Santander Escolhas

Sugestões 7 Dias

Sugestões 7 Dias

Aproveite as suas férias com as sugestões que a VIVA! reuniu para si. Se ainda não sabe o que fazer nos próximos dias, veja o que está a acontecer no Grande Porto..

Desfrute do final de tarde desta sexta-feira, 12 de agosto, no Jardim do Morro em mais um “Beer Sunset”. A abertura da iniciativa, que junta cerveja, comida e o “melhor pôr-do-sol do universo”, vai ser feita com os sons quentes do Brasil, protagonizados pela “Batucada Radical”. O festival prolonga-se até 15 de agosto, feriado nacional.

Se é fã de desporto, mais precisamente, de ciclismo vá assistir, no dia 15 de agosto, de perto à Volta a Portugal 2022, que parte da Avenida de Francisco Xavier Esteves, no Porto, rumo à Ponte do Infante, onde cada ciclista vai cruzar o rio Douro, em direção à meta instalada na Avenida Diogo Leite, em Vila Nova de Gaia.

CONCERTOS

Rute Rita
Natural do Porto, Rute Rita é uma das vozes mais estimulantes que surgiram nos últimos anos no mundo do fado. Lançou em 2018 o seu álbum de estreia e integrou o elenco de uma das mais famosas casas de fados do país, o restaurante Casa da Mariquinhas. Actualmente apresenta-se em espectáculos por todo país e no estrangeiro, passando pelo casas de fado típicas de Porto e de Lisboa. Traz à Casa da Música a sua perspectiva singular do fado tradicional, homenageando aqueles com quem aprendeu — Beatriz da Conceição, Fernanda Maria, Amália Rodrigues, Maria da Fé —, perpetuando o legado por eles deixado.
Local: Casa da Música
Data: 12 de agosto
Hora: 18h00

Francisco Moreira
Apesar da tenra idade, Francisco Moreira é já uma das mais destacadas novas vozes do fado. Tem tocado em grandes salas do país como o Coliseu do Porto, o CCB, a Casa da Música ou o Campo Pequeno, participando também em programas televisivos, no Festival Caixa Alfama (2013 e 2014) e no Festival Caixa Ribeira (2015 e 2016). Foi finalista do The Voice Portugal 2018. Editou em 2020 o disco Todos os Fados São Meus, o seu lançamento mais recente. Ao longo do mês de Agosto apresenta na Sala 2 vários dos seus temas originais e composições de nomes muito importantes na história do fado, como Martinho de Assunção, Alfredo Marceneiro, Artur Ribeiro, entre outros.
Local: Casa da Música
Data: 13 de agosto
Hora: 18h00

Ana Pinhal
Considerada uma das vozes do fado em ascensão, Ana Pinhal fundou com Francisco Almeida (guitarra flamenca) o projecto que cruza o fado e o flamenco, Fado Violado, e com o qual lançou o disco A Jangada de Pedra (2015). Integrou a banda BoiteZuleika, foi fadista residente na Casa da Mariquinhas e na Taberna Real Fado (Porto) e actualmente faz parte do grupo Fado In Porto, nas Caves Calém (Vila Nova de Gaia). Apresentou-se em Portugal, Espanha, França, Holanda, Roménia, Bulgária, Hungria e Índia. Na Sala 2, faz-se acompanhar por André Teixeira (viola de fado) e João Martins (guitarra portuguesa) para percorrer grandes poetas — como António Botto, José Régio, Ary dos Santos e muitos outros — que viram as suas criações transformadas em canções.
Local: Casa da Música
Data: 17 de agosto
Hora: 18h00

Café Concerto Jazz
O histórico e emblemático Salão Nobre do Ateneu Comercial do Porto vai abrir portas à música e a partir de 18 de agosto nasce o “Café Concerto”: noites memoráveis em que as quintas-feiras vão ser dedicadas ao jazz, às sextas será a vez da bossa nova e ao sábado sobem ao palco tributos musicais naquele que é considerado o Salão mais deslumbrante do país.
No dia 18, o Café Concerto faz a sua estreia com clássicos e originais de jazz interpretados pelo Inês Gouveia Trio. Canções intemporais de Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Baden Powell, entre outros, vão ecoar pelo Salão Nobre e deslumbrar o público.
Os podem ser adquiridos no site do Ateneu Comercial do Porto ou no local.
Local: Salão Nobre do Ateneu Comercial do Porto
Data: 18 de agosto
Hora: 21h30

EXPOSIÇÕES

Mouzinho: da Ribeira ao Aeroporto
Em Junho de 1872, o director Geral da Secretaria da Câmara Municipal do Porto, Luís Antonio Nogueira apresentou à Câmara a “Planta do Projecto da rua da Biquinha parallela à rua das Flores a qual a Ex.ma Camara pretende mandar abrir para ligar o Largo da Feira de S. Bento com a Rua de S. João”. Seria a Rua Mouzinho da Silveira. O novo eixo uniria o Porto ribeirinho e a distinta praça do Infante à praça D. Pedro IV, terminando onde viria a ser a estação de S. Bento, de onde partiria a ligação ao tabuleiro superior da ponte Luiz I (1887), seguindo para sul, para a estrada de Oliveira de Azeméis, para Lisboa.
Exposição com curadoria de Álvaro Domingos e Ivo Poças Martins.
Local: Casa do Infante
Data: até 11 de setembro

Vento Espesso
O trabalho de Maria Capelo é secreto por vocação e por convicção. A sua parte de luz, aquela que se dá à visibilidade, é a pintura e o desenho. Ambos afluem e desaguam num denominador comum, uma unidade de medida-padrão, elementar, quintessencial e arquetípica — a árvore.
Local: Casa Guerra Junqueiro
Data: até 11 de setembro

MAIS NOVOS

Atelier de Ciência | Dominguinhos
Sabes o que são alquimistas? Em alguns filmes até parecem uma espécie de feiticeiros sempre rodeados de poções de onde saem fumo. Essa sensação é porque a alquimia é uma ciência antiga e, como é normal, os alquimistas que aparecem nos filmes também o eram. No fundo, são cientistas. Misturam diferentes matérias para criar remédios ou, por exemplo, perfumes, que é algo muito mais agradável.
Vem vestir a capa de alquimista, e, num frasco, misturar óleo, ervas aromáticas e umas gotinhas mágicas para aromatizar a casa… Ai que cheirinho tão bom para dares as boas-vindas às visitas.
Local: MAR Shopping
Data: 14 de agosto
Hora: entre as 11h e as 12h30

OUTROS

Fort Romeau, Rui Azevedo e Radio Edits
Depois da sua última passagem em 2014, Fort Romeau está de regresso ao Plano B. Michael Greene aka Fort Romeau, faz parte de uma nova geração de produtores versáteis e orgânicos que combinam e dão novas interpretações à música electrónica. Incorpora, tanto nas suas produções como nos seus DJ sets, sons-assinatura da house clássica, mas também o kraut, o ambient e techno, injectando-lhes sempre actualidade e perspectiva.
A abertura do cubo está a cargo de Rui Azevedo e a noite continua com o DJ set da dupla Joaquim Mota e Isidro Lisboa em modo Radio Edits.
Local: Plano B
Data: 12 de agosto
Hora: 22h00

Visita orientada à exposição The art of Mushrooms
Através da fotografia, pintura, escultura, colagem, animação digital e filme, os artistas demonstram como os fungos estão a inspirar o trabalho artístico e ideias que são simultaneamente poéticas, psicadélicas, políticas, coloridas, inventivas e informativas. Acreditarmos assim ser esta a estética interdisciplinar inspiradora dos novos tempos e exigente na crescente harmonia entre as pessoas e a natureza.
Local: Serralves
Data: 13 de agosto
Hora: 11h00

Kelly Lee Owens, Catarina Silva e Kulture Brothers
A produtora e cantora galesa, Kelly Lee Owens, que vive no mundo da electrónica, fascina o seu público com temas que balançam entre batidas corporais e composições introspectivas, onde cabem dream pop, techno e sintetizadores. Deixou a sua carreira como enfermeira auxiliar em 2009 para se dedicar à sua paixão pela música e já lançou 3 álbuns que mereceram os maiores destaques da imprensa internacional.
A primeira parte será de Catarina Silva, mas a noite continua com o DJ set dos irmãos Kulture Brothers em modo all night set na sala Palco.
Local: Plano B
Data: 13 de agosto
Hora: 22h00

Visita orientada ao Treetop Walk
Um percurso pela copa das árvores leva-nos a vivenciar experiências únicas, permitindo-nos usufruir de um ambiente natural relaxante e singular no Parque de Serralves. Escutar o canto das aves ou observar os seus ninhos, sentir o relevo e a textura das folhas, são algumas das experiências a vivenciar.
Pé ante pé, por entre ramos e folhas, o convite é para a observação, exploração e perceção da biodiversidade que as árvores albergam nas suas copas, bem como das paisagens do Parque nas suas diversas dimensões. À medida que se avança, vamos tomando consciência da sua importância para o equilíbrio dos ecossistemas e bem-estar humano.
Local: Serralves
Data: 14 de agosto
Hora: 15h00

Nuno Lopes, Céline e Bruno Wega
Para fechar o fim de semana em grande, o regresso do nosso estimado Nuno Lopes, um dos mais reconhecidos rostos portugueses, um actor celebrado e justamente premiado com uma assinalável carreira internacional.
Mas há uma pele que Nuno Lopes veste com um agrado especial, uma pele que lhe assenta com uma luva e para a qual não é necessária preparação. E essa pele que desde 2006 Nuno Lopes tem amiúde vestido é a de DJ. Diz que não gosta de preparar sets com antecedência porque nunca sabe o que vai encontrar e que a energia de uma sala ou de uma plateia é fundamental para o seu trabalho como DJ.
A primeira parte está ao cargo da nossa DJ residente, Céline e Bruno Wega toma conta da sala palco.
Local: Plano B
Data: 14 de agosto
Hora: 22h00

FILMES

Casa de Repouso
Título Original: Maison de Retraite
De: Thomas Gilou
Com: Kev Adams; Gérard Depardieu; Daniel Prévost
Género: Comédia, Drama
Classificação: M12
Outros dados: 97 minutos
Uma rara história de amizade entre Milann, um jovem criminoso obrigado a cumprir trabalho comunitário num lar de idosos, e um grupo de reformados que não está preparado para acolher este novo membro.

Curral de Moinas – Os Banqueiros do Povo
Título Original: Curral de Moinas – Os Banqueiros do Povo
De: Miguel Cadilhe
Com: João Paulo Rodrigues, Pedro Alves, Sofia Ribeiro
Género: Comédia
Classificação: M14
Outros dados: 102 minutos
A vida em Curral de Moinas é abalada, quando Quim descobre que tinha um pai, que lhe deixa em herança um banco, o prestigiado BICO (Banco Internacional de Crédito Oficial). Assim, Quim e Zé rumam a Lisboa, passando a ter uma vida de luxo, com direito a vinhos de rolha e carros com mais de 20 cavalos. Mas, o dinheiro e a grande cidade, corrompem Quim. Será que a amizade entre os dois amigos vai resistir? Será que Quim consegue gerir o BICO se nem consegue fazer um troco? Será que a noite da capital está preparada para a monocelha de Zé? Lisboa nunca mais será a mesma.

Fortaleza: Segurança Máxima
Título Original: Fortress: Sniper’s Eye
De: Josh Sternfeld
Com: Bruce Willis, Jesse Metcalfe, Chad Michael Murray
Género: Ação
Classificação: M14
Outros dados: 87 minutos
Semanas após o mortífero ataque ao Campo Fortaleza, Robert faz um ousado resgate para resgatar Sasha, a viúva do seu antigo inimigo Balzary. Mas dentro do centro de comandos do Bunker parece que Sasha tem planos próprios. Enquanto um novo ataque ameaça a sua estabilidade, Robert é obrigado a encontrar-se com uma cara que nunca mais esperava ver…

The Vigil – O Despertar do Mal
Título Original: The Vigil
De: Keith Thomas
Com: Dave Davis, Menashe Lustig, Malky Goldman
Género: Terror
Classificação: M16
Outros dados: 89 minutos
Ao longo de uma longa e escura noite num bairro de Brooklyn, encontramos Yakov, um Ex hassidismo que perdeu a sua fé e não tenciona regressar à comunidade religiosa insular de onde fugiu. Mas quando Reb Shulem, um rabino e confidente, se aproxima de Yakov e lhe oferece dinheiro para ser o shomer (vigia de um cadáver de um membro da comunidade) de um sobrevivente do Holocausto recentemente falecido, ele relutantemente aceita o trabalho. Pouco depois de chegar à casa em ruínas, Yakov percebe que algo está muito, muito errado. Esta não será uma vigília silenciosa.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sinta-o-natal-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem70&utm_campaign=sabebemfazbem