PUB
Recheio 2024 Institucional

Sugestões 7 Dias

Sugestões 7 Dias

Ainda que a próxima semana se faça acompanhar de chuva, a VIVA! traz-lhe sugestões “abrigadas” para que a possa aproveitar ao máximo!

Além das que aqui apresentamos, destaque para a iniciativa “Cultura em Expansão”, que vai revelar a programação da sua próxima edição no dia 4 de março, às 19h00, na Associação de Moradores da Bouça. A revelação contará com o concerto de Bonga e DJ set de Helena Guedes, numa noite que promete fazer o público dançar.

Já no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, pelas 10h30, terá lugar no Centro Português de Fotografia a palestra “Mulheres fotógrafas no acervo CPF”, onde “Sónia Silva faz uma apresentação, tendo como pano de fundo imagens (…) feitas por mulheres fotógrafas e não só”. Nesta sessão, que celebra as mulheres, vão ser expostos “os arquivos de família, em particular o de Manuela de Mendonça”.

Serão 7 dias repletos de cultura e entretenimento. Divirta-se!

CONCERTOS

Ruído Roído
“Dor” é o primeiro disco de Ruído Roído. Carrega com ela a densidade de cinco longas viagens distintas que têm em comum a inquietude e a energia magnética de um noise com uma voltagem própria.
Local: Maus Hábitos – Espaço de Intervenção Cultural
Data: 3 de março
Hora: 21h00

And Also The Trees
Banda liderada pelos irmãos Jones fundada em 1979 de raíz Post Punk continua a ter como grande inspiração as paisagens rurais da sua terra natal, Worcestershire, como se confirma no magnífico novo álbum “The Bone Carver”, gravado entre Londres e Genebra nos últimos 3 anos.
Local: Hard Club
Data: 3 de março
Hora: 21h30

Pedro Santos & João Gusmão
Já são conhecidos de muita gente. E aqui já os tratamos por tu. O Pedro e João voltam ao castelo para tornar a tua sexta-feira memorável. Se sabes porquê, não faltes. Se não sabes porquê, reserva já o teu lugar para perceberes!
Local: CastleRock Pub & Hotel
Data: 3 de março
Hora: 22h30

Lollipots – Apresentação do EP “ Burning Bridges”
Romance e ferro-velho.
Nostalgia e Revolução.
Os volumes falam mais alto e a energia sente-se nas paredes.
Os Lollipots tocam rock, velho e sujo, diretamente dos 90 e com a agilidade de uma enguia que cheira a óleo de motor.
A raiva vem da contradição, do protesto, da necessidade de encontrar uma saída.
Um encontro a três, com tudo na mesa.
Local: Barracuda – Clube de Roque
Data: 3 de março
Hora: 23h00

Lotus
Acabado de nascer, Lotus reune quatro músicos que se admiram entre si mas que só agora coincidem, fundindo assim quatro universos musicais distintos mas cúmplices e familiares.
O ritual da improvisação e da interação espontânea alimenta-se das composições dos seus elementos, que como diferentes afluentes correm a dar vida a uma torrente mais larga.
Local: Espaço Porta-Jazz
Data: 4 de março
Hora: 19h00

Karirimbola
Um projeto criado pelo cearense Weskley Sousa e o paraense Cleison Monteiro, ambos do Brasil, atualmente residentes em Lisboa.
Neste concerto, somam suas bagagens musicais oriundas de suas regiões: o norte e o nordeste brasileiro. Ambos com uma carreira pautada na busca incessante pela reinvenção, exploram novas formas de tocar o violão, com foco na inovação rítmica, expressando suas identidades e autenticidades através de seus instrumentos. É inevitável as nuances contemporâneas nessa apresentação cheia de surpresas e histórias pra contar.
Local: Espaço Compasso
Data: 4 de março
Hora: 20h00

Wet Bed Gang
Eles são Kroa, Gson, Zizzy e Zara G., os porta-vozes de uma música que combina a força da ancestralidade com a irreverência do rap que levou a que um grupo de amigos se tornasse um dos maiores fenómenos da música em Portugal. Mais do que uma sonoridade única, os Wet Bed Gang representam a mistura, a multiculturalidade e o encontro entre África e Europa.
Local: Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota
Data: 4 de março
Hora: 21h00

John Black Wolf & The Bandits
O verdadeiro rock ao estilo americano com temas que parecem retirados de um filme de Tarantino. A entrada é gratuita, até ao limite da lotação da sala.
Local: Teatro Helena Sá e Costa
Data: 4 de março
Hora: 21h30

Bruno Santos
Uma viagem musical pelos anos 80, 90 e 2000, num espaço com o verdadeiro espírito de um irish pub, na companhia de uma Guinness fresca ou um dos melhores cocktails da cidade.
Local: Ryan’s Irish Pub
Data: 4 de março
Hora: 22h00

One Vision
Os One Vision são a banda-tributo mais contratada na Peninsula Iberica. Com 17 anos de existência, os One Vision já passaram a barreira dos 900 concertos em Portugal continental, Açores, Madeira e Espanha. Estão no Top mundial de bandas tributo com mais concertos.
E o que têm os One Vision para oferecer aos fãs portugueses dos Queen?
A voz na Peninsula Iberica mais semelhante ao grande Freddie Mercury, os melhores solos ao estilo de Brian May, presença, atitude, carisma, energia interminável, comunicação com o público. Estes factores fazem com que os concertos dos One Vision sejam uma experiência inesquecível e estejam praticamente todos esgotados.
Local: Mary Spot Vintage Bar
Data: 4 de março
Hora: 22h59

Francisco Sales
O músico, que em Inglaterra trabalhou de perto com os Incognito de Jean Paul Maunick, chamou Beatriz Nunes, cantora de jazz que chegou a integrar os Madredeus, para adicionar, pela primeira vez, vozes a composições da sua autoria. Neste trabalho que o compositor descreve como sendo mais cinematográfico e em que garante ter-se reinventado, a produção foi divida com Tiago Gomes.
Ao vivo, Francisco Sales vai apresentar-se, pela primeira vez, em trio, assumindo as guitarras, com Sandra Martins no violoncelo e voz, e Edu Mundo na bateria, percussões e voz.
Local: Coliseu
Data: 5 de março
Hora: 18h00

Warhaus
O projecto de Marten Devoldere (Balthazar) em estreia nacional no Porto traz consigo em tour o terceiro álbum de originais ‘Ha Ha Heartbreak’ depois de ‘We Fucked a Flame into Being’ (2016) e o álbum homónimo ‘Warhaus’ (2017).
Uma noite emotiva, sensual e envolvente em perspectiva.
Local: M.Ou.Co
Data: 5 de março
Hora: 21h00

António Zambujo e Yamandu Costa
Os músicos que assinalaram em concerto 200 anos da Independência do Brasil, celebrando a harmonia entre povos numa simbiose de ritmos lusófonos. Encontram-se novamente para continuar a trilhar o caminho que os une. Ao incorporar influências do cancioneiro brasileiro, António Zambujo derrubou fronteiras, reais e imaginárias. A sua música, primeiro forjada na tradição do cante alentejano e do fado, criou uma personalidade única e inspirou um novo ciclo na música portuguesa. Com apresentações inesquecíveis, Yamandu Costa carrega a marca da música do sul do continente americano e transita por diferentes géneros, formando com o seu violão de sete cordas uma rara simbiose.
Local: Casa da Música
Data: 8 de março
Hora: 21h00

Fake Music For Travellers
A palavra de ordem é fazer-nos viajar num complexo universo de múltiplas paisagens ou uma paisagem de múltiplos universos. Juntos trabalharam no projecto de música experimental CACO onde começaram a partilhar as influências dos mundos criados por Tangerine Dream ou Brian Eno.
Neste projecto focam-se nesses ambientes atmosféricos e de texturas pesadas e sensíveis com características cinematográficas com recurso à guitarra eléctrica e sintetizadores num processo de livre criação em tempo real.
Local: Maus Hábitos – Espaço de Intervenção Cultural
Data: 9 de março
Hora: 21h30

EXPOSIÇÕES

27.ª Exposição de Camélias do Porto
O ponto de encontro de produtores e apreciadores de camélias da cidade e da região. Entrada livre.
Local: Parque de São Roque
Data: 4 e 5 de março

Nazaré Álvares
Nas palavras de Valter Hugo Mãe, curador da exposição, “Estou convencido de que, desde Aurélia de Sousa, nenhuma pintora em Portugal se retratou com tão intensa urgência, tão incondicional frontalidade, quanto Nazaré Álvares”.

A casa arde e os esqueletos cortejam
A ninfa de incomparável beleza, por certo sagrada, que se banha em água doce e se seca nas almofadas da noite, julga o mal e o bem dos bichos cavalgando-lhes o pêlo. Depois vem a música, as chocalhadas, os apelos, o tinir da louça, o olhar da mãe, o relâmpago da glória, o falar de boca cheia, o fino palito e a simpatia dos dentes.
Exposição de Bárbara Fonte
Local: Sismógrafo Porto
Data: até 11 de março

Entre Nós
Entre as imagens e o som que povoam o espaço, podemos encontrar fragmentos e ligações de práticas como o trabalho manual, a educação pela arte e a relação imediata com a natureza. O visitante poderá conduzir o seu percurso entre universos e indícios que se dão aos sentidos num registo que está já entre nós – uma imersão dedicada ao livre-arbítrio.
Local: Palacete dos Viscondes de Balsemão
Data: até 12 de março

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Mescla
Rita Guedes, nasceu no Porto, atualmente usa o pseudónimo Rita Fugaz e apresenta um trabalho marcado pela linha e pelos tons azuis e verdes. A maior característica da sua arte pousa na criação de diferentes projetos de pintura aliados ao texto. Estas propostas têm servido para comunicar a sua visão sobre assuntos relacionados com o ser e com a natureza.
Propostas de diversas dimensões e conceitos são apresentados em conjunto: a pintura de um modo mais conceptual e espiritual e a ilustração, em forma de pintura, de uma forma mais prática e funcional. Todos os projetos são pensados e criados em momentos diferentes, fazem todos parte da mesma artista, mas existem e coexistem de forma independente. Pela primeira vez, acontecem no mesmo espaço e giram em torno de uma conversa de conhecimento e tentativa de ligação através de um fio que os guia e funde. Nesta exposição vamos encontrar três projetos de forma mais evidente: “Ser” (2021); “Leaves in Brasil” (2022); “Coleção Indiana” (2017-2022). Para além destes, também vemos ilustrações de cogumelos, alguns prints do projeto “Estou a Ler um livro em Branco” e pensamentos sobre a água como forma de identificação do ser humano.
Local: Gallery Hostel
Data: até 16 de março

“Quem conta um conto…”
“Quem conta um conto acrescenta um ponto” é um ditado popular que se utiliza para indicar que cada pessoa relata um mesmo acontecimento ou facto acrescentando pormenores da sua autoria. “Contar contos” é uma das expressões que melhor definem o trabalho da artista Paula Rego (Lisboa, 1935 – Londres, 2022); “acrescentar pontos” – no fundo aquilo que fazem todos os leitores e espectadores –, é a expressão que define com maior precisão os visitantes de exposições.
Local: Museu de Serralves
Data: até 16 de abril

Eira
Um projeto de fotografia e investigação de Nelson Miranda e com curadoria de Pablo Berástegui.
Local: Centro Português de Fotografia
Data: de 4 de março a 30 de abril

ESPETÁCULOS

Teatro da Palmilha Dentada & Interferência | Cosi run tutti
Era para ser uma ópera contemporânea, o cruzamento das estéticas e linguagens do teatro da Palmilha Dentada e da Interferência a que, ainda por cima, se acrescentava a riqueza e a modernidade dos meios audiovisuais, numa linguagem que não chegando a ser kitsch, era garante de uma modernidade oportuna. Infelizmente a coisa correu mal. Não é fácil o cruzamento entre o humor da Palmilha e a erudição da música contemporânea da Interferência. Nem os músicos representavam, nem os atores tinham ritmo e principalmente ninguém cantava, coisa que, apesar de todas as estéticas modernas, continua a ser fundamental na montagem de uma ópera, mesmo que contemporânea, mesmo que com meios audiovisuais, mesmo que quase kitsch. Mas, apesar de tudo, o resultado final tem música, humor e cantoria. Já o Mozart está inocente de toda esta confusão.
Local: Teatro Municipal do Porto | Rivoli
Data: 3 e 4 de março
Hora: 19h30

Uma Ideia de Justiça
O que é a justiça? E a injustiça? Uma Ideia de Justiça, de Joana Providência, com texto de Isabel Minhós Martins, é um espetáculo que traz estas perguntas literalmente para cima da mesa, uma mesa onde se tenta construir uma noção de justiça. À sua volta, há cadeiras especiais para sentar toda a gente: os que têm pernas compridas, os que não conseguem estar quietos, os que vêm sempre e os que não costumam ser convidados. Sobre ela, vários adereços: por exemplo, uma travessa cheia de fruta. Quem tem mais fome? Quem ainda não comeu? Quem tem direito a esta fruta? Levantam-se interrogações parecidas quando são direitos, deveres ou liberdades o que está em cima da mesa. Ao abordar questões como a diversidade, a escolha, a igualdade e a liberdade, o espetáculo quer ser uma ferramenta de construção de justiça. E responder à interpelação de Sophia de Mello Breyner: “Aquele que vê o espantoso esplendor do mundo é logicamente levado a ver o espantoso sofrimento do mundo.”
Local: Teatro Carlos Alberto
Data: de 7 a 11 de março
Hora: 11h00; 15h00; 19h00

A Estudante e o Sr. Henrique
O Sr. Henrique é um septuagenário mal-humorado que vive sozinho no seu apartamento em Lisboa. Paulo, seu único filho, preocupado com o isolamento do pai, convence-o a alugar um quarto a uma estudante. Constança é bela, de recursos escassos e está completamente perdida. O Sr. Henrique vai usá-la para pôr em prática um estranho plano que acabará por provocar o caos no seio da família. Uma comédia enternecedora sobre a fragilidade dos laços familiares, a bagagem que carregamos e os compromissos que fazemos com a nossa consciência para lidar com a distância que separa os nossos sonhos da vida que vai acontecendo.
Local: Teatro Sá da Bandeira
Data: até 26 de março
Hora: 21h00; 16h00

MAIS NOVOS

Fitinhas
“Sonic 2: O Filme”. O ouriço azul mais conhecido do planeta está de volta para um novo nível de aventura. Depois de se instalar em Green Hills, Sonic está determinado a provar que está à altura de um verdadeiro herói, e o verdadeiro teste surge com o regresso de Dr. Robotnik, desta vez com um novo parceiro, Knuckles, em busca de uma esmeralda que tem o poder de destruir civilizações. Sonic, com a ajuda de Tails, embarca numa supermissão à escala global, para tentar encontrar a esmeralda antes que esta caia nas mãos erradas.
Local: MAR Shopping Matosinhos
Data: 4 de março
Hora: 10h30

Oficina: Que Cheirinho Anda No Ar?
Quem não gosta de sentir no ar o cheirinho a lavado? Pois há muito, muito tempo eram os próprios médicos que aconselhavam a que não se tomassem muitos banhos, acreditam? E se as pessoas não tinham água dentro de casa, como tomavam banho? A partir de um conjunto de objetos da coleção do Museu Guerra Junqueiro, ligados à higiene do corpo, vamos descobrir que andar asseado e perfumado nem sempre fez parte dos hábitos das famílias!
Local: Museu Guerra Junqueiro
Data: 4 de março
Hora: 11h00

Histórias Fiadas
Hora do conto: Sábados mágicos, histórias divertidas, fantasia e imaginação, contos maravilhosos e muita animação. A Biblioteca espera por ti com incríveis leituras para toda a família.
Local: Biblioteca Municipal da Maia
Data: 4 de março
Hora: 11h30

Dominguinhos
“Hora do conto – A ovelhinha preta”: Este livro conta as aventuras de uma ovelhinha preta e como salvou todo o rebanho durante a tempestade de neve e deu ao pastor uma ideia brilhante. Um livro sobre a igualdade e a diferença, com desenhos a preto e branco.
Local: MAR Shopping Matosinhos
Data: 5 de março
Hora: 11h30

OUTROS EVENTOS

Poetria nights
Desta vez a convidada é a pianista Joana Gama, que nos vai apresentar o seu mais recente trabalho, o áudio-livro “As árvores não têm pernas para andar”, acompanhada pelo seu toy piano.
Vai ser uma noite imperdível, para a qual estão todos convidados e no final, já sabem, temos sempre open mic, por isso vem e traz um amigo também!
Local: Selina Porto
Data: 6 de março
Hora: 21h00

Mercadinho do Bebé
A Mamãs e Bebés organiza mais uma edição do Mercadinho do Bebé, um dia dedicado às futuras e recém-mamãs, onde irão decorrer inúmeras atividades, ofertas e promoções nas melhores marcas e lojas de puericultura, ideais para que os Papás possam criar o enxoval do seu bebé. A mamã também poderá usufruir de atividades de bem-estar, como sessões de Pilates e sessões de relaxamento, para que possa cuidar do seu corpo e mente. Há ainda diversas experiências para as mamãs desfrutarem da sua gravidez tais como as ecografias emocionais 5D, sessões fotográficas e sessões de maquilhagem. Já os workshops, também eles grátis e palestrados por profissionais de referência, vão recair em temas como a mala da maternidade, a segurança infantil rodoviária e a amamentação, entre outros.
Local: Alfândega do Porto
Data: 4 de março
Hora: entre as 10h00 e as 19h00

Cinema: Yes, Madam | Passos no Escuro
Duas agentes policiais unem esforços para lutar contra as tríades chinesas. Um argumento simples que se torna apenas veículo para a espetacularidade das artes-marciais, que se vão revezando com um estilo de humor muito próprio do cinema de Hong Kong.
Local: Passos Manuel
Data: 8 de março
Hora: 22h00

FILMES

A Arte de Morrer Longe
Título Original: A Arte de Morrer Longe
De: Júlio Alves
Com: Ana Moreira, Pedro Lacerda, Custódia Gallego
Género: Drama
Classificação: M12
Outros dados: 90 minutos
Adaptando uma obra do escritor Mário de Carvalho, Júlio Alves ensaia uma comédia agridoce sobre as relações conjugais, as separações e a comunicação. Arnaldo (Pedro Lacerda) e Bárbara (Ana Moreira) pretendem terminar a sua relação. Não sabemos o motivo, apenas que ambos partilham a “paternidade” de uma tartaruga. Quem ficará com a tartaruga? Para onde quererá ela ir? Num jogo do empurra, o animal segue o seu caminho.

A Baleia
Título Original: The Whale
De: Darren Aronofsky
Com: Brendan Fraser, Sadie Sink, Hong Chau
Género: Drama
Classificação: M16
Outros dados: 117 minutos
Darren Aronofsky traz-nos a história de um professor de inglês recluso que vive com grave obesidade e que tenta recuperar a relação com a sua filha adolescente, numa última oportunidade de redenção. Baseado na aclamada peça de Samuel D. Hunter, o filme é vencedor de três prémios no Festival de Veneza de 2022.

Águas do Pastaza
Título Original: Juunt Pastaza Entsari
De: Inês T. Alves
Com: –
Género: Documentário
Classificação: M12
Outros dados: 61 minutos
É junto ao rio Pastaza, que viaja do Equador ao Peru, que encontramos a comunidade Achua que Inês T. Alves visitou sem intenção, necessariamente, de fazer um filme. Mas a curiosidade e a independência das crianças que conheceu — fluentes na prática da pesca, cozinha ou artesanato — deu origem a este trabalho.

Creed III
Título Original: Creed III
De: Michael B. Jordan
Com: Michael B. Jordan, Tessa Thompson, Jonathan Majors
Género: Drama
Classificação: M12
Outros dados: 117 minutos
Após conquistar o mundo do boxe, Adonis Creed prospera na sua carreira e na sua vida pessoal. Quando um amigo de infância e antigo prodígio do boxe, Damian, reaparece após cumprir uma longa pena na prisão, ele está ansioso para provar que merece a sua oportunidade no ringue. O confronto entre ex-amigos é mais do que uma luta. Para ajustar contas, Adonis aposta o seu futuro no combate com Damian – um lutador que não tem nada a perder.

Mascarade
Título Original: Mascarade
De: Nicolas Bedos
Com: Pierre Niney, Isabelle Adjani, François Cluzet
Género: Drama
Classificação: M14
Outros dados: 134 minutos
Quando um jovem gigolo se apaixona por uma irresistível vigarista, um esquema desonesto é concebido à luz do sol escaldante da Côte d’Azur. Na busca de uma vida de luxo, irão os dois amantes tão longe ao ponto de sacrificar o sustento de uma estrela de cinema reformada e um agente imobiliário?

Quem Matou Laura Paula
Título Original: Quem Matou Laura Paula
De: João Capela
Com: Carlos Areia, Carlos Morais, António Fortuna
Género: Comédia
Classificação: M14
Outros dados: 102 minutos
A alucinante investigação do ex-agente da PSP, agora na reforma, Sr. Tó Manel, conhecido nos meandros do crime como o Poirot do Marco de Canaveses, sobre a freira Laura Paula que aparece misteriosamente morta no fundo de uma ravina, com um cabo de cebolas enrolado no pescoço. Todo o filme vai sendo uma alegre e divertida paródia, com muita gente suspeita e muita confusão à mistura: a família aristocrata falida do Douro, os parolos da Quinta da Casa Velha, o Castelo do Reino da Penys Silvânia, o desesperado por sexo e claro, o sagrado Convento de Queijo Flamengo, onde tudo acontece!

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem