PUB
Recheio 2024 Profissional

Sugestões 7 dias

Sugestões 7 dias

A primavera trouxe o bom tempo que convida a passeios pelo Grande Porto. Saia e desfrute dos vários eventos que estão à sua espera…

Deixe-se encantar pela exposição Memorial Dan Graham , que inaugura em Serralves este fim de semana, 23 de março, aproveitando para um passeio nos seus jardins. Ou então aproveite o Dia Nacional dos Centros Históricos 2024 no Palácio das Artes, para um dia repleto de workshops, concertos, dança e muito mais! A entrada é livre!

Não faltam concertos, espetáculos e programas em família com os mais pequenos. Espreite as nossas sugestões.

CONCERTOS

Salvador Sobral

Salvador Sobral, o aclamado intérprete de “Amar pelos dois” e vencedor do Festival da Eurovisão em 2017, será o primeiro convidado de mais um ciclo de concertos “Sons na Fábrica”. Sobral apresentará o espetáculo “Timbre” no palco do Fórum Cultural de Ermesinde no dia 22 de março, às 21h30. Os bilhetes para este evento estarão disponíveis para compra em valongo.bol.pt a partir das 17h00 do dia 19 de fevereiro.

O ciclo de concertos “Sons na Fábrica” continuará em abril, no dia 13, com a presença de Manuel Cruz, seguindo-se Carolina Deslandes no dia 11 de maio.

Local: Fórum Cultural de Ermesinde

Data: 22 de março

Hora: 21H30

O Marta

O Marta está de volta aos Maus Hábitos para apresentar o novo disco “Casta Brava”.

Local: Maus Hábitos

Data: 22 de março

Hora: 21H30

Pink Floyd Tributo

Local: Mary Spot Vintage Bar

Data: 22 de março

Hora: 23H


Concerto ‘Viagem a Portugal’ pelo Grupo de Música Contemporânea

O Síntese – Grupo de Música Contemporânea oferece um programa especial dedicado à celebração da literatura portuguesa através da música contemporânea.

Este programa apresenta obras dos compositores Paulo Bastos, Carlos Guedes, Sofia Sousa Rocha e João Delgado, encomendadas em 2023 e estreadas no 17º Festival Síntese. Essas composições foram inspiradas na poesia de Eugénio de Andrade.

A entrada é gratuita, mediante inscrição através do email [email protected].

A direção musical estará a cargo do maestro Yan Mikirtumov, e o elenco incluirá Helena Neves na voz soprano, Carlos Canhoto nos saxofones, Carisa Marcelino no acordeão, Gustavo Delgado no violino I, Alfeu Carneiro no violino II, João Delgado na viola, e Rogério Peixinho no violoncelo.

Local: Museu Nacional Soares dos Reis

Data: 23 de março

Hora: 16H

Tricycles

Os Tricycles são compostos por Sérgio Dias na bateria, Rui Tiago Narciso no baixo, Afonso Almeida na guitarra elétrica e voz, e João Taborda na voz, guitarra acústica e teclas. Após mais de quatro anos desde o lançamento do seu álbum de estreia homônimo, os Tricycles estão se preparando para lançar “White sharks don’t eat flowers”. Mesmo durante a hibernação pandêmica, o grupo não parou. Pelo contrário, eles continuaram sua busca inquieta pelo equilíbrio melódico e lírico entre a raiva e a contemplação. O resultado é um álbum mais maduro, com um som mais cru e expansivo, e ao mesmo tempo mais homogêneo. Sem restrições ou complexos, os Tricycles seguem em frente, absorvendo o que desejam das férteis terras da pop e do rock. Eles nos oferecem agora uma espécie de diário da jornada em catorze etapas, mostrando que a empatia e a ironia ainda estão presentes na banda, mesmo após algumas doses de vacina.

Local: Fnac Norteshopping

Data: 23 de março

Hora: 16H30

OJM & Irene Reig | Novos Talentos do Jazz

Irene Reig, uma saxofonista que tem sido uma das mais gratas surpresas da cena musical peninsular nos últimos anos, vai se apresentar com a Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM) na próxima edição dos Novos Talentos do Jazz.

Reig é uma artista com uma personalidade marcante, tão imponente quanto o seu som, enraizada na tradição do jazz, mas com uma abordagem contemporânea e autêntica. Basta ouvir uma nota para identificá-la.

Ela faz parte de uma nova geração de músicos que não se limita a tocar; ela compõe música, lidera grupos, co-dirige uma gravadora, ensina nas principais escolas da Catalunha, colabora com nomes como Maria Schneider e ainda encontra energia para fazer turnês e participar em projetos solo como convidada, como é o caso deste com a Orquestra Jazz de Matosinhos.

A direção musical está a cargo de José Pedro Coelho.

O ciclo Novos Talentos do Jazz é realizado desde 2014 com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos.

Local: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery

Data: 23 de março

Hora: 22H

@Novo Ático | Porto

Concerto de apresentação do disco Sr. Saraiva.

Local: Passos Manuel

Data: 24 de março

Hora: 19H

Federico Pecchia

Federico Pecchia é um talentoso compositor e guitarrista argentino que se destaca no cenário da música latino-americana contemporânea. A sua música atravessa os diversos estilos, desde a delicadeza da música de câmara até a intensidade do tango, passando pela beleza do cancioneiro popular da Argentina e de toda a América Latina. Pecchia traz uma abordagem única, combinando seu estilo distintivo com a improvisação e a riqueza harmónica do jazz e de géneros contemporâneos.

Local: Fnac Norteshopping

Data: 28 de março

Hora: 18H30

ESPÉTACULOS

Um não sei quê, que nasce não sei onde ou Os Amores de Camões

XVI Produção da Companhia Certa da Varazim Teatro

Comemorações do Dia Mundial do Teatro e 500 anos do Nascimento de Luís de Camões

ESTREIA Cine-Teatro Garrett Sábado: 23 de Março, 21h30 Domingo: 24 de Março, 17h Terça: 26 de Março, 21h30 Quarta: 27 de Março, 21h30

Interpretação em Língua Gestual Portuguesa em todas as sessões.

Sinopse: Quem foi afinal Camões? Seria uma única mulher a inspirar-lhe a poesia? Esteve mesmo perdido de amores ou inventou todo o sentimento que escreveu?

Local: Cine-Teatro Garrett

Data: 22 de março a 27 de março

Hora: 21H30

Dia Nacional dos Centros Históricos 2024 no Palácio das Artes

A Fundação da Juventude une-se novamente à Câmara Municipal do Porto para celebrar o Dia Nacional dos Centros Históricos. No dia 23 de março, sábado, o Palácio das Artes abre as suas portas à cidade para um dia repleto de workshops, concertos, dança e muito mais! A entrada é livre!

PROGRAMAÇÃO:

  • 11h00 | A Visão do Centro: Ateliê de Desenho e Expressão Artística (Inscrição gratuita através deste link: [link de inscrição])
  • 11h00 | Debate: Habitação e Reabilitação Urbana – Porto Vivo SRU
  • 15h00 | As Cordas do Coração no Centro: Quarteto de Cordas – Risoluto String Quartet
  • 16h00 | O Corpo no Centro: Dança no Palácio – OPALA Academia de Dança
  • 17h00 | Vozes do Centro: Coro do Centro Histórico do Porto

Local: Palácio das Artes

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Data: 23 de março

Hora: 10H30

Maia ao Palco – ‘Abril em Nós’

“Portugal: A Promessa da Liberdade” é um espetáculo inspirado na trilogia de José Leitão, que abrange o período desde 1945, o ano em que terminou a Segunda Guerra Mundial. Este espetáculo oferece uma visão detalhada da pobreza, fome, medo, condição e luta das mulheres durante esse período histórico. Desde o movimento sindical até à guerra colonial e à repressão da PIDE, o espetáculo aborda diversos temas que marcaram essa época.

Na manhã de 25 de Abril de 1974, Portugal despertou para uma nova realidade: a liberdade prometida. O espetáculo retrata esse momento crucial na história do país e a esperança que trouxe consigo. “Portugal poderia ser tudo o que quisesse, só dependia da nossa vontade, da nossa luta e vontade de mudança!”.

Com autoria de José Leitão e adaptação e encenação de Elza Martins, o elenco é composto por Alda Maria, Adriana Marques, Ana Gigante, Carlos Santos, Daniel Gavina, Eduardo Carvalho, Helena Almeida e Sofia Gomes. A parte técnica está a cargo de Rodrigo Feiteira.

Local: Grande Auditório do Fórum da Maia

Data: 27 de março

Hora: 21H30

EXPOSIÇÕES

Memorial Dan Graham

Local: Serralves

Data: 23 de março

Hora: 15H00

PARA OS MAIS PEQUENOS

Mini Porto Belo Mercado Infantil

O Mini Porto Belo é um mercado especialmente dedicado às crianças, mas aberto a todos, onde os mais novos têm a oportunidade de vender e comprar uma variedade de produtos. Aqui, as crianças podem vender brinquedos, jogos, livros, roupas infantis, pinturas, objetos de decoração e bijuteria, bem como bolos e biscoitos feitos por elas com todo o carinho.

Todos os itens estarão à venda por um preço reduzido, até 1€, para tornar acessível aos pequenos comerciantes a oportunidade de participar. Este preço simbólico permite que as crianças aprendam sobre o processo de venda e interação com os clientes, com a ajuda dos experientes vendedores do emblemático mercado do Porto.

Inscrição em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfzUyRKB8knRrXO4jvC74co9HKt0FS6XjmKhypKWouxoEzJSA/viewform

Local: Mercado Municipal de Matosinhos

Data: 23 de março

Hora: 10H30

Oficina para Bebés_Experimentar Cerâmicas

A Oficina para Bebés oferece uma oportunidade única de explorar o mundo através do brincar. Os bebés têm a chance de experimentar diferentes sensações, como o frio, a suavidade, a textura e os sons, enquanto os pais acompanham este momento especial.

Nesta oficina, os bebés terão a oportunidade de experimentar cerâmica, descobrindo se é mole ou duro ao toque. Eles poderão marcar a sua mão na massa, esticá-la, modelá-la e até mesmo pintá-la. Este é um espaço onde quanto mais explorarem, mais vão se sujar, fazendo parte da experiência sensorial.

Para participar nas oficinas de cerâmica, tanto bebés como acompanhantes devem vestir roupas que possam ser sujas e trazer uma muda de roupa extra para o bebé, e talvez até meias extras para os adultos. Este é um momento divertido e enriquecedor para pais e bebés, onde podem desfrutar juntos da criatividade e da descoberta.

Local: Oficina Josefina, Av. Camilo, 224 – Porto

Data: 24 de março

Hora: 10H

Humm… Já cheira a primavera

Imagina um cenário encantador: um jardim repleto de flores coloridas, todas viradas para o sol com um sorriso nos lábios. As árvores se enfeitam com suas folhas verdes, e os pássaros retornam, entoando canções alegres. É como se a natureza estivesse despertando de um longo sono de inverno! Este é o início da primavera.

Nos “Dominguinhos” do dia 24 de março, no MAR Shopping Matosinhos, celebramos a chegada desta estação que traz consigo temperaturas mais amenas e dias mais coloridos. No atelier de ciência dos “Dominguinhos”, vamos criar a essência dos sais de banho da Primavera. Para isso, vamos misturar sal, corante alimentar e uma essência floral, reutilizando pequenos frascos de vidro para armazená-los, e não esquecendo de usar os óleos perfumados das flores.

Os “Dominguinhos” são uma iniciativa em parceria com a Catavento, uma empresa da incubadora de indústrias criativas da Fundação de Serralves, dedicada a projetos educativos. Aos domingos, das 11h00 às 12h30, no corredor de Moda Infantil do MAR Shopping Matosinhos, Piso 0, acontecem diversas atividades gratuitas de lazer, oferecendo momentos alegres e educativos para toda a família. E claro, a Preguiça, a mascote dos “Dominguinhos”, estará lá para brincar e divertir-se com todos os seus amiguinhos!

Local: Mar Shopping

Data: 24 de março

Hora: 11H

Nesta Páscoa vamos partir a casca!

Ateliês de criatividade alusivos à Páscoa

Nesta Páscoa, preparámos uma celebração repleta de criatividade e diversão! Convidamos todos a juntarem-se a nós nos Ateliês de Criatividade dedicados à Páscoa, que decorrerão de 26 a 28 de março na Biblioteca Municipal Florbela Espanca.

Estes ateliês, pensados especialmente para crianças dos 6 aos 12 anos, prometem proporcionar momentos de aprendizagem e alegria. Venha participar e mergulhar numa experiência cheia de cor e imaginação!

A inscrição prévia é obrigatória e tem o custo de 5€ por sessão. Pode ser realizada enviando um e-mail para [email protected]

Local: Biblioteca Municipal Florbela Espanca

Data: 26 de março a 28 de março

Hora: 14H

FILMES

Cinema Cineclube: Pobres Criaturas

Yorgos Lanthimos, M/16, 141′

Com Emma Stone, Mark Ruffalo, Willem Dafoe

É contada a extraordinária história de Bella Baxter (interpretada por Emma Stone), uma jovem mulher vitoriana que recebe uma segunda chance na vida graças ao Dr. Godwin Baxter (interpretado por Willem Dafoe), um cientista excêntrico e genial. Sob os cuidados de Baxter, Bella anseia por conhecimento, mas também por experiências que nunca teve. Decidida a explorar o mundo, Bella foge com Duncan Wedderburn (interpretado por Mark Ruffalo), um advogado astuto e libertino, embarcando em uma aventura tumultuosa que os leva por diferentes lugares, incluindo Lisboa, onde encontram a fadista Carminho. Livre dos preconceitos da sua época, Bella torna-se ainda mais comprometida com ideais de igualdade e libertação ao longo dessa jornada.

“Poor Things”, amplamente aclamado como o melhor filme de Yorgos Lanthimos até à data, destaca-se como uma obra visualmente extravagante, imaginativa e tecnicamente desafiante do realizador, tendo conquistado o Leão de Ouro no Festival de Veneza.

Sessões semanais aos domingos às 16h00 e 21h30 no Teatro Municipal de Vila do Conde

Sócios: 6€/Mês (acesso livre a todas as sessões)

Não Sócios: 4,5€/Sessão

Local: Teatro Municipal de Vila do Conde

Data: 24 de março

Hora: 16H

Estranha Forma de Vida

Realizado por Pedro Almodóvar, este filme espanhol, do género Western e Drama, transporta-nos para o ano de 1910, onde um homem a cavalo, Silva (interpretado por Pedro Pascal), parte do seu rancho em direção à cidade de Bitter Creek para visitar o seu amigo de longa data, o xerife Jake (interpretado por Ethan Hawke). Ambos têm agora cinquenta anos e partilharam um passado como pistoleiros contratados. Silva, de origem mexicana, é emotivo e caloroso, enquanto Jake é loiro, rígido e enigmático.

Ao chegarem à casa do xerife, desfrutam de uma noite de festa com comida, bebida e intimidade. No entanto, na manhã seguinte, Silva depara-se com um Jake completamente diferente, distante e inacessível, deixando-o perplexo e confrontado com o seu próprio passado e sentimentos. O filme tem a duração de 61 minutos, incluindo uma entrevista com o realizador. Classificado para maiores de 14 anos, esta curta-metragem promete uma experiência cinematográfica intensa e emocionante.

Desconto de 50% com Cartão Municipal ViverGaia.

Gratuito para maiores de 65 anos e reformados.

Local:
Cine-Teatro Eduardo Brazão

Data: 26 de março

Hora: 15H30 e 21h30

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem