Recheio 2023

Sogrape e INESC TEC celebram protocolo de colaboração

Sogrape e INESC TEC celebram protocolo de colaboração

O INESC TEC e a Sogrape, empresa de cariz familiar sedeada em Avintes e líder em Portugal na produção e comercialização de vinhos, celebraram um protocolo de colaboração para o desenvolvimento de projetos conjuntos de Investigação e Inovação no âmbito da Viticultura de Precisão Inteligente e para a realização de testes, demonstrações e experimentação de protótipos de sistemas Robóticos e de Internet of Things em ambiente operacional.

Pelas “favoráveis condições agroambientais que possui, bem como as possibilidades em termos de cobertura por redes de comunicações e transmissão de dados”, as atividades da iniciativa do INESC TEC, designada por TEC4AGRO-FOOD (Iniciativa para o Agro-Alimentar e Floresta), serão realizadas na Quinta do Seixo, propriedade da Sogrape em Valença do Douro.

“Vemos neste protocolo com a Sogrape uma forma de, em conjunto com um parceiro estratégico no setor vitivinícola, mitigar dois aspetos críticos no processo de desenvolvimento de tecnologias, nomeadamente digitais: a transferência e a adoção das tecnologias”, afirma André Sá, business developer do TEC4AGRO-FOOD.

Para António Graça, responsável de Investigação e Desenvolvimento da Sogrape, “a ciência permite aliar a sensatez ancestral no trabalho da vinha à confiança em respostas corajosas aos desafios dos grandes vinhos”. O responsável considera que “esta colaboração com o INESC TEC abre oportunidades únicas para uma produção ágil e sustentável de uma empresa familiar em que a inovação de hoje se torna na tradição que apaixonará as futuras gerações”.

De acordo com o INESC TEC, o protocolo é válido para os próximos três anos e renovável por outros três.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sabe-bem-poupar-todos-os-dias/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=27012023-edicao71utm_campaign=sabebem