CIN - Branco Perfeito

Sugestões 7 Dias

Sugestões 7 Dias

Os últimos dias do ano estão a chegar, mas continuam a haver muitas e boas sugestões para desfrutar ao máximo do seu tempo livre.

Não se esqueça que pode passar ainda pela nossa Agenda Cultural com uma calendarização mais alargada de vários eventos nas principais salas do Grande Porto.

Pode, ainda, aproveitar para visitar um dos ex-líbris da cidade do Porto na visita noturna “Clérigos By Night” e complementá-la com o espetáculo imersivo de vídeo mapping “Spiritus”, na Igreja dos Clérigos, entre as 19h00 e as 22h00 dos dias 26, 27, 28 e 29.

Transforme os dias que faltam para 2023 memoráveis!

CONCERTOS

Naiara Queiroz
Este concerto propõe um diálogo com a trajetória e desenvolvimento artístico da cantora Naiara Queiroz e as marcas deixadas por canções consagradas da Música Brasileira, numa configuração especial, que traz para o público as emoções e histórias que carrega, pelos sons do piano e da voz. Nesta edição especial de final de ano, espere por uma noite que ficará na memória, onde a palavra de ordem é viver e reviver momentos! Cantar, sorrir, chorar e dançar juntos!
Local: HOT FIVE jazz&blues club
Data: 23 de dezembro
Hora: 22h00

Pedro Santos & João Gusmão
A dupla maravilha já bem conhecida regressa ao Castelo mais famoso do Porto para brindar-nos com os hits dos anos 80 e 90, e mais algumas surpresas. Uma noite para recordar, como só eles sabem proporcionar!
Local: Castle Rock Pub
Data: 23 de dezembro
Hora: 22h30

JP Simões
Um dos cantores portugueses mais carismáticos. Músico, autor, escritor, actor e compositor, desde os Belle Chase Hotel ou dos Quinteto Tati que se assumiu sempre como um artista imprevisível.
Local: Coliseu
Data: 25 de dezembro
Hora: 18h00

Trio de Ópera
Local: Varandim exterior da Torre dos Clérigos
Data: 26 de dezembro
Hora: 15h00

Indignu
Após um muito aclamado concerto diante de uma sala cheia no último Amplifest, os indignu regressam ao Porto para uma apresentação mais intimista de “adeus”, o seu mais recente álbum. Cinemático e melancólico, combinando o melhor do post-rock com uma identidade portuguesa muito própria, “adeus” evidencia o crescimento e maturidade de uma banda que há muito tem dado cartas no panorama nacional e que tem finalmente obtido o seu merecido reconhecimento internacional.
Local: Passos Manuel
Data: 28 de dezembro
Hora: 21h00

Summer of Hate
Um projecto de rock neo-psicadélico do Porto enraizado no shoegazing, post-rock, noise pop, drone, no post-punk britânico dos anos 80 e na pop dos anos 60, cuja única pretensão é a de fazer música bonita a um volume bastante elevado.
Local: Maus Hábitos – Espaço de Intervenção Cultural
Data: 29 de dezembro
Hora: 21h00

Slimmy’s 44 birthday party
No seu aniversário, Slimmy brinda-nos com 22 temas dos seus álbuns “Beat Sound Loverboy” e “Be Someone Else”.
Local: Casa do Livro
Data: 29 de dezembro
Hora: 23h00

EXPOSIÇÕES

Centros de Mesa
Jardins-de-infância, Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, Escolas do 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico, Escolas Secundárias, Centros de Dia e Lares do Concelho da Maia (públicos e privados), foram desafiados a criar um criativo “Centros de Mesa” de Natal, utilizando apenas materiais naturais ou reciclados.
Local: Centro Comercial Maia Jardim
Data: até 6 de janeiro
Hora: entre as 08h30 e 23h00

InResidence 2022 – VIP DEGRADATION, de Gustavo Torres
Tendo como ponto de partida uma intervenção composta por 150 cartazes afixados pela cidade onde o artista declara a autoria de uma obra formada pela soma dos espaços vazios no interior de todos os imóveis devolutos e sem uso da cidade, dá-se prosseguimento uma pesquisa onde diferentes objetos são intuitivamente, porém conceitualmente, combinados, engendrando um conjunto de obras que avança através de questões conexas como o direito à condições de vida digna, a finitude, o turismo, as relações capitalistas e suas consequências.
Local: Maus Hábitos – Espaço de Intervenção Cultural
Data: até 23 de janeiro
Hora: entre as 12h00 e as 22h00

Rebobinar
REBOBINAR é voltar a sentir, voltar a ler, ver e ouvir. O que vemos da segunda vez? O que percebemos ao olhar para o todo depois de um certo tempo? Como lemos a mesma imagem, agora com uma nova vizinhança? Quantas vezes não olhamos sem ver, não ouvimos sem escutar ou lemos sem entender e precisamos de voltar atrás? Rebobina…
Local: Gallery Hostel
Data: até janeiro de 2023

Terracotta Army – Guerreiros de Xi’an
A exposição mostra os impressionantes Guerreiros de Terracota numa reconstrução autêntica do local de escavação chinês. Mais de 200 figuras, cavalos, armas e objetos de uso quotidiano dão vida à extraordinária história num impressionante espaço de exposição. Uma réplica do primeiro local de escavação foi aqui reproduzida numa escala 1:1. Acompanhados por um espetáculo místico de luzes e sons, os visitantes vivenciam uma jornada notável à época do Primeiro Imperador da China. Os visitantes também podem assistir a um fascinante documentário da National Geographic sobre a descoberta dos Guerreiros de Terracota.
Local: Alfândega do Porto
Data: até abril de 2023
Hora: entre as 11h00 e as 19h00

ESPETÁCULOS

Teatro do Vão – Tudo Sobre a Minha Mãe
Para todas as mulheres, em todos os lugares. A grande exploração de Almodóvar sobre a força de uma mãe e a fragilidade da vida transformou-se numa peça excelente. Após a trágica morte do filho, Manuela vai para Barcelona em busca do seu pai, mas antes de poder exorcizar a culpa, vê-se envolvida na vida de várias mulheres. Encenada por Daniel Gorjão, a peça de Adamson é um hino apaixonado à força e ao espírito das mulheres. Um drama vertiginoso, envolvendo a maternidade, o amor e o desejo.
Local: Teatro Campo Alegre
Data: 27, 28 e 29 de dezembro
Hora: 19h30

MAIS NOVOS

Pai Natal dos Oceanos
O grande protagonista desta época natalícia troca o habitual fato vermelho pela cor azul. E assim, vestido a rigor com o tom dos oceanos, mergulhará no tanque do aquário portuense. Sem medo dos tubarões e ansioso por conviver com as tartarugas amistosas, Pai Natal dos Oceanos surge para desejar um Feliz Natal a miúdos e graúdos.
Local: Sea Life Porto
Data: 24 de dezembro
Hora: 12h00

Oficinas de Inverno
Local: Parque Biológico de Gaia
Data: 26, 27, 28 e 29 de dezembro
Hora: entre as 09h00 e as 17h00

Zoom 200x! Vamos observar melhor? – Árvore de Natal Bioinspirada
A natureza é a maior professora de todas. Se olharmos com atenção, ela mostra-nos todos os dias soluções que podemos usar para resolver os nossos problemas. Nesta oficina vamos construir uma árvore de Natal inspirada na natureza. Observando com muita atenção alguns elementos naturais, vamos encontrar geometrias, formas, texturas e funções que podemos aplicar nas nossas invenções. Desde o desenho à maquete, a semana destina-se aos mais curiosos e criativos! Como faria a natureza, se criasse uma árvore para este Natal?
Local: Casa da Arquitectura
Data: 26, 27, 28 e 29 de dezembro
Hora: das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h30

OUTROS EVENTOS

Feira de Produtos Bio
Com a participação de mais de uma dezena de agricultores de diversas regiões, desde o Minho até às terras de Basto, todos certificados para a produção em modo biológico, nesta feira podemos comprar fruta, legumes, leguminosas, compotas ou pão diretamente aos produtores, sem intermediários.
Local: Parque da Cidade do Porto
Data: 24 de dezembro
Hora: entre as 08h30 e as 13h30

Este Verbo Nosso
Francisca Camelo regressa com o que de melhor se escreve em português, sempre com um convidado especial, numa noite com a qualidade a que a Francisca já nos habituou. No final, já sabes, temos microfone aberto, por isso vem e traz os teus poemas também!
Local: Selina Porto
Data: 26 de dezembro
Hora: 21h00

Tertúlia Folk
Tertúlia é, na sua essência, uma reunião de amigos, ou simplesmente frequentadores de um local. Nós fazemo-lo também para dançar, adicionando outro ritmo à semana.
Local: Salão da Torre do Relógio da Estação de S. Bento – The Passenger Hostel
Data: 29 de dezembro
Hora: 21h30

A Cruzada – um filme de Louis Garrel
Abel e Marianne são casados e pais de Joseph, de 13 anos. A sua vida corre tranquilamente até descobrirem que Joseph decidiu roubar uma série de coisas lá de casa, desde roupas, relógios e outros objectos valiosos, com o objectivo de as vender. É assim que ficam a saber que o filho é membro de uma associação formada por miúdos de todo o mundo, que tem como propósito salvar o planeta da crise ambiental.
Local: Casa das Artes
Data: 29 de dezembro
Hora: 21h30

FILMES

O Natal do Bruno Aleixo
De: João Moreira, Pedro Santo
Com: Cleia Almeida, Carla Maciel, João Moreira
Género: Comédia
Classificação: M14
Outros dados: 93 minutos
Ninguém odeia o Natal mais que Bruno Aleixo. Assombrado por amargas recordações de prendas manhosas e péssimas refeições, recusa-se a enfrentar mais uma época festiva. Conseguirão os fantasmas do Natal abrir o seu coração às alegrias do amor e da partilha?

Os Fabelmans
Título Original: The Fabelmans
De: Steven Spielberg
Com: Michelle Williams, Paul Dano, Gabriel LaBelle
Género: Drama
Classificação: M12
Outros dados: 151 minutos
Um retrato profundamente pessoal de uma infância americana no século XX, “Os Fabelmans”, de Steven Spielberg, é uma memória cinematográfica das forças e da família que moldaram a vida e a carreira do realizador. Esta história universal sobre o amadurecimento de um jovem solitário que persegue os seus sonhos aborda o amor, a ambição artística, o sacrifício e os momentos de descoberta que nos permitem conhecer com clareza e compaixão a verdade sobre nós próprios e os nossos pais.

Rock Dog 3 – Ao Ritmo da Música VP
Título Original: Rock Dog 3: Battle the Beat
De: Anthony Bell
Com: Rui Unas, Luís Jardim, Diogo Dias
Género: Animação
Classificação: M6
Outros dados: 90 minutos
Depois de uma volta pelo mundo, Bodi, o cão tibetano e eterno otimista que só quer partilhar a sua música, decide regressar à sua terra natal. Quando descobre que o grupo feminino, K-9, não sabe quem é Angus Scattergood, uma lenda do rock com imensos discos de platina vendidos, Bodi é obrigado a participar num concurso musical, “Ao Ritmo da Música”, para inspirar uma nova geração de estrelas do rock. Mas Bodi morde mais do que pode mastigar ao envolver-se no programa de TV e perde de vista os seus objetivos, tornando-se assim na sensação canina do Rock!

Whitney Houston: I Wanna Dance With Somebody
Título Original: I Wanna Dance With Somebody
De: Kasi Lemmons
Com: Naomi Ackie, Stanley Tucci, Clarke Peters
Género: Biografia
Classificação: M12
Outros dados: 146 minutos
Desde os inícios enquanto cantora de coro em Nova Jersey até tornar-se numa das artistas mais galardoada e com mais álbuns vendidos de todos os tempos, os espectadores serão levados pelo percurso estonteante, inspirador – e também comovente –pela fulminante carreira e vida de Whitney Houston, plena de atuações magníficas e com uma banda sonora composta por alguns dos mais adorados temas deste ícone da música, como nunca os ouviram antes.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sabe-bem-poupar-todos-os-dias/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=27012023-edicao71utm_campaign=sabebem