PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Sugestões 7 Dias

Sugestões 7 Dias

Com fevereiro a chegar ao fim, a VIVA! traz-lhe variadas sugestões de cultura e entretenimento, para todos os gostos e idades, que vão desde concertos e espetáculos a exposições, cinema e eventos dedicados à poesia.

Além destas, pode, ainda, aproveitar a manhã de sábado, dia 25 de fevereiro, para ouvir o álbum “Off The Wall” de Michael Jackson. O disco foi selecionado por Marta Bateira, conhecida como Beatriz Gosta, e estará disponível para audição coletiva no evento “Escuta Ativa” da Fonoteca Municipal do Porto, a partir das 11h00.

Ou, se pretender viajar no tempo, pode visitar a 44ª Feira Expo-Feira do Colecionismo que terá lugar no Centro Comercial Cedofeita, também a 25 de fevereiro, entre as 10h00 e as 18h00. A entrada é livre e lá poderá encontrar “discos, moedas, canetas, notas, selos, medalhas, posters e muito mais”, neste evento que promete apelar à nostalgia dos visitantes.

Esta é a última semana do mês. Faça-a valer a pena!

CONCERTOS

Nati Nita
Nati Nita é uma cantautora que presentemente mora em Berlim. Cresceu nas montanhas da Geórgia e as suas memórias de infância estão repletas de canto polifónico da sua mãe e dos seus irmãos e irmãs. Ela descobriu a sua própria voz e a guitarra como instrumento mais tarde, nas suas viagens pelo mundo. Escreve canções em inglês e georgiano. Nati toca profundamente a sua audiência com o seu canto e convida-a a mergulhar no seu próprio mundo interior de sentimentos, a questionarem-se, a sonhar.
Local: Casa da Horta – associação cultural
Data: 24 de fevereiro
Hora: 20h30

Blame Zeus
Um concerto que contará com uma grande parte do repertório destes quase 13 anos!
Local: Auditório Municipal de Gondomar
Data: 24 de fevereiro
Hora: 21h30

Bruna Costa
A Bruna volta ao teu castelo para mais uma noite com o melhor: o melhor ambiente, o melhor menu de bebidas e a melhor música… O melhor é estares cá para assistires a tudo!
Local: CastleRock Pub & Hotel
Data: 24 de fevereiro
Hora: 22h30

Apostles Of The Eternal Fire IV
The Ominous Circle são considerados uma das bandas incontornáveis no que toca ao death metal no contigente nacional da música pesada, com o seu álbum Appaling Ascension (2017), conquistaram um significante número de admiradores tanto a nível nacional como internacional. E vão presentear-nos com mais uma das suas performances enigmáticas e avassaladores que não deixam ninguém indiferente. Os Dead Congregation apresentam-se em palco para uma estrondosa atuação. A brutalidade do seu death metal é algo admirável e aliciante aos fãs devotos do metal extremo. Pestifer são dos actos mais blasfemos de Portugal. O seu explosivo death metal old school estará pronto para desencadear o caos no Porto mais uma vez. Law of Contagion, erguendo-se dos reinos mais profundos, trazem um ritual de black / death metal, conjurando litanias sombrias de adoração à morte e devoção luciferiana sobre o Porto.
Local: Hard Club
Data: 25 de fevereiro
Hora: 20h00

Janela sobre a China
Lu Yanan é mestre de dois instrumentos: a pipa, da família dos alaúdes, com quatro cordas e uma escala que se prolonga generosamente do braço do instrumento para a caixa de ressonância, com trastes altos que facilitam a execução de efeitos expressivos, e o guzheng, da família das cítaras, de forma oblonga, em que as cordas (entre 21 e 26), presas nas extremidades da caixa de ressonância, passam por um cavalete que determina a altura da nota. Tocado de uma forma básica, no guzheng a mão direita tange a corda livre, produzindo uma nota, e a esquerda, por pressão no outro segmento da corda, executa alterações desse tom.
Local: Casa Comum – Cultura U.Porto
Data: 25 de fevereiro
Hora: 21h30

O Xico e El Toro
Um projeto de dois amigos que se vão reencontrando depois de longos períodos. O Duo apresenta melodias conhecidas e composições de improvisação. O estilo musical tem como base o jazz, em ambas as direções: latino e funk.
Local: Macaréu
Data: 25 de fevereiro
Hora: 21h30

Balklavalhau
O carnaval não tem fim, preparem as forças dançantes que a festa vai ser em grande;)
Lançamento do EP dos Balklavalhau BKVL que também nos vão mostrar o seu videoclipe novo e festa festa festa com Balskandal e o misterioso DJ Makumbianu
Local: Casa do Salgueiros
Data: 25 de fevereiro
Hora: 22h00

Easy Sundays
Ao domingo é fácil gostar de ouvir música. O Tozé Freitas e o Paulino Garcia encontram-se para tocar para ti e terminar da melhor forma o teu fim de semana. Junta-te a eles!
Local: CastleRock Pub & Hotel
Data: 26 de fevereiro
Hora: 21h30

Ville Valo
O icónico líder e estratega dos finlandeses HIM, regressa por fim a Portugal para apresentar o seu novo projeto a solo – VV. Inspirado pelos poetas, de Poe a Bukowski, e tingido por uma propensão para a tristeza perfumada do doom, com a sua banda, Valo criou oito álbuns que lhe valeram mais de dez milhões de discos vendidos, uma nomeação para os Grammy, inúmeras capas de revistas, aclamação da crítica e a veneração de uma geração.
Local: Hard Club
Data: 27 de fevereiro
Hora: 20h00

Carlos Azevedo + Miguel Meirinhos
Sendo o Jazz uma linguagem comum aos intérpretes, estes irão tocar temas que partem da folha em branco, esperando que desta viagem resulte uma narrativa coerente, mas efémera. Um evento Porta-Jazz.
Local: Maus Hábitos – Espaço de Intervenção Cultural
Data: 28 de fevereiro
Hora: 21h00

First Breath After Coma e Noiserv
Juntos, em palco, desconstruiram ou reconstruiram temas de ambos, cruzando o ambiente cinematográfico e explosivo de First Breath After Coma com as texturas e melodias de Noiserv. Deixaram imensas saudades e chegaram a lançar um vinil como registo e celebração. A pedido de muitas famílias, voltaram a juntar-se em palco no início de 2023, esgotando salas e teatros.
Local: Hard Club
Data: 2 de março
Hora: 21h30

Tyroliro
‘JABALIʼ é o novo trabalho de originais de TYROLIRO, alter-ego e projeto a solo do músico vimaranense Giliano Boucinha, conhecido por projetos como Paraguaii, Utter, Colibri ou parte integrante de Captain Boy.
Depois de ‘TU ÉS BRUTEʼ editado em 2020, este novo trabalho apresenta-se com o single de avanço Leite Sagrado Virgem Extra Curado, o mote perfeito para entrarmos na homilia dançável que é JABALI. Há um quê de desafiador constante na lírica, ao longo de todo o disco, que coloca em perspetiva as noções mundanas de religião, fé, convicção e da nossa própria existência.
Local: Maus Hábitos – Espaço de Intervenção Cultural
Data: 2 de março
Hora: 21h30

EXPOSIÇÕES

“NÃO” – Desenhos e Objetos
Os trabalhos apresentados, de Humberto Nelson, desenhador gráfico e artista ecologista natural do Porto, refletem um pouco a reflexão antropológica da civilização.; a negação ao estabelecido através da criação artística.
Local: Cooperativa Árvore
Data: até 5 de março

A casa arde e os esqueletos cortejam
A ninfa de incomparável beleza, por certo sagrada, que se banha em água doce e se seca nas almofadas da noite, julga o mal e o bem dos bichos cavalgando-lhes o pêlo. Depois vem a música, as chocalhadas, os apelos, o tinir da louça, o olhar da mãe, o relâmpago da glória, o falar de boca cheia, o fino palito e a simpatia dos dentes.
Exposição de Bárbara Fonte
Local: Sismógrafo Porto
Data: até 11 de março

Entre Nós
Entre as imagens e o som que povoam o espaço, podemos encontrar fragmentos e ligações de práticas como o trabalho manual, a educação pela arte e a relação imediata com a natureza. O visitante poderá conduzir o seu percurso entre universos e indícios que se dão aos sentidos num registo que está já entre nós – uma imersão dedicada ao livre-arbítrio.
Local: Palacete dos Viscondes de Balsemão
Data: até 12 de março

Mescla
Rita Guedes, nasceu no Porto, atualmente usa o pseudónimo Rita Fugaz e apresenta um trabalho marcado pela linha e pelos tons azuis e verdes. A maior característica da sua arte pousa na criação de diferentes projetos de pintura aliados ao texto. Estas propostas têm servido para comunicar a sua visão sobre assuntos relacionados com o ser e com a natureza.
Propostas de diversas dimensões e conceitos são apresentados em conjunto: a pintura de um modo mais conceptual e espiritual e a ilustração, em forma de pintura, de uma forma mais prática e funcional. Todos os projetos são pensados e criados em momentos diferentes, fazem todos parte da mesma artista, mas existem e coexistem de forma independente. Pela primeira vez, acontecem no mesmo espaço e giram em torno de uma conversa de conhecimento e tentativa de ligação através de um fio que os guia e funde. Nesta exposição vamos encontrar três projetos de forma mais evidente: “Ser” (2021); “Leaves in Brasil” (2022); “Coleção Indiana” (2017-2022). Para além destes, também vemos ilustrações de cogumelos, alguns prints do projeto “Estou a Ler um livro em Branco” e pensamentos sobre a água como forma de identificação do ser humano.
Local: Gallery Hostel
Data: até 16 de março

“Entre Raízes e as Origens” de Eduardo de Andrade
Esta exposição realiza-se no âmbito do projeto “O Meu País no Teu”, cofinanciado pelo FAMI – Fundo Asilo, Migração e Integração e pretende dar a conhecer criações artísticas e a cultura de nacionais de países terceiros a residirem em Portugal, como forma de promoção da convivência ao nível local e a sensibilização e promoção da cultura dos países de origem.
Local: Casa do Mundo – Porto Intercultural
Data: até 25 de março

Algo me atravessa à velocidade da luz
António Lago revê o seu percurso de encenador e performer, partilha mais de duas dezenas de criações, apresentadas ao longo dos últimos 25 anos, em diversos espaços institucionais como o Rivoli, Teatro Municipal Campo Alegre, Galeria Quadrum, Galeria Solar, Fórum da Maia ou Passos Manuel e espaços geridos ou programados por artistas como a REAL, Plataforma Revólver, os Maus Hábitos, Salão Olímpico, CCOP e o MIRA.
Local: Espaço MIRA
Data: de 25 de fevereiro a 8 de abril
Hora: de quarta-feira a sábado das 15h00 às 19h00

Isolino Vaz – Um traço inconfundível
Inserida nas comemorações do Centenário do Mestre Isolino Vaz (1922-1992), numa iniciativa conjunta do Município de Vila Nova de Gaia e da Associação Cultural Amigos de Gaia, com curadoria de José Silva e co-curadoria de Sérgio Vaz, esta exposição inclui pinturas a óleo, retratos em vários suportes, desenhos, os estudos para os vitrais da igreja do Monte da Virgem, ilustração, esculturas, medalhas e fotografias.
Local: Biblioteca Pública Municipal de Gaia
Data: até 22 de abril

Blanco – fotografias de Ramón Siscart
“O branco envolve os objetos e o simbolismo neles encerrado. Composições metafóricas, combinações impossíveis, surpresas visuais transmitem ao espectador um jogo enigmático de imagens que relatam as histórias do autor, construídas a partir de momentos e situações íntimas. Um branco que envolve a conceptualidade do quotidiano.”
Local: Centro Português de Fotografia
Data: até 30 de abril

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

ESPETÁCULOS

Foto: Instagram Diogo Batáguas

LOL – Festival de Rir | Diogo Batáguas
Depois da web-série, o espetáculo de Stand Up Comedy de Diogo Batáguas nos palcos. Diogo Batáguas é um humorista que se vê envolvido em diversos processos judiciais e que é processado por um famoso artista pop, por um juiz mediático e com várias outras ameaças à perna. No espetáculo, o Diogo procura a sua defesa e mostra o seu ponto de vista sobre a situação em que se viu enredado. Quais as suas dificuldades, dúvidas, questões relativas à liberdade de expressão e diligências jurídicas, numa construção de monólogo humorístico, em que fará uma introspeção relativamente àquilo que foi a sua conduta. Das suas próprias dúvidas e tentações, sairá a sua verdade.
Local: Forum Cultural de Ermesinde
Data: 24 de fevereiro
Hora: 21h00

Iokasté
Coprodução checo-eslovaca, com texto e encenação do eslovaco Lukáš Brutovský, equipa artística e elenco mistos, falada em ambas as línguas, Iokasté foca-se nesta figura da mitologia grega. Ao dar-lhe a centralidade e a voz que nunca teve, o espetáculo conta a história de uma rainha sempre relegada para “as margens pelos homens, personagens teatrais e autores.” Mesmo em Édipo Rei, Sófocles só confere a Jocasta um protagonismo enviesado, quando o seu suicídio é descrito por um mensageiro. Iokasté contrapõe uma visão feminista, um confronto entre a Antiguidade e o presente, o mito e o #MeToo. Tirando partido da similitude e da diferença das línguas checa e eslovaca, combinando a poesia de um texto contemporâneo com uma forte componente visual e de movimento, Iokasté investiga as raízes da misoginia, do antifeminismo e da masculinidade tóxica, de Sófocles a Donald Trump.
Local: Teatro Carlos Alberto
Data: 24 e 25 de fevereiro
Hora: 21h00 e 19h00

Foto: Facebook Gilmário Vemba

LOL – Festival de Rir | Gilmário Vemba
TEMAS, é o mais recente espetáculo de Gilmário Vemba, que nos promete surpreender!
Ao longo de um ano, Gilmário irá apresentar-nos um espetáculo completamente novo todas as semanas. Família, Guerra, Supermercados, Heróis, Invasões Alien, e tantos mais; são só algumas das coisas iremos puder ouvir neste novo espetáculo. Curiosos?
Local: Forum Cultural de Ermesinde
Data: 25 de fevereiro
Hora: 21h00

CATS – The one. The only. The original.
Baseado na obra de TS Eliot “Old Possum’s Book of Practical Cats”, CATS é um musical sobre a vida de um grupo de gatos, seus amores, arrelias e tropelias, que se confronta com o regresso de Grizabella, a gata que teve a coragem de abandonar a família para conhecer o mundo mas que as saudades trazem de volta. Será que é aceite?
Local: Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota
Data: até 26 de fevereiro
Hora: 21h00; 16h00; 11h00

MAIS NOVOS

Pinóquio
Carlo Collodi escreveu uma das mais fascinantes histórias infantis de sempre, Pinóquio. 140 anos depois, revemos a história do boneco de madeira, a sua mensagem, e transformamo-la num espectáculo musical adaptado aos nossos dias e vocacionado para o público dos Primeiros Concertos.
Local: Casa da Música
Data: 26 de fevereiro
Hora: 10h00, 11h30 e 16h00

Concertos em Família
A Orquestra de Câmara do Conservatório Regional de Gaia, dirigida pelo Professor Valter Mateus, vai demonstrar como tocar um instrumento pode ser tão divertido como brincar.
Local: Cine-Teatro Eduardo Brazão
Data: 26 de fevereiro
Hora: 11h00

Gotham City
Não há super-herói como Batman. Muito inteligente e forte, o poder de Batman não advém do facto de ser oriundo de outro planeta. A sua grande arma é uma mente brilhante, o seu cinto e… claro, o Batmóvel. Além disso, Batman é multimilionário, não precisaria de fazer nada na vida, mas ele opta por salvar Gotham City do lado negro do mal, o que o torna num ícone inspiracional.
Aqui as crianças encontrarão uma exposição com oito esculturas em tamanho real de alguns dos Batman’s mais famosos dos seus mais de 80 anos de história. Conta, ainda, com a exposição oficial de diferentes elementos em mini escala, associados a Batman, como os seus inimigos, o Batmóvel, os gadgets que o super-herói usa, as suas máscaras e muito mais.
E, claro, haverá um espaço dedicado aos jogos oficiais do Batman. Traz a tua família e os teus amigos e “mergulha” no universo de Gotham City. As férias de Carnaval servem para isso mesmo. Prepara-te porque obviamente as fotos para as redes sociais não foram descuradas e haverá uma photowall para as memórias mais instagramáveis do ano!
Local: MAR Shopping Matosinhos
Data: até 26 de fevereiro
Hora: de domingo a quinta-feira das 14h00 às 21h00; sexta-feira, sábado e domingo das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 21h00

Dominguinhos
Um atelier de artes plásticas em que perceberás que o papel de cozinha, além de dar muito jeito lá em casa, pode ser usado por ti e pela tua imensa imaginação para outras atividades. Se reparares, os papéis têm diferentes padrões que vamos pintar e preencher por pontos com marcadores. No final, criaremos uma manta divertida, que poderás usar para cobrir bem os teus bonecos.
Local: MAR Shopping Matosinhos
Data: 26 de fevereiro
Hora: 11h00

LEGO® City
As crianças são convidadas a construir a sua própria cidade, com escolas, hospitais e até bombeiros e polícia.
Local: MAR Shopping Matosinhos
Data: 28 de fevereiro

OUTROS EVENTOS

Os Barbosas + Lília Lopes
Apresentação do livro “O Meu Verbo é Ir”, de Lília Lopes e concerto d’Os Barbosas
Local: Maldatesta
Data: 24 de fevereiro
Hora: 21h00

“Os Pés Não Têm Céu” de Pedro Pires
Apresentação do livro de poesia do autor. Contaremos ainda com a presença do designer José Mendes, bem como dos artistas Miguel Januário e Marco Dias, que farão leituras do livro com a convidada Alexandra Aires.
Local: Poetria
Data: 25 de fevereiro
Hora: 16h30

“O Alquimista e a Runa” de Mário Velho
Apresentação do livro do autor.
Local: Hotel Cristal Porto
Data: 26 de fevereiro
Hora: 17h30

Essência do Vinho
Local: Palácio da Bolsa
Data: Até 26 de fevereiro

Uma noite com…
A Bruna Costa recebe o John Black Wolf no nosso castelo para uma conversa à volta da música. Um evento que promete revelações e muita partilha.
Local: CastleRock Pub & Hotel
Data: 28 de fevereiro
Hora: 21h30

Caso Contrário
Uma dupla de comédia de Coimbra, composta por Rafu e Filipa.
O Rafu nasceu no Brasil, a mãe é angolana, a avó portuguesa e às vezes vê-se russo com isso. Foi vocalista de uma banda, o que lhe valeu o primeiro emprego e a falta de vida própria. Deixou Lisboa porque estava cansado de pedir uma torrada em inglês. Trabalha muito, ganha pouco e só precisa de uma oportunidade (e algum dinheiro, vá). Fez de padre numa curta metragem, foi o mais próximo que esteve de ser santo.
A mãe da Filipa no dia em que nasceu queixou-se à médica que ninguém a ajuda e que ela é que tem de fazer tudo lá em casa. A primeira palavra que a Filipa aprendeu foi “enff-im” e a sua primeira interjeição foi “ugh!“. É licenciada em Estudos Artísticos, e sabe falar alemão, de forma a enriquecer o currículo para quando se candidatasse a uma caixa de supermercado. O stand up comedy surgiu por livre e espontânea pressão dos amigos. Ela serve muitas vezes como memória externa dos amigos e relembra-os sempre que devem ganhar trompas de Falópio (ganhar tomates é muito datado e masculino).
Local: Sarcastic Porto
Data: 28 de fevereiro
Hora: 22h00

Quintas de Leitura | Poesia, o último farol nos mares que sobem
Esta sessão, inspirada num verso de Lawrence Ferlinghetti, é o resultado incendiário dessas revelações, algumas delas surpreendentes. 22 poetas convocados, 22 vozes comunicantes da moderna poesia portuguesa, 22 poemas imperecíveis, a suprema convicção de que “a poesia dá palavras ao coração”. Esta sessão é um grito do coração.
Local: Teatro Campo Alegre
Data: 2 de março
Hora: 22h00

FILMES

Missing – Desaparecida
Título Original: Missing
De: Nicholas D. Johnson, Will Merrick
Com: Nia Long, Storm Reid, Joaquim de Almeida
Género: Thriller
Classificação: Classificação Etária Pendente
Outros dados: 112 minutos
Durante umas férias na Colômbia, Grace e o seu namorado desaparecem. A sua filha, June quer saber o que aconteceu, mas os seus esforços são bloqueados pela burocracia internacional. Em Los Angeles, a milhares de quilómetros do local do desaparecimento, June utiliza toda a tecnologia que tem disponível ao seu alcance para encontrar a mãe antes que seja demasiado tarde. Quanto mais investiga, mais questões surgem… e ao descobrir os segredos da mãe, percebe que o verdadeiro perigo está bem mais perto de casa do que imaginava.

Lamborghini – O Homem por detrás da Lenda
Título Original: Lamborghini: The Man Behind the Legend
De: Bobby Moresco
Com: Frank Grillo, Mira Sorvino, Gabriel Byrne
Género: Biografia
Classificação: M12
Outros dados: 97 minutos
Na Itália do pós-guerra, o filme acompanha a complexa transformação do país de Ferruccio Lamborghini. Desde o modesto início na construção de tratores até à rivalidade com Enzo Ferrari, o seu génio inigualável fez dele um verdadeiro ícone na indústria automóvel. No entanto, as paixões também abalariam a sua vida pessoal, cheia de romance e tragédia. Com um estilo narrativo próprio e um design visual imaginativo, “Lamborghini: O Homem por Trás da Lenda” conta como Ferruccio Lamborghini deixou a sua marca na história dos automóveis de luxo.

Nostalgia
Título Original: Nostalgia
De: Mario Martone
Com: Pierfrancesco Favino, Francesco Di Leva, Tommaso Ragno
Género: Drama
Classificação: M12
Outros dados: 118 minutos
Depois de vários anos a viver no Egipto, Felice Lasco retorna a Nápoles para reencontrar a mãe idosa que havia abandonado sem aviso quando ainda era adolescente. De volta à sua cidade natal, perde-se entre as pedras das casas e as igrejas do bairro de Sanità, imerso nas palavras de uma língua que agora percebe como estrangeira, mas que na verdade é a sua. Parece arrebatado por um estranho fascínio, e as memórias de uma vida distante que passou com Oreste – o seu melhor amigo de infância, com quem partilha um segredo – regressam ao seu âmago. Quando se torna evidente que Nápoles representa uma vida perdida para ele e que deve voltar o mais rapidamente possível para o lugar de onde veio, Felice vê-se tomado pela força invencível da nostalgia.

O Urso do Pó Branco
Título Original: Cocaine Bear
De: Elizabeth Banks
Com: Ray Liotta, Keri Russell, Alden Ehrenreich
Género: Thriller
Classificação: M16
Outros dados: 95 minutos
Uma comédia negra e selvagem, realizada por Elizabeth Banks, inspirada na história verídica do despiste do avião de um traficante de droga ocorrido em 1985, no qual a cocaína perdida foi consumida por um urso negro. Nesta comédia, deparamo-nos com um grupo bizarro de polícias, criminosos, turistas e adolescentes perdidos na floresta da Georgia onde um predador, com mais de 200kgs, terá ingerido uma quantidade monstruosa de cocaína…

Viver
Título Original: Living
De: Oliver Hermanus
Com: Bill Nighy, Aimee Lou Wood, Alex Sharp
Género: Drama
Classificação: M12
Outros dados: 102 minutos
1953. Numa Londres destruída pela Segunda Guerra Mundial, Williams, um funcionário público veterano, é uma peça impotente na engrenagem burocrática de uma cidade que luta para se reconstruir. Enterrado em papelada no escritório, William sente há muito que leva uma existência vazia e sem sentido. Certo dia, um diagnóstico médico arrasador obriga-o a fazer um balanço da sua vida e a tentar alcançar a satisfação, antes que ela fique para lá do seu alcance.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem