Santander Escolhas 1

Sugestões 7 Dias

Sugestões 7 Dias

Apesar do tempo mais fresco e cinzento neste início de setembro, não faltam motivos para desfrutar dos dias de descanso. A VIVA! juntou as melhores sugestões no Grande Porto para que possa decidir por onde quer passar no fim de semana. Mas atenção, também há espaço para descontrair depois dos dias de trabalho…

Se gosta de festas de Noite Branca aproveite para ir até ao Cais de Gaia esta sexta-feira e sábado. O evento cultural, em que o dress code é, inevitavelmente, branco, irá contar com a presença de vários artistas nacionais como Miguel Araújo e os Broa de Mel. A animação musical ficará ainda a cargo dos Dj’s Zé Araújo e Pedro Abreu.

No caso de preferir música clássica, a Avenida dos Aliados é o local para estar este sábado. A Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música irá tocar obras de Suppé (abertura de “A Cavalaria Ligeira”), Rossini (abertura das obras “Guilherme Tell” e “La Gazza Ladra”), de Brahms (folclore cigano de “Danças Húngaras”) e Tchaikovski (canções populares italianas em “Capriccio Italiano”).
O concerto está marcado para as 22h00 e tem entrada livre.

CONCERTOS

Paulo de Carvalho – 60 anos de cantigas
2022 é o ano para celebrar um percurso musical junto com o seu público a quem agradece. São 60 anos de cantigas!
Falar de Paulo de Carvalho é falar de 60 anos com 20 álbuns editados, um sem número sucessos, prémios e discos de ouro, e mais de 300 cantigas. É falar de quem cantou a primeira senha da Revolução dos Cravos, que compôs a primeira canção que falava abertamente do flagelo da Sida (Sida Aparecida), que vê o fado de sua autoria, “Lisboa Menina e Moça”, ser escolhido por unanimidade como canção oficial da cidade de Lisboa.
Paulo de Carvalho será acompanhado pelos seus músicos e terá a presença de um convidado especial.
Local: Coliseu do Porto
Data: 9 de setembro
Hora: 21h00

Patche di Rima
Cantor e compositor de referência no mundo, comprometido com o desenvolvimento sustentável da Guiné-Bissau e a defesa dos Direitos Humanos, em particular das mulheres e das crianças, Patche di Rima faz da música o seu instrumento para difundir a cultura e a paz. Em 2017, decidido a partilhar a sua experiência internacional com os jovens artistas guineenses e fomentar o enriquecimento da cultura musical do país, voltou à Guiné, onde criou as empresas GuiGuy Records e a Agência Guineense de Imagem (AGI). Recentemente, desenvolveu um trabalho de valorização das músicas Mandjuandadi, cantigas das organizações matriarcais guineenses com estruturas e regras de funcionamento muito próprias.
Local: Casa da Música
Data: 9 de setembro
Hora: 22h00

Bang Avenue
Os Bang Avenue nasceram do encontro de Guilherme Marta e Leonardo Patrício, dois jovens músicos e compositores que se conheceram enquanto estudavam na cidade de Aveiro. Apesar de oriundos de backgrounds musicais distintos, o rock e a eletrónica, cedo descobriram um interesse comum pela criação de novas identidades sónicas capazes de desafiar o status quo.
Local: Plano B
Data: 9 de setembro
Hora: 22h30

Daguida
Os daguida apresentam-se como operários da lusofonia, que a partir da sua fábrica de canções, observam a condição humana, exposta na virtude e no defeito. Dão voz àquilo que muitos pensam, mas poucos dizem. Amigos de escola, catequese e festas punk, Yuran, Gecko e Koala não conhecem o medo quando se trata de cumprir a sua missão. Criam com o objectivo de derrubar preconceitos e desfazer verdades totalitárias. Munidos de amor e rebeldia vão desenhando a banda sonora das suas vivências.
Local: Coliseu do Porto
Data: 11 de setembro
Hora: 18h00

Remix Ensemble
Um concerto único reúne três dos compositores mais relevantes e originais da actualidade. O italiano Francesco Filidei tem produzido uma série de peças sob o título “ballata”, um termo com múltiplas ressonâncias históricas, desde as canções medievais à música instrumental romântica, mas sempre com uma componente narrativa. A sua Ballata n.º 2, para ensemble, é uma obra lírica que nos dá espaço para imaginar as histórias que tem para contar. Virando agulhas para a Grã-Bretanha, ouvimos Scar, de Rebecca Saunders, uma obra em que “o som rasga a superfície do silêncio, ou descola a pele, faz zoom in e cai no submundo”. O concerto termina com um concerto duplo em que a compositora sul-coreana Unsuk Chin procura criar um novo corpo sonoro que nasce da fusão entre ensemble e solistas. Aqui, as sonoridades exóticas do piano preparado e da percussão sugerem referências que cruzam as músicas ocidentais com as extra-europeias. Neste concerto, o Remix Ensemble conta com a direcção do prestigiado maestro francês Sylvain Cambreling.
Local: Casa da Música
Data: 13 de setembro
Hora: 19h30

EXPOSIÇÕES

Mouzinho: da Ribeira ao Aeroporto
Em Junho de 1872, o director Geral da Secretaria da Câmara Municipal do Porto, Luís Antonio Nogueira apresentou à Câmara a “Planta do Projecto da rua da Biquinha parallela à rua das Flores a qual a Ex.ma Camara pretende mandar abrir para ligar o Largo da Feira de S. Bento com a Rua de S. João”. Seria a Rua Mouzinho da Silveira. O novo eixo uniria o Porto ribeirinho e a distinta praça do Infante à praça D. Pedro IV, terminando onde viria a ser a estação de S. Bento, de onde partiria a ligação ao tabuleiro superior da ponte Luiz I (1887), seguindo para sul, para a estrada de Oliveira de Azeméis, para Lisboa.
Exposição com curadoria de Álvaro Domingos e Ivo Poças Martins.
Local: Casa do Infante
Data: até 11 de setembro

Jorge Pinheiro: Obras da Coleção de Serralves
Ao longo de uma carreira de mais de 50 anos, Jorge Pinheiro tem vindo a desenvolver uma obra de uma profunda coerência teórica e intelectual traduzida num corpo de trabalho visualmente diverso, no qual coexistem a pintura figurativa e a abstração concreta.
A exposição apresenta a sua obra tridimensional de maiores dimensões, uma importante instalação dos anos 1970 e um conjunto de pinturas e trabalhos sobre papel que evidenciam as investigações do artista em torno de formulações geométricas e combinações cromáticas reveladoras do seu interesse pelas áreas da música, da matemática e da semiótica.
Esta exposição integra o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves que tem por objetivo tornar o acervo da Fundação acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.
Local: Serralves
Data: inauguração dia 13 de setembro, 18h00

Gentes, Lugares, Quotidianos: Fotografias Sociais do Grande Porto
A Linha de Leixões, também conhecida como Linha de Cintura do Porto, Linha de Circunvalação do Porto, ou Linha de Circunvalação de Leixões, é uma ligação ferroviária entre o Porto de Leixões e a estação de Contumil, na Linha do Minho, em Portugal. No cruzamento com os dormitórios, as fábricas ou os cantos rurais que tipificam a malha urbana do grande Porto, há mais de meio século que os habitantes se habituaram à buzina de aviso da automotora que corta abruptamente o silêncio das traves de ferro inertes. A força das composições (que podem atingir a extensão de 500 metros) faz uma pausa no quotidiano, daqueles que momentaneamente cruzam a linha ou lhes retiram a visão para o outro lado da linha.
Local: Centro Português de Fotografia
Data: até 25 de setembro (inauguração dia 3 às 17h00)

ESPETÁCULOS

Luccas Neto e a Escola de Aventureiros
O musical protagonizado pelo fenómeno infantil está de volta a terras lusas e para loucura dos pequenos fãs vai contar com a participação especial de Gi, a irmã fictícia de Luccas Neto.
Depois do sucesso estrondoso aquando da sua última passagem pelo país, com sete datas absolutamente esgotadas (três em Lisboa e quatro em Guimarães) e mais de 45 mil pessoas presentes, o espetáculo vai voltar a subir a palco português no próximo mês de setembro. Mas desta vez, há uma pequena grande novidade que vai duplicar o entusiasmo dos mais novos: a participação especial da personagem Gi, interpretada pela atriz, cantora, dançarina e influenciadora digital Giovanna Alparone.
Local: Super Bock Arena
Data: 10 de setembro
Hora: 15h00 e 18h30

Ninguém
Com uma carreira de 45 anos de teatro, António Capelo apresenta o seu primeiro monólogo, que teve estreia no Auditório do Teatro do Bolhão, projeto artístico de que é um dos fundadores e diretores.
Para o autor Zeferino Mota, dramaturgo residente da companhia, Ninguém constrói-se articulando o percurso artístico de António Capelo com múltiplas vozes autobiográficas de atores que, ao longo dos últimos 200 anos, nos falam das suas inquietações, do modo como olham e são olhados e mesmo dos incontornáveis estereótipos da profissão, como o estatuto marginal, a intensidade ou a imagem boémia.
Local: Auditório Municipal de Gaia
Data: 9 e 10 de setembro
Hora: 21h30

Rogério Morgado
Comediante de stand up comedy, actor, dobrador, locutor, imitador, Rogério Morgado é também integrante fixo do programa Pânico da Jovem Pan, há 30 anos no ar. Artista versátil, Rogério conseguiu um grande reconhecimento na área após a sua primeira apresentação em palco, no ano de 2007. O desempenho em “Pânico na Band” consagrou-o como o melhor imitador, obtendo o Prémio Risadaria, o maior festival de humor do mundo votado pelos humoristas e pela imprensa especializada. Apresenta-se agora pela primeira vez em Portugal para trazer as melhores piadas da vida quotidiana.
Local: Casa da Música
Data: 10 de setembro
Hora: 21h30

A Praia
A obra do dinamarquês Peter Asmussen (1957-2016) estende-se pelo teatro, ópera, romance, cinema e televisão. A sua peça A Praia (1996) atraiu João Reis, ator e encenador tão indissociável da história deste Teatro Nacional: “O que é extraordinário neste texto é que, apesar da catástrofe iminente, há ainda espaço para um último fôlego.” Dois casais conhecem-se durante umas férias de verão num hotel deserto na costa nórdica, a ele regressando, ano após ano. As dúvidas, os fantasmas, a melancólica exaltação diluem, a cada regresso, as fronteiras entre o convívio, a confissão e o confronto. “Quem procura ou repete um lugar onde nada acontece, está a despedir-se ou a fugir de alguma coisa.” O espetáculo leva-nos pelos desassossegos e equívocos “deste quarteto, quase sempre desafinado”, pelas coisas que ficam por dizer, pela necessidade de consolo sempre insatisfeita. “É dessa impossibilidade que vem a força e o jogo de aproximação e fuga deste texto”, diz João Reis. “Como se as personagens esperassem por alguém que as possa resgatar e reconduzir a um outro lugar, mesmo que de ilusória harmonia.”
Local: Teatro Carlos Alberto
Data: 14 de setembro
Hora: 19h00

MAIS NOVOS

Atelier de artes plásticas – Guarda folhas
Nesta atividade, iremos criar um marcador de livro com paus de madeira, decorados com canetas e autocolantes de personagens de livros.
Local: MAR Shopping
Data: 11 de setembro
Hora: entre as 11h00 e as 12h30

Os Piratas Também se Apaixonam
Mas meu amo é um apaixonado
Que adoro um rabo de saia
E eu continuo esfomeado
Por causa de tanta catraia
Nada tenho contra as senhoras
São cheirosas e dão-lhe carinho
Mas nada melhor que um bom rum
Tremoços e um leitãozinho
Eu sou o Piramouco, meu amo é o Piratudo e nesta ilha a sua amada é a primeira que aparecer!
Os Piratas também se Apaixonam.
Local: Teatro Sá da Bandeira
Data: 11 de setembro
Hora: 11h00

OUTROS EVENTOS

Fins de Semana Gastronómicos
Integrando também o programa cultural do evento “Fins de Semana Gastronómicos”, a Associação Cultural de Sermonde traz até à Beira-Rio de Gaia a tradição, através da recriação das “Rusgas ao Senhor da Pedra”, e a diversão com o desfile dos seus famosos cabeçudos!
Local: Beira-Rio
Data: 11 de setembro
Hora: 16h30

Bébé Fit
No ginásio Bebé Fit o seu rebento é acolhido pelo FT Zé Faztudo e encaminhado para o PT Reginaldo Nascimento. As aulas são de tipologia diversa e cumprem propósitos que vão do bem-estar físico ao mental. Temos ao seu dispor um conjunto completo de serviços orientados para proporcionar uma vida equilibrada, saudável e agradável ao bebé. Os valores da nossa marca tornam-se reais: equilíbrio, apoio, inclusão e progresso, mas sempre com a música como elemento primordial.
Local: Casa da Música
Data: 11 de setembro
Hora: 10h00 e 11h30

FILMES

Digimon Adventure: A Última Evolução Kizuna
Título Original: Digimon Adventure: Last Evolution Kizuna
De: Tomohisa Taguchi
Género: Animação
Classificação: M6
Outros dados: 94 minutos
Passaram dez anos desde o Verão em que o Tai, o Agumon e os outros viveram a sua aventura no Mundo Digital. A existência das Crianças Eleitas tem sido gradualmente reconhecida pelo mundo inteiro, e ver Digimon no mundo real tornou-se em algo menos invulgar. E agora, os amigos seguiram os seus próprios caminhos. Entretanto, quando um Digimon chamado Eosmon começa a causar incidentes por todo o mundo às Crianças Eleitas, Menoa e Imura, especialistas que estudam os Digimon, pedem ajuda ao grupo.

Homem-Aranha: Sem Volta a Casa
Título Original: Spider-Man: No Way Home
De: Jon Watts
Com: Tom Holland, Benedict Cumberbatch, Zendaya
Género: Ação
Classificação: M12
Outros dados: 157 minutos
Um dos maiores sucessos de bilheteira dos últimos anos está de volta aos cinemas, numa nova versão com onze minutos de cenas inéditas. É também uma oportunidade para quem, por qualquer motivo, não pode ver este grande sucesso no grande ecrã! Considerado o filme mais ambicioso da Marvel, “Homem-Aranha: Sem Volta a Casa” surpreendeu os fãs ao juntar num mesmo filme os três atores que haviam interpretado o herói aracnídeo. Os espetadores portugueses podem reviver este clássico instantâneo a partir de 8 de setembro em cinemas selecionados. Entretanto, partilhamos o novo poster que irá acompanhar este regresso.

No Fio da Navalha
Título Original: The Ledge
De: Howard J. Ford
Com: Brittany Ashworth, Ben Lamb, Louis Boyer
Género: Thriller
Classificação: M16
Outros dados: 86 minutos
Sophie e Kelly partem num fim de semana de escalada nas montanhas. Inesperadamente, chega às montanhas um grupo de 4 rapazes que se junta a elas com o mesmo intento. Numa primeira noite regada de álcool, Josh tenta aproveitar-se de Sophie quando esta se afasta um pouco do grupo. A recusa dela não é recebida de bom grado e após uma luta contra ele, Sophie cai, batendo com a cabeça num rochedo e perdendo os sentidos. Josh está determinado a apagar os traços do seu crime e a eliminar Sophie, mesmo em frente de todo o seu grupo de amigos. O que eles não esperavam é que Kelly estivesse a ver a filmar.

Três Mil Anos de Desejo
Título Original: Three Thousand Years of Longing
De: George Miller
Com: Tilda Swinton, Idris Elba, Pia Thunderbolt
Género: Drama, Ficção
Classificação: M14
Outros dados: 108 minutos
A Dra. Alithea Binnie (Tilda Swinton) é uma académica satisfeita com a sua vida e uma criatura racional. Em Istambul, onde vai a uma conferência, encontra um génio (Idris Elba) que lhe oferece três desejos em troca da liberdade dele. Isso apresenta dois problemas. Primeiro, ela duvida que ele seja genuíno. Segundo, como é uma estudiosa de história e mitologia, conhece todas as histórias sobre desejos que correm mal. O génio defende a sua posição, contando-lhe histórias fantásticas sobre o seu passado. Ela acaba por ser cativada e pede um desejo que surpreende ambos. O mais recente filme de George Miller, o argumentista e realizador de “Mad Max: Estrada da Fúria”.

O Tubarão (1975) IMAX
Título Original: Jaws
De: Steve Spielberg
Com: Roy Scheider, Richard Dreyfuss, Robert Shaw
Género: Suspense
Classificação: M12
Outros dados: 124 minutos
Pela primeira vez em exclusivo IMAX! “O Tubarão”, de Steven Spielberg, realizador galardoado com três Oscar® da Academia, revolucionou o género do suspense, tornando-se rapidamente num fenómeno cultural mundial, mudando para sempre a indústria cinematográfica. Quando a comunidade costeira de Amity se vê sob ataque de um perigoso e enorme tubarão-branco, o chefe da polícia da cidade (Roy Scheider), um jovem biólogo marinho (Richard Dreyfuss) e um experiente caçador de tubarões (Robert Shaw) embarcam numa missão desesperada para destruir a besta antes que ela volte a atacar. Apresentando uma banda sonora inesquecível que evoca puro terror, Tubarão continua a ser uma das aventuras mais influentes e envolventes na história do cinema.

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/comida-fresca-takeaway/encomendas/comida-fresca-encomendas-de-natal/?utm_source=cm&utm_medium=cpc&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=natal&utm_campaign=takeawaynatal