Campanha Aquastop - CIN

SPORTRANSFERS quer ser parceiro de clubes na contratação de jogadores e staff

SPORTRANSFERS quer ser parceiro de clubes na contratação de jogadores e staff

Idealizada por dois engenheiros do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), ambos antigos desportistas, a inovadora plataforma foi criada no final de 2017 e conta já com cerca de 8.000 utilizadores inscritos, dos quais 7.000 são atletas.

A SPORTRANSFERS assume-se como o parceiro ideal para os clubes na hora de contratar jogadores e staff técnico sem intermediários.

“Tanto nas divisões inferiores do futebol como nas modalidades amadoras, há muitos clubes que têm muitas dificuldades na hora de contratar novos atletas ou até staff técnico por não terem capacidade financeira para pagar a intermediários nos negócios”, explica José Carlos Marques, diretor executivo da startup portuguesa que conta com quase oito mil utilizadores inscritos, 7.000 dos quais são atletas.

Surge assim a SPORTRANSFERS, uma plataforma informática na área do desporto que pretende promover a aproximação entre atletas e elementos técnicos aos clubes, sem qualquer outro tipo de intermediação. “Aqui não há empresários nem intermediários envolvidos. Os clubes, por exemplo, inscrevem-se e podem criar anúncios dando conta do tipo de atletas e staff que pretendem contratar”, explica José Carlos Marques.

O processo é similar para atletas e elementos técnicos. “Os atletas e staff que estão disponíveis e que procuram clube podem inscrever-se de forma gratuita na plataforma, preencher os seus perfis, características e currículo. Depois a plataforma irá, de forma automática através de algoritmos internos, permitir que os clubes registados encontrem os elementos mais adequados às suas necessidades”, salienta o diretor executivo da SPORTRANSFERS.

“Temos noção que vamos agitar um mercado muito apetecível, mas a verdade é que à exceção dos três principais clubes portugueses, até pelas máquinas de marketing que têm associadas, são poucos as instituições que têm capacidade financeira para assegurar a contratação de novos jogadores e ainda um cachet ao empresário que serve de intermediário”, justifica José Carlos Marques.

Criada no final de 2017, a SPORTRANSFERS foi idealizada por dois engenheiros do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), ambos antigos desportistas. “A SPORTRANSFERS está vocacionada para ajudar clubes, técnicos e atletas de todas as modalidades desportivas”, sublinha José Carlos Marques. Neste momento existem cerca de 8000 utilizadores inscritos, dos quais 7000 são atletas. Aderiram também à plataforma treinadores e diretores técnicos, com grande predominância do género masculino.

Segundo José Carlos Marques, “o futebol é a modalidade mais representada, seguida do futsal, andebol, basquetebol e voleibol”. “Verificamos ainda que, nesta primeira fase, a maioria dos utilizadores são de nacionalidade portuguesa, mas temos já meio milhar de utilizadores brasileiros registados, a que se juntam mais cem de nacionalidade angolana e outra centena de cabo-verdianos e guineenses”. Lisboa e Porto são as regiões com maior número de utilizadores inscritos.

A plataforma permite, ainda, um contacto direto entre todos os intervenientes através de um “chat” privado, sem que exista qualquer intermediário. Numa primeira fase a inscrição é totalmente gratuita, mas a curto prazo está pensada a criação de pacotes premium direcionados para os clubes.

Os mentores do projeto pretendem alargar a oferta ao mercado europeu e sul-americano. Por isso, a plataforma está disponível em várias línguas.

O desenvolvimento da plataforma e da equipa de suporte representou um investimento a rondar os cem mil euros, sendo que a SPORTRANSFERS recebeu o apoio da Sinal Principal, uma sociedade de business angels.

“Pretendemos ganhar escala a nível mundial, angariar atletas e clubes, mas para isso será necessário realizar novas rondas de investimento”, acrescenta José Carlos Marques.

PUB
 www.pingodoce.pt/responsabilidade/bairro-feliz/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=votacao&utm_campaign=bairrofeliz