A STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto implementa, a partir desta segunda-feira, 4 de maio, novas alterações na sua operação regular de serviço público de transporte rodoviário de passageiros. A operadora vai reforçar “significativamente” a oferta nos autocarros, garantindo mais de 95% das viagens aos dias úteis e a retoma total dos horários de fim de semana e feriados.
Em comunicado, a STCP anuncia que, na sequência do término do Estado de Emergência e do aumento gradual previsível da procura, irá reforçar significativamente a oferta no modo autocarro, passando a vigorar, até agosto, o denominado horário “Férias Escolares”.
Este reforço traduz-se numa oferta superior a 95% das viagens normais aos dias úteis e numa retoma da oferta total dos horários de sábados, domingos e feriados.
Das 70 linhas da STCP em modo autocarro, 33 voltam já ao horário “Normal” e somente 37 adotam o horário de “Férias Escolares”.
“Com a adoção desta medida, a empresa acredita ser possível respeitar as orientações no que respeita à lotação máxima de segurança em cada viagem, bem como assegurar uma menor probabilidade de exposição ao vírus Covid-19 (Coronavírus) por parte de passageiros e motoristas”, refere.
De recordar que, esta segunda-feira, são retomadas a venda de bilhetes a bordo e a validação dos títulos, de acordo com as indicações da Área Metropolitana do Porto. Também o acesso às viaturas volta a ser realizado pela porta da frente.
Os títulos Andante podem ser carregados nas Caixas Multibanco (só assinaturas), na rede Payshop ou nas Máquinas e Lojas Andante. A empresa aconselha a utilização da app ANDA, já que permite a não existência de qualquer de contacto com equipamentos ou eventual concentração de pessoas em filas de espera.
De notar que a venda de bilhetes a bordo será realizada a dinheiro, mas unicamente com valores certos, não havendo lugar a trocos. Cada bilhete adquirido a bordo tem o custo de €2,00 e é válido apenas para a viagem em que é adquirido.
A STCP salienta que a utilização de máscaras deverá ser respeitada por todos os passageiros no acesso aos autocarros.
Em colaboração com as autarquias dos municípios onde tem operação (Gaia, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto e Valongo), a STCP montou uma operação de cooperação na manutenção de Ordem Pública, através das Polícias Municipais, com o intuito de se evitar a sobrelotação dos autocarros ou o não cumprimento, por parte dos passageiros, das regras que agora regressam.
Com o aumento esperado de procura e com o regresso da utilização da porta frente, os motoristas da empresa passam a dispor de viseira, máscara e gel desinfetante, “com o propósito de reduzir a exposição destes profissionais e clientes da empresa a possíveis situações de contágio”.
“A zona de segurança do motorista mantém-se em vigor – encontra-se devidamente assinalada – e deve ser respeitada pelos clientes, de modo a reforçar a segurança dos motoristas e passageiros”, refere ainda a nota enviada à VIVA!.
De salientar que os lugares mais próximos do motorista não poderão ser utilizados pelos clientes.
As ações de higienização e desinfeção das viaturas serão realizadas ao longo do dia, de modo a reduzir potenciais riscos de contaminação.
A STCP refere ainda que está a ultimar a instalação de cabines no posto de condução, para maior proteção no contacto entre motoristas e passageiros. O processo, que abrange as mais de 400 viaturas da empresa, estará concluído no decorrer do mês de maio.
O Museu do Carro Eléctrico permanecerá encerrado “até novas orientações por parte das entidades competentes”. Também o serviço do carro elétrico (Linhas 1, 18 e 22) se manterá suspenso, visto assumir uma vertente essencialmente turística.