PUB
Recheio 2024 Institucional

Siza Vieira: em Portugal há a sensação de se viver “de novo em ditadura”

Siza Vieira: em Portugal há a sensação de se viver “de novo em ditadura”

O conhecido arquiteto, que nasceu em Matosinhos, defendeu que vive em constante aprendizagem e que, ultimamente, o ensinamento “mais duro” que tem recebido é o facto de Portugal viver “de novo em ditadura”. “Aqui temos uma ditadura” que, “aparentemente”, prevê “uma negociação”, mas “onde não se vê essa negociação”, caracterizou o responsável, alertando que Espanha poderá estar a caminhar para uma “situação semelhante”.
Em relação à área da arquitetura, Siza Vieira referiu que, de uma forma geral, no nosso país “se constrói mal e, apesar das regulações, parece não haver interesse em construir bem”. “Quando uma cidade muda a composição política dominante, os projetos anteriores são recusados, a maior parte das vezes. Há um apetite de rutura total que tem a ver com interesses e com processos de afirmação política”, salientou o Prémio Pritzker.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem