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PD - Revista Sabe Bem

Startup da UPTEC cria máquina de barbear infinita

Startup da UPTEC cria máquina de barbear infinita

A Tatara Razors, uma startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, desenvolveu uma máquina de barbear com um sistema de ajuste único, que pode ser utilizada infinitas vezes. Além de garantir uma maior precisão de corte e suavidade no barbear, é também mais amiga do ambiente.

Com um design minimalista, a máquina de barbear da Tatara Razors oferece as vantagens de uma engenharia moderna, conjugando diferentes variáveis para garantir uma maior precisão de corte, conforto e suavidade ao barbear. As máquinas podem ser utilizadas infinitas vezes e cada lâmina pode durar entre cinco a oito utilizações.

Embaladas numa caixa de cortiça natural, as máquinas da Tatara Razors “são criadas com materiais nobres como o inox, acabadas à mão para extinguir todas as marcas de maquinação e suavizar todas as bordas e, por fim, sujeitas a um tratamento manual de jato de areia, peça por peça, para obter uma coloração mate e um aspeto suave”, descreve a startup fundada por João Gomes, Luís Oliveira e André Guimarães, três antigos estudantes de Engenheira Mecânica na Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP).

As máquinas custam desde 149 euros, “mas o custo é rapidamente amortizado”. “Comparando o custo das lâminas usado na nossa máquina, que é de 0,05 euros por unidade, com as máquinas descartáveis mais vendidos da Amazon (2,09 euros com assinatura), o retorno do investimento acontece após um ano de utilização”, salientou João Gomes ao Jornal de Negócios.

De referir que a máquina é também mais amiga do ambiente já que constitui uma alternativa sustentável às multi-lâminas descartáveis e tem garantia vitalícia.

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Os produtos da Tatara Razors são 100 por cento desenvolvidos e produzidos em Portugal e já chegam a países como os Estados Unidos da América, Rússia, África do Sul, Taiwan, Singapura, Itália e Reino Unido (estes dois últimos são os maiores mercados na Europa).

Segundo revela o Jornal de Negócios, o foco das vendas tem sido maioritariamente internacional mas o crescimento rápido da empresa levou a UPTEC a desafiá-los para comunicarem o projeto em Portugal e, assim, impulsionarem o crescimento no mercado nacional.

Em 2021, a startup pretende avançar com o lançamento de um aftershave 100 por cento natural de pedra Alum e uma taça de barbear, assim como uma máquina de barbear “com um sistema ajustável único” e um sabonete de barbear.

Fotos: Tatara Razors

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