PUB
Sogrape - Mateus Rosé

SNS promete contratação de um “número significativo” de enfermeiros em breve

SNS promete contratação de um “número significativo” de enfermeiros em breve

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
“Além dos 409 contratos já autorizados em 2014, existe atualmente a aguardar autorização do Ministério das Finanças um número significativo de novas contratações de enfermeiros, prevendo-se a sua entrada em funções no SNS para breve”, frisou a Administração Central do Sistema de Saúde.

Este ano, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) contratou 409 enfermeiros e está a aguardar autorização para contratar mais “um número significativo” de profissionais, que começarão a trabalhar brevemente, garantiu esta quinta-feira a tutela, face às críticas deixadas pelo bastonário sobre a falta de enfermeiros.
De acordo com dados da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), nos primeiros seis meses do ano foram contratados 409 enfermeiros, tendo-se registado 368 aposentações. “Além dos 409 contratos já autorizados em 2014, existe atualmente a aguardar autorização do Ministério das Finanças um número significativo de novas contratações de enfermeiros, prevendo-se a sua entrada em funções no SNS para breve”, sublinhou. A ACSS sustentou ainda que reconhece o enfermeiro como um elemento central do sistema de saúde, recordando que o seu “papel tem vindo a ser reforçado nas diferentes áreas de prestação de cuidados de saúde”, por exemplo através da recente criação da figura do Enfermeiro de Família.
Nos últimos dias, a Ordem dos Enfermeiros (OE) tem vindo a lamentar o estado de exaustão em que se encontram estes profissionais, apontando os turnos longos (por falta de enfermeiros nas instituições) e o elevado número de doentes por enfermeiro como duas das principais razões para esta situação.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem