Philips

Sugestões 7 Dias

Sugestões 7 Dias

Com o fim-de-semana e feriado aí à porta tem ainda mais motivos para aproveitar o seu tempo livre. A VIVA!, como de costume, apresenta-lhe algumas sugestões do que fazer nos próximos sete dias. Para tornar a escolha ainda mais difícil não se esqueça de passar pela Agenda Cultural e verificar os principais espetáculos no Porto.

Se ainda não sabe o que fazer na noite de Halloween, 31 de outubro, vá até Gondomar e aproveite para de divertir na festa pensada pela Lipor. A iniciativa decorre no Parque Aventura e Trilho Ecológico, entre 21h30 e as 23h30. A entrada é gratuita, sendo obrigatório levar de entregar 1kg de resíduos para reciclar (papel e cartão, embalagens de plástico, de metal e de vidro).

Dois dias antes, a 29 de outubro, pode ir também a uma festa dedicada ao “Día de los Muertos”, que vai contar com cocktails, DJ set e propostas gastronómicas mexicanas, como quesadillas, burritos, tacos e nachos. A festa vai ter lugar na Sé Catedral Hotel Porto, entre as 18h00 e as 22h00, e promete uma decoração a preceito.

CONCERTOS

Festival Internacional de Órgão e Música Sacra
Joris Verdin é organista e musicólogo . Essa combinação é a razão de sua preferência por reviver músicas esquecidas ao mesmo tempo em que cria composições contemporâneas. Gravou mais de quarenta CDs como solista, abrangendo várias épocas e estilos musicais. Depois de várias atividades como acompanhante, arranjador e produtor, ele agora se concentra no órgão e no harmônio e se tornou um especialista internacionalmente reconhecido. Ele ensina órgão no Conservatório Real de Antuérpia e é professor na Universidade de Lovaina, Bélgica.
Local: Igreja Matriz de Milheirós
Data: 28 de outubro
Hora: 21h30

Flautando entre Séculos
O Serviço Educativo dos Auditórios de Gaia promove uma edição dos “Concertos em Família” inteiramente dedicada às flautas. “Flautando entre Séculos” conta com a participação do Ensemble de Flautas da Escola de Música de Perosinho e convidados, sob direção musical de Joaquina Mota.
Local: Cine-Teatro Eduardo Brazão
Data: 30 de outubro
Hora: 11h

Tiago Correia
Tiago Correia é um fadista da nova geração. Quem o escuta reconhece uma alma antiga na sua voz e no seu canto, fazendo lembrar como cantavam os mais antigos. Tem traçado o seu percurso marcado por uma vontade imensa de aprender com os mestres, estudar as suas referências, conhecendo e cantando as vertentes mais tradicionais do género, aliada a uma necessidade de construir o seu próprio caminho poético e musical enquanto letrista e compositor. E decididamente (2021) é o primeiro disco a solo do músico e conta com a produção musical de Ângelo Freire.
Local: Casa da Música
Data: 1 de novembro
Hora: 19h30

Vasco Alves
Vasco Alves é um músico que procura a materialidade do som e a natureza dos fenómenos acústicos através da utilização de processos eletrónicos e acústicos instáveis. A construção das suas peças assenta fortemente na utilização de técnicas de síntese e amplificação, tácticas materiais que sustentam pontos de diálogo entre lógicas computacionais e ferramentas físicas tais como a gaita-de-fole ou instrumentos de sopro personalizados. Além do seu trabalho em nome individual, Vasco Alves é membro dos VA AA LAR e dos OndaXoque, para além de ser gaiteiro de bancada nos jogos do Clube de Futebol “Os Belenenses”, do qual é fervoroso adepto.
Local: Auditório Ilídio Pinho da Universidade Católica no Porto
Data: 3 de novembro
Hora: 19h

EXPOSIÇÕES

Do Não-Dizível
A Exposição remete para essa dimensão dos limites da linguagem, ou impostos à linguagem. As peças vão-se sucedendo sob essa caução de “não dizer”, não permitir que o significado toque a nomeação própria das palavras. Antes se esboça um fio de sugestões visuais e sensoriais ou temas cristalizados figurativamente como imagens quase literais, mas de uma literalidade muda. O que se vê, vê-se com a clareza de formas reconhecíveis e recortadas pela experiência comum, mas a chave do seu significado permanece na esfera do indizível (…) – Paulo Freire de Almeida.
Local: Cooperativa Árvore
Data: até 29 de outubro

Perspetiva(s) sobre Uma Saúde
No âmbito do objetivo do ICBAS de promover e divulgar o conceito ‘Uma Saúde’ (One Health) junto da comunidade académica e da sociedade civil, foi lançado, em março de 2022, o concurso de fotografia “Perspetiva(s) sobre Uma Saúde” para toda a comunidade U. Porto: atuais e antigos estudantes, não docentes e docentes. Este conceito reconhece as interligações entre humanos, animais e ambiente, e visa uma abordagem sinérgica e interdisciplinar dos desafios da área da saúde para otimizar os resultados obtidos.
Local: Centro Português de Fotografia
Data: até 30 de outubro

Arqui(vi)vo
Coreógrafo, performer e pensador português, João Fiadeiro (1965, Paris) é uma figura seminal do movimento da Nova Dança em Portugal e reconhecidamente um dos mais singulares artistas e investigadores das artes performativas contemporâneas.
Visão de conjunto do percurso multifacetado de João Fiadeiro, Arqui(vi)vo incorpora documentação fílmica e fotográfica, publicações, ensaios e notas de trabalho que permitirão aos públicos, pela primeira vez, contextualizar e revisitar em perspetiva a programação de um dos espaços mais icónicos da cena performativa portuguesa e a produção artística deste autor, referência da Performance e da Dança Contemporânea.
Local: Serralves
Data: até 6 de novembro

Metamorfoses
Cindy Sherman: Metamorfoses apresenta uma série de obras que atravessam a carreira da artista desde o seu início até às obras mais recentes. A exposição foi organizada em diálogo com a artista e em parceria com o The Broad Art Foundation, Los Angeles, uma instituição que coleciona exaustivamente o trabalho de Sherman há mais de trinta anos.
Local: Serralves
Data: até 16 de abril de 2023

ESPETÁCULOS

Para que os Ventos se Levantem: Uma Oresteia
Para que os Ventos se Levantem: Uma Oresteia acrescenta um capítulo ao processo de internacionalização em curso do Teatro Nacional São João. A KastroKriola e a Ensaio Sobre a Cegueira – parcerias com o Ministério da Cultura de Cabo Verde e com o Teatre Nacional de Catalunya – segue-se uma Oresteia reescrita por Gurshad Shaheman, que levantamos com o Théâtre national de Bordeaux en Aquitaine. A trilogia de Ésquilo canta tudo o que é essencial: a dor, a morte, a vingança, a loucura, a justiça. O dramaturgo franco-iraniano mantém as personagens e a estrutura narrativa, mas opera metamorfoses, desvios, atualizações. Troia é aqui o nome de guerra de todo o Médio Oriente, terra ainda e sempre devastada; Agamémnon e Orestes são emblemas do imperialismo e do populismo emergentes; os coros, constituídos por feministas e ecologistas, resistem à barbárie. Catherine Marnas e Nuno Cardoso, diretores artísticos das duas instituições, trabalham com um elenco de jovens atores franceses e portugueses. Um exercício bilingue de “formação em ato”, um espetáculo que interroga (e vivifica) os alicerces do ideário democrático.
Local: Teatro São João
Data: de 29 outubro a 6 de novembro
Hora: 19h; 21h; 16h

“Bairro Noite e Dia, ou de como Maria José ser Boa Alma não podia”
Com a autoria de Jorge Castro Guedes, a Peça conta com um elenco de luxo: Júlio Cardoso, Sandra Salomé, Guilherme Filipe, Paula Guedes, Miguel Branca, Kátia Guedes, Jaime Monsanto, Luciana Sanhudo, Teresa Fonseca e Costa, Fernando André, Vítor M. Sousa, Mafalda Covas e Mariana Silva Costa. Num bairro de arredores, dos ditos problemáticos, sai o Totoloto a uma costureira. Ela quer ser uma boa alma, mas assediada por todos, acaba por ter de encontrar uma saída, desdobrando-se em duas pessoas com características opostas. Aliás, o comum neste bairro é também todos terem um duplo: de dia é uma coisa e à noite outra. Mas saber se é o sistema socioeconómico quem unicamente engendra a miséria moral ou se tudo começa nas faltas de solidariedade e no egoísmo individual é como saber se é o ovo ou a galinha quem primeiro aparece.
Local: Sala Estúdio Perpétuo
Data: até 31 de outubro
Horário: sextas, sábados e domingos às 19h; segundas-feiras às 21h30

Dois ovos irmãos: Trambolhões e Jigajogas
Este é um espetáculo com dois protagonistas muito especiais. Dois ovos irmãos, ovos ovinhos, saídos do ninho, cantam canções, mastigam palavrões e com os seus corações de dragão, guardados guardadinhos, preparam-se para abrir os nossos iguais.
Local: Mosteiro São Bento da Vitória
Data: 3 de novembro
Horário: 10h e 15h

Voz
Um espetáculo entre o concerto e o teatro físico. É esta a proposta de Catarina Lacerda, diretora artística do Teatro do Frio e encenadora do espetáculo Voz, que se apresenta pela primeira vez ao público no dia 3 de novembro, no Teatro Carlos Alberto. Nesta experiência sonora, visual e imersiva, Catarina Lacerda reúne em palco o Teatro do Frio e as Sopa de Pedra, um grupo de investigação musical formado no Porto, em 2012, e composto por dez mulheres com uma visão muito própria do cancioneiro popular português.
Voz é uma dramaturgia original que relaciona o canto polifónico e a spoken word. A partir da imaterialidade da voz, o espetáculo procura criar um lugar de tensão lúdica entre o visível e o invisível, o audível e o inaudível, o dizível e o indizível, o risível e o grotesco. O texto propõe uma metamorfose de narrativas, que vão da comédia de enganos ao absurdo, da coralidade da tragédia grega à pop e à tradição oral.
Local: Teatro Carlos Alberto
Data: 3 a 6 de novembro
Horário: quinta e sábado, às 19h, sexta, às 21h, e domingo, às 16h

MERCADO

43ª Expo-Feira do Colecionismo
Numa organização conjunta do Centro Comercial de Cedofeita e do Clube de Coleccionadores de Gaia, vai ser levada a cabo a 43ª Expo-Feira do Colecionismo. Para muitos colecionadores este é, mais uma vez, o melhor sítio para a efectivação de trocas, compras e exposição de variadas formas de colecionismo, tais como: moedas, discos de vinil, selos, postais, livros, revistas, relógios, cromos, lotarias e brinquedos.
Local: Centro Comercial de Cedofeita
Data: 29 de outubro
Horário: das 10h às 18h

MAIS NOVOS

Halloween
Uma ocasião como esta exige que todas as visitas à mansão do Mago estejam na sua… pior apresentação. Por isso, antes de tudo, os ilustríssimos convidados vão passar pelo Camarim das Pinturas para as mestres em hediondeza os transformarem em perfeitos monstrinhos.
À entrada do Palacete, o servente do Mestre Mago preparará com os nossos monstrinhos um cocktail especial: sangue de vampiro é o elemento principal desta bebida nojenta servida em tubo de ensaio. O grande momento será protagonizado pelo Mestre Mago e as suas assistentes: o Maior show de Halloween de sempre vai enfeitiçar e deslumbrar os monstrinhos com truques de magia e ciência – balões que não furam, água que não molha, bolas de fumos e… muitas mais bruxarias capazes de deixar qualquer monstro boquiaberto.
Local: Mar Shopping
Data: entre 28 de outubro e 1 de novembro
Hora: 15h às 21h nos dias de semana; das 12h às 13h e das 14h às 21h no fim de semana e feriado

Commédia a la Carte Kids
Este ano, mais uma vez, decidimos surpreender o nosso público com um espetáculo dedicado às crianças. Será com 3 atrizes (Filipa Duarte, Joana Castro e Rita Cruz) e 3 músicas (Ana Roque, Eugénia Contente, Maria Campos), que darão continuidade à escola de improviso com curadoria dos Commedia a La Carte.
Local: Teatro Sá da Bandeira
Data: 29 e 30 de outubro
Hora: 11h30

OUTROS EVENTOS

Noite de Serenatas
A iniciativa contará com as atuações de quatro grupos, nomeadamente: Grupo de Fados da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (GFFEUP), Tuna Académica Feminina de Nutrição da Universidade do Porto (TAFNUP), Tuna Mista da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (EDUCATUNA) e Tuna Académica de Oliveira do Douro (TAOD). Entrada livre.
Local: Paços do Concelho de Gaia
Data: 29 de outubro
Hora: 21h30

Brincar ao Naturalismo
Brincar ao Naturalismo é uma atividade de expressão plástica, recorrendo à técnica de rasgagem e colagem. Cada um dos participantes será desafiado a ser artista, brincando ao Naturalismo, e a criar a sua pintura!
Local: Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo
Data: 30 de outubro
Hora: 10h

Gaming Experience
No Gaming Experience será possível testar diferentes jogos e conhecer a história dos videojogos da década de 70 aos dias de hoje. Haverá 12 zonas distintas, tendo cada uma delas com uma máquina preparada para dois jogadores em simultâneo. O evento vai contar com jogos como TV Brinca, Megadrive, Zx Spectrum até à recém-lançada Nintendo Switch, bem como as clássicas Arcades, numa celebração pública dos videojogos.
Local: Gaia Shopping
Data: até 30 de outubro
Hora: das 11h às 21h

Sessão com Atom Egoyam
O realizador canadiano Atom Egoyam está de regresso à cidade do Porto para uma sessão do seu filme “Convidado de Honra”. Esta já não é a primeira vez de Atom Egoyam na cidade do Porto. A primeira vinda do realizador foi em 2019 para uma masterclass e um workshop, no contexto da Porto Summer School on Art & Cinema, organizada também pela Escola das Artes. O filme estreou no festival de Veneza em 2019 e conta a história de um pai e de uma filha que têm um passado complicado. A filha é uma professora de música de liceu que foi acusada injustamente por abuso sexual e que foi presa, mas que quer continuar encarcerada, contra as tentativas do pai a libertar. Uma das curiosidades deste filme é que da banda sonora faz parte um fado de Amália Rodrigues.
Local: Cinema Trindade
Data: 2 de novembro
Hora: 19h

FILMES

A Luz do Diabo
Título Original: Prey for the Devil
De: Daniel Stamm
Com: Virginia Madsen, Nicholas Ralph, Colin Salmon
Género: Terror
Classificação: M16
Outros dados: 93 minutos
A Irmã Ann acredita que realizar exorcismos é a sua verdadeira vocação. Mas na instituição que frequenta, só os padres podem praticar tal doutrina. Com o apoio de um professor que sente o seu dom especial, ela é autorizada a assistir às sessões exclusivas e é aí que conhece um dos pacientes mais perturbados da escola. Durante uma das arrepiantes sessões, a irmã Ann fica cara a cara com uma força demoníaca que apresenta ter ligações misteriosas com o seu passado.

Amesterdão
Título Original: Amsterdam
De: David O. Russell
Com: Christian Bale, Margot Robbie, John David Washington
Género: Drama
Classificação: M12
Outros dados: 134 minutos
Uma história de crime original e épica, em que três amigos chegados se encontram no centro de uma das conspirações mais chocantes da história americana.

O Amigo Crocodilo
Título Original: Lyle, Lyle, Crocodile
De: Josh Gordon, Will Speck
Com: Constance Wu, Javier Bardem, Scoot McNairy
Género: Comédia
Classificação: M6
Outros dados: 106 minutos
Quando a família Primm se muda para Nova Iorque, o seu filho Josh luta para adaptar-se à nova escola e aos novos amigos. Tudo isso muda quando ele descobre Lyle -um crocodilo cantorque adora banhos, caviar e boa música –a viver no sótão da sua nova casa. Os dois tornam-se amigos rapidamente, mas quando a existência de Lyle é ameaçada pelo malvado vizinho Sr. Grumps, os Primm devem unir-se ao carismático dono de Lyle, Hector P. Valenti , para mostrar ao mundo que a família pode vir dos lugares mais inesperados e não há nada de errado num grande crocodilo que canta e que tem uma personalidade ainda maior.

PUB
www.pingodoce.pt/responsabilidade/premio-literatura-infantil/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=pli