PUB
Philips S9000

Sondagem dá vitória a Menezes mas com câmara ingovernável

Sondagem dá vitória a Menezes mas com câmara ingovernável

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
A projeção da Eurosondagem S.A., feita para o Expresso e para a SIC, dá a vitória a Menezes, indicando, contudo, que o social-democrata precisaria sempre da oposição para ter uma maioria de vereadores na Câmara, não sendo expectável que Rui Moreira e Manuel Pizarro se mostrem disponíveis.

As eleições autárquicas realizam-se dentro de um mês e meio, mas o sucessor de Rui Rio na presidência da autarquia portuense parece estar definido. As sondagens continuam a dar a vitória ao candidato do PSD, Luís Filipe Menezes, com 32,1% das intenções de voto, apesar de uma eventual decisão desfavorável do Tribunal Constitucional sobre os autarcas com três mandatos seguidos cumpridos, como é o caso de Menezes, continuar a pairar sobre a sua candidatura. Contudo, mesmo que o social-democrata não seja impedido de avançar e vença a corrida ao Porto, poderá surgir um problema de governação.
De acordo com a projeção da Eurosondagem S.A., feita para o Expresso e para a SIC, Luís Filipe Menezes precisaria sempre da oposição para ter uma maioria de vereadores na Câmara, não sendo expectável que Rui Moreira e Manuel Pizarro – os dois candidatos que se seguem na corrida – estejam disponíveis para alianças. Além disso, mesmo que Pedro Carvalho, da CDU, fosse favorável a uma parceria, não chegaria para alcançar uma maioria. Na segunda posição da sondagem surge Rui Moreira, candidato independente apoiado pelo CDS, com 24,8% das intenções de voto, seguido de perto pelo socialista Manuel Pizarro, que soma 23,8%. Pedro Carvalho, por sua vez, atinge os 8,5% e José Soeiro, do Bloco de Esquerda, conta com 4,5%. No final da lista surgem o independente e ex-presidente da autarquia Nuno Cardoso, com 3,3%, e Costa Pereira, do Partido Trabalhador Português, com apenas 0,4%.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem