Santander Escolhas

Sugestões 7 Dias

Sugestões 7 Dias

A VIVA! traz sugestões fresquinhas para que possa aproveitar não só o fim de semana como os próximos sete dias. Na lista abaixo vai encontrar opções para desfrutar em família, com a cara metade ou então na sua companhia. Acreditamos o que o difícil será mesmo escolher…

Pode ainda consultar a nossa Agenda Cultural com uma calendarização mais alargada de vários eventos nas principais salas do Grande Porto.

Aproveite os últimos dias da iniciativa e vá visitar o “Serralves em Luz”. Este projeto transforma todo Parque de Serralves numa impactante exposição de luz, proporcionando a fruição noturna deste magnífico espaço através de uma experiência surpreendente. Ao longo de um percurso de 3 km, 25 instalações de luz, com recurso a múltiplas fontes, tecnologias de baixo consumo e até elementos vegetais recuperados no próprio Parque, proporcionam uma experiência sensorial mágica, num ambiente imersivo que dá a conhecer novas perspetivas deste notável espaço.

CONCERTOS

Dancing With Don
Dancing With Don é um trio de jazz que improvisa canções. Lynn Cassiers, Manolo Cabras e João Lobo colaboram há cerca de 20 anos em várias constelações. Eles têm a sua própria linguagem improvisada única, esculpida e polida ao longo dos anos. De uma sessão em casa, gravada sem pretensões, surgiu o álbum, lançado em Outubro de 2022 pela Robalo, que será apresentado neste concerto.
Local: Espaço Porta-Jazz
Data: 26 de novembro
Hora: 19h

A Ousadia de Bruckner
Apelidada por Bruckner como “a mais ousada” devido ao seu carácter experimental, a Sexta Sinfonia é uma obra prolífica em ideias, com rasgos criativos bem audíveis na magnífica orquestração. Preferida do compositor, preterida pelos críticos, esta é a única sinfonia que não foi sujeita às habituais revisões do compositor, tendo tido estreia póstuma em 1883, pela Filarmónica de Viena. Um concerto comentado sob a direcção do aclamado maestro Michael Sanderling, o novo Maestro Titular da Orquestra Sinfónica de Lucerna.
Local: Casa da Música
Data: 27 de novembro
Hora: 12h

Música de Hogwarts
Para celebrar os 20 anos da estreia de HARRY POTTER e a PEDRA FILOSOFAL nos cinemas, voltamos a HOGWARTS.
O público é guiado à escola de magia mais conhecida do mundo através da música que tão bem caracteriza os filmes de Harry Potter.
Este é um espetáculo musical interativo para os amantes da saga de J. K. Rowlling e para famílias que, num espírito de união, são transportadas para o fantástico mundo da magia em plena Hogwarts.
Local: Coliseu
Data: 27 de novembro
Hora: 19h

Desconectados
O projeto liderado pelo músico Pedro Vidal, Desconectados, vai apresentar o álbum de estreia “Liberdade Incondicional”. O disco “Liberdade Incondicional” apresenta três temas da autoria de Carlos Tê, um dos maiores autores da música portuguesa, outro com a colaboração de Manuel Cruz, que deu palavras a uma música de Pedro Vidal com o seu génio lírico, um dueto com o seu mestre e amigo Jorge Palma, “Frio de Inverno”, e a participação de Mário Laginha que fez também os arranjos do tema “Se eu fosse Deus”.
Local: Plano B
Data: 30 de novembro

EXPOSIÇÕES

Momentos Altos
A exposição retrata o programa de atividades comemorativas realizadas no decorrer do último ano, que se pretendeu de celebração deste Complexo Municipal que há 25 anos está ao serviço da população da Freguesia de Pedrouços e de todo o Concelho, reunindo num mesmo espaço uma Creche e Infantário, um Centro de Juventude e um Centro de Dia, coexistindo harmoniosamente três gerações e sendo, também, um modelo marcante da política de promoção de igualdade de oportunidades que o Município há muito defende.
Local: Complexo Municipal da Casa do Alto
Data: 31 de janeiro de 2023
Hora: das 9h às 12h30 e das 14h às 22h

Last Folio
Esta exposição internacional e o documentário que a acompanha começaram a sua viagem em 2009 e fascinaram visitantes em três continentes, nos mais emblemáticos e relevantes espaços. Foram objeto das mais laudatórias críticas, um pouco por todo o mundo.
Local: MMIPO – Museu e Igreja da Misericórdia do Porto
Data: até 31 de janeiro de 2023

Joan Miró
O núcleo de obras de Joan Miró, propriedade da Coleção de Arte Contemporânea do Estado, cedida ao Município do Porto e depositada na Fundação de Serralves, é composta por 85 obras e engloba pinturas, esculturas, colagens, desenhos e tapeçarias do famoso mestre catalão. A Coleção abrange seis décadas de trabalho de Joan Miró, de 1924 até 1981, constituindo assim uma excelente introdução à sua obra e às suas principais preocupações artísticas.
Local: Serralves
Data: até 1 de maio de 2023

SEM CORPO / DISEMBODIED
Com um percurso reflexivo e singular, Vera Mota (Porto, 1982) tem vindo a desenvolver o seu trabalho em torno das políticas do corpo, promovendo e equacionando a sua participação enquanto metodologia generativa e eixo para formulações conceptuais. Recorrendo sobretudo à escultura, desenho e performance, usufruindo da amplitude e permeabilidade que estas disciplinas oferecem, a sua prática artística convoca uma forte componente material.
SEM CORPO /DISEMBODIED, a primeira exposição da artista em contexto museológico – como que das mãos para a cabeça – propõe um diálogo permanente e tenso entre desenho e escultura, no qual o espectador se vê implicado.
Local: Serralves
Data: até 14 de maio de 2023

ESPETÁCULOS

Quarteto Contratempus – Lugar Comum
Um lugar comum, que é de todos, com vozes femininas que falam baixinho dos seus gritos mais íntimos, com instrumentos que nos são comuns e tornam os nossos dias menos comuns, com palavras que são dadas sem partir nem baralhar. A ópera tem sido uma longa conversa com os homens que parece que nem os seus gritos conseguem ouvir. A ópera traz consigo distantes agudos femininos desde o tempo em que nem se sabia que aqueles sons existiam. Ou então, habituamo-nos tanto a ouvi-los que se tornaram num lugar comum.
Local: Rivoli
Data: 25 e 26 de novembro
Horário: 19h30

Sete Anos Sete Escolas
Apresentação pública do resultado do projeto Sete Anos Sete Peças, desenvolvido a partir dos conteúdos da peça Quinta-feira: Abracadabra, de Cláudia Dias e Idoia Zabaleta, com estudantes do ensino secundário da Escola Profissional de Campanhã e da Escola Profissional Bento de Jesus Caraça, orientado pelas artistas Cláudia Dias, Idoia Zabaleta e Karas. O projeto é realizado em contexto escolar, através de oficinas de criação artística que visaram dotar os estudantes com ferramentas da criação contemporânea e do pensamento crítico.
Local: Teatro de Campo Alegre
Data: 26 de novembro
Horário: 16h

Bruscamente no Verão Passado
O Teatro Nacional São João junta-se ao Ensemble – Sociedade de Atores para apresentar pela primeira vez Bruscamente no Verão Passado, de Tennessee Williams. A peça, com encenação de Carlos Pimenta, conta com uma nova tradução de Ana Luísa Amaral. Estreia no dia 17 de novembro. Bruscamente no Verão Passado é considerada a mais enigmática das obras de Tennessee Williams, nome de vulto do teatro americano. Escrita em 1958, foi adaptada ao cinema no ano seguinte, tendo-se tornado num dos grandes clássicos de Hollywood.
Local: Teatro Nacional São João
Data: até 27 de novembro
Horário: sábado, às 19h, sexta, às 21h, e domingo, às 16h

MAIS NOVOS

O Feiticeiro de Oz no Gelo
Uma jovem menina aterra em Oz de forma muito pouco convencional e embarca numa aventura emocionante e cheia de surpresas para conseguir chegar à presença do misterioso Feiticeiro. Um glamoroso musical sobre o gelo, onde não faltará um espantalho desmiolado, um leão com falta de confiança, um homem de lata altamente romântico e duas bruxas que, apesar de uma ser boa e outra má, têm mais em comum do que à partida se possa imaginar. Nesta epopeia hilariante sobre amizade, iremos descobrir a importância do amor-próprio, pois a magia que procuramos está em cada um de nós.
Local: MAR Shopping Matosinhos
Data: entre 26 de novembro e 8 de janeiro

Reino encantado do gelo
O Centro Comercial Gaia Jardim comemora 32 anos de existência e para celebrar esta data com todo o seu público, aposta num programa com entrada totalmente gratuita no reino encantado do gelo, com a Rainha Elsa e os seus amigos. Para os mais animados, será também possível registar este dia inesquecível com pipocas, pinturas faciais, danças e histórias.
Local: Centro Comercial Gaia Jardim
Data: 27 de novembro
Horário: entre as 10h e as 18h

Hora do Conto
Este livro, criado em parceria com a Amnistia Internacional, celebra a canção imortal de John Lennon. Nele uma pomba desenha uma viagem muito especial, espalhando uma mensagem de paz e amizade pelo mundo e por todos os seres. Imagine é uma declaração muito poderosa, escrita com um profundo amor pela humanidade e o seu futuro.
Local: MAR Shopping Matosinhos
Data: 27 de novembro
Horário: entre as 11h e as 12h30

OUTROS EVENTOS

Porto de Encontro
Frederico Lourenço é o convidado de novembro na 91.ª edição do Porto de Encontro. O autor de Evangelhos Apócrifos vai estar à conversa com o jornalista Sérgio Almeida na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto. Este encontro conta com a participação especial de José Rui Teixeira e leituras de Ismael Calliano.
Local: Biblioteca Municipal Almeida Garrett
Data: 26 de novembro
Horário: 17h

Yoga terapêutico
São quase indissociáveis do nosso modo de vida atual: a rotina, a correria e o stress. A pandemia veio trazer-nos mais consciência sobre a necessidade de abrandarmos, mas já quase tudo voltou ao mesmo. No entanto, essa necessidade não desapareceu. Por esse motivo o MAR Shopping Matosinhos proporciona um fim de semana de yoga terapêutico às famílias.
Local: MAR Shopping Matosinhos
Data: 26 e 27 de novembro
Horário: entre 11h e as 18h

Festival Internacional de Cinema Queer
A programação do Queer Porto 8 volta a fazer-nos refletir sobre as importantes questões ligadas à memória, individual e coletiva. É com esse mote que voltamos a habitar o Teatro Rivoli, com as duas competições oficiais, a Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto, com um programa dedicado ao EcoQueer, além de projeções no Teatro Helena Sá e Costa e Maus Hábitos. Gestos de memória e de celebração, num programa que evoca e “inventa” necessários passados, pensa e problematiza o nosso presente, e projeta-nos no futuro. — Queer Porto 8 (www.queerporto.pt).
Local: RIVOLIPequeno Auditório cinema
Data: 1 a 4 de dezembro

Misterioso Egito
A Alfândega do Porto é a tela de fundo de uma viagem até ao tempo das pirâmides, dos templos e dos faraós. “Misterioso Egito”, um espetáculo imersivo que transporta os visitantes por mais de 3 mil anos de história através de instalações multimédia, audiovisuais e interativas, promete transformar os visitantes em verdadeiros exploradores. Ao longo de 30 minutos, é possível vivenciar e explorar alguns dos momentos mais marcantes da história do Egito, como a descoberta centenária dos tesouros do Faraó Tutankhamon, o enigma da Pedra de Roseta, descoberta em 1799, Ramsés II, O Grande, ou o complexo das Pirâmides em Gizé.
Local: Alfândega do Porto
Data: até abril de 2022

FILMES

Bros – Uma História de Amor
Título Original: Bros
De: Nicholas Stoller
Com: Billy Eichner, Luke Macfarlane, Monica Raymund
Género: Comédia
Classificação: M16
Outros dados: 115 minutos
A primeira comédia romântica lançada por um dos grandes estúdios de Hollywood sobre dois homens homossexuais que procuram – e eventualmente tropeçam! – no amor. Talvez. Eles estão muito ocupados…

Crimes do Futuro
Título Original: Crimes of the Future
De: David Cronenberg
Com: Viggo Mortensen, Léa Seydoux, Kristen Stewart
Género: Thriller
Classificação: M16
Outros dados: 107 minutos
Novo filme de David Cronenberg, que mergulha num futuro não tão distante onde a humanidade aprende a adaptar-se a ambientes sintéticos. Esta evolução leva o ser humano para lá do seu estado natural, para uma metamorfose, alterando a sua composição biológica. Enquanto alguns abraçam o potencial ilimitado deste transhumanismo, outros tentam policiar o mesmo. Saul Tenser é um apreciado artista que abraçou esta Síndrome de Evolução Acelerada, germinando órgãos novos e inesperados no seu corpo. Com o seu parceiro Caprice, transforma a remoção destes órgãos num espectáculo para os leais seguidores se maravilharem em tempo real. Mas o governo e uma estranha subcultura estão atentos.

Devotion – Uma História de Heróis
Título Original: Devotion
De: J.D. Dillard
Com: Glen Powell, Jonathan Majors, Thomas Sadoski
Género: Ação
Classificação: M12
Outros dados: 138 minutos
Durante a Guerra da Coreia, dois pilotos da Marinha dos EUA arriscam a sua vida de forma heroica, tornando-se nos pilotos mais conhecidos da época. O filme destaca a história do primeiro piloto negro da Marinha dos EUA e da dedicação do seu asa num tempo geopolítico incerto e racista.

Estranho Mundo
Título Original: Strange World
De: Don Hall
Com: Jake Gyllenhaal, Dennis Quaid, Gabrielle Union
Género: Animação
Classificação: M6
Outros dados: 102 minutos
Uma lendária família de exploradores, os Clades, viaja por uma terra desconhecida e traiçoeira ao lado de uma equipa diversa, que inclui uma bolha astuta, um cão de três patas e uma enorme quantidade de criaturas vorazes.

Pinóquio de Guillermo Del Toro
Título Original: Guillermo del Toro’s Pinocchio
De: Guillermo del Toro, Mark Gustafson
Com: Ewan McGregor, Ron Perlman, Cate Blanchett
Género: Animação
Classificação: Pendente
Outros dados: 114 minutos
O realizador Guillermo del Toro (e a lenda do stop-motion Mark Gustafson reimaginam o conto clássico de Carlo Collodi do menino de madeira, numa aventura encantada que transcende mundos e revela o poder do amor.

PUB
www.pingodoce.pt/responsabilidade/premio-literatura-infantil/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=pli