Recheio 2023

Sugestões 7 Dias

Sugestões 7 Dias

Com a previsão de sol para a próxima semana, chegam igualmente as sugestões da VIVA! para iluminar o seu dia. Além das que aqui recomendamos, tem disponível na nossa Agenda Cultural a programação mais alargada das principais salas do Grande Porto.

Pode, também, aproveitar para ouvir “A Melhor Música do Cinema”, ou como quem diz, as obras de John Williams e Hans Zimmer, a cargo da Hollywood Symphony Orchestra. O concerto acontece no Coliseu, dia 20 de janeiro às 21h30.

Ou, ainda, assistir com os mais pequenos ao filme de animação imersivo “Há formas no espaço”, dia 22 de janeiro às 15h00, no Planetário do Porto.

São eventos para todos os gostos e idades, à sua disposição!

CONCERTOS

Soul Ties
Tributo a Aretha Franklin
Local: HOT FIVE jazz&blues club
Data: 20 de janeiro
Hora: 22h00

Pedro Santos & João Gusmão
A “dupla sempre à mão” volta ao castelo mais famoso do Porto para uma noite repleta de animação. Prepara-te para cantares com eles!
Local: CastleRock Pub & Hotel
Data: 20 de janeiro
Hora: 22h30

Os Creuzebeks
Tributo Mamonas Assassinas
Local: Mary Spot Vintage Bar
Data: 20 de janeiro
Hora: 22h59

K’uala
Uma banda idealizada pelo guitarrista Rui Catarino, que apresenta o seu primeiro projeto “Songs from a shelf”. Através de um reportório de cançãos originais, visa exolorar várias texturas e ambientes que outrora foram penduradas na prateleira, para serem agora aprimoradas e partilhadas.
Local: Espaço Porta-Jazz
Data: 21 de janeiro
Hora: 19h00

Leo Contreiras
Um músico e compositor carioca, contrabaixista e violonista com influências diversas que incluem a música brasileira o jazz e a música árabe. Atualmente reside no Porto e toca na banda “Os Camelos”, além de ter seu projeto solo com músicas originais, que será apresentado neste concerto.
Local: Casa da Horta – associação cultural
Data: 21 de janeiro
Hora: 20h30

Half a Blues + Lush Gardens
Local: Casa do Salgueiros
Data: 21 de janeiro
Hora: 22h00

Slash N’ Roses
Tributo a Guns N’ Roses
Local: Wish You Were Here
Data: 21 de janeiro
Hora: 23h00

Fleshgod Apocalypse (Itália) + W.E.B. (Grécia) + Nest of Plagues (Hungria) + Serenity In Murder (Japão) + Structural (Israel)
“Motocultor Festival Across Europe tour 2023″ é assim designada a nova digressão da lendária banda italiana de death metal orquestral Fleshgod Apocalypse.
Local: Hard Club
Data: 24 de janeiro
Hora: 19h00

Eduardo Branco
“Uma tentativa de misturar o mainstream do pop com a força e intensidade do blues e do rock”. É assim que Eduardo Branco, em cujas influências imperam nomes como Eric Clapton ou BB King, descreve a sua música, na qual identifica também nuances de soul e r&b. O músico estrou-se em álbum há dois anos, com 97, que sucedeu ao EP Ilusão.
Local: Café Casa da Música
Data: 26 de janeiro
Hora: 21h30

Marcelo D2 + Bamba Social (roda de samba)
Local: Hard Club
Data: 26 de janeiro
Hora: 21h30

EXPOSIÇÕES

De Corpo Presente — Carminda Soares
A par da exposição “Vida e Segredo. Aurélia de Souza 1866-1922”, cinco performers colocam o acento no corpo e no espaço: da leitura à instalação ativada, do som ao dispositivo cénico habitado, da palavra poética ao trabalho performativo grupal com a comunidade escolar. Uma mistura de rigor histórico e poético, questionamento político e estético, jogos da autoencenação, olhares para gestos domésticos, femininos e papéis de género. O ciclo assume-se como uma criação-reflexão da atualidade de Aurélia, trazendo à escuta os seus ecos.
Local: Museu Nacional Soares dos Reis
Data: 21 de janeiro
Hora: 16h30

Azulejos Tradicionais e Monstros que tais
Uma mostra de trabalhos ilustrados por Caracol.
Local: Casa da Cultura de Paranhos
Data: até 22 de janeiro

Poesia a 100 Eugénio
Em exposição vão estar obras de pintura e escultura de artistas convidados sobre o tema do imaginário poético de Eugénio de Andrade: Artur Moreira, Emerenciano, Mário Bismarck, Zulmiro de Carvalho, José Emídio, Luísa Gonçalves, Laureano Ribatua, José Rodrigues, entre outros. Vai também estar em exposição uma coleção de fotografias de Eugénio de Andrade com artistas que com ele privaram na época, assim como publicações e catálogos editados pela Árvore e outras publicações relevantes do poeta.
Local: Cooperativa Árvore
Data: até 28 de janeiro

Mulher-romã
É um projeto de criação de Costanza Givone, que procura refletir sobre o papel da mulher na sociedade ocidental a partir do estudo dos contos populares europeus, através da criação de um texto teatral original, uma exposição, um encontro sobre dramaturgia contemporânea feminina e uma performance transdisciplinar. As ações desenvolvidas ao longo da criação pretendem contribuir para a igualdade de género, através da partilha de uma reflexão inclusiva sobre o feminino e o apoio e divulgação da dramaturgia de autoria feminina.
Local: Cooperativa Árvore
Data: até 28 de janeiro

Corpus Hermeticum de Luz
No âmbito da sua exposição, que reúne alguns dos seus trabalhos mais icónicos, tanto em pintura como em escultura e desenho, Mário Vitória criou um conjunto inédito, onde a palavra se junta ao desenho, numa instalação efémera, a não perder.
Local: Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo
Data: até 31 de janeiro

Universo dos livros cartoneros
A exposição que aqui se apresenta é apenas uma pequena amostra do heterogéneo universo dos livros cartoneros. O visitante poderá observar o que editoras de diversos países de América Latina, Europa e África publicam e a forma singular como elaboram seus livros. O espírito que a guia é o de possibilitar que o público português conheça a proposta editorial que nasceu da precariedade e hoje se espalha por diferentes sertões do mundo.
São 185 livros, 66 editoras e 18 países presentes na exposição.
Local: Gato Vadio
Data: até 11 de fevereiro (de quarta-feira a sábado)
Hora: entre as 16h00 e as 23h00

Derivas e Criaturas
Mais de trinta obras ocuparão os dois pisos durante esta primeira exposição do projeto Aquisições, que visa dinamizar a Coleção Municipal de Arte e valorizar o património artístico do Porto através de um programa anual de aquisição de obras de arte.
Local: Galeria Municipal do Porto
Data: até 19 de fevereiro
Hora: entre as 10h00 e 18h00

Mescla
Rita Guedes, nasceu no Porto, atualmente usa o pseudónimo Rita Fugaz e apresenta um trabalho marcado pela linha e pelos tons azuis e verdes. A maior característica da sua arte pousa na criação de diferentes projetos de pintura aliados ao texto. Estas propostas têm servido para comunicar a sua visão sobre assuntos relacionados com o ser e com a natureza.
Propostas de diversas dimensões e conceitos são apresentados em conjunto: a pintura de um modo mais conceptual e espiritual e a ilustração, em forma de pintura, de uma forma mais prática e funcional. Todos os projetos são pensados e criados em momentos diferentes, fazem todos parte da mesma artista, mas existem e coexistem de forma independente. Pela primeira vez, acontecem no mesmo espaço e giram em torno de uma conversa de conhecimento e tentativa de ligação através de um fio que os guia e funde. Nesta exposição vamos encontrar três projetos de forma mais evidente: “Ser” (2021); “Leaves in Brasil” (2022); “Coleção Indiana” (2017-2022). Para além destes, também vemos ilustrações de cogumelos, alguns prints do projeto “Estou a Ler um livro em Branco” e pensamentos sobre a água como forma de identificação do ser humano.
Local: Gallery Hostel
Data: até 16 de março

Leaking Lands
A artista Ofri Cnaani analisa a omnipresença do digital na vida quotidiana. O seu trabalho toma a forma de performances, imagens impressas, vídeo-instalações e eventos. Esta exposição centra-se na obra Leaking Lands (2022), que se apresenta pela primeira vez nesta ocasião.
Local: RAMPA Porto
Data: até 18 de março

Isolino Vaz – Um traço inconfundível
Inserida nas comemorações do Centenário do Mestre Isolino Vaz (1922-1992), numa iniciativa conjunta do Município de Vila Nova de Gaia e da Associação Cultural Amigos de Gaia, com curadoria de José Silva e co-curadoria de Sérgio Vaz, esta exposição inclui pinturas a óleo, retratos em vários suportes, desenhos, os estudos para os vitrais da igreja do Monte da Virgem, ilustração, esculturas, medalhas e fotografias.
Local: Biblioteca Pública Municipal de Gaia
Data: de 21 de janeiro até 22 de abril

ESPETÁCULOS

Acto Cultural – uma tragicomédia
Do autor venezuelano Ignácio Cabrujas, a peça expõe a actividade cultural de uma sociedade que tem como objetivo promover a cultura na sua cidade e que decide apresentar um espectáculo de teatro intitulado “Cristóvão Colombo, o Genovês Alucinado”.
Acontece que, no desenrolar da ação e no desenrolar do espectáculo dentro da peça, os actores, personagens da peça, acabam por confundir as próprias vidas com as vidas das personagens que estão a interpretar, levando o espectáculo ao fracasso e levando-as também a questionar as suas próprias existências assim como a confessar o porquê da sua dedicação à causa cultural.
Local: Teatro da Palmilha Dentada
Data: 20 e 21 de janeiro
Hora: 19h30; 17h00

Casa Portuguesa
Com texto e encenação de Pedro Penim. Interpretada por Carla Maciel, João Lagarto e Sandro Feliciano, a peça conta ainda com os Fado Bicha (Lila Tiago e João Caçador) no elenco.
“A canção ‘Uma Casa Portuguesa’ serve de pretexto – quase de bode expiatório – para falar diretamente sobre o que era um ideal do Estado Novo, de família, de casa e até de ânimo português.”
Local: Teatro Nacional São João
Data: até 21 de janeiro
Hora: 21h00; 19h00

Vida de Artistas
Vida de Artistas foi a última encenação de Jorge Silva Melo, num entusiasmado regresso a Noël Coward, depois de Vidas Íntimas. “Ah, como eu gosto de Noël Coward. Frívolo? Ou realmente profundo? Olha: teatral, aposto.” Estreada na Broadway em 1933 com grande sucesso crítico e comercial, a peça foi escrita para cumprir um pacto com “os Lunt” (Alfred Lunt e Lynn Fontanne), um conhecido casal do teatro americano a viver em dificuldades. O trio de protagonistas neles inspirados ensaia todas as variações, fascínios e danos de um ménage à trois, à medida que ascende ao sucesso e ao luxo. Coward descreve-os assim: “São criaturas superficiais, amorais, traças à volta da luz, incapazes de tolerar a escuridão solitária e de partilhar a luz sem colidirem, ferindo as asas umas das outras.” Nas palavras de Silva Melo, este é “um teatro de dinner jackets, champanhe, rosas, camélias e muita malícia. Quanto veneno, quanta maldade, quanto amor perdido!”.
Local: Teatro Carlos Alberto
Data: até 22 de janeiro
Hora: 21h00; 19h00; 16h00

MAIS NOVOS

Dino World On Tour
Uma exposição que reúne 30 exemplares de dinossauros gigantes e em tamanho real, animatrónicos, fósseis e escavações. A exposição conta ainda com um espaço multimédia – com a projeção de documentários e filmes relacionados com tema – e um espaço Kids.
Uma experiência única que fará as delícias de miúdos e graúdos, proporcionando momentos inesquecíveis em família.
Local: Centro Comercial Gaia Jardim (Parque de Estacionamento)
Data: 20, 21 e 22 de janeiro
Hora: das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

Histórias com Magia para Dragõezinhos
A regra número um em magia é: os mágicos não se medem aos palmos! Quer isto dizer, portanto, que se podem medir às palmas? Talvez, sim, porque o Maior Mágico do Mundo leva sempre os maiores aplausos quando faz os truques mais espetaculares alguma vez vistos!
O evento é mesmo perfeito para participar em família, pois neste universo de encantar, a diversão não escolhe idades!
Local: Auditório do Museu FC Porto
Data: 21 de janeiro
Hora: 11h00

Histórias Fiadas
Sábados mágicos, histórias divertidas, fantasia e imaginação, contos maravilhosos e muita animação. A Biblioteca espera por ti com incríveis leituras para toda a família.
Local: Biblioteca Municipal da Maia
Data: 21 de janeiro
Hora: 11h30

Barro: É possível ver coisas invisíveis?
Para crianças dos 5 aos 16 anos
No workshop, as crianças são convidadas a realizar uma viagem artística pela relação imaginação/barro, a questionarem-se sobre “O que significa imaginar? Eu tenho imaginação? Imaginação e criatividade são a mesma coisa? O que posso fazer com a minha imaginação? Brincando, pintando, desenhando, experimentando, errando, partilhando, construindo, procurando formas de melhorar e compreender ainda mais a sua imaginação, uma ferramenta natural que faz parte do seu corpo. Uma viagem artística que procurará, com a matéria-prima barro, partilhar/promover a ideia que imaginação poderá ser parte integrante e ativa na vida da criança na sua felicidade e no seu contributo para um mundo melhor.
Local: Casa das Cores
Data: 21 de janeiro
Hora: 15h00

Vítor e Sofia vão à Lua
O Vítor e a Sofia foram com o pai ao parque, para ver um Eclipse Total do Sol. Depois do Eclipse, os três decidiram dormir uma sesta à sombra de uma árvore, até que a Sofia acorda o Vítor, para juntos partirem numa fascinante aventura até à Lua.
Estás pronto para ires com eles? Calça as tuas botas, veste o teu fato espacial… e não te esqueças do protetor solar!
Local: Planetário do Porto
Data: 21 de janeiro
Hora: 15h00

Dominguinhos
Destinado a tornar-se o livro favorito de todas as famílias, “Não Abras Este Livro” foi criado pela celebridade australiana, Andy Lee, comediante, ator, músico e colaborador regular de rádio. “Não Abras Este Livro”, cujas ilustrações fortes e vibrantes captam desde a primeira página, é interpretado por um personagem cheio de humor, que implora aos leitores que não virem a página. Hilariante e cativante, do início ao fim, para leitores de todas as idades
Local: Mar Shopping Matosinhos
Data: 22 de janeiro
Hora: 11h00

OUTROS EVENTOS

“Ar Condicionado”, Fradique
Na cidade de Luanda, todos os ares condicionados começam misteriosamente a cair das fachadas dos prédios. Esta é a premissa, simultaneamente simbólica e fantástica, para acompanharmos o trajeto de Matacedo e Zezinha, guarda-noturno e empregada doméstica, enquanto tentam recuperar o ar condicionado do seu empregador. O percurso leva-os até um projeto tecnológico de recuperação da memória partilhada, algo perdido no novo perfil de uma urbe de arranha-céus.
Filme seguido de conversa com o cineasta e a socióloga Cristina Roldão — em português, com Língua Gestual Portuguesa.
Local: Batalha Centro de Cinema
Data: 20 de janeiro
Hora: 21h15

Red Rocks Band
Uma super aula de bike a pedalar com o enorme David Paulo Pinto, ao som de grandes temas de rock num concerto imperdível!
Local: Solinca Estádio do Dragão
Data: 21 de janeiro
Hora: 16h00

Jantar & Documentário – “O Sal da Terra”
Wim Wenders dirigindo um documentário sobre Sebastião Salgado. É difícil imaginar que isso possa dar errado. E, realmente, não deu. O Sal da Terra é um retrato raro e muito pessoal do fotógrafo brasileiro. O diretor por trás de obras primorosas como Paris, Texas, Asas do Desejo, Buena Vista Social Club e, mais recentemente, Pina, conseguiu capturar o espírito de Salgado e sua obra.
Este documentário é também considerado um verdadeiro Antropoceno, explicito, intenso e impactante.
Local: Espaço Compasso
Data: 23 de janeiro
Hora: 20h00

Uma noite com…
Uma noite com Nuno Machado. E para o receber estará o Paulo Terrão. Durante uma hora, ou mais, vamos perceber o método de criação e tudo o que está à volta da música do Nuno. Espetáculo com atuação ao vivo.
Local: CastleRock Pub & Hotel
Data: 24 de janeiro
Hora: 21h30

SOS – Palhaços Assassinos (Killer Klowns From Outer Space)
EUA / 1988 / 88 min.
Um grupo de extraterrestres homicidas, com um aspeto muito semelhante ao de palhaços do circo, chega à terra para transformar a raça humana em algodão doce e assim fazer as delícias de todos os habitantes do seu planeta natal.
Local: Passos Manuel
Data: 25 de janeiro
Hora: 22h00

FILMES

Ataques a Paris
Título Original: Novembre
De: Cédric Jimenez
Com: Jean Dujardin, Anaïs Demoustier, Sandrine Kiberlain
Género: Ação
Classificação: Classificação Etária Pendente
Outros dados: 100 minutos
Em novembro de 2015, Paris é alvo de uma série de atentados terroristas sem precedentes. A polícia antiterrorismo, liderada por Heloise e pelo seu comandante-chefe Fred, enfrenta um nível de pressão inédito. Numa corrida contra o tempo, têm de encontrar os autores dos atentados, numa das maiores caças ao homem de sempre.

Babylon
Título Original: Babylon
De: Damien Chazelle
Com: Brad Pitt, Margot Robbie, Diego Calva
Género: Drama
Classificação: M16
Outros dados: 189 minutos
Um épico original que decorre no final dos anos 20, uma história que acompanha a descoberta de um mundo repleto de excentricidades e ambições desmedidas, e que traça a ascensão e queda de várias personagens, durante uma era de desenfreada decadência e depravação no início dos anos de ouro de Hollywood.

Ernest & Célestine: A Viagem em Charabie (VP)
Título Original: Ernest et Célestine: Le Voyage en Charabie
De: Julien Chheng, Jean-Christophe Roger
Com: Pedro Bargado, Mafalda Luís de Castro
Género: Animação
Classificação: M6
Outros dados: 80 minutos
Ernest e Célestine viajam de volta ao país de Ernest, Charabie, para arranjar o seu violino partido. Esta terra exótica, repleta de música que enche o ar de felicidade, é o lar dos melhores músicos do mundo. Contudo, ao chegarem ao destino, os dois heróis descobrem que toda e qualquer forma de música está banida de Charabie há já vários anos – e para eles, a vida sem música é impensável. Juntamente com os seus amigos e um misterioso bandido mascarado, Ernest e Célestine têm de dar o seu melhor e trazer de volta a música e a felicidade à terra dos ursos.

Robusto
Título Original: Robuste
De: Constance Meyer
Com: Gérard Depardieu, Déborah Lukumuena, Lucas Mortier
Género: Drama
Classificação: M14
Outros dados: 95 minutos
Georges, estrela de cinema da velha guarda, conhece Aïssa, que irá substituir temporariamente o seu guarda-costas. Entre o ator desiludido e a jovem agente de segurança, estabelece-se então uma ligação única.

Terrifier 2 – O Regresso
Título Original: Terrifier 2
De: Damien Leone
Com: Lauren LaVera, David Howard Thornton, Jenna Kanell
Género: Terror
Classificação: M18
Outros dados: 138 minutos
Após ser ressuscitado por uma entidade sinistra, Art, o palhaço, regressa a Miles County onde, na noite de Halloween, persegue uma adolescente e o seu irmão mais novo. À medida que as mortes aumentam, os irmãos lutam para se manterem vivos enquanto descobrem a verdadeira causa das pérfidas ações de Art.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sabe-bem-poupar-todos-os-dias/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=27012023-edicao71utm_campaign=sabebem