PUB
PD-Bairro Feliz

Startup portuense lança aplicação para reduzir sinistralidade

Startup portuense lança aplicação para reduzir sinistralidade

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
A HealthyRoad, uma empresa incubada na UPTEC, lançou uma ferramenta gratuita que promete reduzir os acidentes rodoviários causados pelo sono.

HealthyRoad é o nome da aplicação móvel que deteta adormecimento de condutores ao volante, através de uma tecnologia de análise facial. Criada pela startup com o mesmo nome, incubada no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), esta aplicação identifica o comportamento do condutor, através da câmara frontal dos smartphones, e alerta-o sempre que este adormecer ou se distrair. A aplicação é gratuita e já está disponível na Play Store da Google.
Segundo André Azevedo, um dos fundadores da HealthyRoad, juntamente com Filipe Monteiro e Filipe Oliveira, “na Europa, 1/3 dos acidentes rodoviários são causados por distração e 20 a 25% por adormecimento. São números que não param de aumentar e as pessoas não têm consciência desta realidade. É muito importante apostar nesta área e criar formas de diminuir a sinistralidade”.
A HealthyRoad tem vindo a desenvolver tecnologias de monitorização do rosto que detetam indícios de cansaço ou distração. Esta tecnologia tem vindo a ser testada com a BMW.
“Entendemos que com esta app todos os condutores podem utilizar facilmente esta tecnologia para tornar as suas viagens mais seguras”, explica André Azevedo.
A aplicação permite analisar o comportamento de condução do condutor, através da utilização da câmara frontal do dispositivo móvel. No caso de o condutor adormecer ao volante ou estar distraído, o telemóvel irá produzir um aviso sonoro e visual de forma a acordar o condutor ou a relembrá-lo da necessidade de estar atento à condução.

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem