RECHEIO 50 ANOS

Steve Reich em foco no Teatro Municipal do Porto

Steve Reich em foco no Teatro Municipal do Porto

O Teatro Municipal do Porto (TMP) apresenta, de 5 a 14 de março, um ciclo de programação online dedicado a Steve Reich, considerado um dos grandes nomes do minimalismo musical e um dos mais influentes compositores dos séculos XX e XXI.

A partir de “Drumming”, icónica composição de Reich, o programa é composto por várias atividades, incluindo a apresentação de uma das peças mais emblemáticas da coreógrafa belga Anne Teresa De Keersmaeker. 

O ciclo, intitulado “Foco Steve”, arranca sexta-feira, dia 5 de março, às 21h, com a transmissão gratuita, em direto, nas redes sociais do TMP (Facebook e Youtube), do concerto “Steve Reich Highlights”, do Drumming Grupo de Percussão, um ensemble vocacionado para a música contemporânea, fundado e dirigido por Miquel Bernat, no Porto, em 1999.

Após a estreia, o concerto ficará disponível para visualização na sala virtual do teatro, com bilhete pago (3,50 euros), até 13 de março. 

Para “descortinar” o universo musical de Steve Reich, o TMP promove uma conferência com o professor e investigador de composição musical Daniel Moreira. O evento é gratuito e realiza-se em direto, no dia 6 de março, às 15h, nas redes sociais  do TMP. 

“Drumming” (1998) é uma das coreografias mais emblemáticas de Anne Teresa De Keersmaeker, escrita para uma partitura epónima de percussão minimalista de Steve Reich.

Duas décadas depois da sua apresentação no Rivoli, no âmbito da Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura, a peça vai estar em exibição na sala virtual do TMP, de 12 (a partir das 21h) a 14 de março. Os bilhetes custam 3,50 euros. 

O programa do ciclo “Foco Steve” conta com várias atividades complementares, como a masterclass online, dia 13 de março, orientada por Fumiyo Ikeda, bailarina e coreógrafa japonesa que colaborou e dançou várias peças de De Keersmaeker, incluindo Drumming. Para participar, os interessados devem inscrever-se previamente, enviando um email para: [email protected] . A masterclass tem uma lotação máxima de 16 pessoas e um custo de 2,50 euros. 

No âmbito das sessões “História(s) da Dança”, haverá uma aula gratuita de Teresa Vez sobre a obra de Anne Teresa De Keersmaeker, no dia 13 de março, entre as 15h e as 16h. As inscrições são feitas para o email [email protected].

Destaque ainda, nesse dia, para uma conversa com a bailarina Margarida Ramalhete, moderada pela coreógrafa Né Barros (18h). A atividade é gratuita.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem