Santander Escolhas

Sugestões 7 Dias

Sugestões 7 Dias

Um novo mês chega e apesar de os dias estarem um pouco mais frios e pequenos, não faltam boas razões para aproveitar o seu tempo livre. A VIVA! reuniu as melhores sugestões para que comece o mês de setembro bem animado/a…

Aproveite para ir até ao Espaço Zé da Micha para viver o «Gaia World Music» e dançar ao som de músicas de todo o mundo. Nos dias 2 e 3 de setembro este festival, de entrada gratuita, reúne sons de influência africana e europeia.
Durante o festival, estará também aberta ao público uma exposição de Instrumentos Tradicionais da Terra de Miranda, de Galandum Galundaina.

Foto: CM Gondomar

No sábado, dia 3, Gondomar veste-se a rigor para a Noite Branca. Diogo Piçarra e Ana Bacalhau são os artistas musicais em destaque na edição deste ano, sendo que estarão também presentes os DJ’s Olga Ryazanova e Peter Guma e ainda Rita Mendes e PP.
As últimas edições ficaram para a história do concelho como eventos que, pela primeira vez, registaram mais de 100 mil pessoas nas ruas de S. Cosme, num mar branco de paz, de luz e de alegria, com animação e surpresas a cada canto e recanto.

CONCERTOS

Desvio da Teia
O trio Desvio da Teia nasceu por impulso e necessidade de criar música com arranjos e estruturas livres, fora de qualquer estereótipo ou lugar comum. Desaguando no rock progressivo, o projecto de Vale de Cambra faz de cada concerto uma celebração, partilhando a sua música com todos aqueles que a querem ouvir. A banda é formada por Gil Ramos (guitarra, voz e live looping), Jean Costa (bateria e voz) e Fernando Lourenço (baixo e voz).
Local: Casa da Música
Data: 2 de setembro
Hora: 22h00

Vera Morais / Hristo Goleminov
O duo Vera Morais / Hristo Goleminov editam o seu disco de estreia ” Consider the Plums” no Carimbo Porta-Jazz e é na Feira do Livro que acontece este lançamento.
O tempo que Vera Morais (voz) e Hristo Goleminov, saxofone tenor) partilham enquanto duo é habitualmente passado em processos de desconstrução e justaposição de sons e de palavras criando espaço para a coabitação da improvisação com a poesia. Uma seleção de poemas de William Carlos Williams serve como ponto de partida para música de natureza elástica e translúcida e que deambula sobre os limites entre composição e improvisação e entre a voz e o saxofone.
Local: Jardins do Palácio de Cristal
Data: 3 de setembro
Hora: 21h30

Esteves
Depois da estreia a solo com o longa-duração Esteves (2019), o vocalista e letrista dos Trêsporcento mantém-se fiel à folk hipnotizante e traz-nos hoje O Alpinista, repleto de canções simples, vestidas de arranjos ricos e delicados. Para o segundo disco, Esteves contou com o precioso contributo dos músicos David Pires (Os Pontos Negros), David Santos (Golden Slumbers/Márcia), João Gil (Diabo na Cruz/ You Can’t Win, Charlie Brown), JP Mendes e Raquel Merrelho.
Local: Casa da Música
Data: 8 de setembro
Hora: 22h00

EXPOSIÇÕES

Mouzinho: da Ribeira ao Aeroporto
Em Junho de 1872, o director Geral da Secretaria da Câmara Municipal do Porto, Luís Antonio Nogueira apresentou à Câmara a “Planta do Projecto da rua da Biquinha parallela à rua das Flores a qual a Ex.ma Camara pretende mandar abrir para ligar o Largo da Feira de S. Bento com a Rua de S. João”. Seria a Rua Mouzinho da Silveira. O novo eixo uniria o Porto ribeirinho e a distinta praça do Infante à praça D. Pedro IV, terminando onde viria a ser a estação de S. Bento, de onde partiria a ligação ao tabuleiro superior da ponte Luiz I (1887), seguindo para sul, para a estrada de Oliveira de Azeméis, para Lisboa.
Exposição com curadoria de Álvaro Domingos e Ivo Poças Martins.
Local: Casa do Infante
Data: até 11 de setembro

Gentes, Lugares, Quotidianos: Fotografias Sociais do Grande Porto
A Linha de Leixões, também conhecida como Linha de Cintura do Porto, Linha de Circunvalação do Porto, ou Linha de Circunvalação de Leixões, é uma ligação ferroviária entre o Porto de Leixões e a estação de Contumil, na Linha do Minho, em Portugal. No cruzamento com os dormitórios, as fábricas ou os cantos rurais que tipificam a malha urbana do grande Porto, há mais de meio século que os habitantes se habituaram à buzina de aviso da automotora que corta abruptamente o silêncio das traves de ferro inertes. A força das composições (que podem atingir a extensão de 500 metros) faz uma pausa no quotidiano, daqueles que momentaneamente cruzam a linha ou lhes retiram a visão para o outro lado da linha.
Local: Centro Português de Fotografia
Data: até 25 de setembro (inauguração dia 3 às 17h00)

Manuel Gusmão: Escrevo para um amigo
Manuel Gusmão: Escrevo para um amigo que virá é a nova exposição que o Núcleo de Programação do Museu da Cidade preparou para o Gabinete Gráfico, instalado no foyer do Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, onde se desenvolve o programa literário da Feira do Livro.
Poeta, ensaísta, professor universitário e leitor de poesia, Manuel Gusmão (Évora, 1945) é autor de uma obra inclassificável onde a poesia, a política e a poética se unem e concorrem para dar a ler o mundo e repensar os laços entre humanos e mais do que humanos.
Local: Gabinete Gráfico – Biblioteca Municipal Almeida Garrett
Data: até 31 de dezembro

A Luz da Infância
A fotografia, sendo uma fonte histórica, é uma imagem/documento que revela múltiplos significados e apresenta um potencial extraordinário enquanto linguagem representativa, neste caso em particular, da infância e ou de uma conceção de infância construída em vários cenários. Na busca da luz da memória individual e coletiva dessas imagens fixas no tempo, encontramos o grande desafio de não apenas contemplá-las, vê-las, mas sobretudo de compreendê-las. Através de cenas simples, do quotidiano entre os anos 1901 a 1969, é-nos revelada não só a beleza ímpar, suave, doce e até meio inocente da infância e da infantilidade, mas também a consciência de que para além da beleza estética existe o que não é belo, como as disparidades e problemas sociais, como trabalho infantil e institucionalização de crianças.
Local: Centro Português de Fotografia
Data: até 12 de março de 2023

ESPETÁCULOS

Maurício Meireles e Rafinha Bastos
Maurício Meireles e Rafinha Bastos, dois dos maiores nomes do Stand-Up Comedy brasileiro apresentam-se em Portugal, depois de um longo período de quarentena. Maurício Meirelles, casado, com filho pequeno e cachorro. Um verdadeiro sobrevivente da quarentena, muito conhecido pelo seu humor inteligente e suas ousadias com a tecnologia. Rafinha Bastos, pioneiro na área, conhecido pelas suas polémicas e, principalmente, pelo seu jeito único de ver as coisas, apresenta-se novamente nos palcos ao lado de Maurício, depois de um período nos Estados Unidos, onde se deu a conhecer nos maiores e mais importantes comedy clubs norte-americanos e palcos do Stand-Up Comedy.
Local: Teatro Sá da Bandeira
Data: 8 de setembro
Hora: 21h00

MAIS NOVOS

Fitinhas
Começamos logo na companhia de uma família que não é cá para brincadeiras. Trata-se da família Wishbone, que se debate com as suas várias imperfeições. O filho, Max é o mais baixo do oitavo ano, o maior caixa de óculos e… digamos que não é muito dado ao desporto. A filha, Fay, sente que todos os amigos têm algum talento menos ela. A mãe tenta ajudar os filhos, mas os seus conselhos são ignorados. E depois há o pai, Frank, cuja felicidade com o novo emprego é arruinada por ver a família à sua volta tão infeliz. Portanto, é boa notícia o casamento da bruxa Baba Yaga e do mordomo corcunda Renfield, que se tornaram parte da família Wishbone como avós substitutos. O que não é boa notícia é quando, segundos antes de dizerem o sim, os dois pombinhos são raptados pela jovem estilosa Mila Starr. Podia ser uma família à beira de um ataque de nervos, mas é “Um Susto de Família 2”.
Local: MAR Shopping
Data: 3 de setembro
Hora: 10h30

Dominguinhos
Na manhã do primeiro domingo do mês começamos com um atelier de educação ambiental onde irás perceber que as folhas, como nós, têm impressões digitais que as caracterizam e as tornam únicas. Únicas como as tuas. Neste atelier, vais observar as diferentes cores e texturas das folhas de várias árvores. Depois irás colocar essas folhas sobre um papel e com o lápis de cera cobrir todo o espaço, descobrindo as suas impressões digitais, diferentes recortes e nervuras.
Local: MAR Shopping
Data: 4 de setembro
Hora: entre as 11h e as 12h30

OUTROS

Douro Bridges – Porto & Gaia Open Water
Com partida da praça da Ribeira, no Porto, e chegada na Marina de Gaia, a «Douro Bridges – Porto & Gaia Open Water» terá uma distância aproximada de 4 quilómetros. Os atletas concentrar-se-ão na Marina de Gaia e serão transportados por um barco rabelo até ao local de partida. Uma iniciativa inédita em Portugal, que para além permitir que os bens pessoais dos atletas fiquem logo no local onde está instalada a meta, irá proporcionar-lhes uma viagem de barco no Douro em plena comunhão com o rio, permitindo-lhes contemplar a beleza que o cenário de ambas as cidades oferece.
Local: Porto e Gaia
Data: até 4 de setembro
Hora: 9h30

Six Bridges Rally
O Six Bridges Rally foi para a estrada no dia 27, e leva 23 equipas, distribuídas por 22 carros e uma moto, numa viagem pelas maiores pontes em arco da Europa.
Com partida da Alemanha o périplo passa por Portugal, França, Itália, Suíça, Lichtenstein, Espanha, Luxemburgo e Bélgica. O evento não tem qualquer vertente competitiva, sendo que os participantes têm apenas de cumprir o itinerário sugerido pela organização a cada etapa.
Local: Porto e Gaia
Data: Até 4 de setembro
Hora: entre as 16h e as 18h

Festival Internacional de Xadrez
O Festival Internacional de Xadrez vai decorrer até 4 de setembro. O evento principal está esgotado, com cerca de 300 inscrições, sendo que a iniciativa Maia Chess Open, vai contar com a participação de atletas de 40 países. As maiores plataformas online de xadrez do mundo, com mais de 80 milhões de membros, vão transmitir, em formato online, os jogos. O evento principal, o Maia Chess Open, que se vai realizar no Fórum da Maia, durante 7 dias, tem as portas abertas para o público, que pode assistir a partir da plateia.
Local: Fórum da Maia
Data: até 4 de setembro

The World Battle
Quatro dias de energia genuína com o melhor da dança urbana em plena Invicta! Um festival com 18 anos de história chega a 2022 com b-boys e b-girls dos quatros cantos do mundo e um local muito especial reservado para o dia das finais: o Coliseu Porto Ageas. Além da competição internacional, poderás participar em cyphers, festas e workshops e viver o espírito único do breaking, do hip-hop, do locking e muito mais estilos que vão encher o Porto de boas vibrações!
Local: Coliseu do Porto
Data: 4 de setembro
Hora: 15h30

“Conta-me Histórias”, com Miguel Araújo
Miguel Araújo volta ao Fórum da Maia, desta vez para contar algumas histórias do seu percurso profissional e para interpretar alguns dos seus temas musicais, numa sessão do “Conta-me Histórias”.
O “Conta-me Histórias” é um ciclo de conversas-concerto com conhecidos músicos e artistas do panorama musical português, onde são entrevistados em palco, num ambiente intimista, e onde partilham e revelam particularidades do seu percurso profissional, como o processo de criação. Ao longo da conversa interpretam alguns dos seus temas mais conhecidos do seu reportório musical, num formato acústico, fazendo-se acompanhar de uma guitarra ou outro instrumento musical.
Local: Fórum da Maia
Data: 8 de setembro
Hora: 21h30

Visitas Noturnas
O Serralves em Luz convida à contemplação do património natural, paisagístico e arquitetónico existente no Parque de Serralves através da experienciação de um conceito criativo assente num ambicioso jogo de luz.
Apresenta-se uma programação exclusiva de visitas orientadas em torno da dinâmica de luz e cor que resulta numa estimulante narrativa com diversas atmosferas que potenciam novas perspetivas sobre o Parque, numa simbiose única vivenciada in loco.
Local: Serralves
Data: até outubro
Hora: 21h00 (20h30 em outubro)

FILMES

A Besta
Título Original: Beast
De: Baltasar Kormákur
Com: Idris Elba, Sharlto Copley, Iyana
Género: Aventura
Classificação: M14
Outros dados: 93 minutos
O Dr. Nate Daniels é um médico recentemente viúvo que viaja com as duas filhas para a África do Sul, local onde conheceu a sua mulher, para uma viagem até à reserva geridap or Martin Battles, amigo de longa data e biólogo especialista em animais selvagens. O que começa como uma jornada terapêutica é completamente transformado numa luta pela sobrevivência quando um leão, que sobreviveu a caçadores furtivos e agora vive sedento de vingança, começa a ver todos os homens como vilões, e inicia uma caça até à morte.

A Rapariga Selvagem
Título Original: Where The Crawdads Sing
De: Olivia Newman
Com: Daisy Edgar-Jones, Harris Dickinson, David Strathairn
Género: Drama, Thriller
Classificação: M12
Outros dados: 125 minutos
Kya é uma menina abandonada durante a infância que dá por si a crescer sozinha até à idade adulta nos perigosos pântanos da Carolina do Norte. Durante anos, os rumores acerca da “rapariga do pântano” assombraram Barkley Cove, isolando a astuta e resiliente Kya da sua comunidade. Atraída por dois jovens da cidade, Kya expõe-se a um novo e surpreendente mundo; mas, quando um deles é encontrado morto, ela é imediatamente apontada pela comunidade como a principal suspeita. À medida que o caso se desenrola, o veredicto sobre o que realmente aconteceu torna-se cada vez mais obscuro, ameaçando revelar os muitos segredos do pântano.

Cada Um na Sua Casa
Título Original: Chacun Chez Soi
De: Michèle Laroque
Com: Michèle Laroque, Stéphane De Groodt, Alice de Lencquesaing
Género: Comédia
Classificação: M12
Outros dados: 83 minutos
Catherine e Yann têm um casamento feliz há muitos anos e anseiam por fazer aquelas férias de sonho. Mas desde que vendeu o seu negócio, Yann passa demasiado tempo ocupado a cuidar das suas árvores bonsais e Catherine começa a sentir-se rejeitada. As coisas vão de mal a pior quando a sua filha de 27 anos e o namorado ficam desempregados, perdem a casa e batem-lhes à porta à procura de um lar. A sentir a crise da meia-idade de Yann no declínio juntamente com a permanência indefinida do jovem casal a tornar-se cada mais invasiva, Catherine vai tentar de tudo para os chutar para fora de casa e assim endireitar de novo a sua vida.

E.T. O Extra-Terrestre IMAX
Título Original: E.T. The Extra Terrestrial
De: Steven Spielberg
Com: Henry Thomas, Drew Barrymore, Robert MacNaughton
Género: Aventura
Classificação: M6
Outros dados: 115 minutos
Pela primeira vez em exclusivo IMAX! Filme vencedor de 4 Óscares em 1983, que marcou uma geração. A história da amizade entre um extra-terrestre perdido na Terra e um menino de 10 anos que o esconde em casa, procurando evitar a todo o custo que ele seja capturado e transformado numa cobaia pelos serviços secretos americanos e ajudando-o, finalmente, a regressar a casa.

PUB
www.youtube.com/watch?v=sGBN85XLjXI/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=natal