PUB
Philips S9000

Sugestões 7 Dias

Sugestões 7 Dias

Continue a aproveitar o verão com as sugestões que preparamos para si. Há propostas para todos os gostos, tanto ao ar livre como no interior…

Aproveite para visitar a Igreja dos Clérigos e desfrute “um espetáculo imersivo de luz, música, poesia e arquitetura, que pretende proporcionar uma vivência inédita deste monumento nacional”.
“Enchendo de poesia visual, sincronia e leveza a obra arquitetónica de Nicolau Nasoni”, a «Spiritus – A Melhor Maneira de Viajar é Sentir», é uma “ode à vida” que convida os visitantes “a sentir e a pensar sobre o papel do Homem no mundo, num espetáculo inspirador e de incomparável beleza”.
O espetáculo tem a duração de 30 minutos e decorre às 18h00, 18h45, 19h30, 20h15, 21h00 e 21h45, de segunda a sábado, e às 18h00, 18h45 e 19h30 ao domingo.
Os bilhetes podem ser comprados online ou na bilheteira local, de segunda a domingo, das 9h às 22h.

Vá até às Festas da Nossa Sra. da Saúde no Jardim de Arca d’Água. Depois de dois anos de pausa, devido à pandemia, as “históricas” festividades estão de volta. Não vão faltar “os espetáculos musicais, muita diversão, boa gastronomia, o melhor artesanato local”, além das celebrações religiosas, de forma “a manter vivas as tradições desta grandiosa festa da cidade, que faz de Paranhos, lugar de encontro religioso e cultural no mês de agosto”.
Os destaques vão para as atuações do grupo Sete Saias esta sexta-feira, dia 5 de agosto, às 22h; Cláudia Caramelo, no dia 6, às 22h; e de Jorge Guerreiro, dia 10, pelas 21h30.

CONCERTOS

Rute Rita
Natural do Porto, Rute Rita é uma das vozes mais estimulantes que surgiram nos últimos anos no mundo do fado. Lançou em 2018 o seu álbum de estreia e integrou o elenco de uma das mais famosas casas de fados do país, o restaurante Casa da Mariquinhas. Actualmente apresenta-se em espectáculos por todo país e no estrangeiro, passando pelo casas de fado típicas de Porto e de Lisboa. Traz à Casa da Música a sua perspectiva singular do fado tradicional, homenageando aqueles com quem aprendeu — Beatriz da Conceição, Fernanda Maria, Amália Rodrigues, Maria da Fé —, perpetuando o legado por eles deixado.
Local: Casa da Música
Data: 5 de agosto
Hora: 18h00

Francisco Moreira
Apesar da tenra idade, Francisco Moreira é já uma das mais destacadas novas vozes do fado. Tem tocado em grandes salas do país como o Coliseu do Porto, o CCB, a Casa da Música ou o Campo Pequeno, participando também em programas televisivos, no Festival Caixa Alfama (2013 e 2014) e no Festival Caixa Ribeira (2015 e 2016). Foi finalista do The Voice Portugal 2018. Editou em 2020 o disco Todos os Fados São Meus, o seu lançamento mais recente. Ao longo do mês de Agosto apresenta na Sala 2 vários dos seus temas originais e composições de nomes muito importantes na história do fado, como Martinho de Assunção, Alfredo Marceneiro, Artur Ribeiro, entre outros.
Local: Casa da Música
Data: 6 de agosto
Hora: 18h00

Concerto de encerramento do 5º Festival BSP Jr
O Festival Banda Sinfónica Portuguesa (BSP) Júnior consiste num programa de carácter pedagógico e cultural que tem como foco o desenvolvimento musical e humano de jovens instrumentistas. O programa do festival, que irá contar com a colaboração de convidados nacionais e internacionais, terá como objetivo promover a partilha de conhecimentos em diversas atividades, nomeadamente masterclasses, ensaios de naipe, orquestra, concertos na comunidade, entre outros.
Num programa onde “o todo é maior do que a soma das partes”, é através da diversidade de atividades que são criadas oportunidades para o desenvolvimento do potencial máximo de cada jovem.
Local: Coliseu do Porto
Data: 6 de agosto
Hora: 18h00

Ana Pinhal
Considerada uma das vozes do fado em ascensão, Ana Pinhal fundou com Francisco Almeida (guitarra flamenca) o projecto que cruza o fado e o flamenco, Fado Violado, e com o qual lançou o disco A Jangada de Pedra (2015). Integrou a banda BoiteZuleika, foi fadista residente na Casa da Mariquinhas e na Taberna Real Fado (Porto) e actualmente faz parte do grupo Fado In Porto, nas Caves Calém (Vila Nova de Gaia). Apresentou-se em Portugal, Espanha, França, Holanda, Roménia, Bulgária, Hungria e Índia. Na Sala 2, faz-se acompanhar por André Teixeira (viola de fado) e João Martins (guitarra portuguesa) para percorrer grandes poetas — como António Botto, José Régio, Ary dos Santos e muitos outros — que viram as suas criações transformadas em canções.
Local: Casa da Música
Data: 10 de agosto
Hora: 18h00

António Laranjeira
Ao longo dos anos, António Laranjeira tem-se afirmado como um talentoso fadista e a sua poesia tem sido cantada por vozes como as de Beatriz da Conceição e Ana Moura. As mais famosas casas de fado, como o Marquês da Sé e Senhor Vinho em Lisboa, têm-se rendido à sua voz, apresentando-se agora frequentemente no Restaurante O Fado (Porto). Foi uma das vozes marcantes do musical Amália de Filipe La Féria. O seu último trabalho editado, Luz, representou “a celebração da vida, do amor e da esperança em dias melhores”. Em formato de trio, apresenta na Sala 2 vários temas originais deste último trabalho mas também grandes clássicos do fado de Fernando Tordo/Paulo de Carvalho, Alfredo Marceneiro, Artur Ribeiro, entre muitos outros.
Local: Casa da Música
Data: 11 de agosto
Hora: 18h00

EXPOSIÇÕES

Pitorescos e Naifs: Do Guia Turístico ao View-Master
Sair de casa não é tarefa fácil e fazer-se à estrada é um ato de coragem. Se o Grand Tour inaugurou o período romântico da viagem, os menos privilegiados tiveram de aguardar que Thomas Cook tirasse partido da grande expansão do barco a vapor e do caminho de ferro para alcançarem versões compactas e express das experiências inscritas na literatura do género.
Local: Gabinete Gráfico – Biblioteca Municipal Almeida Garrett
Data: até 13 de agosto

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Mouzinho: da Ribeira ao Aeroporto
Em Junho de 1872, o director Geral da Secretaria da Câmara Municipal do Porto, Luís Antonio Nogueira apresentou à Câmara a “Planta do Projecto da rua da Biquinha parallela à rua das Flores a qual a Ex.ma Camara pretende mandar abrir para ligar o Largo da Feira de S. Bento com a Rua de S. João”. Seria a Rua Mouzinho da Silveira. O novo eixo uniria o Porto ribeirinho e a distinta praça do Infante à praça D. Pedro IV, terminando onde viria a ser a estação de S. Bento, de onde partiria a ligação ao tabuleiro superior da ponte Luiz I (1887), seguindo para sul, para a estrada de Oliveira de Azeméis, para Lisboa.
Exposição com curadoria de Álvaro Domingos e Ivo Poças Martins.
Local: Casa do Infante
Data: até 11 de setembro

Vento Espesso
O trabalho de Maria Capelo é secreto por vocação e por convicção. A sua parte de luz, aquela que se dá à visibilidade, é a pintura e o desenho. Ambos afluem e desaguam num denominador comum, uma unidade de medida-padrão, elementar, quintessencial e arquetípica — a árvore.
Local: Casa Guerra Junqueiro
Data: até 11 de setembro

OUTROS EVENTOS

Visita orientada ao Treetop Walk
Um percurso pela copa das árvores leva-nos a vivenciar experiências únicas, permitindo-nos usufruir de um ambiente natural relaxante e singular no Parque de Serralves. Escutar o canto das aves ou observar os seus ninhos, sentir o relevo e a textura das folhas, são algumas das experiências a vivenciar.
Pé ante pé, por entre ramos e folhas, o convite é para a observação, exploração e perceção da biodiversidade que as árvores albergam nas suas copas, bem como das paisagens do Parque nas suas diversas dimensões. À medida que se avança, vamos tomando consciência da sua importância para o equilíbrio dos ecossistemas e bem-estar humano.
Local: Serralves
Data: 6 de agosto
Hora: 15h00

Visitas guiadas ao Coliseu
Em agosto, alargamos os dias de visitas guiadas para que todos – os que visitam o Porto e os portuenses que aproveitam para desfrutar do melhor que a cidade tem – possam conhecer os segredos e reviver as memórias desta grande casa de espetáculos.
Monumento de Interesse Público, ícone da arquitetura modernista e com os seus diversos detalhes art deco, o edifício do Coliseu é palco de muitas histórias ao longo de 80 anos – e anseia por contar a sua própria história! Há muito idealizadas, são agora ativadas com caráter regular as visitas guiadas ao Coliseu, com a parceria com a Porto Secret Spots.
Local: Coliseu do Porto
Data: 7 de agosto
Hora: 12h00

Workshop de fotografia noturna no Parque
O Serralves em Luz transforma todo Parque de Serralves, proporcionando uma fantástica viagem noturna neste magnífico espaço através de uma experiência surpreendente. Mergulhe no mundo mágico da fotografia noturna e aprenderá várias técnicas criativas que tornarão ainda mais extraordinário este encantador Parque e tornará as suas fotografias em imagens únicas! Os participantes deverão estar munidos com a sua própria câmara fotográfica, cartão de memória e baterias carregadas assim como de um tripé.
Local: Serralves
Data: 11 de agosto
Hora: 21h00

FILMES

Bullet Train – Comboio Bala
Título Original: Bullet Train
De: David Leitch
Com: Brad Pitt, Aaron Taylor-Johnson, Joey King
Género: Ação
Classificação: Pendente
Outros dados: 126 minutos
Ladybug (Brad Pitt) é um assassino azarado determinado a fazer calmamente o seu trabalho depois de muitas missões terem descarrilado. O destino, no entanto, pode ter outros planos pois a última missão de Ladybug coloca-o em rota de colisão com adversários letais de todo o mundo – todos com objetivos relacionados, mas contraditórios – no comboio mais rápido do planeta.

Men
Título Original: Men
De: Alex Garland
Com: Jessie Buckley, Rory Kinnear, Paapa Essiedu
Género: Terror, Thriller
Classificação: M16
Outros dados: 100 minutos
Na sequência de uma tragédia pessoal, Harper retira-se sozinha para uma zona rural inglesa, esperando ter encontrado um lugar onde possa recuperar. Mas alguém ou algo dos bosques circundantes parece persegui-la. O que começa como um pavor latente torna-se um pesadelo formado, habitado pelas suas memórias e medos.

Que a Festa Comece!
Título Original: Easter Sunday
De: Jay Chandrasekhar
Com: Jo Koy, Lydia Gaston, Brandon Wardell
Género: Comédia
Classificação: M12
Outros dados: 96 minutos
Joe Valencia (Jo Koy) regressa a casa para celebrar o domingo de Páscoa com a sua turbulenta família, enquanto brigam, comem, riem e amam. Filme baseado nas experiências de vida de Jo Koy e na comédia stand-up, servindo como uma carta de amor para a sua comunidade filipino-americana.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem