Philips

Sugestões 7 Dias

Sugestões 7 Dias

Já quase com o pé direito em 2023, trazemos-lhe a inspiração para que possa começar este novo ano em grande!

Além destas sugestões, a nossa Agenda Cultural conta com uma calendarização mais alargada de vários eventos nas principais salas do Grande Porto.

Dos eventos já bem conhecidos aos alternativos, dos concertos, filmes e teatro, às exposições e espetáculos infantis, as nossas sugestões chegam para dar aquele brilho especial à sua semana.

Concertos

Jazz Sessions
Local: Era uma vez em Paris
Data: 30 de dezembro
Hora: 20h00

UHF
Para essa noite especial, a banda prepara um alinhamento mais denso e extenso, que começará no Natal (“Podia Ser Natal”, clássicos e novidades), terminando na celebração que ligou o grupo à corrente desde há 4 décadas.
Local: Casa da Música
Data: 30 de dezembro
Hora: 21h00

Blues do Cidadão
Autores como: Rui Veloso, Bruno Félix, Celso Blues Boy, Carlos Polónia, Bêbados Habilidosos, O Bando do Velho Jack, Blues Etílicos – Robert Johnson, Jimi Hendrix e Steve Ray Vaughan, representam bem a veracidade deste projeto inovador que inclui também no seu repertório temas originais!
Local: Hot Five jazz & blues club
Data: 30 de dezembro
Hora: 22h00

7º Aniversário: 47 Fevereiro
Rock Mestiço, Mediterrânico, com cadência Pirata, Migrante, Popular.
Local: Barracuda – Clube de Roque
Data: 30 de dezembro
Hora: 23h00

MJ The Legacy – Michael Jackson Tribute
Chegou o mais aclamado espetáculo de Michael Jackson para lhe mostrar de perto a incrível trajetória do rei da pop com música ao vivo, acompanhada de fantásticos efeitos especiais, vozes impressionantes e uma explosiva coreografia.
Local: Coliseu do Porto
Data: 2 de janeiro
Hora: 21h30

Sessão da música Tradicional Irlandesa
Local: Casa da Horta – associação cultural
Data: 3 de janeiro
Hora: 20h00

Quintas Balcânicas
Queres tocar/ouvir música dos Balcãs? Traz o teu instrumento ou reserva o teu lugar!
Local: Casa da Horta – associação cultural
Data: 5 de janeiro
Hora: 20h00

Exposições

Com amizade” a Vasco Graça Moura: exposição bibliográfica
Com uma vasta e diversificada biblioteca pessoal, Vasco Graça Moura possuía milhares de livros com dedicatórias de familiares, de amigos, de conhecidos, de admiradores, … Estes breves textos, comumente inscritos nas primeiras folhas dos livros, não só valorizam os exemplares, como nos permitem um vislumbre das múltiplas relações interpessoais do escritor.
Local: Palacete Burmester
Data: 3 de janeiro
Hora: 18h00

“Centros de Mesa”
Jardins-de-infância, Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, Escolas do 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico, Escolas Secundárias, Centros de Dia e Lares do Concelho da Maia (públicos e privados), foram desafiados a criar um criativo “Centros de Mesa” de Natal, utilizando apenas materiais naturais ou reciclados.
Local: Centro Comercial Maia Jardim
Data: até 6 de janeiro
Hora: entre as 08h30 e 23h00

InResidence 2022 – VIP DEGRADATION, de Gustavo Torres
Tendo como ponto de partida uma intervenção composta por 150 cartazes afixados pela cidade onde o artista declara a autoria de uma obra formada pela soma dos espaços vazios no interior de todos os imóveis devolutos e sem uso da cidade, dá-se prosseguimento uma pesquisa onde diferentes objetos são intuitivamente, porém conceitualmente, combinados, engendrando um conjunto de obras que avança através de questões conexas como o direito à condições de vida digna, a finitude, o turismo, as relações capitalistas e suas consequências.
Local: Maus Hábitos – Espaço de Intervenção Cultural
Data: até 23 de janeiro
Hora: entre as 12h00 e as 22h00

“Rebobinar”
REBOBINAR é voltar a sentir, voltar a ler, ver e ouvir. O que vemos da segunda vez? O que percebemos ao olhar para o todo depois de um certo tempo? Como lemos a mesma imagem, agora com uma nova vizinhança? Quantas vezes não olhamos sem ver, não ouvimos sem escutar ou lemos sem entender e precisamos de voltar atrás? Rebobina…
Local: Gallery Hostel
Data: até janeiro de 2023

Espetáculos

Yorick – Ofélia merece morrer?
Yorick é uma das personagens de Hamlet, de Shakespeare, mais exatamente o bufão do rei, que na obra aparece já morto, na forma da icónica caveira que Hamlet segura na sua mão. Este trabalho é uma adaptação livre a partir dessa personagem.
Nesta proposta, Yorick-mulher insurge-se contra as velhas maneiras que não proporcionam qualquer vento fresco de mudança, ri-se da eterna espera em que caímos sem sair nunca do lugar e, em ambiente de festa, convida-nos a matar a Ophelia demasiado boa que levamos dentro para podermos ser, por fim, autênticas. Convida-nos desta feita a um ritual conjunto para dinamitar esses velhos caminhos e podermos solicitar o Amor com caráter de urgência.
Local: Espaço Compasso
Data: 30 de dezembro
Hora: 20h00

Tratado, a Constituição Universal
Peça encenada por Diogo Freitas, interroga a sociedade e os sistemas políticos, incluindo a democracia, pelo insucesso na resolução de questões como o fascismo, o racismo, a xenofobia ou a guerra. Em palco, quatro intérpretes, “filhos dos anos 90”, refletem sobre esses fracassos e abordam novas formas de democracia.
Local: Teatro Carlos Alberto
Data: 5 de janeiro
Hora: 19h00

Mais Novos

Circo
Num cenário que faz lembrar um videojogo ou um deserto cyberpunk, e que podia ser a versão infantil de “Mad Max”, seguimos a história de uma companhia de circo em fuga da cidade, depois de vários espetáculos fracassados. Perdidos no meio do deserto, encontram um grupo de “azarentos” que ali vivem isolados, pois acreditam ser a única forma de fazer existir a sua arte e as suas crenças. Estando a companhia sem destino e os “azarentos” curiosos, propõem-se celebrar em conjunto com música, dança, magia, fogo, malabarismo, clown, suspensão capilar, rolla bolla, pinos, diabolo, roda cyr e até uma roda da morte. Pensado para todas as idades, o Circo de Natal 2022 fala, de uma forma divertida e descomprometida, sobre a procura de um lugar de pertença.
Local: Coliseu do Porto
Data: até 8 de janeiro
Hora: vários horários

Outros Eventos

Visita Focada – A Cerimónia do Chá
Nesta breve visita vamos conhecer melhor as peças da coleção com relação direta com esta prática, bem como as peculiaridades da mesma. Desde serviços a caixas, de produção oriental ou europeia, o repto está lançado.
Local: Museu da Cidade – Casa Marta Ortigão Sampaio
Data: 3 de janeiro
Hora: 12h30

Habitação colaborativa: documentários e encontro
Já ouviste falar do termo habitação colaborativa ou co-housing? Queres saber mais? Gostavas de criar um projeto de habitação colaborativa?
Seja qual for o teu caso, aparece neste encontro! Vamos trocar contactos e quem sabe criar grupos de afinidade!
Local: Casa da Horta – associação cultural
Data: 4 de janeiro
Hora: 19h00

Fairytale – Sombras do Velho Mundo [Skazka]
Sessões diárias Medeia Filmes
Era uma vez dois vagabundos… Não, três… Não, afinal são quatro… Mas havia outros, todos muito diferentes. Eu conhecia-os. Por muito tempo. Mas como eles, eu sentia-me apertado. Então algo aconteceu e, subitamente, eles desapareceram. À noite, eu ouvia vozes, fragmentos de perguntas complexas, gemidos, o uivo de milhões de vozes… Foi então que uma excitação inexplicável tomou conta de mim.
Local: Teatro Campo Alegre
Data: 5 de janeiro
Hora: 18h30; 21h30

Filmes

Adeus Felicidade
Título Original: Au Revoir le Bonheur
De: Ken Scott
Com: François Arnaud, Antoine Bertrand, Louis Morissette
Género: Drama
Classificação: M14
Outros dados: 107 minutos
Quatro irmãos prometem, quando do funeral do pai, pôr de lado as suas diferenças para lhe prestar uma última homenagem. Os quatro irmãos, que não podiam ser mais diferentes, rumam então, com um com a sua família, para a casa de verão da família, nas Ilhas da Madalena, para um último adeus e espalhar as cinzas do pai. Quando Nicolas, o irmão mais novo, perde a urna que contém as cinzas do pai, começam os conflitos.

Irmão e Irmã
Título Original: Brother and Sister aka Frère et Soeur
De: Arnaud Desplechin
Com: Marion Cotillard, Melvil Poupaud, Golshifteh Farahani
Género: Drama
Classificação: M14
Outros dados: 111 minutos
Alice e Louis são irmãos. Ela é actriz. Ele foi professor e poeta. Há mais de vinte anos que Alice odeia o irmão. Não se veem há muitos anos e nas últimas vezes que se cruzaram, Alice fugia e não falava a Louis. Os dois são obrigados a reencontrarem-se depois dos pais sofrerem um grave acidente.

O Incrível Maurice VP
Título Original: The Amazing Maurice
De: Toby Genkel, Florian W.
Com: Diogo Morgado, Toy, Sara Prata
Género: Animação
Classificação: M6
Outros dados: 93 minutos
Ratos! Estão por todo o lado… Na caixa do pão, a dançar em cima das mesas, a roubar tartes, mesmo debaixo do nariz da cozinheira. Do que é que toda a cidade precisa? Um bom flautista para os levar dali para fora. É aqui que entra o Maurice, um gato cheio de lábia, com o esquema perfeito para fazer dinheiro. Já todos ouviram as histórias do flautista e da cidade cheia de ratos. Maurice encontrou o seu próprio flautista e uma praga de ratos que usa para enganar cidadãos ingénuos e receber muito dinheiro.

Repouso Absoluto
Título Original: Bed Rest
De: Lori Evans Taylor
Com: Melissa Barrera, Guy Burnet, Paul Essiembre
Género: Terror
Classificação: M14
Outros dados: 90 minutos
Depois de anos com dificuldades em começar uma família, Julie Rivers está novamente grávida e muda-se para uma nova casa com o seu marido, numa tentativas de recomeço. Após indicação médica de que se deve manter em repouso absoluto durante a gravidez, Julie vai sendo lentamente consumida pela monotonia e ansiedade que estas restrições criam. Em pouco tempo, experiências paranormais aterradoras começam a perseguir Julie, desenterrando antigos demónios seus e levando as pessoas à sua volta a questionar a sua estabilidade mental. Presa e forçada a enfrentar o seu passado e o sobrenatural, Julie luta para se proteger a si e ao seu futuro bebé.

Shotgun Wedding – Casamento Explosivo
Título Original: Shotgun Wedding
De: Jason Moore
Com: Jennifer Lopez, Josh Duhamel, Jennifer Coolidge
Género: Comédia
Classificação: M12
Outros dados: 100 minutos
O extravagante local escolhido para um casamento é tomado por criminosos. Enquanto tentam salvar as suas famílias, os noivos, que começavam a duvidar do seu amor, redescobrem os motivos porque se apaixonaram.

Um Pedaço de Céu
Título Original: Drii Winter
De: Michael Koch
Com: Michèle Brand, Simon Wisler, Elin Zgraggen
Género: Drama
Classificação: M14
Outros dados: 137 minutos
Numa aldeia remota dos Alpes Suíços, Anna apaixona-se pelo forasteiro Marco. A sua felicidade não dura muito. Após o casamento, Marco é diagnosticado com um tumor no cérebro, o que o leva a demonstrar atitudes muito diferentes daquelas que Anna conhecia. Anna luta para preservar um amor que acredita poder superar até mesmo a morte.

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/comida-fresca-takeaway/encomendas/menu-seleccao-do-chef/menu-dia-dos-namorados-3/?utm_source=cm&utm_medium=cpc&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=diadosnamorados&utm_campaign=menudochef