
Data: 20 de março
Hora: 21h00

Uma noite com…
A Bruna Costa vem falar um pouco mais de si. Não é um confessionário, mas Uma Noite Com dirigida pela Anabela Cardoso. Uma conversa à volta da música que contará com a atuação desta que é uma das melhores vozes nacionais.
Local: CastleRock Pub & Hotel
Data: 21 de março
Hora: 21h30

CINANIMA on Tour
Este é um segmento do CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, cujo objetivo é o da divulgação do cinema de animação, no período que se segue a cada Edição anual do Festival.
Local: Maus Hábitos – Espaço de Intervenção Cultural
Data: 22 de março
Hora: 21h00

Príncipe das Trevas | Passos no Escuro
(EUA / 1987 / 102 min.)
Com “Príncipe das Trevas”, John Carpenter realizava o segundo filme da sua chamada “Trilogia do Apocalipse”, que inclui também “Veio do Outro Mundo” (The Thing) e “A Bíblia de Satanás” (In the Mouth of Madness). A inspiração para o filme que escreveu, realizou e musicou, chegou-lhe da física teórica, em particular da ideia de anti-matéria como metáfora para algo maléfico, criando um argumento que junta a ciência à mitologia religiosa. Depois do filme de fantasia e aventura, “As Aventuras de Jack Burton nas Garras do Mandarim” (Big Trouble in Little China), que para desespero do realizador foi comercializado como um clone de Indiana Jones, Carpenter voltava ao cinema de terror, em produções independentes, optando por se manter fora do controlo dos estúdios, assegurando controlo criativo. O filme será apresentado numa versão restaurada a partir dos negativos originais e legendado em português.
Local: Passos Manuel
Data: 22 de março
Hora: 22h00

FILMES

Great Yarmouth – Provisional Figures
Título Original: Great Yarmouth – Provisional Figures
De: Marco Martins
Com: Beatriz Batarda, Nuno Lopes, Kris Hitchen
Género: Drama
Classificação: M14
Outros dados: 113 minutos
Outubro de 2019, Great Yarmouth, Norfolk (Reino Unido). Três meses antes do Brexit. Centenas de imigrantes portugueses continuam a chegar a esta vila costeira semi-abandonada em busca de uma vida melhor. Tânia (a Mãe dos Portugueses), antiga trabalhadora das fábricas, está agora casada com um inglês e lidera uma rede de contratação de mão-de-obra barata vinda de Portugal para trabalhar nas fábricas de peru da região. Tânia vive da exploração dos emigrantes que instala nos decadentes hotéis da marginal na esperança de um dia vir a adquirir cidadania inglesa e deixar o negócio de alojamento dos imigrantes, transformando os hotéis do seu marido em residências para cidadãos seniores.

Shazam! Fúria dos Deuses
Título Original: Shazam! Fury of the Gods
De: David F. Sandberg
Com: Zachary Levi, Rachel Zegler, Helen Mirren
Género: Ação
Classificação: Classificação Etária Pendente
Outros dados: 132 minutos
Dotados com poderes dos Deuses, Billy Batson e a sua família adotiva ainda estão a aprender a gerir a vida adolescente com o alter-ego adulto de um Super-Herói. Quando as filhas de Atlas, um trio vingativo de antigos Deuses, chegam à Terra em busca da magia que lhes foi roubada, Billy aka Shazam! – e a sua família são obrigados a travar uma batalha para protegerem os seus superpoderes, as suas vidas e o destino do mundo.

Regresso a Seul
Título Original: Retour à Séoul
De: Davy Chou
Com: Park Ji-min, Oh Kwang-rok, Guka Han
Género: Drama
Classificação: M14
Outros dados: 119 minutos
Por impulso, Freddie, de 25 anos, regressa pela primeira vez à Coreia do Sul, onde nasceu. A jovem lança-se impetuosamente em busca das suas origens neste país que lhe é estranho, seguindo novos e inesperados rumos. Um filme de Davy Chou.

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz