PUB
Junta da Galiza

Sugestões 7 dias

Sugestões 7 dias

É mais uma semana a chegar ao fim e, no Grande Porto, as opções, mais uma vez, são inúmeras. Segue-se a Páscoa, mas não é por isso que deixa de haver eventos culturais. Posto isto, deixamos-lhe algumas sugestões que podem ser do seu interesse.

Se tiver crianças na família, pode aproveitar a época em que estamos para as levar até à Biblioteca Popular de Pedro Ivo, pelas 11h30 de sábado, 30 de março. Aí, poderá ouvir as histórias de “A Fábrica de Chocolate do Senhor Coelho”.

Se, antes pelo contrário, preferir aproveitar o tempo para ver um bom concerto, não há problema também. Isto porque vai haver Pop Dell Arte, no Hard Club. O concerto é no dia 29 de março, sexta-feira, a partir das 21 horas.

Estas são só algumas sugestões, dentro de uma vasta panóplia de atividades que podes fazer no Grande Porto.

CONCERTOS

Marquise

O núcleo desta banda portuense é o “M”. Mafalda Rodrigues na voz, Miguel Azevedo no baixo, Miguel Pereira na guitarra e Matias Ferreira na bateria formam os Marquise, unidos pela paixão pela Música. Lançaram o seu primeiro EP no ano passado, com cinco canções, mas rapidamente expandiram o seu repertório, alimentando concertos cheios de energia. Os Marquise têm como missão honrar o rock portuense com determinação e um espírito de liberdade contagiante.

Local: Casa da Música

Data: 28 de março

Hora: 21h30

João Reis e Quarteto de Cordas de Matosinhos

Temporada de Música Clássica 2024

Local: Salão Nobre dos Paços do Concelho Matosinhos

Data: 29 de março

Hora: 18h00

POP DELL ARTE – Hard Club. Porto

Os Pop Dell’Arte, um projeto musical iniciado por João Peste no início de 1985, ganharam destaque ao participar na 2ª edição do Concurso de Música Moderna do Rock Rendez-vous no mesmo ano. Além de conquistarem o prêmio de originalidade, chamaram a atenção da crítica e reuniram uma legião de seguidores por onde passavam. Com frases como “É preciso amar as contradições”, presentes em canções emblemáticas como “Illogik Plastik”, o grupo encarnava um espírito transgressivo, misturando influências musicais diversas com poemas fonéticos e referências artísticas a Warhol, Duchamp, Picabia, além de influências cinematográficas de Fassbinder, Antonioni e Fellini.

Durante os seus cerca de 30 anos de carreira, os Pop Dell’Arte realizaram concertos memoráveis em Lisboa (Rock Rendez-vous, Aula Magna, Music Box, Ritz Club, Cinema Alvalade, Fórum Roma), no Porto (Teatro Rivoli, Mercado Ferreira Borges, Aniki Bó-Bó, Cinema Passos Manuel), bem como em outras cidades de Portugal (Aveiro, Coimbra, Évora, Braga, Leiria) e no estrangeiro (Barcelona, Londres, Vigo). Em 2020, lançaram um novo álbum de originais, “Transgressio Global”, gravado e misturado entre 2017 e 2019, contendo 21 faixas que exploram diferentes épocas históricas e sonoridades, mantendo sempre a identidade transgressiva do grupo.

No álbum, é possível encontrar desde poesia de Camões e Catulo até uma versão do clássico “El Derecho de Vivir en Paz” de Vitor Jara, juntamente com referências à mitologia greco-romana, ao panoptismo das sociedades contemporâneas, a Michel Foucalt, Arvo Pärt, Picasso, Sex Pistols e The Doors. Os Pop Dell’Arte estão de volta com um novo espetáculo, “Transgressio Days”, mantendo o idealismo de sempre e as contradições tão características destes e de outros tempos.

Local: Hard Club

Data: 29 de março

Hora: 21h00

Yasin

Olá, o meu nome é Yasin! Moro no Porto há cerca de um ano. Vim para este país para fazer Erasmus e quando conheci o Porto decidi ficar. Convido-vos para as canções melancólicas e emocionantes das melodias turcas.

Local: Casa da Horta

Data: 30 de março

Hora: 20h30

Buffalo Suzuki Strings

Os Buffalo Suzuki Strings (www.buffalosuzukistrings.org) são reconhecidos nacional e internacionalmente pela sua excelência desde 1984, servindo como um modelo e fonte de inspiração para outros programas Suzuki nos Estados Unidos e em todo o mundo. O lema da organização, “Harmonia Mundial através da Música”, reflete a crença no poder único da música para alimentar a mente, o coração e o espírito de cada ser humano.

O método Suzuki, desenvolvido pelo pedagogo japonês Shichi Suzuki (1898-1998) no século XX, propõe o ensino da música de forma semelhante à aquisição da linguagem, começando desde cedo e estimulando o ouvido musical. A leitura musical é introduzida após as crianças aprenderem a tocar, seguindo o mesmo processo pelo qual aprendem a ler após começarem a falar.

Fundada em 1969 por Mary Cay Neal, a Buffalo Suzuki Strings Inc. é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao apoio do programa educacional baseado no método Suzuki. Localizado no condado de Niagara, no Western New York, o BSS Centro de Artes Musicais oferece aulas ministradas por professores qualificados em violino, viola, violoncelo, piano e harpa para mais de 300 estudantes.

Local: Casa da Música

Data: 1 de abril

Hora: 19h00

ESPETÁCULOS

OS ALIENS

“Os Aliens” regressam ao palco nos dias 28, 29 e 30 de março de 2024 (de quinta-feira a sábado), às 19h30, no LUGAR da Palmilha Dentada, localizado no Porto.

SINOPSE: Num cenário entre moscas, três jovens homens encontram-se nos fundos de um lugar onde não deveriam estar. À primeira vista, nada de extraordinário acontece. O ambiente é impregnado com o cheiro do lixo, e há sempre algo a dizer. Embora nunca revelem tudo, eles conversam, lamentam, murmuram, celebram e até choram… e quem sabe, até cantam. “Os Aliens” é um hino à renúncia e uma ode ao fracasso, mas paradoxalmente, é também sobre coragem.

Local: O Lugar – Palmilha Dentada

Data: 28 a 30 de março

Hora: 19h30

Gonçalo Amorim /TEP & Alexis Moreno / Teatro La Maria – G.O.L.P.

Nesta peça, uma comédia negra, somos transportados para uma realidade alternativa, onde um grupo de chilenos visita Portugal, agora transformado na nação comunista mais próspera da história. O objetivo da sua visita é buscar apoio para implementar esse modelo de governo na América do Sul, na esperança de encontrar uma solução para as crises sociais e a perda de identidade que assolam o Chile. A peça é uma reflexão sobre temas como ditadura, revolução e paz, num mundo obscecado pelo sucesso instantâneo, pelas pesquisas de opinião e pelo avanço para o futuro sem olhar para trás ou valorizar os sacrifícios feitos durante a luta contra a ditadura e o seu impacto na vida quotidiana. – Gonçalo Amorim & Alexis Moreno

Local: Teatro Municipal Rivoli

Data: 4 de abril

Hora: 19h30

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

EXPOSIÇÕES

Destroyer – Espaço Q (Rua de Tânger, 1281. Porto)

Após 20 anos de carreira com exposições nacionais e internacionais, esta inauguração é também a comemoração deste percurso. Uma mostra da variedade de colecções desta vivência artística de Sacha Habermann, ainda mais longa do que estas duas décadas de contacto directo com o público. No sábado seguinte à inauguração, no dia 6 de Abril pelas 17h00 no mesmo local, no Espaço Q, há uma projecção em vídeo de 20 minutos, sobre a última década de trabalho, com o tema “Reciclagem e Eco-Sustentabilidade Criativa”.

Local: Espaço Q / QuadraSoltas

Data: 30 de março

Hora: 15h00

PINHEIRO DA ROCHA – 130 anos do nascimento

Seleção de imagens do Fundo Manuel Pinheiro da Rocha pertencentes ao Centro Português de Fotografia que revelam a obra deste fotógrafo, tão brilhante com a tesoura de alfaiate como com a máquina fotográfica. Manuel Pinheiro da Rocha deixou um legado de mais de cinco mil imagens, de entre as quais foi difícil excluir a maior parte para só incluir as que integram esta exposição. Amante da paisagem, dos tipos humanos, das festas, das artes e ofícios, da vida campesina tal como da urbana, das fainas rurais e fluviais, damos a ver, da panóplia dos seus interesses, imagens da sua vida pessoal e profissional que traçam um retrato intimista do homem e do artista. (…)

Maria Estela Guedes

Local: CPF – Centro Português de Fotografia – Porto

Data: 31 de março

Hora: 15h00

Visita orientada Ao encontro do Oriente

Durante a visita, os participantes terão a oportunidade de explorar artefatos que contam a história do fascinante encontro entre portugueses e diversas culturas ancestrais do Oriente. Este encantamento perdurou para além das grandes viagens do século XV, como testemunham as obras barrocas do século XVIII conhecidas como “Chinoiserie”. Ao longo do percurso, os visitantes serão imersos na história de objetos luxuosos originários do Oriente, os quais refletem o fascínio dos europeus pelas antigas artes e técnicas orientais. Estes objetos incluem trabalhos em pedras, madeira e metais preciosos, marfim, tartaruga, madrepérola, seda, laca e porcelana. Esta experiência é destinada a jovens e adultos, com entrada a 8 EUR (com desconto de 50% para visitantes entre os 13 e 24 anos e com 65 anos ou mais; entrada gratuita para sócios da Associação de Amigos).

Local: Museu Nacional Soares dos Reisv

Data: 4 de abril

Hora: 15h00

PARA OS MAIS PEQUENOS

Atividades da Páscoa

Os mais pequenos poderão dar asas à criatividade nos ateliês de pintura de ovos e decoração de coelhos da Páscoa, bem como divertirem-se num insuflável que estará disponível durante todo o evento. Também decorrerá a empolgante caça ao tesouro, na qual os mais pequenos irão descobrir muitas pistas nos vários pisos do centro comercial em busca do prémio final, sendo que durante o caminho algumas lojas do centro comercial também irão disponibilizar brindes.

Local: Shopping Cidade do Porto

Data: 29 e 30 de março

Hora: 10h00 ás 18h00

Somos os Guardiões _ sessão imersiva de planetário

Este filme imersivo para planetários destaca a interligação intrínseca entre os habitantes e ecossistemas do nosso planeta. Ao monitorarmos a Terra através de satélites, podemos compreender melhor as atividades humanas prejudiciais, como as alterações climáticas, e proteger os ecossistemas para as gerações futuras. Os satélites oferecem uma visão global do nosso planeta, permitindo-nos observar mudanças ao longo do tempo e identificar áreas de risco, como a desflorestação e a poluição. Esta vigilância constante ajuda-nos a tomar medidas para preservar os recursos naturais para as gerações vindouras. Ao monitorarmos continuamente a Terra, poderemos tomar decisões mais informadas e agir de forma responsável, garantindo um futuro sustentável para todos, especialmente para as gerações mais jovens.

A sessão completa de planetário inclui curtas de animação imersivas, o filme imersivo principal e uma viagem ao vivo pelo céu noturno e Universo, conduzida por um astrónomo em interação com o público.

Local: Planetário do Porto – Centro de Ciência Viva

Data: 29 de março

Hora: 16h00

JARDIM DE CONTOS — «A FÁBRICA DE CHOCOLATE DO SENHOR COELHO», DE ELYS DOLAN

Com Helena Vieira, Verónica Magalhães, Mónica Santos, Maria Adelaide Silva

Semanalmente, aos sábados, convidamos os mais pequenos a usufruírem da Biblioteca Popular de Pedro Ivo e dos seus jardins, participando de momentos de leitura, seguidos de atividades oficinais, artísticas e criativas.

«A FÁBRICA DE CHOCOLATE DO SENHOR COELHO», DE ELYS DOLAN (MINUTOS DE LEITURA, 2018)
«O Senhor Coelho vendia milhões de ovos de chocolate e estava cada vez mais rico… Mas ainda não se sentia suficientemente satisfeito». Decide assim
aumentar a produção, mas irão as galinhas aguentar o novo ritmo de produção?

Local: Biblioteca Popular de Pedro Ivo

Data: 30 de março

Hora: 11h0

PÁSCOA LEGO®

Vem à FNAC passar uma manhã super divertida e construir um ovo da Páscoa com peças LEGO, que podes depois levar para casa!

Local: Fnac Norteshopping

Data: 30 de março

Hora: 11h30

CAÇA AO OVO DA PÁSCOA: O DESAFIO DOS OVOS COLORIDOS NO MAR SHOPPING MATOSINHOS

Sabias que o coelhinho da Páscoa visita todas as casas para deixar deliciosos ovos de chocolate?! Nos “Dominguinhos” de dia 31 de março, celebramos a Páscoa e convidamos-te a criar um ovo original tendo por base um ovo transparente, que, com sapatos e cartola, dará vida ao Sr. Ovo. Vamos reutilizar cápsulas de café e papéis coloridos, pincéis e botões de roupa. Poderás criar um Sr. Ovo com um penteado ao teu estilo e ainda podes vesti-lo com as roupas mais fashion. Neste atelier de artes plásticas vamos lembrar o verdadeiro significado deste dia especial: o amor, a esperança e a alegria. E, é claro, vamos aproveitar os chocolates e as brincadeiras com muita felicidade! Onde?! No MAR Shopping Matosinhos, como já é habitual.

Local: MAR Shopping (Matosinhos)

Data: 31 de março

Hora: 10h00

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem