Santander Escolhas

Sugestões 7 Dias

Sugestões 7 Dias

A VIVA! reuniu as melhores sugestões para os próximos sete dias no Grande Porto. Veja as várias opções e escolha de que forma irá aproveitar os seus tempos livres.

Entre concertos, exposições ou até mesmo a estreia de filmes, o difícil será decidir…

Na próxima semana, entre 18 e 22 de outubro, poderá participar na nova edição do Festival Internacional de Cinema de Arquivo, Memória e Etnografia – Family Film Project, que, este ano, tem como grande destaque a cineasta Catarina Alves Costa. Esta iniciativa vai passar pelo Coliseu do Porto, Passos Manuel, Trindade e Maus Hábitos.

Se ainda não teve a oportunidade, assista à experiência sensorial «Spiritus» que foi agora prolongada até 8 de janeiro de 2023. O espetáculo pode ser visitado de terça-feira a domingo, a partir das 17h30. O preço dos bilhetes é de nove euros, com entrada gratuita para crianças até aos dez anos, e podem ser adquiridos através da plataforma oficial da Spiritus.

CONCERTOS

Miguel Araújo
Miguel Araújo dá um concerto num local em que já é repetente. O cofundador d’ Os Azeitonas, que nunca quis ser cantor, fará passar mais uma atuação de uma preenchida agenda por este meeting place. Em digressão com “Peixe Azul”, o seu sétimo trabalho discográfico a solo, Miguel não deixará sucessos como “Os Maridos das Outras”, “Recantiga”, “Chama por mim”, entre tantos outros, de fora do reportório.
Local: MAR Shopping Matosinhos
Data: 15 de outubro
Hora: 21h

Øbsidiana
O pianista e compositor Filipe Raposo apresenta “ØBSIDIANA, vol.2”, a segunda parte da trilogia das cores, iniciada em 2019 com “OCRE”, e que constitui um ensaio sonoro e visual que parte da reflexão artística sobre a influência de 3 cores: vermelho, preto e o branco.
“ØBSIDIANA, vol.2” estará disponível em formato CD e Livro, e é uma edição Tinta da China.
Filipe Raposo estreia no Porto esta obra em nome próprio numa casa que conhece tão bem – em 2020 foi o autor de todas as partituras do Circo de Natal do Coliseu e visita-nos regularmente em cine-concertos.
Local: Coliseu do Porto
Data: 16 de outubro
Hora: 17h

Candlelight: Tributo aos ABBA
Os concertos Candlelight trazem a magia de uma experiência musical multissensorial ao vivo a alguns dos locais mais emblemáticos do Porto, nunca antes utilizados para este propósito. Compra já os teus bilhetes e redescobre a música dos ABBA no Novo Ático, iluminado pela ténue luz das velas.
Local: Coliseu do Porto
Data: 16 de outubro
Hora: 19h30

EXPOSIÇÕES

Ajax et plures
Ajax et plures apresenta um conjunto de obras de João Paulo Feliciano (Caldas da Rainha, 1963) dos anos 1990 e 2000 pertencentes à Coleção de Serralves e uma obra inédita concebida para o campus da Universidade Católica Portuguesa no Porto. As obras apresentadas são representativas de momentos distintos do percurso do artista, revelando continuidades e ruturas que marcaram a sua prática artística ao longo dos últimos trinta anos.
Local: Universidade Católica Portuguesa – Porto
Data: até 1 de novembro

Joana Magalhães – Miragem
Nesta exposição – que é um dos projetos vencedores do Criatório 2021, promovido pela Câmara Munucipal do Porto – necessariamente oníricas, as obras apresentadas são como pedaços arrancados do inconsciente coletivo que se veem plasmadas no espaço expositivo e para as quais contribuíram autores como Dipesh Chakrabarty, Donna Haraway e Eduardo Viveiros de Castro.
A exposição apresenta três instalações compostas por peças de diferentes formatos (vídeo, escultura, som), criadas por Joana Magalhães, artista e performer que trabalha sobretudo na área do teatro. O seu trabalho é caracterizado por uma forte componente plástica e por um humor lúdico. A pesquisa sobre o fim e os seus discursos e a dicotomia trabalho-lazer têm ocupado grande parte da sua produção artística.
Local: Culturgest Porto
Data: até 27 de novembro

Chegar sem partir
Rui Chafes (Lisboa, 1966) e o Museu de Serralves apresentam Chegar sem partir, uma grande exposição que se estende do interior do edifício aos jardins exteriores do museu, que servem como
inspiração e cenário para uma reflexão sobre a diversidade da sua prática escultórica. Com curadoria de Philippe Vergne e Inês Grosso e planeada em estreito diálogo com o artista, esta mostra cobre mais de três décadas de atividade e convida-nos a revisitar momentos marcantes do percurso de um dos mais relevantes escultores da atualidade.
Local: Serralves
Data: até 26 de fevereiro de 2023

Maria Antónia Marinho Leite Siza Vieira
50 Anos Depois é uma exposição dedicada à artista portuguesa Maria Antónia Marinho Leite Siza Vieira, celebrando o aniversário da sua vida e obra a partir de 100 peças, doadas pelo arquiteto Álvaro Siza em Abril de 2022, bem como de um conjunto de pinturas, gravuras, desenhos, cartas e bordados, com curadoria do arquiteto António Choupina.
Local: Serralves
Data: até março de 2023

A Luz da Infância
Na busca da luz da memória individual e coletiva dessas imagens fixas no tempo, encontramos o grande desafio de não apenas contemplá-las, vê-las, mas sobretudo de compreendê-las.
Através de cenas simples, do quotidiano entre os anos 1901 a 1969, é-nos revelada não só a beleza ímpar, suave, doce e até meio inocente da infância e da infantilidade, mas também a consciência de que para além da beleza estética existe o que não é belo, como as disparidades e problemas sociais, como trabalho infantil e institucionalização de crianças.
Local: Centro Português de Fotografia
Data: até 12 de março de 2023

Cindy Sherman: Metamorfoses
Cindy Sherman: Metamorfoses apresenta uma série de obras que atravessam a carreira da artista desde o seu início até às obras mais recentes. A exposição foi organizada em diálogo com a artista e em parceria com o The Broad Art Foundation, Los Angeles, uma instituição que coleciona exaustivamente o trabalho de Sherman há mais de trinta anos.
Local: Serralves
Data: até 16 de abril de 2023

ESPETÁCULOS

Ledores no Breu
Inspirado no texto “Confissão de Caboclo” do poeta Zé da Luz e no pensamento e prática do educador Paulo Freire, o espetáculo Ledores no Breu trata das relações entre o homem sem leitura e sem escrita com o mundo ao seu redor. Histórias entrelaçadas que acompanham analfabetos em pleno século XXI, homens percorrendo distâncias para elucidar suas dúvidas, seus erros e seus crimes.
Local: Coliseu do Porto
Data: 14 de outubro
Hora: 19h

TSUGI PORTO
A Bodybuilders apresenta TSUGI PORTO, um espetáculo de dança contemporânea dirigido pelo coreógrafo Rafael Alvarez, resultante de um intercâmbio artístico entre mais de 45 intérpretes maiores de 50 anos e seniores do Porto, de Ílhavo, de Lisboa e de Paris e um grupo de jovens estudantes de dança. Os participantes serão desafiados a construir este espetáculo ao longo de quatro dias de laboratório de criação e ensaios no Coliseu Porto Ageas.
Local: Coliseu do Porto
Data: 14 de outubro
Hora: 19h

Cómo Convertirse en Piedra
A dramaturga e encenadora chilena Manuela Infante propõe-nos “uma peça mineral”, uma espécie de tutorial. Sendo coisas não vivas, as rochas podem servir de modelo a um tipo diferente de resistência. Lançam uma nova luz sobre a atual retórica da vida, e dos vivos, enraizada em conceitos do nosso presente, como crescimento, progresso e desenvolvimento. Cómo Convertirse en Piedra examina a sintonia entre formações geológicas e corpos operários, as histórias partilhadas de extração e exaustão. Três atores manipulam marionetas e objetos, trabalham os seus corpos-marioneta. Expressam narrativas erodidas, empilhadas umas sobre as outras por meio de looping e de tratamento sonoro, como se as histórias fossem camadas de materiais sedimentados. Também somos feitos de pedra e também podemos ser minerados. Cómo Convertirse en Piedra fala-nos do que podemos encontrar escrito nas pedras e do que, de pedra, está escrito em nós.
Local: Teatro Carlos Alberto
Data: 15 e 16 de outubro
Hora: 19h e 16h

MERCADO

Mercado do Vilar
O Espaço t volta a abrir as portas da sua sede, com novos produtos e parceiros, em mais uma edição do Mercado do Vilar transformando-a, assim, num verdadeiro mercado de produtos de excelência. Este Mercado, conta já com um público habitual, volta a disponibilizar para venda um conjunto muito variado de produtos que algumas das mais relevantes empresas portuguesas oferecem ao Espaço t.
Com a realização desta mostra, o Espaço t procura aumentar a sua sustentabilidade e uma maior capacitação financeira, convidando a comunidade a visitar esta instituição da cidade que trabalha há mais de 27 anos a arte como processo inclusivo.
Local: Centro Comercial de Cedofeita
Data: 15 e 16 de outubro
Hora: entre as 10h e as 19h

MAIS NOVOS

As canções da Maria
de Maria de Vasconcelos, médica psiquiatra, professora universitária, cantora e letrista portuguesa sobe ao palco com “As canções da Maria”, músicas infantis, cujas letras são da sua autoria, complementadas com ilustrações animadas de Nuno Markl. Este projeto, para além do objetivo de ser uma fonte de entretenimento para as crianças de várias idades, tem igualmente um suporte didático para a educação e desenvolvimento das mesmas, utilizado o método simples e divertido de que tudo é mais fácil a cantar.
Local: MAR Shopping Matosinhos
Data: 16 de outubro
Hora: 14h30

OUTROS EVENTOS

Festa do Livro Usado e Afins
Numa organização conjunta do Clube de Coleccionadores de Gaia e do Centro Comercial de Cedofeita realiza-se a Festa do Livro usado e outros objetos cujo suporte seja o papel, como por exemplo: livros antigos e modernos, papeis antigos e outras papeladas, marcadores de livros, catálogos, programas, cartazes, gravuras, posters, postais ilustrados, separatas, banda desenhada, revistas, selos, cartas, manuscritos, jornais, capas de vinil, acções, cadernos, canetas, lápis, mata-borrões, fotos, etc.
Local: Centro Comercial de Cedofeita
Data: 15 de outubro
Hora: entre as 10h e as 18h

Campanha de Adoção Animal
O Município de Gaia oferece vacinação, identificação eletrónica e desparasitação/esterilização.
Local: Plataforma de Acolhimento e Tratamento Animal (PATA)
Data: 15 de outubro
Hora: entre as 14h e as 17h30

“Heróis do Mar” – Filme-concerto
O filme “Heróis do Mar”, de Fernando Garcia, renasce integralmente para o grande ecrã. O primeiro filme de ficção nacional com narrativa na pesca do bacalhau, foi considerado, em 1949, um feito notável da cinematografia portuguesa. Perdida a banda sonora, foi esquecido pelo grande público.
Local: Coliseu do Porto
Data: 18 de outubro
Hora: 19h30

FILMES

Halloween – O Final
Título Original: Halloween Ends
De: David Gordon Green
Com: Jamie Lee Curtis, Judy Greer, Nick Castle
Género: Terror
Classificação: M18
Outros dados: 111 minutos
Esta é a última luta de Laurie Strode. Após 45 anos, a mais aclamada e adorada saga de terror tem a sua épica e assustadora conclusão, ao vermos Laurie Strode enfrentar por uma última vez o diabo encarnado, Michael Meyers, numa colisão nunca antes vista em cinema. Apenas um sobreviverá.

Corta!
Título Original: Final Cut
De: Michel Hazanavicius
Com: Romain Duris, Bérènice Bejo, Grégory Gadebois
Género: Comédia
Classificação: M12
Outros dados: 112 minutos
Numa fábrica abandonada, um filme de terror “série Z” está em plena rodagem. Técnicos exaustos, atores desmotivados… apenas o realizador parece possuir a energia necessária para dar vida a este enésimo filme de zombies de baixo orçamento. Durante a preparação de uma cena difícil, a filmagem é perturbada pelo aparecimento dos verdadeiros mortos-vivos. Em frente da câmara, tudo parece mais ou menos normal. Atrás dela, a equipa faz de tudo para salvar o filme enquanto segue a sua única palavra de ordem: Não Cortar!

Regresso ao Amor
Título Original: The Good House
De: Maya Forbes, Wallace Wolodarsky
Com: Sigourney Weaver, Kevin Kline, Morena Baccarin
Género: Drama
Classificação: M12
Outros dados: 114 minutos
Hildy Good é uma sarcástica e irónica agente imobiliária de Nova Inglaterra, descendente das bruxas de Salem, que adora o seu vinho e os seus segredos. Quando se reaproxima de Frank Getchell, a sua velha paixão de liceu, a sua vida compartimentada começa a desfazer-se e ela vê-se perigosamente enredada no comportamento imprudente de uma pessoa. Retomando o contacto com emoções há muito enterradas e segredos familiares, Hildy é impelida a ajustar contas com a única pessoa que evita há décadas: ela própria.

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/comida-fresca-takeaway/encomendas/comida-fresca-encomendas-de-natal/?utm_source=cm&utm_medium=cpc&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=natal&utm_campaign=takeawaynatal