PUB
Recheio 2024 Profissional

Software do INESC TEC ajuda médicos a diagnosticar cancro da mama e da próstata

Software do INESC TEC ajuda médicos a diagnosticar cancro da mama e da próstata
O software ExpertBayes, criado por investigadores do INESC TEC, irá ajudar os profissionais de saúde a diagnosticar doenças como o cancro da mama e da próstata.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O objetivo deste software é integrar conhecimento médico com técnicas de Machine Learning (aprendizagem automática) em modelos gráficos, que estimem com mais precisão o risco de cancro da mama ou da próstata depois de feita a biópsia. O software está preparado para trabalhar com qualquer tipo de dados, não necessariamente apenas aqueles que dizem respeito a doenças cancerígenas. “A aceitação por parte dos profissionais de saúde foi muito positiva, uma vez que, em caso de dúvidas, ao fazer o diagnóstico, o ExpertBayes ajuda-os a tomar a melhor decisão. Parte deste software já se encontra disponível na aplicação Dataias e será comercializado pela empresa NLPC Lda no contexto de um projeto IAPMEI e da empresa NLPC”, explica Ezilda Almeida, uma das investigadoras do Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Avançados do INESC TEC.
O software faz parte do projeto Advice Based Learning, liderado pela investigadora do INESC TEC e docente na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) Inês Dutra, e recebeu um financiamento superior a 88 mil euros por parte da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem