Recheio 2023

Sugestões 7 Dias

Sugestões 7 Dias

Chegámos com as nossas sugestões, e as desta semana chegam fresquinhas, fresquinhas, tanto quanto a temperatura que faz-se sentir neste inverno!

Pode aproveitar o Concerto de Reis que terá lugar no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto, com entrada livre, dia 6 de janeiro às 21h00. Uma noite especial que contará com o Coro Clássico e o Coro Experimental da Associação dos Antigos Orfeonistas, o Grupo Fado Académico do Orfeão Universitário do Porto e o Grupo de Danças da AAOUP, que irá “Dançar as Janeiras” para finalizar a noite.

Deixe o frio de lado e aqueça a alma com cultura e entretenimento!

CONCERTOS

Orfélia
É o projecto de Antera e Filipe Mattos, que criaram o seu universo musical a partir das suas origens, Portugal e Brasil. Na intimidade lusófona da sua música, Orfélia mistura ritmos tradicionais com o mistério envolvente do psicadelismo. Filha do tropicalismo, expõe e celebra a música multicultural entre dois povos irmãos. Um dois em um que não é só um ou só outro, criando uma sonoridade única.
Local: Maus Hábitos – Espaço de Intervenção Cultural
Data: 6 de janeiro
Hora: 21h00

Pedro Santos e João Gusmão
Diz que é Noite de Reis, e é verdade! Os reis do castelo mais famoso do Porto estão de volta para uma noite inesquecível. Trazem-nos os anos 80 e 90 (e mais algumas surpresas!) em formato musical, e nós, acompanhamos em coro com as melhores cervejas artesanais!
Local: CastleRock Pub & Hotel
Data: 6 de janeiro
Hora: 22h30

The Mustangs – The Greatest Rock of All Time
Apresentamos versões/covers de algumas das bandas mais conhecidas do universo Rock/Pop and Roll, desde os anos 50 até aos dias de hoje…A impressão digital dos Mustangs, é marcada pelas fortes, ágeis, enérgicas e impulsivas atuações ao vivo.
Local: Mary Spot Vintage Bar
Data: 6 de janeiro
Hora: 22h59

Fado à Porta
Uma iniciativa da Junta de Freguesia de Paranhos, que pretende juntar todos os Paranhenses que gostam de Fado, dinamizada por Sérgio Marques e Cláudia Lopes.
Local: Espaço Sénior Arca de Água
Data: 7 de janeiro
Hora: 17h00

Cantar dos Reis
Local: Paços do Concelho – Vila Nova de Gaia
Data: 7 de janeiro
Hora: 17h00

Godua
Este quarteto – composto por vibrafone, guitarra, bateria e contrabaixo – estará novamente reunido em janeiro para dar continuidade à jornada iniciada. O objetivo é alcançar uma sonoridade própria e íntima através da qual se expressarão as histórias dos diversos elementos do grupo em forma de canções.
Local: Espaço Porta-Jazz
Data: 7 de janeiro
Hora: 19h00

Donaranha
Uma banda de indie rock do Porto com uma sonoridade relacionada com o indie britânico e com o rock português: Arctic Monkeys e Ornatos Violeta são exemplos.
Local: Espaço Compasso
Data: 7 de janeiro
Hora: 20h00

Twenty
Concerto de Comemoração dos 20 anos da Ethereal Sound Works com Usoutros, OZ e Left Sun.
Local: Hard Club
Data: 7 de janeiro
Hora: 21h00

Concerto de Reis
Local: Igreja dos Clérigos
Data: 7 de janeiro
Hora: 21h30

Concerto de Ano Novo
A Orquestra do Norte, sob a direção do Maestro Fernando Marinho, interpreta Valsas, Polkas e Marchas da Família Strauss, num concerto de melodias inesquecíveis, para celebrar o novo ano.
Local: Auditório Municipal de Gaia
Data: 7 de janeiro
Hora: 21h30

Concerto de Reis
Igor Andrievsky e Nina Sivachenko são dois reputados violinistas ucranianos, que a guerra afastou de Kiev, onde lecionavam no Conservatório Tchaikovsky.
Local: Espaço Corpus Christi
Data: 7 de janeiro
Hora: 21h30

Eye Color Dreams
Concerto Terapêutico para Famílias – nesta viagem profunda através da música e da vibração, sintoniza-te com a criança interior, com a expressão livre e plena da tua essência.
Inclui meditação guiada e breathwork.
Local: Bosque dos Pirilampos
Data: 8 de janeiro
Hora: 11h00

Slimmy
De regresso com “Close Enough to be Seen, Far Enough Away to be Safe”, o quinto disco de originais, composto por 10 temas, onde o rock é o elemento predominante, apesar de encerrar com um hino à música eletrónica, escrito em parceria com o produtor portuense Alex Fx. O novo álbum conta ainda com a colaboração de Nuno Norte, no tema “How long can a fool go wrong?” Inspirado numa passagem do livro “Hollywood” de Charles Bukowski, no momento em Venice Beach em que o escritor descreve as ondas do mar, o título deste trabalho é uma analogia à vida, o “estar presente e visível, mas longe de tudo e (quase) todos”. A celebrar 20 anos de carreira, Slimmy vai partilhar o palco com Alex Fx, Nuno Norte, João Grande, entre outros.
Local: Coliseu
Data: 8 de janeiro
Hora: 18h00

Microvolumes 4.25 – The Monkious
Gonçalo Almeida, Marcelo dos Reis & Philipp Ernsting partem da música de Thelonious Monk para abrir um caminho livre através das pistas deixadas pelo pianista, sejam elas encontradas nas suas composições, como também na abordagem inteiramente original, criada por Monk, que nos deixou um legado para o infinito e mais além, onde as melodias são desconstruídas e as estruturas harmónicas abertas sobre um pano de fundo da improvisação livre, levando sempre a resultados e soluções diferentes, assumindo a natureza vanguardista e intemporal de Monk.
Local: Sonoscopia Associação
Data: 8 de janeiro
Hora: 18h00

Bruno Santos
Três décadas de música numa noite. O Bruno traz-nos os hits dos anos 80, 90 e 2000, numa segunda-feira temática que promete pôr-te a cantar.
Local: CastleRock Pub & Hotel
Data: 9 de janeiro
Hora: 21h30

Erich Wolfgang Korngold – Música para Violino, Violoncelo e Piano
Bruno Monteiro (violino), Miguel Rocha (violoncelo) e João Paulo Santos (piano) protagonizam um recital baseado na obra do compositor austríaco.
Local: Salão Árabe do Palácio da Bolsa
Data: 11 de janeiro
Hora: 21h30

Quintas Balcânicas
Queres tocar/ouvir música dos Balcãs? Traz o teu instrumento ou reserva o teu lugar!
Local: Casa da Horta – associação cultural
Data: 12 de janeiro
Hora: 20h00

Little Orange
A música pode ser definida como um blues/gospel experimental. Ela combina e mistura o cheiro do Mississippi, das cabanas rurais de Clarksdale e das mãos negras que colhiam o Algodão. Em palco, Little Orange é um verdadeiro bluesman.
Local: Café Casa da Música
Data: 12 de janeiro
Hora: 21h30

EXPOSIÇÕES

Finissage da exposição ‘Medium’ de Odair Monteiro
Local: Atelier Logicofobista
Data: 6 de janeiro
Hora: 18h00

Poesia a 100 Eugénio
Em exposição vão estar obras de pintura e escultura de artistas convidados sobre o tema do imaginário poético de Eugénio de Andrade: Artur Moreira, Emerenciano, Mário Bismarck, Zulmiro de Carvalho, José Emídio, Luísa Gonçalves, Laureano Ribatua, José Rodrigues, entre outros. Vai também estar em exposição uma coleção de fotografias de Eugénio de Andrade com artistas que com ele privaram na época, assim como publicações e catálogos editados pela Árvore e outras publicações relevantes do poeta.
Local: Cooperativa Árvore
Data: 7 de janeiro
Hora: 16h00

Azulejos Tradicionais e Monstros que tais
Uma mostra de trabalhos ilustrados por Caracol.
Local: Casa da Cultura de Paranhos
Data: 7 de janeiro
Hora: 16h00

Mulher-romã
É um projeto de criação de Costanza Givone, que procura refletir sobre o papel da mulher na sociedade ocidental a partir do estudo dos contos populares europeus, através da criação de um texto teatral original, uma exposição, um encontro sobre dramaturgia contemporânea feminina e uma performance transdisciplinar. As ações desenvolvidas ao longo da criação pretendem contribuir para a igualdade de género, através da partilha de uma reflexão inclusiva sobre o feminino e o apoio e divulgação da dramaturgia de autoria feminina.
Local: Cooperativa Árvore
Data: 7 de janeiro
Hora: 16h00

O grito da gaivota de Nathalie Emilienne
Uma impulsionadora não só de palavras, mas de atos e de afetos, Lígia Gonçalves, a primeira pessoa que me vestiu a pele de artista. Como o grito de uma gaivota que ecoa e se perde no horizonte, nas suas plumas Lígia voou. E foi aí, com esta viagem e de outros mais, que emocionalmente não aguentei o peso da bagagem. Sofri, sofro ainda e de transtorno bipolar.
Local: Macaréu
Data: 7 de janeiro
Hora: 16h00

“Tona” de Max Fernandes
Um exercício de anamnese seletiva da sua prática artística nos últimos oito anos. O filme digital tem sido não só a medula do seu incessante registo e construção de narrativas poéticas, bem como da captação de encenações colaborativas e socialmente engajadas. Max Fernandes tem feito do filme o mediador de experiências socialmente ativas, não apenas como prova dessa preocupação com a interação dos humanos, e deles mesmos com o meio ambiente, mas também como ato próprio e ampliado de edição do real, através de uma panóplia de recursos plásticos, que reclamam às imagens em movimento sentidos para além do audiovisual.
Local: Espaço MIRA
Data: 7 de janeiro
Hora: 16h00

Finalistas CPF
Esta exposição reúne uma mostra do Trabalho Final de Curso de 14 formandos finalistas do Curso Profissional de Fotografia 2020-2022 do Instituto Português de Fotografia.
Local: Casa das Artes
Data: 7 de janeiro
Hora: 16h00

Universo dos livros cartoneros
A exposição que aqui se apresenta é apenas uma pequena amostra do heterogéneo universo dos livros cartoneros. O visitante poderá observar o que editoras de diversos países de América Latina, Europa e África publicam e a forma singular como elaboram seus livros. O espírito que a guia é o de possibilitar que o público português conheça a proposta editorial que nasceu da precariedade e hoje se espalha por diferentes sertões do mundo.
São 185 livros, 66 editoras e 18 países presentes na exposição.
Local: Gato Vadio
Data: 7 de janeiro
Hora: 16h00

“BOCA” de Valter Vinagre
Pela boca entra o que nos é necessário e vital à nossa sobrevivência – ar e alimentos.
Pela boca também nos entra a morte – através de vírus, bactérias e venenos.
É pela boca que nos saem ordens de morte e palavras de vida.
É pela boca que nos saem as expressões de repulsa e, ou, de admiração.
É pela boca que nos saem os livros que lemos e que vemos.
A boca não só é um dos nossos “órgãos vitais” como é ,também, o lugar central da representação em palco e o “lugar” das imagens por mim pensadas e realizadas.
BOCA é o lugar central do meu trabalho a partir dos livros do Rui Nunes e do mundo que me/nos rodeia.
Local: Mira Forum
Data: 7 de janeiro
Hora: 16h00

Jorge Pinheiro: Obras na Coleção de Serralves
O cenário histórico abre novas perspetivas para a compreensão da composição e da organização estrutural no abstracionismo de Jorge Pinheiro.
Local: Espaço Corpus Christi
Data: até 15 de janeiro

InResidence 2022 – VIP DEGRADATION, de Gustavo Torres
Tendo como ponto de partida uma intervenção composta por 150 cartazes afixados pela cidade onde o artista declara a autoria de uma obra formada pela soma dos espaços vazios no interior de todos os imóveis devolutos e sem uso da cidade, dá-se prosseguimento uma pesquisa onde diferentes objetos são intuitivamente, porém conceitualmente, combinados, engendrando um conjunto de obras que avança através de questões conexas como o direito à condições de vida digna, a finitude, o turismo, as relações capitalistas e suas consequências.
Local: Maus Hábitos – Espaço de Intervenção Cultural
Data: até 23 de janeiro
Hora: entre as 12h00 e as 22h00

Corpus Hermeticum de Luz
No âmbito da sua exposição, que reúne alguns dos seus trabalhos mais icónicos, tanto em pintura como em escultura e desenho, Mário Vitória criou um conjunto inédito, onde a palavra se junta ao desenho, numa instalação efémera, a não perder.
Local: Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo
Data: até 31 de janeiro

ESPETÁCULOS

Tratado, a Constituição Universal
Peça encenada por Diogo Freitas, interroga a sociedade e os sistemas políticos, incluindo a democracia, pelo insucesso na resolução de questões como o fascismo, o racismo, a xenofobia ou a guerra. Em palco, quatro intérpretes, “filhos dos anos 90”, refletem sobre esses fracassos e abordam novas formas de democracia.
Local: Teatro Carlos Alberto
Data: 6, 7 e 8 de janeiro
Hora: 21h00; 19h00; 16h00

Companhia Nacional de Bailado
Em Deste Mundo e do outro Saramago descreve e reflete sobre a humanidade, demonstrando o seu amor e preocupação. O escritor leva-nos às profundezas das gentes, dos lugares, de épocas antigas ou por vir onde o detalhe da escrita nos faz sentir e entrar pelas terras dentro. A sua obra é uma visão do mundo e esta peça que agora crio com os bailarinos da CNB não poderá ser mais do que o meu sentir sobre essa visão. Caminhadas sem fim como a passagem da humanidade à face da terra, para carregar o leve e o pesado, o real e o imaginado. Para carregar a vida. Uma massa indistinta de gente, onde cada um já perdeu o centro. Mas ainda há quem lute, quem levante a voz. Ainda há quem repare no mal alheio. Quem estenda o olhar, a mão e o coração.
Local: Teatro Rivoli
Data: 12 de janeiro
Hora: 19h30

Casa Portuguesa
Com texto e encenação de Pedro Penim. Interpretada por Carla Maciel, João Lagarto e Sandro Feliciano, a peça conta ainda com os Fado Bicha (Lila Tiago e João Caçador) no elenco.
“A canção ‘Uma Casa Portuguesa’ serve de pretexto – quase de bode expiatório – para falar diretamente sobre o que era um ideal do Estado Novo, de família, de casa e até de ânimo português.”
Local: Teatro Nacional São João
Data: 12 de janeiro
Hora: 19h00

MAIS NOVOS

Circo
Num cenário que faz lembrar um videojogo ou um deserto cyberpunk, e que podia ser a versão infantil de “Mad Max”, seguimos a história de uma companhia de circo em fuga da cidade, depois de vários espetáculos fracassados. Perdidos no meio do deserto, encontram um grupo de “azarentos” que ali vivem isolados, pois acreditam ser a única forma de fazer existir a sua arte e as suas crenças. Estando a companhia sem destino e os “azarentos” curiosos, propõem-se celebrar em conjunto com música, dança, magia, fogo, malabarismo, clown, suspensão capilar, rolla bolla, pinos, diabolo, roda cyr e até uma roda da morte. Pensado para todas as idades, o Circo de Natal 2022 fala, de uma forma divertida e descomprometida, sobre a procura de um lugar de pertença.
Local: Coliseu do Porto
Data: até 8 de janeiro
Hora: vários horários

Dino World On Tour
Uma exposição que reúne 30 exemplares de dinossauros gigantes e em tamanho real, animatrónicos, fósseis e escavações. A exposição conta ainda com um espaço multimédia – com a projeção de documentários e filmes relacionados com tema – e um espaço Kids.
Uma experiência única que fará as delícias de miúdos e graúdos, proporcionando momentos inesquecíveis em família.
Local: Centro Comercial Gaia Jardim (Parque de Estacionamento)
Data: 6, 7 e 8 de janeiro
Hora: das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

Fitinhas: sessões gratuitas de cinema infantil
DC Liga dos Super-Pets
Krypto (o Super-Cão) e Super-Homem são amigos inseparáveis, que partilham os mesmos superpoderes e lutam em Metropolis lado a lado. Quando o Super-Homem e o resto da Liga da Justiça são raptados, Krypto convence os animais abandonados de um canil – Ace, o cão de caça, PB, a porca, Merton, a tartaruga e Chip, o esquilo – a dominarem os seus recém-adquiridos superpoderes e ajudá-lo a salvar os super-heróis em apuros.
Local: MAR Shopping Matosinhos
Data: 7 de janeiro
Hora: 10h30

Oficina – Expedição ao Planeta Imaginação #1
Preparados para explorar o Planeta Imaginação? Que paisagens e seres o habitarão? No nosso diário de bordo vamos desenhar e mapear esta aventura em família. 3, 2, 1, partida!
Local: Museu da Cidade – Extensão do Romantismo
Data: 7 de janeiro
Hora: 11h00

“Aos sábados é outra história!”
Uma “hora do conto”, para crianças maiores de 3 anos. No próximo fim de semana vamos ler “Floco de Neve”, de Benji Davies.
Local: Biblioteca Pública Municipal de Gaia
Data: 7 de janeiro
Hora: 11h00

Histórias Fiadas
Sábados mágicos, histórias divertidas, fantasia e imaginação, contos maravilhosos e muita animação. A Biblioteca espera por ti com incríveis leituras para toda a família.
Local: Biblioteca Municipal da Maia
Data: 7 de janeiro
Hora: 11h30

Dominguinhos
As crianças participarão num atelier de artes plásticas, no qual irão criar uma nuvem da paz com desejos que gostariam de ver concretizados ao longo do novo ano. Para tal, reutilizarão cartão de uma caixa-presente, que irão forrar com algodão e atar-lhe tiras de papel colorido com os desejos.
Local: MAR Shopping Matosinhos
Data: 8 de janeiro
Hora: 11h00

OUTROS EVENTOS

Bingo Dois Corvos
Vamos começar o novo ano em grande!
Junta-te a nós para te deliciares com a cerveja vencedora da 10° edição do Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais aka MURDER by Dois Corvos. O Figueira estará cá como anfitrião e traz brindes para os vencedores do Bingo! Junta-te à festa!
Local: Armazém da Cerveja – Craft Beer Bar & Shop
Data: 6 de janeiro
Hora: 18h30

Uma noite com Slimmy
“Uma noite com”, é mais um motivo para ouvires música e os seus intérpretes a falarem sobre a sua relação com ela. O Slimmy é o próximo convidado. A recebê-lo teremos o João Castro.
Local: CastleRock Pub & Hotel
Data: 10 de janeiro
Hora: 21h30

Por falar em Nascer – A hora de ouro
Vamos falar da conexão com o bebê. Quando é que ela começa? O que é a hora de ouro? De que modo alguns dos protocolos hospitalares interferem com a hora de ouro? Como o tipo de parto influencia o vínculo mãe-bebe? Como re-estabelecer a ligação quando no início de vida mãe e bebê são separados ou esta hora de ouro é perturbada?
Local: Gato Vadio
Data: 12 de janeiro
Hora: 14h30

Tertúlia Folk
É, na sua essência, uma reunião de amigos, ou simplesmente frequentadores de um local. Nós fazemo-lo também para dançar, adicionando outro ritmo à semana.
Local: Salão da Torre do Relógio da Estação de S. Bento – The Passenger Hostel
Data: 12 de janeiro
Hora: 21h30

Quintas de Leitura
Objetiro é o título de um poema de Fernando Lemos. “Uma bala puxa a outra”. Objetiro. O poder da poesia na luta contra o ódio e a estupidez. Objetiro. Um tiro certeiro que iluminará a noite e não falhará o alvo: poesia dita por alguns dos melhores diseurs da atualidade, experiências ousadas de spoken word, sonoridades musicais desarmantes.
Local: Teatro Campo Alegre
Data: 12 de janeiro
Hora: 22h00

FILMES

A Herança
Título Original: The Estate
De: Dean Craig
Com: Toni Collette, Anna Faris, David Duchovny
Género: Comédia
Classificação: M14
Outros dados: 90 minutos
Macey e Savanna podem não ter muito. Mas têm o plano perfeito. Com um café em ruínas à beira da extinção e vidas que não levam a lado nenhum, as duas irmãs conspiram para cativar a tia Hilda, a arrogante e rabugenta matriarca da família. Padecendo esta de uma doença terminal, Macey e Savanna têm esperança de vir a ser beneficiárias da herança. Contudo, as irmãs depressa descobrem que não foram as únicas parentes a ter a mesma ideia.

A Outra Face do Mal
Título Original: The Twin
De: Taneli Mustonen
Com: Teresa Palmer, Steven Cree, Barbara Marten
Género: Terror
Classificação: M16
Outros dados: 109 minutos
Na sequência de um trágico acidente que rouba a vida a um dos seus gémeos, Rachel e o marido Anthony mudam-se para o outro lado do mundo com o filho sobrevivente, na esperança de construir uma nova vida. Aquilo que começa por ser uma temporada de recuperação numa pacata zona rural escandinava depressa segue um rumo sinistro, quando Rachel começa a desvendar a penosa verdade sobre o seu filho e confronta as forças malignas que tentam apoderar-se dele.

Broker – Intermediários
Título Original: Beurokeo
De: Kore-Eda Hirokazu
Com: Song Kang-ho, Dong-won Gang, Doona Bae
Género: Drama
Classificação: M12
Outros dados: 129 minutos
Este é um filme sobre caixas. Mas umas caixas especiais, colocadas em igrejas, onde podem ser deixados bebés para que sejam entregues para adopção. Numa noite chuvosa, uma mãe regressa a uma igreja para buscar o seu bebé que tinha deixado ali para ser adoptado. Acaba por encontrar dois homens que roubam os bebés para os vender no mercado negro para adoção. A partir desse encontro, os três decidem realizar uma viagem para entrevistar os potenciais pais adoptivos do seu filho, sem imaginar que a presença dessa criança irá marcar as suas vidas.

Maigret e a Rapariga Morta
Título Original: Maigret
De: Patrice Leconte
Com: Gérard Depardieu, Jade Labeste, Mélanie Bernier
Género: Thriller
Classificação: M12
Outros dados: 89 minutos
Maigret investiga a morte de uma rapariga. Nada permite identificá-la, ninguém parece conhecê-la, nem se lembrar dela. Durante a investigação conhece uma jovem delinquente que estranhamente se assemelha à vítima, despertando nele a memória de outro desaparecimento mais antigo e que lhe deixou marcas profundas. Baseado no romance de Georges Simenon.

No Lugar Errado
Título Original: Wrong Place
De: Mike Burns
Com: Bruce Willis, Ashley Greene, Michael Sirow
Género: Ação
Classificação: M14
Outros dados: 96 minutos
Um “cozinheiro” de metanfetaminas persegue o antigo chefe de polícia de uma vila a fim de o silenciar antes que ele testemunhe contra a sua família, só que acaba por se ver confrontado com muito mais do que o que estava à espera.

Os Passageiros da Noite
Título Original: Les Passagers de la nuit
De: Mikhaël Hers
Com: Charlotte Gainsbourg, Quito Rayon Richter, Noée Abita
Género: Drama
Classificação: M14
Outros dados: 111 minutos
Paris, anos 80. Elisabeth acaba de ser abandonada pelo marido e deve assegurar o cotidiano dos seus dois adolescentes, Matthias e Judith. Ela encontra um emprego em um programa de rádio noturno, onde conhece Talulah, uma garota desinteressada que ela leva sob sua asa. Talulah descobre o calor de um lar e Matthias descobre a possibilidade de um primeiro amor, enquanto Elisabeth inventa seu caminho, talvez pela primeira vez. Todos se amam, todos lutam… As suas vidas recomeçam?

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/comida-fresca-takeaway/encomendas/menu-seleccao-do-chef/menu-dia-dos-namorados-3/?utm_source=cm&utm_medium=cpc&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=diadosnamorados&utm_campaign=menudochef