As linhas da Sociedade Transportes Colectivos do Porto (STCP) na Avenida da Boavista, no Porto, e nas áreas envolventes, vão ser reorganizadas. A medida deve-se ao início da operação do metrobus nessa mesma avenida, sendo que será na zona de Aldoar que sentir-se-á “um reforço maior do serviço”.
«As linhas que hoje atravessam a Avenida da Boavista, e onde vão passar os futuros autocarros do metrobus, “terão de ser completamente reorganizadas”. Estamos a falar de carreiras como a 201 (Aliados-Viso), a 203 (Marquês-Castelo do Queijo) e a 502 (Bolhão- Matosinhos Mercado)», lê-se na notícia avançada pelo Porto Canal, com base nas declarações de Cristina Pimentel, presidente da STCP.
Assim, as linhas que passavam naquele local, “vão assumir outros percursos distintos, servindo até melhor outras zonas que atualmente não são servidas, nomeadamente a zona de Aldoar”, explica, acrescentando que algumas linhas vão continuar a fazer ali “pequenos percursos porque têm que entrar na linha da Boavista para depois fazerem outras continuidades. Mas com os meios que vamos retirar dali, vamos reforçar aquela zona na alimentação ao canal da BRT”.
O “redesenho das linhas” da STCP tem como objetivo “melhorar a conetividade na Avenida da Boavista”, assim como resolver as “falhas de serviço” que foram detetadas em algumas áreas envolventes, como Aldoar, por exemplo, e que poderão vir a ser resolvidas com a operação do metrobus na avenida.
“Estamos comprometidos em oferecer um serviço de transporte público eficiente e abrangente, e esta reorganização é um passo importante nesse sentido”, conclui Cristina Pimentel, de acordo com a mesma fonte.