PUB
CIN - Branco Perfeito

Startup Immunethep está a desenvolver vacina contra a Covid-19

Startup Immunethep está a desenvolver vacina contra a Covid-19

A vacina que está a ser desenvolvida pela Immunethep, uma spin-off da Universidade do Porto, poderá funcionar não só na prevenção da doença, mas também para atenuar os sintomas de pacientes infetados.

A equipa da Immunethep está a trabalhar numa solução que “irá promover uma forte e duradoura imunidade à COVID-19”. “Esta vacina foi desenhada para potenciar a resposta imune ao vírus e tem uma dupla função: induzir a produção de anticorpos específicos para neutralizar este novo coronavírus, mas também aumentar a capacidade natural do ser humano de combater infeções virais”, diz Bruno Santos, CEO da empresa, citado pelo portal da U.Porto.

Segundo os especialistas, a vacinação dos pacientes poderá não gerar uma resposta em tempo útil. A Immunethep está assim a desenvolver uma terapia mais abrangente (utilizando anticorpos monoclonais) para tratar o que chamam de “estas infeções bacterianas oportunistas”.

A vacina já está a ser testada em ratinhos. «O resultado esperado será uma vacina antibacteriana de largo espectro e que permita não só prevenir a doença e evitar a transmissão entre pessoas, mas também, através do tratamento pelos tais anticorpos monoclonais, “atenuar os sintomas de pacientes já infetados”, ajudando assim a reduzir significativamente o número de mortes por COVID-19», escreve a U.Porto.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Se tudo correr bem e se a vacina for aprovada, esta será produzida juntamente com uma empresa do Canadá, com a qual a Immunethep já trabalhou na produção da sua vacina bacteriana.

No entanto, o CEO da spin-off U.Porto alerta para o tempo necessário para o desenvolvimento seguro de uma vacina: “Normalmente o processo de ensaios clínicos (admitindo que tudo corre bem) dura, em média, oito anos. Achamos que as primeiras vacinas podem estar disponíveis para distribuição em larga escala dentro de um ano, mas vivemos uma situação de informação atualizada quase ao minuto. Por isso, é muito difícil fazer previsões”, realça Bruno Santos.

De referir que a Immunethep tem-se dedicado, desde a sua fundação, em 2014, a combater uma das principais causas de morte em todo o mundo: as infeções bacterianas. Para isso, desenvolve imunoterapias antibacterianas capazes de proteger uma ampla gama de segmentos populacionais que vão desde recém-nascidos até idosos.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem