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SNS24 recebeu mais de 1,6 milhões de chamadas no 1º trimestre do ano

SNS24 recebeu mais de 1,6 milhões de chamadas no 1º trimestre do ano

O Centro de Contacto SNS24 recebeu, nos primeiros três meses deste ano, mais de 1,6 milhões de chamadas, mais do dobro do verificado em igual período de 2020, segundo o presidente da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

No primeiro trimestre de 2020 – que inclui o mês de março, quando começou a pandemia de Covid-19 em Portugal – foram atendidas cerca de 700 mil chamadas.

De acordo com o responsável da SPMS, o número de chamadas para o SNS24  (808 24 24 24) no primeiro trimestre de 2021 ultrapassa “largamente todo o ano de 2019”, em que foram atendidas 1.485.000 chamadas. Em janeiro deste ano, a Linha SNS recebeu quase 1.100.000 chamadas e em março atendeu cerca de 180 mil.

“Estamos com números cinco vezes abaixo daqueles que tínhamos em janeiro”, observou Luís Goes Pinheiro, citado pelo portal do Serviço Nacional de Saúde.

De referir que, neste momento, SNS24 está também a emitir requisições para os contactos de baixo risco, “uma mudança relativamente recente e que veio em resposta à nova estratégia no que respeita à testagem”, apontou o responsável.

Ao longo da pandemia, a linha emitiu 86.790 requisições para a realização de testes e cerca de 950 mil declarações provisórias de isolamento profilático.

Para Luís Goes Pinheiro, o SNS24 – Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde “foi e continua a ser uma peça absolutamente crucial em toda a pandemia”.

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“Não só porque permitiu encaminhar as pessoas, casos suspeitos ou casos suspeitos de contacto com pessoas com Covid-19, como durante a maior parte do tempo emitiu requisições para testes à Covid-19”, acrescentou.

Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS24 atendeu 75 mil chamadas no primeiro ano de atividade

O serviço de aconselhamento psicológico, que está integrado na linha telefónica do SNS 24, foi criado a 1 de abril de 2020, um mês depois do início da pandemia de Covid-19 em Portugal, para dar apoio às preocupações e desafios psicológicos dos utentes e dos profissionais de saúde.

No primeiro ano de atividade, cerca de 75 mil pessoas, das quais quase seis mil profissionais de saúde, ligaram para a Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24, cujo contrato foi prolongado por mais três anos.

De referir que a linha de aconselhamento psicológico está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, e conta com 50 a 100 profissionais, “um número que vai variando conforme a procura do serviço”.

Foto: SNS

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