PUB
CMPorto

S.João da Madeira recebe encontro internacional de ilustração

S.João da Madeira recebe encontro internacional de ilustração
O Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira arranca esta sexta-feira com 25 autores nacionais e internacionais, selecionados como finalistas após um recorde de 102 candidaturas à competição de desenho sobre “a máquina”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“De acordo com o regulamento, só podemos selecionar 25 finalistas em cada edição, mas este ano batemos o nosso recorde no número de candidatos, que foram 102 em relação aos 98 de 2015”, revelou, em conferência de imprensa, Helena Couto, presidente da Junta de Freguesia de S. João da Madeira.
Ao longo de uma semana, a nona edição do encontro propõe ainda dezenas de ‘workshops’ para profissionais e público em geral, palestras, concertos ilustrados, mostras coletivas e individuais, e até exposições em nove lojas da cidade.
“Um dos nossos objetivos para este ano é envolver mais a comunidade no evento”, explicou Helena Couto. “A participação das escolas já é um dado adquirido, mas a comunidade em geral ainda não participa tanto na iniciativa quanto gostaríamos e por isso é que todas as atividades do fim-de-semana são abertas ao público em geral”, realçou.
Entre essas propostas inclui-se a oficina “Eco-máquina de desejos” promovida na Praça Luís Ribeiro pela Casa da Imagem, e vários outros workshops na Torre da Oliva, como: “Material e Atmosfera”, por Sofia Neto; “Desenvolvimento de personagens”, por Catarina Peixoto e Evandro Dias; “Litografia na Cozinha”, por Joana Paradinha; e “Risografia”, em que o público será convidado a desenhar padrões para impressão.
Até dia 21, a Torre da Oliva acolherá também a exposição dos 50 trabalhos em competição e a das obras do concurso que já vem decorrendo nos cursos de arte das escolas da cidade, assim como um mercado de ilustração, uma venda de livros desenhados e ainda diversas mostras individuais por autores consagrados e emergentes.
Entre esses incluem-se Kike Ibáñez, Serge Bloch, Francisco Vaz, GUR, Júlio Dolbeth e Urban Sketchers, a que se juntam ainda os alunos de ilustração e desenho científico da Escola Superior Artística de Guimarães e também José Miguel Cardoso, que assina um mapa ilustrado de S. João da Madeira, a partir da perspetiva a 360º proporcionada pelo topo do Fórum Municipal.
O programa integra, ainda, apresentações de livros, sessões de autógrafos e palestras sobre temas relevantes para o setor, como a questão dos direitos de autor na ilustração.

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz