PUB
Sogrape - Mateus Rosé

STCP conta com 48 novos autocarros 100% elétricos ao serviço

STCP conta com 48 novos autocarros 100% elétricos ao serviço

Esta quinta-feira, dia 8 de fevereiro, a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) colocou ao serviço 48 novos autocarros 100% elétricos. O carregamento dos veículos será feito numa estação de carregamento elétrica, instalada na Estação de Recolha da Via Norte, constituída por 24 carregadores duplos. A medida visa reforçar a intenção da empresa de “descarbonizar 40% da frota” e reduzir a “pegada ambiental” até 2030.

“A STCP verá, assim, a sua frota 100% livre de emissões aumentar dos atuais 20 veículos para 68, o que se traduz numa redução de emissões de CO2 de cerca de 4.000 ton/ano, permitindo substituir 24 viaturas standard em fim de vida e reforçar a frota com mais 24 novas viaturas energeticamente limpas”, lê-se no comunicado enviado à VIVA!.

A frota conta, agora, com 468 autocarros, sendo que 71,2% são movidos a CNG (gás natural), 14,5% a eletricidade e 14,3% a diesel.

“Os 48 novos veículos 100% elétricos (tipologia standard de 12 metros) garantem uma autonomia de 370 Km e uma lotação de 87 passageiros. O acesso para clientes de mobilidade reduzida e para carrinhos de bebé é realizado através da porta dianteira, que conta com a instalação de uma rampa manual”, acrescenta o documento.

Segundo a mesma fonte, Cristina Pimentel, presidente do Conselho de Administração da STCP, afirma que “o ano de 2024 arranca com o reforço do objetivo da STCP de descarbonizar a operação e a redução da pegada ambiental nos seis municípios onde a empresa desenvolve atividade, tendo sempre como prioridade a contínua melhoria do serviço prestado aos clientes. Com uma frota mais verde fortalecemos o nosso compromisso, concretizando mais um passo em direção a um futuro sustentável”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A cerimónia de apresentação dos novos veículos teve lugar na Estação de Recolha da Via Norte e contou com a presença dos “altos representantes das seis autarquias acionistas da operadora”, entre eles Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, assim como Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da AMP – Área Metropolitana do Porto e da Câmara Municipal de Gaia.

No evento foi divulgado que «os novos veículos vão estar sedeados na estação da Via Norte e “operar os grupos de linhas que partem dali”, como as carreiras 700, 800 e 900, com destino a Valongo, Gondomar e Gaia, respetivamente», de acordo com a notícia avançada pelo Porto Canal.

“Os autocarros têm autonomia para circular durante todo o dia, recolhem à noite no serviço. Não fazem a rede da madrugada. Recolhem no serviço noturno e carregam”, acrescentou Cristina Pimentel, informando que “cada autocarro tem o seu posto de carregamento próprio” naquela estação.

As novas viaturas representam um investimento superior a 19 milhões de euros e estão em linha com o objetivo da STCP de “descarbonizar 40% da frota” e reduzir a “pegada ambiental” até 2030.

Foto: Facebook STCP

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile