A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) informou que vai implementar alterações nos horários e frequências na sua operação regular, já a partir da próxima segunda-feira, dia 23 de março, como “consequência da redução do número de passageiros, provocada pelas medidas acionadas para conter a propagação do surto de covid-19”.
Desta forma, passará a vigorar, em todas as linhas de autocarro, o horário habitual de “sábado”, em vez do horário “dias úteis”. Já no caso de domingos e feriados, a STCP informa que se mantém o horário correspondente.
Segundo a empresa, a alteração do horário em vigor traduz-se numa redução de “cerca de 40%” na oferta, permitindo, no entanto, “garantir a disponibilidade do serviço de transporte público durante todo o período de combate à pandemia” assim como “garantir o distanciamento desejado entre passageiros”. “A oferta é, assim, na ordem dos 60%, quando a procura apresenta níveis de redução, em muitos períodos, superior a 80%”, sublinha.
A ação faz parte das medidas apresentadas no Plano de Contingência para Pandemias da empresa, que foi “devidamente ajustado” para o atual surto e que segue os níveis de alerta definidos pela Direção-Geral de Saúde e do Governo e visa a “maior proteção dos seus trabalhadores e passageiros”, a quem a STCP pede, inclusive, que realizem apenas “as viagens estritamente necessárias”.
A informação relativa à redução de oferta estará disponível “nos locais habituais”, nomeadamente “paragens, no interior dos autocarros, no site e redes sociais da STCP”, sendo que “o horário a ser consultado para os dias úteis e sábados é sempre o de «sábado»”.