CMPorto

Sugestões 7 Dias

Sugestões 7 Dias

A VIVA! sabe que esperou toda a semana pelas nossas sugestões. Como sempre reunimos os melhores eventos que irão acontecer no Grande Porto, para que possa decidir qual a melhor forma de aproveitar o seu tempo livre…

Se ainda não teve oportunidade de visitar o renovado Mercado do Bolhão aproveite para ir até lá. O icónico edifício da cidade do Porto está aberto das 8h às 16h ao sábado e das 8h às 2h de segunda a sexta-feira. Escolha o melhor dia e hora para fazer as suas compras ou simplesmente conhecer os novos e antigos comerciantes.

CONCERTOS

Nova Materia – Holly
A música poderosa e hipnótica de Nova Materia incorpora sons misteriosos gerados por materiais brutos e minerais (metal, rochas, etc.). A sonoridade da banda já se expande por festivais e clubes, bem como nas artes visuais e em comunidades de performance.
Local: Casa da Música
Data: 16 de setembro
Hora: 22h30

Maia Blues Fest
A 4ª edição do Maia Blues Fest – Festival Internacional de Blues da Maia, a exemplo das edições anteriores, apresentará artistas nacionais, Vitor Bacalhau, Budda Power Blues & Maria João e Nico Drums & Blues, e estrangeiros, Wax & Boogie, de Espanha, e Archie Lee Hooker (sobrinho do lendário John Lee Hooker).dos Estados Unidos da América.
Local: Auditório Exterior do Fórum da Maia
Data: de 16 a 18 de setembro

Out Liars
Afonso Juanico (guitarra), Gonçalo Martins (baixo) e Joana Oliveira (vocalista), nasceram no ano 2000 e residem no Castêlo da Maia. Em finais de 2020 decidem juntar-se e criar a banda Out Liars com a publicação de algumas covers no seu canal no Youtube.
Em janeiro de 2022 lançaram o primeiro EP independente, “On The Rocks”, um projeto de cinco originais, com forte inspiração nos anos 70 e 80, que mistura vários géneros e influências, desde o blues ao rock alternativo.
Recentemente, Xavier Vilabril (bateria) passou a acompanhar a banda, transportando o projeto de um ambiente de estúdio para atuações ao vivo.
No próximo projeto, que está já em marcha, os Out Liars continuam a explorar os diferentes estilos que os influenciam.
Local: Casa do Alto (Maia)
Data: 17 de setembro
Hora: 21h30

André Aires – The future tour
André Aires consegue explorar exatamente as emoções sentidas por seus ouvintes, ao mesmo tempo em que proporciona conforto ao ser visto plenamente como alguém que passa por sentimentos semelhantes. Seu último single “The Only One” captura a pontualidade dos estados emocionais e simultaneamente cria uma relíquia das verdades da existência. É uma das músicas mais icônicas do ano, em letra, tom e vocalização.
Local: Super Bock Arena
Data: 17 de setembro
Hora: 22h00

Joana Gama e Luís Fernandes
Desde Quest que Joana Gama e Luís Fernandes mantêm um diálogo contínuo de piano e eletrónica que tem sido enriquecido com diversas colaborações: Harmonies, onde trabalharam a herança de Satie com Ricardo Jacinto, At The Still Point Of The Turning World, onde, com José Alberto Gomes, estenderam o seu trabalho a uma orquestra, ou Textures & Lines que cocriaram com o Drumming GP. Em There’s no knowing voltam ao formato inicial em duo, na criação de um objeto musical e cénico despojado, que tem as suas origens no convite para a criação da banda sonora da série Cassandra, com direção artística de Nuno M. Cardoso.
Local: Rivoli
Data: 17 de setembro
Hora: 22h30

NERVE
Artista multidisciplinar com trabalho nas áreas de escrita, produção, design gráfico, ilustração, animação 2D, realização e direcção artística de vídeo, NERVE é uma pérola rara do rap português. Na maioria do seu catálogo musical assumiu totalmente as responsabilidades de escrita, interpretação, produção, gravação, mistura e arte gráfica. Ao vivo, sobre instrumentais de baixos pesados e batidas sujas, debita letras sombrias, contundentes, livres de censura, e actua na companhia de Il-Brutto.
Local: Casa da Música
Data: 17 de setembro
Hora: 22h00

Maura Airez
A estreia discográfica de Maura Airez teve como single de avanço “Fado Mãe”, um dos temas emblemáticos do repertório de Dulce Pontes, uma referência da jovem fadista. O álbum 21Maura foi lançado no primeiro trimestre de 2021 e conta com duas faixas originais, além de temas de Amália Rodrigues como “Meu Amor é Marinheiro”. Maura Airez foi Prémio Revelação 2016 do Festival Caixa Alfama e nomeada para os International Portuguese Music Awards na categoria “Fado Performance”. Participou na 1.ª edição do Festival de Fado de Marrocos, com Carminho e Luís Guerreiro, no NOS Alive e no palco EDP Fado Café.
Local: Casa da Música
Data: 20 de setembro
Hora: 19h30

EXPOSIÇÕES

Manuel Gusmão – Escrevo para um amigo que virá
Manuel Gusmão: Escrevo para um amigo que virá é a nova exposição que o Núcleo de Programação do Museu da Cidade preparou para o Gabinete Gráfico, instalado no foyer do Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, onde se desenvolve o programa literário da Feira do Livro.
Poeta, ensaísta, professor universitário e leitor de poesia, Manuel Gusmão (Évora, 1945) é autor de uma obra inclassificável onde a poesia, a política e a poética se unem e concorrem para dar a ler o mundo e repensar os laços entre humanos e mais do que humanos.
Local: Gabinete Gráfico – Biblioteca Municipal Almeida Garrett
Data: até 31 de dezembro de 2022

Jorge Pinheiro: Obras na Coleção de Serralves
Jorge Pinheiro é reconhecido como um dos nomes mais influentes do contexto artístico português da segunda metade do século XX, integrando, em 1968, o célebre grupo “Os Quatro Vintes”, juntamente com Ângelo de Sousa, Armando Alves e José Rodrigues. Ao longo de uma carreira de mais de 50 anos, Jorge Pinheiro tem vindo a desenvolver uma obra de uma profunda coerência teórica e intelectual traduzida num corpo de trabalho visualmente diverso, no qual coexistem a pintura figurativa e a abstração concreta.
A exposição apresenta a sua obra tridimensional de maiores dimensões, uma importante instalação dos anos 1970 e um conjunto de pinturas e trabalhos sobre papel que evidenciam as investigações do artista em torno de formulações geométricas e combinações cromáticas reveladoras do seu interesse pelas áreas da música, da matemática e da semiótica.
Local: Espaço Corpus Christi
Data: até 15 de janeiro de 2023

Rivane Neuenschwander: Sementes selvagens
A exposição, a primeira individual da artista em Portugal, está organizada em torno do seu mais recente filme – Eu sou uma arara (2022) – que terá a sua estreia inédita em Serralves.
Realizada em parceria com a cineasta Mariana Lacerda, a média-metragem propõe uma reflexão crítica sobre o impacto do desmatamento da Amazónia para os povos indígenas num momento de tensão política e social.
Este trabalho é também o resultado de um longo período de pesquisa e de uma série de ações em São Paulo que fizeram desfilar pelas ruas da cidade, como uma floresta densa e potente, dezenas de figuras inspiradas na fauna e flora brasileiras.
Local: Museu e Capela da Casa de Serralves
Data: de 20 de setembro até 9 de abril de 2023

MERCADO

Feira da Saúde
Na feira, promovida pela Junta de Freguesia de Paranhos, irá ser possível fazer rastreios à tensão arterial, glicemia, dermatologia, cardiovascular, podologia, visão, capilar, hepatite B, sífilis, sida, entre outros. Também a pensar nos nossos amigos de quatro patas, haverá aconselhamentos sobre alimentação animal, adaptação dos animais ao lar, controlo e manutenção de colónias urbanas de felinos.
Local: Jardim de Arca de Água
Data: 17 de setembro

ESPETÁCULOS

Jimmy Carr Terribly Funny
Depois da sua visita a Portugal em Março de 2019, com 4 datas completamente esgotadas, Jimmy Carr regressa ao nosso país para apresentar no Porto o seu mais recente espectáculo de stand-up.
Ser politicamente correto num espetáculo de comédia é como ter a garantia de saúde e segurança numa largada de touros.
Este espectáculo completamente novo do Jimmy Carr contém piadas sobre todo o tipo de coisas terríveis.
Coisas terríveis que podem ter-te afetado, a ti e às pessoas que amas e conheces.
Mas são apenas piadas, e não essas coisas terríveis.
Local: Teatro Sá da Bandeira
Data: 22 de setembro
Hora: 19h00 e 22h00

A Praia
A obra do dinamarquês Peter Asmussen (1957-2016) estende-se pelo teatro, ópera, romance, cinema e televisão. A sua peça A Praia (1996) atraiu João Reis, ator e encenador tão indissociável da história deste Teatro Nacional: “O que é extraordinário neste texto é que, apesar da catástrofe iminente, há ainda espaço para um último fôlego.” Dois casais conhecem-se durante umas férias de verão num hotel deserto na costa nórdica, a ele regressando, ano após ano. As dúvidas, os fantasmas, a melancólica exaltação diluem, a cada regresso, as fronteiras entre o convívio, a confissão e o confronto. “Quem procura ou repete um lugar onde nada acontece, está a despedir-se ou a fugir de alguma coisa.” O espetáculo leva-nos pelos desassossegos e equívocos “deste quarteto, quase sempre desafinado”, pelas coisas que ficam por dizer, pela necessidade de consolo sempre insatisfeita.
Local: Teatro Carlos Alberto
Data: até 24 de setembro

Via Injabulo [Alegria]
Fundada em 1992 e dirigida por Buru Mohlabane e Steven Faleni, a companhia de dança Via Katlehong deve o seu nome à East Rand (hoje, parte da cidade sul-africana de Ekurhuleni), bairro pobre onde nasce o movimento contracultural Pantsula. Com uma forte identidade comunitária, a Via Katlehong desenvolve uma missão educativa, cultural e social junto da juventude da África do Sul. A companhia recebeu vários prémios internacionais pelas suas criações que combinam tradições pantsula com outras danças sul-africanas, tais como Gumboot e Step. Tal como o Hip hop nos Estados Unidos da América e na Europa, a cultura pantsula é um estilo de vida que passa pela moda, música, dança, linguagem corporal e gíria. As suas danças vivem da partilha de energia e de ritmo. Gritando, assobiando, batendo com os pés e as mãos, o público participa na celebração, evocando a alegria e o desejo de viver. Regularmente, a companhia convida artistas internacionais para trabalharem nas suas criações. Em 2022, Via Katlehong juntam-se a Amala Dianor e a Marco da Silva Ferreira.
Local: Rivoli
Data: 16 e 17 de setembro
Hora: 21h30 e 19h30

OUTROS EVENTOS

Visita Orientada
Um percurso pela copa das árvores leva-nos a vivenciar experiências únicas, permitindo-nos usufruir de um ambiente natural relaxante e singular no Parque de Serralves. Escutar o canto das aves ou observar os seus ninhos, sentir o relevo e a textura das folhas, são algumas das experiências a vivenciar.
Pé ante pé, por entre ramos e folhas, o convite é para a observação, exploração e perceção da biodiversidade que as árvores albergam nas suas copas, bem como das paisagens do Parque nas suas diversas dimensões. À medida que se avança, vamos tomando consciência da sua importância para o equilíbrio dos ecossistemas e bem-estar humano.
Local: Serralves
Data: 17 de setembro
Hora: entre as 15h e as 16h

Sup Douro Race 2022
O rio Douro volta a animar-se com duas provas únicas de Stand Up Paddle! Um evento que colocará à prova a capacidade de resistência de alguns dos melhores atletas de Stand Up Paddle nacionais e que entregará os títulos nacionais da disciplina nas categorias de Open, Sub-18, Sub-15 e Sub-12, Masculino e Feminino.
Local: Douro Marina
Data: 17 e 18 de setembro

Mostra de Cinema Documental Brasileiro: My name is now, Elza Soares
No âmbito de celebração dos 200 anos da independência do Brasil, o Coliseu criou o MPB – Movimento Porto Brasil que inclui uma Mostra de Cinema Documental Brasileiro. O Porto/Post/Doc e o Coliseu, vai apresentam, quinzenalmente, documentários relacionados com a cultura brasileira, complementados por um ciclo de mesas-redondas. Com início dia 21 de setembro, sempre às 19h00, 5 filmes completam a esta mostra.
Local: Coliseu do Porto
Data: 21 de setembro
Hora: 19h

BEAST
O festival que celebra a cultura cinematográfica da Europa Central e de Leste está de volta às salas de cinema do Porto. A quinta edição do BEAST – International Film Festival terá um programa que evidencia os novos trabalhos e talentos europeus, de olhos postos nas preocupações sociais contemporâneas. Além de uma série de exibições, o festival expande a sua atividade a masterclasses, festas, exposições, conversas, ou workshops.
Local: Passos Manuel, Cinema Trindade, Casa das Artes, OKNA – Espaço Cultural e Livraria Térmita
Data: entre 21 e 25 de setembro

FILMES

Bilhete para o Paraíso
Título Original: Ticket to Paradise
De: Ol Parker
Com: George Clooney, Julia Roberts, Kaitlyn Dever
Género: Comédia
Classificação: M12
Outros dados: 104 minutos
George Clooney e Julia Roberts reúnem-se no grande ecrã no papel de um ex-casal que se depara com a complicada tarefa de impedir a sua filha, cega de amor, de cometer o mesmo erro que eles cometeram no passado…

Moonage Daydream (IMAX)
Título Original: Moonage Daydream
De: Brett Morgen
Com: David Bowie
Género: Documentário, Musical
Classificação: M12
Outros dados: 140 minutos
O realizador Brett Morgen apresenta uma imersão na arte e sons de David Bowie que desafia o género. Considerado um dos maiores artistas do nosso tempo, David Bowie inspira o panorama cultural há mais de 50 anos. “Moonage Daydream” é o primeiro filme que verdadeiramente encarna o legado de David Bowie, tendo sido concedido a Morgen um acesso sem precedentes à sua coleção. Contado através de um sublime, caleidoscópico imaginário, imagens de arquivo pessoal, atuações inéditas, ancorado na própria música e palavras de David Bowie, “Moonage Daydream” convida o público a mergulhar no mundo único que é “Bowie”. Em 2017, Morgen recebeu mais de 5 milhões de materiais, incluindo desenhos, gravações, filmes e diários nunca antes vistos. Durante quatro anos, Morgen planeou o filme e em 18 meses criou a banda sonora, as animações e a paleta de cores.

O Convite
Título Original: The Invitation
De: Jessica M. Thompson
Com: Nathalie Emmanuel, Thomas Doherty, Hugh Skinner
Género: Terror
Classificação: Pendente
Outros dados: 104 minutos
Após a morte da sua mãe e não tendo outros parentes conhecidos, Evie faz um teste de DNA… e descobre um primo que ela nunca soube que tinha. Convidada pela sua recém-descoberta família para um casamento luxuoso no interior de Inglaterra, Evie é inicialmente seduzida pelo sexy anfitrião, mas logo é atirada para um pesadelo de sobrevivência enquanto descobre segredos na história da sua família e as intenções inquietantes por trás da sua generosidade.

O Fotógrafo de Minamata
Título Original: O Fotógrafo de Minamata
De: Andrew Levitas
Com: Johnny Depp, Akiko Iwase, Kogarashi Wakasugi
Género: Drama
Classificação: M12
Outros dados: 115 minutos
W. Eugene Smith (Johnny Depp) ganhou fama a fotografar nas linhas da frente durante a Segunda Guerra Mundial, mas agora vive como um solitário, desligado da sociedade e da sua carreira. Quando o editor da Life Magazine lhe pede ajuda para expor um grande escândalo, ele volta ao Japão para revelar ao mundo a realidade dos residentes de Minamata, uma cidade do litoral em que a comunidade está a ser envenenada por mercúrio. Baseado numa história verídica impactante, um relato libertador e comovente de triunfo sobre a adversidade. Protagonizado por Johnny Depp, três vezes nomeado ao Óscar (“Piratas das Caraíbas”) e com Bill Nighy (“A Livraria”), como secundário.

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/comida-fresca-takeaway/encomendas/comida-fresca-encomendas-de-natal/?utm_source=cm&utm_medium=cpc&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=natal&utm_campaign=takeawaynatal