PUB
Junta da Galiza

Skate inovador

Skate inovador
Skate de cortiça portuguesa vence prémio de inovação na Ásia

Construído com cortiça portuguesa, o skate foi distinguido na categoria “Sustentabilidade” dos prémios “JEC Innovation”, entregues há 15 anos pelo Grupo JEC, principal organização industrial de compósitos da Europa.

É uma alternativa aos skates convencionais que acaba de levar o nome de Portugal além-fronteiras. Um skate inovador feito de cortiça portuguesa e desenvolvido pelo produtor australiano Lavender | ArcherCork Skateboards, em colaboração com a Corticeira Amorim, conquistou, recentemente, o prémio “JEC Innovation Award”, na categoria de “Sustentabilidade”. O galardão foi entregue no passado dia 17, numa feira internacional realizada em Singapura, na Ásia.

O projeto surgiu da necessidade de reduzir a vibração típica dos tradicionais skates, atualmente existentes no mercado, fator que resultou na escolha daquela matéria-prima nacional. Em comunicado enviado às redações, a empresa portuguesa explicou que “a solução encontrada combina um compósito de cortiça Corecork, da Amorim Cork Composites”. Além disso, frisou ainda que se privilegiou a utilização de materiais naturais, de modo a fugir à madeira ou às fibras de carbono, protegendo o meio ambiente. skate“O resultado foi a criação de um laminado de cortiça, que chega ao mercado com uma ótima redução ao nível da vibração, criando uma excelente plataforma para o skater, com comprovados benefícios ao nível do desempenho”, adiantou.

Melhor performance

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Segundo a companhia australiana, “a utilização, com sucesso, deste tipo de materiais é uma evidência de que o recurso a compósitos sustentáveis não só não coloca em causa a performance do skate como, neste caso específico, até a beneficia”. A combinação [do compósito] ‘Corecork’ e das fibras de linho tem, assim, “um impacto significativo na absorção da vibração do skate”. De acordo com a empresa lusa, a integração de cortiça no skate foi feita de forma progressiva, sendo que, no teste inicial, a sua inclusão fez-se apenas nos elementos que separam a plataforma do pavimento da das rodas.

“O desempenho do material permitiu que, numa segunda fase, fosse criada uma placa integral de cortiça, ocupando toda a base do skate. A flexibilidade da cortiça combinou perfeitamente com o linho, que apresenta características semelhantes. A resina ecológica utilizada possibilitou manter os níveis de VOC em indicadores mínimos, uma vez que apresenta uma constituição com elevado teor de ingredientes de base natural. Os vários elementos combinados deram origem a uma plataforma para skaters mais suave, com menor vibração e uma maior resistência ao impacto”, descreveu.

skate2Skate já submetido a testes

Na mesma nota de imprensa, a empresa lusa dá conta de que o skate de cortiça foi já submetido a vários testes de mercado, realizados por diferentes produtores de skates profissionais, “que se mostraram favoravelmente surpreendidos com o seu desempenho” e com as suas “caraterísticas inovadoras”.

De referir que os prémios “JEC Innovation” são entregues há 15 anos pelo Grupo JEC, principal organização industrial de compósitos da Europa, avaliando critérios como a excelência técnica, o caráter exemplar dos parceiros envolvidos, o potencial de mercado e a originalidade dos projetos e produtos apresentados.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce