Santander Escolhas

Sugestões 7 Dias

Sugestões 7 Dias

Sexta-feira é dia de novas sugestões da VIVA!. Mais uma vez foram reunidas as melhores opções para poder decidir o que fazer nos tempos livres dos próximos sete dias. Ainda assim, se preferir uma visão alargada passe pela nossa Agenda Cultural e consulte toda a programação nos locais mais emblemáticos da cidade do Porto…

Se é fã de musicais não pode perder o “Música no Coração”, no Super Bock Arena, dia 12, pelas 21h30. O espetáculo conta a história de Maria, uma noviça cuja vocação para freira se resume apenas ao nome. A sua indisciplina e o seu jeito para se meter sempre em sarilhos faz com que o convento que a abriga decida incumbi-la de uma missão mais terrena: tomar conta dos sete filhos do viúvo e rezingão Capitão Von Trapp.
O elenco é composto por: Sofia Escobar como Maria Rainer; Jorge Corrula como Capitão von Trapp; Manuela Couto como Baronesa Elsa Schraeder; Virgílio Castelo como Max Detweiler, entre outros. Apresse-se a comprar os bilhetes, à venda nos locais habituais.

CONCERTOS

Da Chick
“Good Company”, o novo disco de Da Chick, estreou a 7 de Outubro acompanhado do single “Positivity”. O novo álbum é apresentado ao vivo em Lisboa, no B.leza, e no Porto, no Passos Manuel, nos dias 3 e 12 de novembro, respectivamente. “Funk You Want” foi o primeiro passo de dança que despertou a curiosidade para o álbum “Good Company”, o novo trabalho de Da Chick prometido para Outubro. “New Day” é o segundo single desta jornada e que caminha por terrenos mais jazzy, servido por trompete e Rhodes carregados de alma. “
Local: Passos Manuel
Data: 12 de novembro

Fuzzo
Fuzzo é uma nova proposta para músicos que se sentem confortáveis no fio da navalha. Este grupo reúne três estrelas do jazz galego: Virxilio da Silva na guitarra, Xan Campos nos sintetizadores e Chus Pazos na bateria.
Definem-se como uma banda de improvisação livre e cumulativa, tornando os seus concertos numa verdadeira experiência de êxtase selvagem e criativo.
De tudo o que estes músicos fazem pode dizer-se que são especialmente habilidosos a desconstruir desenhos e ideias musicais, com uma estética próxima do rock psicadélico e da música eletrónica sem abandonar a improvisação como canal fundamental de expressão plástica e musical.
Local: Espaço Porta-Jazz
Data: 12 de novembro
Horário: 19h

Jazz à Mesa: João Pedro Dias & Gil Silva
Gil e João são amigos que gostam de explorar conceitos, dinâmicas, texturas e improvisações. Com gostos musicais semelhantes e alguns mais distantes tentam em palco criar uma ponte que os una e que expresse o “eu” musical de cada um, vindo este a afirmar cada vez mais. Neste concerto vão ouvir algumas improvisações livres, originais e quem sabe standards.
Local: Maus Hábitos
Data: 15 de novembro
Horário: 20h

EXPOSIÇÕES

Jorge Pinheiro: Obras na Coleção de Serralves
“Jorge Pinheiro: Obras na Coleção de Serralves” oferece uma perspetiva sobre a evolução formal e conceptual da obra de um dos artistas mais influentes do contexto artístico português da segunda metade de século XX e membro do célebre grupo “Os 4 vintes”.
A exposição apresenta a sua obra tridimensional de maiores dimensões, uma importante instalação dos anos 1970 e um conjunto de pinturas e trabalhos sobre papel que evidenciam as investigações do artista em torno de formulações geométricas e combinações cromáticas reveladoras do seu interesse pelas áreas da música, da matemática e da semiótica.
Local: Espaço Corpus Christi
Data: até 15 de janeiro

Corpus Hermeticum de Luz
A Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo acolhe um conjunto de obras de Mário Vitória, representativas de algumas das linguagens abordadas pelo artista natural de Arganil, com ateliê em Vila Nova de Gaia. “Corpus Hermeticum de Luz” reúne exemplares de desenho, escultura e pintura, com destaque para o quadro “Apocalipse e o Rapto da Europa”, que estará exposto no ateliê central da Casa-Museu, em diálogo com obras de Teixeira Lopes, bem como de outros artistas, reunidas pelo mestre da escultura portuguesa. A exposição fica patente ao público até 31 de janeiro de 2022.
Local: Casa-museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo
Data: até 31 de janeiro de 2023

Quem conta um conto acrescenta um ponto… Paula Rego
“Quem conta um conto acrescenta um ponto” é um ditado popular que se utiliza para indicar que cada pessoa relata um mesmo acontecimento ou facto acrescentando pormenores da sua autoria. “Contar contos” é uma das expressões que melhor definem o trabalho da artista Paula Rego (Lisboa, 1935 – Londres, 2022); “acrescentar pontos” – no fundo aquilo que fazem todos os leitores e espectadores –, é a expressão que define com maior precisão os visitantes de exposições.
Local: Serralves
Data: até 30 de abril de 2023

Joan Miró
O núcleo de obras de Joan Miró, propriedade da Coleção de Arte Contemporânea do Estado, cedida ao Município do Porto e depositada na Fundação de Serralves, é composta por 85 obras e engloba pinturas, esculturas, colagens, desenhos e tapeçarias do famoso mestre catalão. A Coleção abrange seis décadas de trabalho de Joan Miró, de 1924 até 1981, constituindo assim uma excelente introdução à sua obra e às suas principais preocupações artísticas.
Local: Serralves
Data: até 1 de maio de 2023

ESPETÁCULOS

Pátria
Pátria é um monólogo de um ensandecido homem só. Um homem que conta a sua história de refugiado num país estrangeiro, relatando como aí chegou e acabou preso, denunciado por um crime que pode não ter cometido. A personagem interpretada pelo ator Pedro Almendra fala com as paredes e as plantas, narrando-se como expatriado e injustiçado, até que um estrangeiro lhe bate à porta, pronto a contradizê-lo.
Resultado do desafio de escrita de um texto original lançado pelo encenador Manuel Tur ao escritor Bernardo Carvalho, nome cimeiro da literatura contemporânea brasileira, Pátria é uma dramaturgia desprovida de nome, tempo e espaço. Propenso a narradores solitários e a personagens desenraizados, Bernardo Carvalho condensa neste texto o seu universo literário.
Local: Teatro Carlos Alberto
Data: de 16 a 20 de novembro
Horário: quarta, quinta e sábado, às 19h00, sexta, às 21h00, e domingo, às 16h

Bruscamente no Verão Passado
O Teatro Nacional São João junta-se ao Ensemble – Sociedade de Atores para apresentar pela primeira vez Bruscamente no Verão Passado, de Tennessee Williams. A peça, com encenação de Carlos Pimenta, conta com uma nova tradução de Ana Luísa Amaral. Estreia no dia 17 de novembro. Bruscamente no Verão Passado é considerada a mais enigmática das obras de Tennessee Williams, nome de vulto do teatro americano. Escrita em 1958, foi adaptada ao cinema no ano seguinte, tendo-se tornado num dos grandes clássicos de Hollywood.
Local: Teatro Nacional São João
Data: de 17 a 27 de novembro
Horário: quarta, quinta e sábado, às 19h, sexta, às 21h00, e domingo, às 16h

MAIS NOVOS

Atelier de escultura – Pequenas esculturas em 3 dimensões
Por vezes em casa sobram pedaços de cartolina que ficam esquecidos no armário. Vamos usar essas sobras e criar uma escultura pequena e colorida. Vamos cortar, dobrar, enrolar, juntar os pedaços de cartolina, colocar sobre um cartão e criar uma obra de arte.
Local: Mar Shopping
Data: 13 de novembro
Horário: das 11h e às 12h30

MERCADO

Abelha XIV – Mercado de Arte
Ilustração, pintura, cerâmica e fotografia, com o objetivo de promover o trabalho dos artistas e o amor crescente pela arte na nossa cidade. No decorrer do mercado às 16h30 no piso -1 haverá também a performance poética interpretada por Patrícia Barbosa e Tina Bastos baseada no Livro “Nesses dias Impossíveis” de Paula Autran.
Local: Centro Comercial de Cedofeita
Data: 12 de novembro
Horário: das 14h às 19h

OUTROS EVENTOS

Construção de marionetas de papel
Nesta oficina de expressão plástica, destinada a famílias com crianças M/3 anos, os participantes são desafiados a criar a sua marioneta personalizada, a partir de folhas de jornal, fica cola e imaginação!
Local: Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo
Data: 12 de novembro
Horário: 14h30

Festival de Teatro Amador de Vila Nova de Gaia
O X Festeatro prossegue no próximo fim de semana, com a participação do Grupo Cénico da Paróquia de Oliveira do Douro (A igreja bem assombrada) e do Orfeão da Madalena (Quem tem medo de Peter Pan). O X Festeatro decorre até 25 de novembro, no Auditório Municipal de Gaia.
Local: Auditório Municipal de Gaia
Data: 12 e 13 de novembro
Horário: 21h30; 16h30

Festival Tempos Cruzados
Tempos Cruzados é um festival multidisciplinar organizado em parceria por várias entidades: a Direcção-Geral do Património Cultural, o Museu Nacional Soares dos Reis e os Municípios de Caminha, de Chaves e de Vila Nova de Gaia.
Local: Auditório Municipal de Gaia
Data: de 16 de novembro a 10 de dezembro
Horário: 21h30; 16h30

FILMES

Black Panther: Wakanda para Sempre
Título Original: Black Panther: Wakanda Forever
De: Ryan Coogler
Com: Michaela Coel, Lupita Nyong’o, Danai Gurira
Género: Aventura
Classificação: Pendente
Outros dados: 161 minutos
Em Wakanda, a Rainha Ramonda, Shuri, M’Baku, Okoye e as Dora Milaje lutam para proteger a sua nação de potências mundiais, na sequência da morte do rei T’Challa. Enquanto os Wakandianos se esforçam para abraçar o próximo capítulo, os heróis unem-se com a ajuda de War Dog Nakia e Everett Ross para descobrirem um novo caminho para o reino de Wakanda. Um filme de Ryan Coogler.

Um Sonho em Paris
Título Original: Mrs. Harris goes to Paris
De: Anthony Fabian
Com: Lesley Manville, Isabelle Huppert, Lambert Wilson
Género: Drama
Classificação: M12
Outros dados: 115 minutos
Ada é uma mulher a dias viúva que vive em Londres nos anos 50, e que se apaixona loucamente por um vestido Dior Couture e decide que tem, absolutamente, de ter um. Após trabalhar dia e noite para conseguir amealhar dinheiro suficiente para alcançar o seu sonho, ela embarca numa aventura que a levará até Paris e que irá para sempre mudar não só a sua vida, mas o próprio futuro da casa Dior.

Yakari – A Grande Aventura
Título Original: Yakari, Le Film
De: Xavier Giacometti, Toby Genkel
Género: Animação
Classificação: M6
Outros dados: 82 minutos
Yakari, um pequeno rapaz Sioux, decide ir sozinho seguir a trilha do Pequeno Trovão, um cavalo selvagem considerado indomável. Na sua jornada, recebe a visita da Grande Águia, o seu espírito animal, que lhe concede o poder de falar com os animais. Continuando a viagem, cada vez mais longe de casa e mais dentro do território dos terríveis caçadores, vestidos com pele de puma, Yakari e o Pequeno Trovão embarcam numa grande aventura. Durante esta jornada, através de paisagem incríveis, mas traiçoeiras, irá nascer uma amizade eterna entre o corajoso rapaz Sioux e o pónei que corre como o vento. Baseado na BD de Derib.

O Sopro do Diabo
Título Original: From Devil’s Breath
De: Orlando von Einsiedel
Género: Documentário
Classificação: M12
Outros dados: 42 minutos
A história improvável de duas narrativas notáveis que se encontram: a extraordinária e inspiradora comunidade de sobreviventes dos mortíferos incêndios florestais de 2017 em Portugal, lutando para garantir que o que eles viveram nunca mais acontece, e uma descoberta científica revolucionária, capaz de mudar o mundo, que nos poderia ajudar a nos protegermos da emergência climática. Documentário produzido pelo ator Leonardo DiCaprio.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sinta-o-natal-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem70&utm_campaign=sabebemfazbem