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Soluções de acessibilidade – o que a sua empresa ganha?

Soluções de acessibilidade - o que a sua empresa ganha?

O mundo está cada vez mais conectado, o que amplia a necessidade do surgimento de mais ferramentas de inclusão digital. Muitas empresas e organizações têm pensado muito em como proporcionar experiências verdadeiramente inclusivas para todos no mundo online.

São muitos os benefícios que uma empresa pode ter ao adotar soluções de acessibilidade. Não se trata mais de uma questão de responsabilidade social corporativa, mas também de uma estratégia inteligente de negócios.

  • Aprimorar a imagem e reputação
  • Expandir o mercado
  • Melhorar a UX
  • Investimentos eficientes em desenvolvimento

A seguir, aprofunde-se em cada um deles e se inspire a tornar-se parte da revolução da acessibilidade digital no mundo.

Aprimorar a imagem da marca e a reputação

Parece óbvio, mas é importante reforçar. Promover iniciativas que visem a acessibilidade digital é uma forma de melhorar a imagem da marca e a reputação da empresa. Um compromisso claro com a acessibilidade pode mostrar que uma empresa tem um verdadeiro senso de Responsabilidade Social Corporativa (RSC).

Como? Ao entender e agir sobre as necessidades diversas de seus stakeholders, e ao se comprometer com práticas de marketing e emprego sustentáveis e inclusivas, as empresas podem alcançar uma série de benefícios. Isso inclui aprimoramento da imagem e reputação da marca, aumento das vendas e da fidelidade do cliente, e melhoria na diversidade da força de trabalho.

Um exemplo notável é o do Barclays – um banco britânico, que compartilhou sua abordagem para diversidade e inclusão por meio de iniciativas de acessibilidade em sua empresa. O Barclays estabeleceu uma estratégia de acessibilidade em toda a organização, identificando, antecipando e atendendo às necessidades adicionais de clientes e colegas com deficiências.

Isso contribui de várias maneiras para a identidade da marca da empresa – através de serviços personalizados, fomentando uma cultura inclusiva, e criando novas maneiras de se comunicar e consultar com clientes existentes e potenciais.

Expandir o mercado

Se uma a cada 4 pessoas no Brasil possui alguma deficiência, imagine a quantidade de leads que sua empresa não pode ter ao alcançar essas pessoas?

O mercado de pessoas com deficiências é grande e está em crescimento, representando uma oportunidade significativa para as empresas que priorizam a acessibilidade.

A acessibilidade digital não é apenas uma questão de responsabilidade social, mas uma estratégia de negócios inteligente que pode abrir portas para um mercado substancial e em expansão. Incluir acessibilidade em produtos e serviços digitais significa não apenas atender a um segmento da população muitas vezes ignorado, mas também ampliar o alcance e o impacto de uma marca no mercado global.

Melhorar a UX

Construir um site que pense na pessoa com deficiência é melhorar a experiência de todos os usuários. Por exemplo, garantir que hiperlinks reflitam o conteúdo vinculado é importante para aqueles que usam leitores de tela, mas também fornece informações pertinentes a todos os usuários sobre o que encontrarão ao clicar nesses links.

Outro exemplo é a inclusão de texto alternativo ou uma tabela de dados acompanhando um gráfico, que ajuda todos os usuários a entenderem melhor os dados, facilitando o uso e o compartilhamento das informações exatas.

Acessibilidade na web também beneficia pessoas que usam celulares, smartwatches, smart TVs e outros dispositivos com telas pequenas ou modos de entrada diferentes, pessoas idosas com habilidades em mudança devido à idade, pessoas com “deficiências temporárias”, como um braço quebrado ou óculos perdidos, e situações desafiadoras, como luz solar intensa ou ambientes barulhentos onde o áudio não pode ser ouvido.

Dessa forma, a acessibilidade digital não apenas garante o acesso igualitário para usuários com deficiências, mas também oferece opções úteis para todos os clientes em diversas situações, melhorando a experiência geral do cliente e fidelidade.

Esses são apenas alguns exemplos de benefícios que uma empresa pode ter ao adotar práticas de inclusão digital. dê o primeiro passo e escolha uma solução de acessibilidade que contemple essa imensa fatia do mercado consumidor.

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