PUB
Recheio 2024 Institucional

STCP e Metro do Porto com novos horários no regresso às aulas

STCP e Metro do Porto com novos horários no regresso às aulas

Antecipando o início do novo ano escolar, as diversas linhas da STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto regressam, a partir desta segunda-feira, aos horários habituais. No metro do Porto vigoram já os horários de inverno 2019/2020.

“A palavra de ordem em todas as linhas é reforço – reforço da capacidade e reforço das frequências”, anuncia a Metro do Porto, em comunicado.

A empresa explica que “no troço com maior procura, o tronco comum entre as estações da Senhora da Hora e do Estádio do Dragão, nas manhãs dos dias úteis, entre as 7h e as 9h30, será realizada uma viagem a cada 2,5 minutos, num total de 52 viagens nesse período, 90% das quais feitas em veículos duplos.” Já nas tardes dos dias úteis, entre as 17h e as 20h, a frequência é também inferior a 3 minutos, com 50 viagens neste troço.

Na Linha Amarela (D), entre Santo Ovídio e o Hospital de S. João, nos dias úteis entre as 8h e as 9h, a frequência de passagem é inferior a 6 minutos. Entre as 9h e as 21h, a frequência é de 6 minutos, em veículos duplos.
Entre as 21h e a 1h dos dias úteis, haverá um reforço da frequência, que passa a ser de 10 minutos (em vez de 15).

A Linha Azul (A) terá uma frequência de 10 minutos nas horas de ponta e de 15 minutos fora delas: 12 viagens, 10 das quais em duplos, entre as 7h e as 9h30, tal como entre as 17h30 e as 20h, nos dias úteis.

Na Linha Vermelha (B), para além de haver um reforço aos fins de semana, nos dias úteis entre as 7h e as 9h30 e entre as 17h30 e as 20h serão realizadas 12 viagens, 10 das quais em veículos duplos.

Na Linha Verde (C), as frequências médias são de 10 minutos nas horas de ponta e de 15 minutos ao longo do dia. Nos domingos à tarde, a frequência será de 20 minutos.

A Linha Violeta (E) mantém o modelo de operação introduzido este verão, passando a fazer términos no Porto na Estação Trindade (cais 3). Vai assegurar uma frequência contínua de 15 minutos, entre as 8h e as 21h, todos os dias.

Quanto à Linha Laranja (F), a frequência será de 10 minutos nas horas de ponta e de 15 nas restantes.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Os horários de Inverno do Metro do Porto vigoram até julho de 2020, conclui a empresa.

Também a STCP retoma o seu serviço com a “máxima frequência. As diversas linhas regressam aos horários habituais, respondendo às necessidades dos seus clientes”.

A informação sobre os horários e frequências das linhas da rede STCP estão disponíveis no site da empresa, identificados como “Normal”, bem como nas diversas paragens de autocarro.

Em comunicado, a maior operadora de transportes públicos na Área Metropolitana do Porto, presente nos concelhos do Porto, Gaia, Gondomar, Maia, Matosinhos e Valongo, destaca as diversas modalidades de tarifários para estudantes:

Assinatura Andante Sub13 (gratuita)
Destina-se a residentes na Área Metropolitana do Porto (entre os 4 e os 12 anos), que permite a utilização dos transportes públicos integrados no sistema intermodal Andante, em três zonas ou num Município.
Deve ser solicitada no estabelecimento de ensino ou nas Câmaras Municipais.
A partir de 15 de outubro estará disponível nas Lojas Andante.

Assinatura Andante Porto.13-15 (gratuita)
Destina-se unicamente a residentes e estudantes no Município do Porto, num limite de três zonas.
Deve ser solicitada no estabelecimento de ensino.

Assinatura Andante 4_18
Assinatura mensal destinada a todos os estudantes do ensino não superior, dos 4 aos 18 anos (inclusive), que não beneficiam de transporte escolar assegurado pelas Câmaras Municipais.
Com a entrada em vigor do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos [PART], foi criada a assinatura gratuita até aos 12 anos (Sub13) pelo que o 4_18 aplica-se agora a alunos a partir dos 13 anos ou a todos aqueles que não se enquadrem nas condições definidas pelo Sub13 (designadamente o número de zonas atribuídas).

Assinatura Andante Sub23
Assinatura mensal destinada a todos os estudantes até aos 23 anos (inclusive) matriculados em cursos oficialmente reconhecidos pelo Ministério que tutele o Ensino Superior.
Nos termos da Portaria 249-A/2018, os estudantes inscritos nos cursos de Medicina e Arquitetura definidos pelo IMT beneficiam do mesmo desconto até aos 24 anos de idade (inclusive).

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz